Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado, etc)

Leonardo798
Level 7
Caldas Novas, Brazil

Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado, etc)

Olá, anfitrião e anfitriã.


Tentei achar algum tópico referente a "Casa Inteligente" aqui na comunidade brasileira e não achei.

Queria trocar experiência com pessoas que implementaram sensores na casa com o objetivo de facilitar o gerenciamento além de tentar economizar água e luz.

 

Meu objetivo inicial era reduzir a minha conta de energia elétrica, por ter uma casa numa região quente do Brasil, não via a possibilidade de remover o ar condicionado, ou cobrar pela conta de luz de cada hóspede (com o tempo acabei mudando de ideia quanto à cobrança, mas isso é outro tópico).

 

Inicialmente instalei uns disjuntores inteligentes da Tuya nos equipamentos que mais consomem e coloquei algumas rotinas de desligá-los baseado no horário ou tempo initerruptor de uso. Deu muito certo, minha conta que ficava entre R$700-900 foi reduzida para R$400-500. Então, em 2 meses consegui pagar os 4 que eu tinha comprado.

 

Mas aí "me empolguei" e comecei a automatizar toda a casa, colocando sensores nas lâmpadas, ventiladores, tomadas, wifi, bombas da piscina, entre outras coisas.

 

Pelas minhas contas, eu consegui economizar em torno de R$300 por mês (o kWh em Goiás é R$0,84) apenas desligando alguns aparelhos pelo horário ou tempo de uso, e deixei aviso alertando que há temporizadores e basta a pessoa religar se assim desejar. Isso, de cara, já evitou daqueles "benditos" que saiam às 10am para passar o dia num parque aquático e voltava às 18h e deixava o ar ligado esse tempo todo "para chegar e o quarto estar geladinho", sem falar na bomba de hidromassagem que gasta horrores de energia, e, também, as pessoas deixavam ligadas de enfeite mesmo não usando a piscina.

 

Eu optei por usar aparelhos chineses que usam o sistema Tuya (ou Smart Life) por serem baratos e terem uma diversidade enorme de opções. (como não é nada sensível como câmeras, optei por marca chinesa mesmo)

 

Ao todo eu tenho 27 sensores espalhados na minha casa que controlam desde o pH da piscina, nível de água (enche ou esvazia a piscina), temperatura da água, luzes, tomadas, irrigação, portão, sensor fumaça para pegar os fumantes, até disjuntores para a casa toda, ar condicionado, e eletrodomésticos gastões.

 

SmartSelect_20230315_200742_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_200557_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_200449_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_193333_Smart Life.jpg

43 Respostas 43
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que tópico interessante @Leonardo798 , obrigada por compartilhar conosco sobre os disjuntores inteligentes, acredito que essas soluções servem para a maioria (se não todos) anfitriões, principalmente nessa temporada de verão e calor.

 

Então esse sistema da Tuya desliga automaticamente os aparelhos dependendo do horário do dia?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leonardo798
Level 7
Caldas Novas, Brazil

Oi, @Laura, sim, a intenção inicial era desligar os ar condicionados e as bombas da piscina que são os meus maiores vilões.

 

Ar condicionado: 0,5 a 1,1 kWh

Hidromassagem: 2,5 kWh

Cascata: 0,7 kWh

 

Só aí era uns R$35/dia de energia

 

Comecei com uma rotina simples, desligar o ar condicionado se ele ficar mais de 12h ligado ou se ele estiver ligado às 10am.

 

E deixei uma plaquinha lá do lado dele avisando que existe temporizador para evitar desperdício de energia, pedindo tanto o hóspede para cooperar (até no controle escrevi "por favor, desligue ao sair, ajude-nos a economizar") e avisando que caso ele desligue, é só religar de novo. 

 

Depois de 6 meses, só um hóspede se incomodou, daí eu desativei a rotina para ele, mas religuei depois que ele foi embora. (vantagem que faço pelo celular em tempo real) 

 

Como faço o check-in e checkout remoto, é uma forma de eu desligar a casa toda quando alguém vai embora e religar quando a pessoa dá entrada. 

 

Daí como eu moro em outro estado e toda vez que preciso que a minha funcionária vá lá eu tenho que gastar com deslocamento dela ou extra dependendo da necessidade e horário, comecei a automatizar mais coisas.

 

Tenho mais de 40 vasos de plantas espalhadas pela casa, daí instalei um sistema de irrigação automática, assim ela já não precisa ir a cada dois dias regar as plantas. 

 

Depois veio a piscina, controlar a temperatura, o cloro, o pH, e o nível da água reduziu as visitas do piscineiro, daí economizei por esse lado.

 

E depois fui instalando em mais coisas. 

Ainda tenho outras ideias, mas me sinto sozinho nas minhas maluquices e queria saber se tem mais pessoas que deixaram a casa "um pouco inteligente". 

 

Optei pela Tuya porque eles têm uma diversidade enorme de opções, mas existe várias marcas no mercado. 

 

Não falo para os hóspedes que a casa é inteligente, mas eles percebem assim que chegam, já ganhei vários elogios pelo "show das 21h" que é quando o sistema de irrigação liga e as luzes coloridas em volta das plantas começam a piscar.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu estou chocada com a tecnologia de ponta e automação para a administrar a casa @Leonardo798 , realmente não tinha nem sabia que já existia todo um sistema para isso e que até irrigação automática existe para as plantas. 

 

Esse tema sobre sistema inteligente vez ou outra pipoca aqui na CC, mas nunca tinha visto tantas inovações assim como as que você mencionou 😎

 

Acho que  @Cristina1875 , @Gunter3 , @Fabricio50, @Nathalia72  ,@Fox-Farm-Hill0@Gabriel4057 , @Alan1488 vão gostar de trocar ideias com você sobre isso 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura  e @Cristina1875 , muita tecnologia envolvida e isso tudo tem um custo que para o @Leonardo798  vale muito a pena, mesmo levando em conta a manutenção dessa tecnologia toda que não deve ser barata.

 

Veja que toda essa automação que o Leonardo fez, em princípio,  foi para economizar energia, já que ele não cobrava à parte, porém, minhas instalações são muitoooo mais simples do que as dele, não carecendo dessa inovação e/ou automação, a implantação dessa automação para as minhas instalações não se justificariam, pelo custo da implantação, pelo custo da manutenção, além do que, o custo do consumo de energia na hospedagem não tenho porque o hóspede é quem paga o que consome. 

 

O controle do gasto de energia já faço de forma simples e sem usos de tecnologias, como vc e a Cristina já sabem, daí os meus hóspedes são "conscientes", porque eles pagam a conta.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi querido @Fabricio50 , eu pensei no seu caso pois a automação do @Leonardo798 também inclui até pH e nível da água (acho que fiquei presa nos anos 2000 porque não estava ciente dessa tecnologia toda não 😅)

 Também tem o sensor fumaça para os fumantes e muitos desses servem para todos os anfitriões terem maior controle e automação da casa....

Não sabemos o investimento feito pelo @Leonardo798 , mas acredito que hoje em dia esse tipo de tecnologia já esteja mais difundida, e a tendência é de ficar cada vez mais acessível 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi @Laura querida, então, minha proposta de anúncio é bem diferente da do Leonardo, estruturas diferentes e locais diferentes, a minha é casa de praia a dele de interior/campo, por consequência, público alvo diferentes, pessoas diferentes em necessidades e até em atitudes, poderia pontuar várias diferenças nos nossos anúncios que não me faz ter necessidades dessa automação toda, mas ia ser um texto enorme e até cansativo de escrever...😅...

 

Bom, para aqueles que buscam e têm essa necessidade de automação, o post é primoroso e com bastante indicações de soluções...👏👏👏👍😉👍

Oi @Fabricio50, realmente, públicos bem diferentes .. mas, como falei, eu comecei por causa do ar condidionado, e acredito que isso seja comum em qualquer lugar que tenha um e faça calor. Hóspede não tem compaixão com nossa conta de luz, e só uma forma de desligá-lo já recupera o investimento rapidinho.

 

Mas a minha maior diferença é que gerencio tudo de outra cidade, e toda vez que algum funcionário vai lá, eu tenho gasto, então acompanhar as coisas à distância me ajuda nesse ponto e também que resolvo mais rápido e consigo o reconhecimento do hóspede.

Sou novo nesse mundo e estou reformando um ap de 40m2 pra começar a locar no airbnb.... Já li algumas ideias, mas se tratando de brasileiro, sempre tem um jeitinho.... Gostei da ideia de cobrar a conta a parte, apesar de imaginar que isso possa afugentar hóspedes... Você pode me explicar melhor como faz? Tentei mandar no privado, mas não achei onde... Grato

Oi, @Dennis919, boa noite.

 

Eu tenho casa e apartamento e são experiências diferentes. Na casa, o valor da diária é bem maior, e comporta mais pessoas, então tenho uma tolerância maior com o consumo de energia. 

 

No apartamento não consigo cobrar muito, pois a concorrência é enorme. Então foi onde resolvi cortar custo, mas dar a opção do hóspede ter conforto. 

 

O segredo é ser o mais transparente possível (colocar no anúncio, nas regras e coloco um cartaz atrás da porta de entrada do apartamento) então explico que quero prover conforto ao mesmo tempo oferecer hospedagem econômica, e há hóspedes que ficam pouco e usam pouco e há hóspedes que ficam o dia todo trabalhando remotamente com o ar ligado. 

 

Então deixo uma franquia, esse tem sido o melhor que achei. No apartamento para 5 pessoas, 2 quartos, 2 ar condicionado, eu ofereço apenas 15kWh de franquia e cobro R$1 por kWh extra que a pessoa consumir. 

 

Eu envio a leitura do disjuntor digital no momento da entrada e peço pra pessoa acompanhar e cobro só depois que ela faz a avaliação, ou se ela deu abertura, cobro antes e tento sempre usar a plataforma do Airbnb para cobrar e anexo a foto lá, a pessoa se sente mais confortável.

 

É bem raro alguém reclamar ou não pagar, esse fds eu esqueci de enviar a foto e o hóspede comentou que acha super justo, mas tinha que mandar a leitura antes, mas foi lapso meu, os que se recusam a pagar serão os que vão te dar trabalho mesmo.

 

20230818_090712.jpg

Screenshot_20230925_122624_Smart Life.jpg

Que legal... Já me deu uma boa ideia... Esse aparelho é o que mede o gasto em kw? Qual o nome? Ele fica dentro do apto e vc consegue acesso remoto? É isso? Vc manda a foto remota e o cliente consegue ver a mesma marcação no apto... é isso?

Oi, @Dennis919, sim, eu testei 3 modelos e esse é o melhor de todos, o que melhor funciona e o que quase não tem bug.

 

Eu comprei pela AliExpress e qualquer eletricista consegue instalar para você, e ele fica dentro do apartamento, dentro da caixa de disjuntores e o hóspede tem acesso a qualquer momento.

 

Ele funciona com o WiFi e eu também tenho acesso em tempo real a todos os valores deles.

 

Assim que o hóspede chega, eu já informo sobre a leitura e que ele pode confirmar em tempo real, falo do limite diário e explico "carinhosamente" que eu só consigo oferecer uma estadia a um preço competitivo e ao mesmo tempo conforto (ar condicionado) dessa forma, praticamente todos compreendem, é raro alguém não concordar, daí, pela busca da avaliação, para esses chatos (desde que não extrapolem muito) eu acabo relevando.

 

O único problema é que se você desligar remotamente e ele desligar o roteador do WiFi junto, você não consegue religar remotamente, então eu precisei deixar um disjuntor de fora e nesse disjuntor fica a geladeira e o WiFi, assim consigo desligar a casa toda assim que o hóspede sai, e religar quando preciso.

 

Ele até tem o recurso de "energia pré-paga" que desliga tudo se a pessoa extrapolar o limite que você definir, talvez seja útil para ligar exatamente o ar condicionado, mas eu optei por ligar em todo o apartamento, acho que se a pessoa está usando algo e do nada desliga, ela ia ficar bem brava, mas é um recurso bem interessante talvez em casos pontuais.

 

Segue o link do mesmo que comprei, eu comprei sem a proteção de "vazamento" de corrente elétrica (isso é para casos bem específico).

 

https://www.aliexpress.com/item/1005004917583615.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.51.21ef18...

Olá @Leonardo798 ..Fiquei um tempo fora e agora voltei ...srrsrs...vou colocar esse sistema de cobrança pelo excesso ....acredito ser o mais controlável...esse dispositivo que mede a energia já permite que eu desligue o disjuntos geral remotamente? (deixando o wifi e geladeira fora...claro)....Qual a fechadura você me indica nesse caso pra que eu nao precise ir lá e possa cadastrar as senhas  de entrada remotamente?

 

Oi @Dennis919 

 

Esse modelo que eu uso da para desligar a distância sim, é só deixar uma das chaves da caixa de disjuntor de fora (no meu caso foi a geladeira e a tomada do wifi), qualquer eletricista consegue fazer a instalação, eu paguei R$100 para o cara fazer tudo, achei justo o valor pelo trabalho todo.

 

Quanto a fechadura, eu comprei uma, mas não gostei muito dela por ela ser Wi-Fi, nessas por " Wi-Fi" não conversam muito bem, elas só atualizam quando as fechaduras são usadas, o que causa alguns problemas de gerar ou apagar senha em cima da hora.

 

O que eu sugiro é usar alguma fechadura que funcione por Bluetooth ou Zigbee, essas você consegue conversar em tempo real com a fechadura e já confirma tudo sem a necessidade de usar a fechadura para ela atualizar as informações que você adicionou remotamente.

 

Mas coloque sim o sistema de "franquia", acho a melhor de todas, pois quem está na economia, consegue aproveitar, e quem quer conforto e está disposto a pagar por isso, vai de boa. Até hoje não tive ninguém que ficou totalmente contra, os "economicos" não gostam porque não vão poder deixar o ar ligado 24h, mas acaba entendendo se você explicar direitinho.

esse tópico seu foi o que estava procurando, mandei mensagem no seu particular para trocarmos mais ideias. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias