[Conheça Portugal] Cidade de Alcácer do Sal

Jorge638
Level 3
Setúbal Municipality, Portugal

[Conheça Portugal] Cidade de Alcácer do Sal

naom_5afd6d8191a1d.jpg

 

Vindo de Lisboa Alcácer do Sal é a primeira cidade do Alentejo a 52 quilómetros de Setúbal

A famosa, e bela, costa vicentina fica a menos de uma 1 h de distância, se tiver algum tempo para esticar as pernas é um ótimo programa particularmente ao longo do passeio marítimo.

 

É dos portos mais antigos de Portugal, fundada por fenícios e foi a capital regional dos mouros – al-Ksar era o termo norte-africano para “castelo berbere” ou fortificação berbere.

 

A outra parte do nome, “de Sal”, reflete a predominância da indústria do sal com o estuário do Sado cercado por pântanos salgados. Dom Afonso Henriques conquistou-a aos mouros (1158-1160) com a ajuda dos lendários cavaleiros templários.

Acima da cidade, ergue-se o Castelo, de origem islâmica.Do referido Castelo tem se uma vista espantosa sobre os arrozais verdejantes que circundam a cidade, ocasionalmente com ninhos de cegonhas nos telhados da igreja.

 

Na periferia da cidade, numa caminhada de 10 minutos do Castelo (atual Pousada Dom Afonso II), pela Rua Bom Jesus dos Mártires, encontra um dos mais antigos templos cristãos em Portugal. Ao subir a torre tem uma bela vista do rio Sado e arrozais.

Na reserva do Estuário do Sado, a cerca de 15 minutos de carro da cidade, pela N253, chega ao Cais Palafítico, erguido nas décadas de 50 e 60 (século XX) na Carrasqueira, Freguesia da Comporta. Cada pedaço de madeira, mesmo que aparente ser irregular, foi colocado sabiamente para que os pescadores acedessem aos seus barcos.

 

A cerca de 15 minutos de carro do Cais Palafítico, pela N253 em direção à Costa Vicentina, encontra a popular Praia da Comporta, um belo areal, com todas as infraestruturas de apoio balnear, com um bar e restaurantes. De Alcácer do Sal à Praia da Comporta são cerca de 15 minutos de carro pela N253.

No entanto, para um ambiente mais silencioso do país, pode sempre conduzir 30 km (de Alcácer do Sal) ao longo da N5 para Torrão, passando pela Barragem de Vale do Gaio (também conhecida por Trigo de Morais), que se situa no rio Xarrama (nasce a noroeste de Évora).

O Hotel Vale do Gaio situado na borda do reservatório é uma conversão do alojamento, outrora, usado pelos engenheiros de barragens.

 

A gastronomia de Alcácer do Sal prima pela sua riqueza. Baseada na trilogia mediterrânica que combina pão, azeite e vinho, os habitantes locais adicionaram-lhe ervas aromáticas e outros produtos da terra, com destaque para a carne de borrego, porco e caça.


Destaque ainda para o papel do arroz, do pinhão e de outras especialidades que sazonalmente nascem de forma espontânea pelos campos do concelho, caso dos espargos selvagens, das túbaras ou das carrasquinhas.


São reconhecidos como pratos típicos da região: ensopado de enguias, migas de pão ou de batata, borrego assado no forno, coelho frito à  S. Cristóvão, batatas de rebolão com entrecosto, ensopado de borrego, sopa de beldroegas, sopa de peixe, achigã grelhado, massa de peixe, feijão adubado e açorda (prato bastante diversificado que se pode comer com: azeitonas, bacalhau, uvas, figos, peixe frito, pescada, sardinhas assadas ou amêijoa). Destacam-se ainda os produtos de confeção tradicional, como os enchidos e queijos de ovelha, que são bastante apreciados.


A gastronomia de Alcácer prima ainda pela doçaria conventual. São famosas as suas receitas (algumas delas secretas) em que a qualidade dos géneros se combinou com a mestria dos confecionadores para produzir requintados paladares. É preciso não deixar de saborear as pinhoadas, a tarte de pinhão, os rebuçados de ovos, o bolo de mel, as queijadas de requeijão, os salatinos, o bolo real e os pastéis de feijão e amêndoa.

 

ESPERO POR VÓS

 

Texto de  @Jorge638 escrito como parte do [Conheça Portugal] Guia de viagem dos membros da comunidade do Airbnb

2 Respostas 2
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Jorge638 obrigada pela sua contribuição! Fiquei até com fome depois de ler a parte sobre as comidas típicas 😃

Jorge638
Level 3
Setúbal Municipality, Portugal

Vem daí

@May, serás bem recebida😄😘

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias