Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado, etc)

Leonardo798
Level 7
Caldas Novas, Brazil

Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado, etc)

Olá, anfitrião e anfitriã.


Tentei achar algum tópico referente a "Casa Inteligente" aqui na comunidade brasileira e não achei.

Queria trocar experiência com pessoas que implementaram sensores na casa com o objetivo de facilitar o gerenciamento além de tentar economizar água e luz.

 

Meu objetivo inicial era reduzir a minha conta de energia elétrica, por ter uma casa numa região quente do Brasil, não via a possibilidade de remover o ar condicionado, ou cobrar pela conta de luz de cada hóspede (com o tempo acabei mudando de ideia quanto à cobrança, mas isso é outro tópico).

 

Inicialmente instalei uns disjuntores inteligentes da Tuya nos equipamentos que mais consomem e coloquei algumas rotinas de desligá-los baseado no horário ou tempo initerruptor de uso. Deu muito certo, minha conta que ficava entre R$700-900 foi reduzida para R$400-500. Então, em 2 meses consegui pagar os 4 que eu tinha comprado.

 

Mas aí "me empolguei" e comecei a automatizar toda a casa, colocando sensores nas lâmpadas, ventiladores, tomadas, wifi, bombas da piscina, entre outras coisas.

 

Pelas minhas contas, eu consegui economizar em torno de R$300 por mês (o kWh em Goiás é R$0,84) apenas desligando alguns aparelhos pelo horário ou tempo de uso, e deixei aviso alertando que há temporizadores e basta a pessoa religar se assim desejar. Isso, de cara, já evitou daqueles "benditos" que saiam às 10am para passar o dia num parque aquático e voltava às 18h e deixava o ar ligado esse tempo todo "para chegar e o quarto estar geladinho", sem falar na bomba de hidromassagem que gasta horrores de energia, e, também, as pessoas deixavam ligadas de enfeite mesmo não usando a piscina.

 

Eu optei por usar aparelhos chineses que usam o sistema Tuya (ou Smart Life) por serem baratos e terem uma diversidade enorme de opções. (como não é nada sensível como câmeras, optei por marca chinesa mesmo)

 

Ao todo eu tenho 27 sensores espalhados na minha casa que controlam desde o pH da piscina, nível de água (enche ou esvazia a piscina), temperatura da água, luzes, tomadas, irrigação, portão, sensor fumaça para pegar os fumantes, até disjuntores para a casa toda, ar condicionado, e eletrodomésticos gastões.

 

SmartSelect_20230315_200742_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_200557_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_200449_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_193333_Smart Life.jpg

43 Respostas 43

Olá @Leonardo798, o meu alojamento tem piscina, instalei um relógio que controla as horas de funcionamento do motor. Mas fiquei super intrigada em saber como você faz para controlo o pH e o cloro. Eu faço o controlo manualmente com as tiras teste... Que aparelho você utiliza? Como posso saber mais?

Muito obrigado pela atenção 

Oi, @Juliana661, bom dia. A minha piscina tem 4 bombas, era uma conta de luz enorme, daí coloquei esses disjuntores wifi pra controlar melhor. A bomba da Hidro gasta 3000W.. E o povo deixava o dia todo ligada, agora limitei a 1h e ela desliga, se qusierem, liga de novo.. E se exagerar, ela trava e não liga mais o resto do dia.

 

Daí esse de pH é porque os hóspedes só vinham me avisar quando a piscina já estava verde e eu precisava fazer o "choque" que impedia eles de usarem por algumas horas e gerava muita reclamação.

 

Daí comprei esse aparelho para me antecipar, quando vejo que o pH está fora do intervalo, eu já mando mensagem pros hóspedes perguntando se eles querem uma limpeza extra, que essas cosias precisam ser programadas pra não atrapalhar a estadia deles.

 

O modelo que comprei é da Tuya porque acho melhor integrar tudo no mesmo app, tem melhores, pois esse não mede o cloro, mede 6 coisas, mas o que mais uso é o pH.. Por ele já consigo ter uma ideia que o cloro está baixo.

 

https://a.aliexpress.com/_mPDCq2M

 

O único problema dele é o tamanho do cabo dos sensores, tive que instalar bem colado do cabo que chega pra bomba, e por causa do tamanho, o piscineiro fez uma adaptação lá.. Mas funciona. 

Bom dia

Vou já investigar!

Muito obrigada pela partilha 🤗

Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Leonardo798 @Laura Parabéns Leonardo, realmente muito interessante esse seu sistema e obrigado por compartilhar conosco suas ideias.
Sobre as tomadas e sensores, eles ficam aparentes? É fácil do hóspede mexer ou mesmo desligar?
Ou você travou/prendeu eles de alguma forma?

Depende dos sensores, os das tomadas e interruptores ficam dentro da caixinha na parede, e eles podem ligar e desligar normalmente..

 

Alguns eu tranquei, como os das bombas da piscina, daí coloquei dentro de uma caixinha acrílica que eles conseguem ver (para ler a temperatura por exemplo), mas não podem alterar.

 

Os disjuntores estão trancados também, eles têm acesso ao disjuntor manual caso surja alguma emergência, mas o inteligente não. 

