[DICAS] MUITA ATENÇÃO AOS GOLPES USANDO O NOME AIRBNB!!!!

Respondido!
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

[DICAS] MUITA ATENÇÃO AOS GOLPES USANDO O NOME AIRBNB!!!!

Prezados,

 

"...

Tenho uma duvida 

Pretendo alugar um apartamento por periodo de longa duraçao(+28 dias). O anuncio do apartamento nao encontrei na plataforma da airbnb, mas quando enviei email ao anfritiao ele me referio que para alugar o apartamento seria usado o servicio da airbnb sendo que o anfitiao nao esta no pais do imovel. No email vem explicado tambem que tenho que pagar um mes de aluguel e o deposito de segurança que seria no total 1200 euros, isso tudo sem ver o apartamento, depois de ter feito a transacao de 1200 euros a empresa airbnb em 48 hrs sera me enviado as chaves para avaliar o apartamento e se nao gostar me sera devolvido o dinheiro. E o anfritiao disse tambem que depois desse processo quer receber o dinheiro na sua conta bancaria.

querias saber se o procedimento para alugar a longa duracao procede desse jeito.

agradeco desde ja os esclarecimentos

obrigada

..."

 

Se você se encontra em uma situação muito parecida com o que está descrito acima, tome cuidado pois isto é um GOLPE.

 

"...O anuncio do apartamento nao encontrei na plataforma da airbnb..."

 

O Airbnb não divulga as acomodações fora da plataforma (www.airbnb.com).

 

"...enviei email ao anfritiao..."

 

O Airbnb somente fornece o contato (telefone, email, etc.) depois que a reserva tiver sido confirmada.

 

"...para alugar o apartamento seria usado o servicio da airbnb..."

 

Toda transação é feita dentro da plataforma (www.airbnb.com) e não fora dela.

 

"...que tenho que pagar um mes de aluguel e o deposito de segurança que seria no total..."

 

Todo pagamento é realizado no momento em que o Hóspede confirma a reserva. O Depósito de Segurança somente é solicitado mediante pedido de reembolso do Anfitrião amparado por documentação (fotos, etc.).

 

"...empresa airbnb em 48 hrs sera me enviado as chaves para avaliar o apartamento..."

 

A Airbnb não detém a posse das chaves. A avaliação da acomodação é feita através das fotos que se encontram disponíveis no anúncio localizado em "www.airbnb.com" e não com visita ao local antes de confirmada a reserva.

 

"...quer receber o dinheiro na sua conta bancaria..."

 

Todo gerenciamento dos pagamentos é feito pela Airbnb e não entre as partes (Anfitrião e Hóspedes).

 

Como identificar e-mails que não são do Airbnb?

Denuncie e-mails falsos ao Airbnb: se você acredita que recebeu um email falso, encaminhe-o para report.phishing@airbnb.com.

 

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

34 Respostas 34

Ricardo, é inestimável o serviço que vc presta aos navegantes aqui. Parabéns e obg.

Rani14
Level 1
Xàbia, Spain

Nao sei como, mas esse tipo de golpe me chegou diretamente no email (sem eu ter buscado via airbnb).
CATALINA TERRAZAS apareceu me oferecendo um apartamento para aluguel de longo prazo na Espanha, mas nao encontrei o imovel no airbnb.
também com o papo de deposisito via airbnb mas que nao poderia vistar o imovel antes pq nao mora na cidade e etc.


"Es un placer saludarte, gracias por contarme más sobre ti. Es importante saber mas de mis futuros inquilinos.
Creo que podemos llegar a un acuerdo, estoy buscando inquilinos serios.
Te contaré algo sobre mí, soy médico en un hospital, tengo 34 años, estoy casado y tengo una niña de 8 años.
Debido al trabajo me mude de  Jávea , junto con mi familia en La Coruña.
Viviendo lejos, comencé a alquilar el departamento a través de Airbnb siendo el sitio más grande del mundo y ofrece protección tanto a los huéspedes como al propietario en este tipo de transacción.
Si está interesado y desea alquilar el apartamento a través de Airbnb, le puedo explicarte mejor el proceso."

e depois...

"Permítame explicarle el proceso paso a paso para una mejor comprensión:
Voy a listar my propiedad en Airbnb por 800 € al mes con todos los gastos incluidos (comunidad, agua, electricidad, internet y televisión). El contrato de alquiler debe ser mínimo 1 mes hasta 5 años.
Para alquilar a largo plazo Airbnb exige un depósito de tres meses ( 2.400 €) para organizar la visita. Si decide alquilar el piso este depósito se calcula como el primer mes de alquiler y  los dos meses de fianza que se reembolsara al final del contrato.
Después de completar la reserva en Airbnb, el depósito se queda en la cuenta de protección hasta que inspeccione la casa. En caso de que hay algo que no te gusta, vas a tener un reembolso completo en el mismo día, pero te aseguro que la propiedad esta exactamente como se ve en las fotos.
Como mencioné, una visión antes de reservar no es posible ya que no estoy en  Jávea , pero una vez que confirmes la reserva en Airbnb voy a venir en persona para darte las llaves y hacer el contrato.
Si comprende el proceso Airbnb y está dispuesto hacer la reserva, hágamelo saber y le enviaré el enlace con mi propiedad."


QUEM ALUGA UM APARTAMENTO COM CONTRATO ANUAL SEM NEM ANTES VISTAR O IMOVEL???

Nao caiam nessa!!!!!

 
Licio1
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Esses golpes ainda acontecem...

 

Vi um anuncio no site OLX de um apartamento lindo em Copacabana...Apt padrão todo reformado, lindo. O anuncio estava no nome de Alonso P. Mandei um e-mail solicitando mais detalhes sobre o imóvel, pois o mesmo só constava o valor de R$ 1200,00 e o bairro, não apresentava o valor do  condominio, nenhum telefone de contato e nem o local exato. Passaram-se alguns dias, o anuncio saiu da pagina da OLX. Até então, imaginei que ja havia sido alugado...

Hj 16/03 recebi um e-mail no nome de José Herrera (Jose_herrera60@hotmail.com) referente a este apt. 

Segue abaixo o conteúdo:

 

Olá

 
Eu sou o dono do 1 quartos, 1 casa de banho, apartamento de 51 m2 localizado em R. Raul Pompéia, 190 - Copacabana, Rio de Janeiro.
 
A propriedade pode ser alugada por um período mínimo de 2 meses e máximo de 5 anos.
Primeiro de tudo, gostaria de saber mais sobre você (idade, o que você faz, etc.), quantas pessoas vão morar no apartamento e por quanto tempo?
 
O chão é como você pode ver nas fotos, completamente renovado e mobiliado. Além disso, muito importante, todas as despesas (água, electricidade, Internet, TV, um espaço de estacionamento, despesas comunitárias, etc.) estão incluídas no preço de 1200 R$ / mês. Animais de estimação permitidos.
O depósito de segurança é 1200 R$ e o dia é devolvido quando você decide deixar o apartamento.
 
Eu sempre aluguei minhas propriedades através da AirBnb, já que elas são uma empresa de perfil. Se você aceitar, por favor me avise.
 

Obrigado!

 

Procurei o perfil do José Ferreira e fotos do apt e não localizei no AirBnb. Estranhei o valor baixo do aluguel com tudo incluso. 

Olá! Mesmo e-mail que recebi, referente há um contato que fiz pela olx. 

 

Sem telefone para contato, recebi esse e-mail hoje, texto idêntico ao que você recebeu. 

 

Olá

 
Eu sou o dono do 2 quartos, 1 casa de banho, apartamento de 67 m2 localizado em R. Joaquim Antunes, 797 - Pinheiros, São Paulo.
 
