Baixa nas Reservas

Bianca914
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Baixa nas Reservas

Estou enfrentando uma baixa nas minhas reservas. Meus anúncios com muitos hospedes e calendário em 99 % de ocupação, caiu bruscamente. Não estou tendo nem consultas. Alguém passando por alguma situação de baixa nesse mês de Maio ? 

12 Respostas 12
Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Bianca914 

Vou te sugerir verificar a sua precificação e comparar com acomodações na sua região (no calendário há uma ferramenta para isso). Isso por que fiz uma simulação para o período de 19 a 22 de maio e o preço do "estilo praiano" está muito superior a apartamentos semelhantes na mesma localização. Como fiz uma simulação pontual, é preciso confirmar se realmente isso procede.  Verifique os valores cuidadosamente para as três acomodações e avalie se precisa ajustar o preço ou mesmo lançar mão de promoções personalizadas. Se o seu preço realmente estiver superior à média, a tendência é não ter consultas e reservas e, na sequência, o algoritmo deixa de priorizar seu anúncio, um efeito bola de neve.

Bianca914
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Obrigada pela sua resposta. Entendo que a plataforma está passando por algumas mudanças e lançando mão de muitas estratégias para conseguir atingir o algoritmo . Muitas aulas e consultorias pagas estão sendo divulgadas para ensinar o anfitrião a ter domínio de seu anuncio e o marketing necessário.  Não é apenas uma questão de precificação, visto que estou na media dos vizinhos em meus 4 anúncios publicados e sim uma nova ferramenta , que precisamos desenvolver e estudar para continuar no mercado competitivo e na plataforma do airbnb. 

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Bianca914 

Não acredite tanto em soluções mirabolantes, às vezes a resposta é bem mais simples, mas é importante ter atenção e autocrítica.

Como eu disse, apenas levantei uma possibilidade, aqui nunca temos muitas certezas, é preciso testar hipóteses  e estar aberto para olhares externos.

A questão de precificação não é a única e eu não disse isso, mas certamente é um dos pilares para um bom desempenho. Mas talvez, em alguns casos, seja mesmo mais útil pagar uma consultoria para ter as respostas desejadas.

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

Olá @Bianca914 

A sugestão da colega @Regina1105 é uma forma válida e importante para sempre estar a par do que o mercado está fazendo. Não deixe de seguí-la.

Isso dito, sim, em maio teve uma baixa considerável de procura no RJ.

veja o print do gráfico de visualizões para um de meus anuncios comradao com anúncios similares

CarlosAlberto64_0-1746996131271.png

Sugito que estude o seu juto com os demias dados que a airbnb proporciona para tentar responder à sua pergunta com mais precisão.

abs

Carlos

Olá @Carlos-Alberto64 , obrigada pelo retorno. Realmente tenho acompanhado bastante a movimentação e as visualizações da página. É uma tarefa diária para observar se minhas estratégias estão causando algum efeito no algoritmo. Quanto a compra de dicas online para impulsionar vendas na plataforma vejo como um comércio de coaches e especiaistas que dizem ter alguma formula mágica para manter as reservas sempre em alta e ocupação acima de 90%. São inúmeras propagandas e tutoriais que garantem reservas e dicas valiosas para serem usadas no Airbnb. 

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

Olá @Bianca914 

Não acredito nesses sites que prometem aumentar as reservas. Fazem sim aumentar o número de visualizações simplesmente porque o robô deles vai acessando seu anúncio várias vezes por dia para aumentar as visitas mas isso não gera reservas.

Não há como aumentar as reservas sem aumentar as visualizações legítimas, de hóspedes reais que pesquisam, e mesmo assim, visualização não garante reserva.

A única coisa que podemos fazer é ir ajustando o anúncio e os preços.

abs

Carlos

Boa noite Carlos! a minha pagina com as informações quanto as visualizações da pagina não aparece como a sua, teria alguma configuração especifica?

Olá @Alexandre1734 , o aplicativo do Airbnb mudou. Você precisa atualizar para versão mais recente e assim terá uma maior facilidade em visualizar todos os campos. 

Jean-Thomaz0
Level 2
Londrina, Brazil

Olá, boa noite! Não posso dizer por todos os anúncios da região de Londrina-PR... mas para mim, início de abril pra cá a queda ESTÁ sendo grande com uma leve desacelerada nas últimas 2 semanas. 

O "analytics" do abb é muito vago. Não se têm a informação de como foi a 'desistência' dos visitantes como existe num checkout de um e-commerce por exemplo. Aonde o hóspede desistiu? No pagamento? 

Batemos muito na tecla da precificação... concordo que deva existe a coerência do imóvel x valor da diária, mas isso é parte de um grupo gigantesco de variáveis. 

Mas aos meus amigos cariocas/fluminenses, situação minimamente estranha por aqui no norte do Paraná tbm. 

Olá @Jean-Thomaz0 , muito obrigada pelo seu relato.

Tenho 2 anos de hospedagem e hoje estou com 4 anúncios no ar.

Nunca aconteceu de não ter reservas e nem consultas em todo esse tempo alguma movimentação sempre rolava. Confio muito na plataforma e tenho interesse em cadastrar mais imóveis. Porém essa "baixa" tem me deixado bastante preocupada, ainda mais com as mudanças em algumas cidades e no mundo.

Essa semana o app atualizou e está bem mais claro entender o publico e os views. Desejo sorte e persistência para que possamos sempre atingir nossos objetivos. 

Aqui em Vila Velha, ES, também estamos passando por essa estranha e repentina baixa nas consultas e nas reservas, é realmente muito estranho, ainda mais quando está simultaneamente acontecendo com mudanças na plataforma.

Bianca914
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Douglas629 . Aqui o aplicativo já foi atualizado,  com muitas mudanças e ao meu ver facilidades para nós anfitriões.  

Tive muita instabilidade e alguns anúncios duplicados,  porém acredito que esses erros de sistema já tenham sido corrigidos. Solicitei ajuda ao suporte pois realmente não entendi esse sumiço de reserva e como você mesmo falou acontecido paralelo a essas novidades.  Sigo buscando deixar meu anuncio entre os dez primeiros, e  usar o algoritmo ao meu favor. 

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.