 

Outros sensores, mesmo eles tendo acesso, eu consigo travar pelo app (caso aperte o botão, não faça nada).. Uso isso pras luzes de enfeite não serem ligadas durante o dia (elas são automáticas). 

 

Os de irrigação ficam no alto, teriam que pegar uma escada.. Mas até aí tudo bem, eu recebo notificação se eles forem ativados. 

 

A minha preocupação era economia de energia, mas acabou que controlo a vida útil dos equipamentos e evito usos desnecessários. 

 

Os hóspedes percebem, não coloco no anúncio, e muitos elogiam a automação, principalmente a piscina e irrigação.

@Leonardo798 @Laura Mas você tem também algum tipo de sensor de presença para saber SE tem hóspedes na casa?

Para saber quando desligar alguns equipamentos (fora os que estão programados).

Eu uso os de presença para luzes e segurança, tipo, se está à noite e alguém vai pra área externa, acende algumas luzes. 

 

Ou se a casa está sem hóspedes naquele dia, eu ativo o alarme pra saber se tem alguém indevido lá (só peguei o gato da vizinha até hoje).

 

Mas para saber se tem gente na casa é difícil, o de presença não ajudaria, porque ele só avisa que alguém passou na frente dele. Existe um sensor de humanos (ele realmente detecta se há um humano no ambiente) e esse eu ainda não testei. 

 

Mas usar para desligar o ar condicionado se não há ninguém na casa ainda é meu desafio. Porque tenho usado do manual, uso a câmera da rua (que eles não podem desligar, as outras podem) pra saber se saíram os carros, e se vejo que o ar ficou ligado, desligo. 

 

Mas já incorreu de ter ficado alguém e logo religarem. Mas mesmo assim, costumo desligar quando vejo que saíram todos os carros da casa já que é MUITO comum não desligarem. E como tem um aviso lá que ele possui temporizador, vão lá e religam apenas. 

 

Essa é a minha meta, achar uma forma que todos saíram da casa pra desligar tudo. 

 

Depois de uma família trancar um cachorro dentro da casa e ligar todos os ar condicionado da casa pra ele não passar calor, não dá mais pra esperar empatia das pessoas com a minha conta de luz. 

@Leonardo798 @Laura É justamente o ar condicionado o mais problemático de todos e que é necessário desligar.

Tenho visto muitos comentários no Anfitriões Airbnb Brasil do Facebook sobre aqueles cartões iguais aos de hotéis/pousadas.

Infelizmente, como você já disse acima, contar com a ajuda e compreensão dos hóspedes é praticamente impossível.

@Cristina1875 o meu maior problema é a bomba de hidromassagem da piscina, além dela consumir o mesmo que 3 ar condicionados, ela queima fácil se deixar muitas horas ligadas.

 

Ela foi fácil de resolver, ligou, ela desliga sozinha em 1h, se a pessoa ligar de novo na sequência, ela funciona por mais 1h e trava, daí eu que tenho que destravar manualmente.. 

 

Quanto ao cartão para o ar, não funciona numa casa, pois eu recebo até 10 pessoas, nem sempre saem todos ao mesmo tempo, e eu tenho 3 controles do portão, então alguém acabaria deixando um cartão para trás..

 

Por enquanto o ar está desligando após 12h ligado ininterrupto, ou quando dá 10am, ou manualmente se vejo que todos os carros saíram da casa pela câmera do interfone do lado de fora. 

 

Mas mesmo assim as pessoas deixam ligado o dia todo enquanto estão na casa, mesmo quando estão todos lá fora com certeza. 

 

A minha solução foi começar a cobrar pelo excesso de energia de hóspedes que passam mais de 5 dias. Esses são os que vão ficar o dia todo na casa, diferente dos que vão para curtir os parques aquáticos. 

@Leonardo798 @Laura @Fabricio50 Sim, a parte de cobrança a parte já foi citada aqui no CC pelo Fabricio, única forma que conseguiu colocar um limite no hóspede.

 

https://community.withairbnb.com/t5/Círculo-de-Anfitriões/Sobre-regras-da-casa-versus-semancol/m-p/1...

 

Mas parabéns por suas ideias Leonardo, acredito que dá para seguir várias coisas que nos mostrou.

Elias219
Level 2
Anápolis, Brazil

acredito que trocando ideias com o Leandro poderemos acrescentar em muito, e assim colaborar com outros anfitriões que queiras automatizar rotinas em suas propriedades.

Elias219
Level 2
Anápolis, Brazil

esse medidor de PH da piscina me deixou muito interessado em saber como que foi feito a instalação dele. show de bola essa solução.

Oi! Amo estas trocas de mensagens, pois aprende-se muito. Tenho uma cobertura grande, e a conta de fevereiro passou um pouco dos R$1000,00!!!! Fiquei chocada! Vou procurar este aparelhos que falas. Gratidão! @Leonardo798 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi querida @Maria17220 , olha essa publicação também que o @Leonardo798 fez, tem bastante detalhe e informação útil que pode te ajudar com isso!

 

@Leonardo798 é fera nesse sentido!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá @Leonardo798 , obrigado pelo relato! Eu comprei um dijuntor inteligente e ele utiliza o sistema Tuya. Comprei na dinuntorinteligente.shop e deu super certo! 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias