Como funcionam as avaliações? 🌟

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como funcionam as avaliações? 🌟

422165361_006_0514.jpg

 

 

Olá a todos, 

 

Tenho visto muitas conversas aqui na Comunidade com dúvidas sobre as avaliações tanto por parte dos anfitriões quanto dos hóspedes.

 

Eu selecionei algumas das perguntas e respostas mais comuns e espero que isso possa ajudar e servir como um guia de auxílio para vocês😉

 

1. Quando eu devo deixar uma avaliação? Tanto os hóspedes quanto os anfitriões têm 14 dias a partir do check out para deixar uma revisão.

 

2. Quando minha avaliação vai a público? As avaliações são publicadas quando ambos fazem(hóspede e anfitrião) as suas avaliações ou após 14 dias se apenas uma pessoa deixar uma avaliação.

 

3. Alguém pode ver a avaliação que eu escrevi para eles antes de deixar uma? Não. Novamente, ambas as avaliações têm que ser deixadas antes de serem visíveis para a outra parte. Ou 14 dias devem ter transcorrido desde o check out.

 

4. Se eu deixar uma avaliação ruim, a pessoa irá vê-la e retaliar com sua avaliação? Não, eles não podem ver o que você deixou antes de escrever a deles ou 14 dias se passam, porém, as partes sempre têm o direito, dentro do prazo de 14 dias, de responder a avaliação, ou seja, de fazer uma réplica.

 

5. O que acontece se alguém me deixar uma avaliação ruim? Você tem a capacidade de responder a uma avaliação como hóspede ou como anfitrião. Com isso, você pode explicar seu lado da história. A melhor maneira de fazer isso é ser calmo, factual e breve. Sua resposta é uma espécie de justificativa para seu próximo hóspede ou anfitrião, então você deve parecer o mais razoável possível e coerente em sua justificação. 

 

6. Será que a Airbnb removerá uma má avaliação? É possível, desde que a avaliação fira as políticas para avaliações determinadas na Central de Ajuda.

 

7. O que as estrelas significam para os hóspedes? Os hóspedes são avaliados em 3 áreas - limpeza, regras da casa e comunicação. Há uma pontuação de "estrela" para cada uma delas. 

 

8. O que significa quando um hóspede tem uma grande avaliação escrita, mas baixa pontuação em estrelas? Provavelmente significa que o anfitrião teve alguns problemas com o hóspede, mas não quis chamá-los publicamente.

 

9. O que é uma boa pontuação estelar para um hóspede? A maioria dos anfitriões tem dificuldade em deixar avaliações ou pontuações estreladas ruins, portanto, pode ser que seja revelador se um hóspede tem um 4 ou menos em qualquer categoria. Uma avaliação por escrito de um hóspede com uma nota baixa é mais rara do que uma nota baixa em estrelas.

 

10. Eu tive uma má experiência com um hóspede. Devo deixar uma avaliação ruim?
Não tem que ser extremamente crítica (e é melhor se não for emocional), mas a comunidade funciona melhor se as avaliações forem honestas. Você pode optar por deixar um feedback privado em vez de uma crítica pública e neutra, baixa pontuação em estrelas e uma crítica sem compromisso, etc. Isso depende realmente da situação. Deixar boas críticas para más estadias não ajuda ninguém. E os futuros anfitriões tomam decisões sobre a aceitação ou não de um convidado com base em avaliações.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

25 Respostas 25
Wiliam-Jorge0
Level 1
Brasília, Brazil

Gostaria de solicitar a retirada de um comentário emocional e exagerado. Como faço?

 

Isabel3652
Level 1
São João da Madeira, Portugal

Muito grata pelo post esclarecedor, é muito importante tirar estas dúvidas. Estou a começar como anfitriã. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Isabel3652 , muito obrigada e seja muito bem vinda aqui na CC! Qualquer dúvida pode contar com a gente aqui 😉

 

Bom dia @Leci59 , você diz aqui na Comunidade? Você que está começando agora vai achar muito conteúdo que pode te ajudar a entender como funciona a plataforma.... com certeza vai ser muito útil  pra você  😊

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leci59
Level 2
Brasília, Brazil

Obrigada pelo post esclarecedor. Reitero que no programa também há dicas ótimas. Comecei agora e tenho lido as informações. 

As informações vinda pelos anfitriões são muito boa. Grata.

Armando290
Level 1
State of Bahia, Brazil

bom dia, acho que seria certo que assim como tem puntuaçao e estrelas o  imvoveis, tmb os clientes deveria ter!!!!! 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura ,
Importantíssimo essa questão, muito pelas dificuldades e problemas expostos por aqui e em outros veículos.
A avaliação/comentário é uma ferramenta de grande importância dentro da premissa do Airbnb que é criar um Comunidade com os mesmos princípios e objetivos baseada na HONESTIDADE, TRANSPARÊNCIA E CONFIANÇA.
E, para isso, Airbnb preconiza que as avaliações/comentários devem ser úteis, informativos e não prejudiquem a comunidade.
Só que, para que esse objetivo seja alcançado é de suma importância agir, de forma eficaz, contra aqueles que estão em desacordo com estes objetivos.
Infelizmente não é o que se vê.
Somente são apagados os comentários que infringem a Política de Avaliações cujo conteúdo, em nada, ou quase nada, afeta diretamente seus parceiros (hóspedes e anfitriões).
O Airbnb tem como premissa a "não apuração da veracidade" e, com isso, injustiças são cometidas a torto e à direita, principalmente com os anfitriões que, como consequência, têm sua pontuação rebaixada e até mesmo a perda do status de Superhost.
Recentemente me vi dentro dessa situação onde, por simples retaliação, a hóspede me deu 1* em tudo. Sou uma superhost com mais de 100 avaliações 5* (inclusive anteriores e posteriores a ela, no mesmo espaço) e tive minha pontuação rebaixada por conta disso.
Independente das calúnias e mentiras ditas pela hóspede, indaguei ao Airbnb se o fato dela me acusar de "golpista", estaria coberta pela "Política" no item que diz:
"Para manter as avaliações relevantes, recomendamos evitar o seguinte:
Xingamentos, insultos e suposições sobre o caráter ou personalidade de uma pessoa"
A resposta que obtive foi, "conforme está escrito, o Airbn não proíbe, APENAS RECOMENDA EVITAR".
SURREAL!!!
Somente são PROIBIDAS ações que afetam, de forma direta, o Airbnb; porém há apenas a RECOMENDAÇÃO DE SE EVITAR, qdo o afetado é o anfitrião.
Observa-se que, nas raríssimas vezes em que um comentário é apagado, não o foi para o benefício do anfitrião.
E com isso, abre-se uma brecha para o mau uso desta ferramenta por hóspedes mal intencionados.
E vou além. A recíproca é verdadeira. Há muitos anfitriões desonestos fazendo uso da mesma prática.
Mais e mais as avaliações/comentários têm sido usados com o único propósito de RETALIAÇÃO, e isso, com a "permissão" do Airbnb. 
Não sei se isso ocorre apenas no Brasil, mas a falta de apoio ao seus parceiros é gritante e se extende a outras situações dentro da plataforma, como nos Cancelamentos, por ex.
Recentemente o CC recebeu aqui um post de uma anfitriã que, por um bug do sistema, foi feito o cancelamento PELO AIRBNB e ainda assim a anfitriã teve que escolher entre a punição da multa ou do bloqueio do calendário.
Esse mesmo bug ocorreu comigo há 3 anos e, na época, a resolução do Airbnb foi a de proceder ao cancelamento sem qqr punição ou multa para mim.
E se abrir um outro post sobre CANCELAMENTO, verão a enxurrada de casos que virá.
Fica claro e evidente que houve um retrocesso nas tratativas e no apoio aos seus parceiros.
Seria interessante que mais e mais parceiros relatassem suas experiências a respeito e que, daqui, saísse algum tipo de feedback conjunto, ou um relatório interno que alcançasse maior visibilidade e melhor efeito.
Algo urgente precisa ser feito!!!

Nossa Denise, concordo em gênero, número e grau! É decepcionante trabalhar com airbnb. Há um verdadeiro desprezo pelos anfitriões. Perdi meu status de superhost sem razão p isso. 

Suzete4
Level 1
Distrito Federal, Brazil

Gostaria de informar que as coisas às vezes correm muito mal. Aluguei uma vaga em um pensionato em Rosário na Argentina. O Air BNB confirmou a reserva e não conseguimos mais nenhum contato o que nos deu muita insegurança. Ela vai viajar amanhã às 5h e não tinha confirmação de onde ficar. Tive que cancelar já com prejuízo pelas taxas do Air BNB e ver outra opção. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Suzete4 , sinto muito por essa experiência ruim.... como você não obteve resposta do anfitrião, recomendo entrar em contato com o suporte e explicar o ocorrido, assim eles vão poder te ajudar!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Willy113
Level 2
São Paulo, Brazil

Bom dia! Já reclamei com Airbnb, o hóspede 3 a 4 dias não lhe comunica qualquer imprevisto, faz mil elogios depois  ele lança 4 estrelas. Quando lança, não ligo mais para superhost não me atende. As estrelas só deprecia é igual o UBER. UM LANCE QUE É INJUSTO É A PESSOA NÃO PODER DEPOSITAR OU PARCELAR.  O MERCADO DO PAGO ME OFERECE AS MESMAS TAXAS E TODOS OS SERVIÇOS, JÁ NA AIBNB JÁ PERDI CLIENTE QUE QUERIA PAGAR ADIANTADO. FORA O PREÇO INTELIGENTE NÃO FUNCIONAR NEM NA ALTA NEM NA BAIXA. SE FUNCIONACE PODERIA INCENTIVAR OS INDECISOS A VIAJAR.

Sou anfitrião em Mongaguá
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Willy113 , a sua questão em relação às avaliações é a mesma dessa aqui?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias