[Conheça Portugal] Constância

Pezinhos-No-Rio-Unipesso0
Level 3
Constância, Portugal

[Conheça Portugal] Constância

Constância, que ostenta o actual nome desde 1836, por Decreto Real de D. Maria II, não tem idade. É sabido que este povoado foi ocupado pelos Romanos durante a Ocupação Lusitana, tendo-o denominado Pugna Tagi  (luta do Tejo) como que um testemunho da difícil luta contra os seguidores de Viriato.

 

Constância, vista  da margem esquerda do TejoConstância, vista da margem esquerda do Tejo  

 

Existem vestígios da presença romana nas Ruinas de Alcolobre, no sul do Concelho e na cidade romana Escora, em Montalvo.

 

PonteSantoAntoninho (1).jpg

 

Os vários povos que invadiram Portugal ao longo dos tempos alteraram o progressivamente léxico romano, transformando a aglutinação Pugna-Tagi em Punhete. E assim permaneceu até ao Liberalismo em 1836.

 

Nascida na confluência do rio Zêzere com o Tejo, Constância ganhou um enorme desenvolvimento económico com as actividades ligadas à água: construção de barcos, pesca, transporte de mercadorias e de pessoas de e para vilas e cidades ribeirinhas até Lisboa.

 

Os rios eram as estradas de hoje e os barcos o meio de transporte mais rápido. Assim se compreende o estabelecimento de importantes homens do comércio e da indústria em Constância e da permanência da corte real e outras figuras importantes  como foi o caso do Rei Dom Sebastião, da Rainha D. Maria II, do Rei Dom Carlos, do Poeta Lírico e Épico  Luis de Camões, de inúmeros escritores, artistas e outras figuras públicas.

 

Com o surgimento do comboio e do automóvel, os rios e as vilas ribeirinhas  foram perdendo importância.

Embora tenha uma importante actividade industrial, Constância constitui, de per si, uma atractividade para as movimentações turísticas regionais, que o seu património paisagístico, material e imaterial testemunham.

 

 

 

Rio TejoRio Tejo

 

 

Barcos engalanados no dia de Nossa Senhora da Boa ViagemBarcos engalanados no dia de Nossa Senhora da Boa Viagem

As festas em honra  de Nº Senhora da Boa Viagem, com a Benção dos Barcos vem já do tempo dos marítimos de Punhete.

 

A região templária - conjunto de castelos e fortificações  que constituíam a linha de defesa do Tejo na era da Reconquista Cristâ, é um triângulo formado por: Castelo de Almourol em Vila Nova da Barquinha, antigo Castelo de Ozezere (no rio Zêzere) e pela Torre de Punhete (antigo nome de Constância). A rectaguarda era apoiada por Tomar (Convento de Cristo e Castelo) e pelo castelo da Cardiga.

A Rota dos Templários continua ainda a ter adeptos mesmo em tempos de pandemia, geralmente estudiosos daquele período da história.

 

Outra rota que poderá ser descoberta é a da 1ª e da 3ª Invasão francesa que fez com que, em 1808 a corte de D. João VI se transferisse para o Brasil. Abrantes, Constância e Torres Vedras são os pontos principais.

 

Texto de @Pezinhos-No-Rio-Unipesso0  escrito como parte do [Conheça Portugal] Guia de viagem dos membros da comunidade do Airbnb

[🍫]

2 Respuestas 2
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Pezinhos-No-Rio-Unipesso0 eu achei tão bonito a decoração desses barquinhos coloridos! Quando que acontece essa festa?

 

Eu tenho uma curiosidade que talvez você possa me ajudar: a prima da minha avó sempre que ia ao Brasil nos visitar, trazia docinhos portugueses. Eu lembro um que parecia um bolinho mas feito com ovos e era de Constância. Você saberia dizer os doces típicos de Constância? Eu queria muito lembrar o nome 😅

Ola May.

Pela primeira vez este ano, a festa não teve lugar pelas razões mundialmente conhecidas. A segunda-Feira de Páscoa era o dia que os maritimos dedicavam a Nossa Senhora da Boa Viagem. É feriado municipal de Constância.  Sabado e Domingo de Pascoa são as Festas do Concelho, seguindo-se a festa religiosa na segunda-feira, com procissão, benção dos barcos e das viaturas.

Eu vendo esses bolinhos no meu café "O Café da Praça". Chama-se Queijinhos do Céu. Até Dezembro de 2019 as freiras de Montalvo (freguesia de Constância onde se encontra o Convento onde residem em clausura as Irmãs Clarissas) confeccionavam exclusivamente para este café os Queijinhos. Mas gora aõ pouquinhas, envelhecidas, por isso são agora outras pessoas que lhe seguem a tradição.

 

http://ocafedapraca.fws.store

Consulta los artículos del Centro de recursos

Cómo preparar tu alojamiento para los huéspedes
Consejos de los anfitriones en Airbnb Plus: cómo darle un toque único a tu espacio
Ayudar a los huéspedes durante su estancia