A propriedade pode ser alugada por um período mínimo de 2 meses e máximo de 5 anos.
Primeiro de tudo, gostaria de saber mais sobre você (idade, o que você faz, etc.), quantas pessoas vão morar no apartamento e por quanto tempo?
 
O chão é como você pode ver nas fotos, completamente renovado e mobiliado. Além disso, muito importante, todas as despesas (água, electricidade, Internet, TV, um espaço de estacionamento, despesas comunitárias, etc.) estão incluídas no preço de 1180 R$ / mês. Animais de estimação permitidos.
O depósito de segurança é 1180 R$ e o dia é devolvido quando você decide deixar o apartamento.
 
Eu sempre aluguei minhas propriedades através da AirBnb, já que elas são uma empresa de perfil. Se você aceitar, por favor me avise.
 

Obrigado!”

 

 

Pedi o link com o anúncio no Airbnb, vamos ver se persistem no golpe. 

Acabou de acontecer o mesmo comigo e o e-mail é exatamente o mesmo. Vi um anuncio na olx, apartamento lindo e preço desconfiavel. Mandei e-mail, eles responderam exatamente como o seu, mas agora no nome de Paulo Martinez ( paulo_martinez61@outlook.com). Segue o e-mail:

 

 

"Olá

 
Eu sou o dono do 2 quartos, 1 casa de banho, apartamento de 80 m2 localizado em R. Paissandu, 162 - Flamengo, Rio de Janeiro.
 
A propriedade pode ser alugada por um período mínimo de 2 meses e máximo de 5 anos.
Primeiro de tudo, gostaria de saber mais sobre você (idade, o que você faz, etc.), quantas pessoas vão morar no apartamento e por quanto tempo?
 
O chão é como você pode ver nas fotos, completamente renovado e mobiliado. Além disso, muito importante, todas as despesas (água, electricidade, Internet, TV, um espaço de estacionamento, despesas comunitárias, etc.) estão incluídas no preço de 1280 R$ / mês. Animais de estimação permitidos.
O depósito de segurança é 1280 R$ e o dia é devolvido quando você decide deixar o apartamento.
 
Eu sempre aluguei minhas propriedades através da AirBnb, já que elas são uma empresa de perfil. Se você aceitar, por favor me avise.
 

Obrigado!"

 

Procurei no Airbnb e não achei, desconfiei e voltei no OLX e o anuncio foi apagado. Perguntei e ele disse que só ficaria disponivel depois que eu enviasse minhas informações, disse que estwva na Republica Dominicana e umas coisas do tipo... achei completamente estranho e vim aqui pesquisar.

 

Thiago189
Level 2
Sao Jose do Rio Preto, Brazil

Passei pelo mesmo problema com o mesmo golpista!

Olá
 
Eu sou o dono do 2 quartos, 1 casa de banho, apartamento de 74 m2 localizado em R. Rio de Janeiro, 364 - Pituba, Salvador.
 
A propriedade pode ser alugada por um período mínimo de 2 meses e máximo de 5 anos.
Primeiro de tudo, gostaria de saber mais sobre você (idade, o que você faz, etc.), quantas pessoas vão morar no apartamento e por quanto tempo?
 
O chão é como você pode ver nas fotos, completamente renovado e mobiliado. Além disso, muito importante, todas as despesas (água, electricidade, Internet, TV, um espaço de estacionamento, despesas comunitárias, etc.) estão incluídas no preço de 1200 R$ / mês. Animais de estimação permitidos.
O depósito de segurança é 1200 R$ e o dia é devolvido quando você decide deixar o apartamento.
 
Eu sempre aluguei minhas propriedades através da AirBnb, já que elas são uma empresa de perfil. Se você aceitar, por favor me avise.
 
Obrigado!
Willian30
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Ocorreu a mesma situação comigo. Vi anúncio no OLX, mandei e-mail e me retornaram com este e-mail (exatamente o mesmo texto).

 

Como o valor está abaixo do praticado no mercado e com essa situação peculiar de usar o airbnb para o pagamento, estranhei e vim pesquisar, parei aqui nesse fórum.

 

Grato ao Ricardo e ao Licio por compartilharem experiências e evitar que muitos caem nesse golpe!
Segue o email na íntegra:

"
Olá
 
Eu sou o dono do 1 quartos, 1 casa de banho, apartamento de 50 m2 localizado em Av. Oswaldo Cruz, 132 - Flamengo, Rio de Janeiro.
 
A propriedade pode ser alugada por um período mínimo de 2 meses e máximo de 5 anos.
Primeiro de tudo, gostaria de saber mais sobre você (idade, o que você faz, etc.), quantas pessoas vão morar no apartamento e por quanto tempo?
 
O chão é como você pode ver nas fotos, completamente renovado e mobiliado. Além disso, muito importante, todas as despesas (água, electricidade, Internet, TV, um espaço de estacionamento, despesas comunitárias, etc.) estão incluídas no preço de 1000 R$ / mês. Animais de estimação permitidos.
O depósito de segurança é 1000 R$ e o dia é devolvido quando você decide deixar o apartamento.
 
Eu sempre aluguei minhas propriedades através da AirBnb, já que elas são uma empresa de perfil. Se você aceitar, por favor me avise.
 
Obrigado!"

Aparece como Diego Castro haciendo lo mismo. 

Alauze0
Level 1
São Paulo, Brazil

Boa tarde a todos. 

 

Gostaria de um esclarecimento. 

Na Airbnb existe a possibilidade de anuncios com locação de casas, apartamentos ou semelhantes, com contrato mensal da propriedade?! 

Recebi um link, conforme abaixo, sobre uma locação mensal (minimo de 2 meses, maximo de 5 anos), no Brasil, cidade de Santos e gostaria de saber se é veridico. 

 

http://airbnb.booking-online-info.info/1/listing/89/view-e71aa4yr/hz3TOe537A

 

No aguardo! 

obrigada. 

 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Alauze0 

 

Isto é golpe!

 

O  site oficial do Airbnb é "www.airbnb.com" e não "http://airbnb.booking-online-info.info"

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Rafael581
Level 2
Salamanca, Spain

Boa noite ! Achei um anuncio de um apartamento maravilhoso e por um preço indiscutivel. Conversei com o dono e ele me disse que para reservar o apartamento eu deveria pagar um aluguel + fiança. Perguntei se eu podia fazer uma visita antes de iniciar qualquer procedimento mas ele me respondeu que primeiro, eu deveria pagar essa quantia à plataforma do Airbnb e que um agente me contataria assim que, o deposito fosse feito para fazermos a visita. E caso, eu nao gostasse do que visse, ele me confirmou que eu receberia o total reembolso. 

 

No meu caso, o periodo de alguel seriam 10 meses. 

 

Estou inseguro quanto a essa decisao pois nunca fiz e nao conheço ninguem que fez um contrato pelo Airbnb por tanto tempo. Assim que, venho a recorrer a ajuda de vocês para saber se esse procedimento está correto, quais precaucoes preciso tomar e se posso confiar na plataforma caso eu nao goste do apartamento e deseje o dinheiro de volta.

 

 

 

 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Rafael581 

 

Isto é golpe.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

@Rafael581 , penso como @Ricardo85 , isso está com jeito de golpe.Se não for golpe o anfitrião está criando regras sem respeitar as do Airbnb para Longa duração ....CUIDADO !!

Caso alugue por longa duração pelo Airbnb, vc será cobrado mês a mês, dentro das regras de longa duração sem fiança...sem agente....

   Segue o tel do atendimento do Airbnb ,seria bom reportar o ocorrido: ligue 0800 878 7918, 

            ,

             

      

Beatriz
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Rafael581 

 

Leia este post.


Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias