Olá. Comecei a anunciar na plataforma a 5 meses. No início e...
Última resposta
Olá. Comecei a anunciar na plataforma a 5 meses. No início era cobrado 3% e em dois meses, por curiosidade, ativei o modo pro...
Última resposta
Olá, anfitrião e anfitriã.
Tentei achar algum tópico referente a "Casa Inteligente" aqui na comunidade brasileira e não achei.
Queria trocar experiência com pessoas que implementaram sensores na casa com o objetivo de facilitar o gerenciamento além de tentar economizar água e luz.
Meu objetivo inicial era reduzir a minha conta de energia elétrica, por ter uma casa numa região quente do Brasil, não via a possibilidade de remover o ar condicionado, ou cobrar pela conta de luz de cada hóspede (com o tempo acabei mudando de ideia quanto à cobrança, mas isso é outro tópico).
Inicialmente instalei uns disjuntores inteligentes da Tuya nos equipamentos que mais consomem e coloquei algumas rotinas de desligá-los baseado no horário ou tempo initerruptor de uso. Deu muito certo, minha conta que ficava entre R$700-900 foi reduzida para R$400-500. Então, em 2 meses consegui pagar os 4 que eu tinha comprado.
Mas aí "me empolguei" e comecei a automatizar toda a casa, colocando sensores nas lâmpadas, ventiladores, tomadas, wifi, bombas da piscina, entre outras coisas.
Pelas minhas contas, eu consegui economizar em torno de R$300 por mês (o kWh em Goiás é R$0,84) apenas desligando alguns aparelhos pelo horário ou tempo de uso, e deixei aviso alertando que há temporizadores e basta a pessoa religar se assim desejar. Isso, de cara, já evitou daqueles "benditos" que saiam às 10am para passar o dia num parque aquático e voltava às 18h e deixava o ar ligado esse tempo todo "para chegar e o quarto estar geladinho", sem falar na bomba de hidromassagem que gasta horrores de energia, e, também, as pessoas deixavam ligadas de enfeite mesmo não usando a piscina.
Eu optei por usar aparelhos chineses que usam o sistema Tuya (ou Smart Life) por serem baratos e terem uma diversidade enorme de opções. (como não é nada sensível como câmeras, optei por marca chinesa mesmo)
Ao todo eu tenho 27 sensores espalhados na minha casa que controlam desde o pH da piscina, nível de água (enche ou esvazia a piscina), temperatura da água, luzes, tomadas, irrigação, portão, sensor fumaça para pegar os fumantes, até disjuntores para a casa toda, ar condicionado, e eletrodomésticos gastões.
@Leonardo798 @Laura @Fabricio50 Sim, a parte de cobrança a parte já foi citada aqui no CC pelo Fabricio, única forma que conseguiu colocar um limite no hóspede.
Mas parabéns por suas ideias Leonardo, acredito que dá para seguir várias coisas que nos mostrou.
acredito que trocando ideias com o Leandro poderemos acrescentar em muito, e assim colaborar com outros anfitriões que queiras automatizar rotinas em suas propriedades.
esse medidor de PH da piscina me deixou muito interessado em saber como que foi feito a instalação dele. show de bola essa solução.
Oi! Amo estas trocas de mensagens, pois aprende-se muito. Tenho uma cobertura grande, e a conta de fevereiro passou um pouco dos R$1000,00!!!! Fiquei chocada! Vou procurar este aparelhos que falas. Gratidão! @Leonardo798
Oi querida @Maria17220 , olha essa publicação também que o @Leonardo798 fez, tem bastante detalhe e informação útil que pode te ajudar com isso!
O @Leonardo798 é fera nesse sentido!
Olá @Leonardo798 , obrigado pelo relato! Eu comprei um dijuntor inteligente e ele utiliza o sistema Tuya. Comprei na dinuntorinteligente.shop e deu super certo!
Eu uso o Econotec. Ele é ligado aos disjuntores e como em hotel, funciona com um placa, presa a chave (soldei a argola para que não retirem a chave e deixe a placa com tudo ligado). Funciona assim há anos e mesmo tendo apto no Rio, ar condicionado, ventiladores, etc, tudo se desliga quando tira a placa para fechar a porta com a chave comum.
Se alguém quiser, basta procurar o site ECONOTEC, o pessoal é super tranquilo e ajuda em todo processo. Não precisa quebrar parede, nada..... só um eletricista para ligar os "economizador de energia" aos disjuntores e trocar o interruptor por esse, q eles enviam, onde encaixa a placa.
Obs. O disjuntor da cozinha não é ligado no aparelho para que a geladeira não se desligue.
No mais, tudo se desliga em 1 minuto após tirar a placa.
Ah.... e é mto barato o aparelho, menos de 300 reais completo.
Sugiro pedir mais placas, além de 1 (uma) q vem no produto.
Obrigada pela dica valiosa @Rose0 , parece muito mais simples mesmo do que eu imaginava, espero que isso ajude mais e mais anfitriões a aplicarem isso nas acomodações....
Não deixe de marcar outros anfitriões na conversa usando o símbolo @para que eles recebam uma notificação da sua mensagem e seu comentário tenha mais visibilidade 😉
@Laura eita q sempre me enrolo com esse tal de @, pois, não sei como mandar a outras pessoas. Tranquilo, se puder fazer esse encaminhamento pra mim, agradeço e vou tentar responder com (@) para quem tiver alguma dúvida. Acho q não posso passar o zap da empresa q fabrica e vende aqui, né? Vi q várias lojas grandes já vendem, mas, comprar direto com a fonte é melhor pois dão total suporte técnico na instalação, dúvidas, etc. Econotec - economizador de energia. Obrigada a você, Laura.
Oi @Rose0 , pelo oque eu vi agora conseguiu me marcar 😉
Faz o seguinte: coloca @ e você vai ver que vai aparecer uma caixinha com o nome das pessoas que comentaram aqui, se não tiver aparecendo, é só começar a escrever o nome e o número do anfitrião, ai fica muito mais fácil para outras pessoas lerem o seu comentário 😎
Você pode colocar o nome da empresa que fornece sim 😊
Tenta marcar outras pessoas pra ver se funciona agora!
Olá Leonardo!
Também sou anfitrião e tenho o mesmo problema: hospede entra na casa, liga o ar condicionado e nunca mais desliga, mesmo estando fora.
Vi que você usou o disjuntor Tuya. Funcionou bem?
É possivel programar, por exemplo, os horários de funcionamento, como: desligar a cada 2 horas durante o dia e a cada 4 horas durante a noite?
Se possivel me responda por favor.
Obrigado,
Sergio
Oi @Cazão0 , não deixe de usar o símbolo @ para marcar o @Leonardo798 , assim ele vai receber uma notificação para ler o seu comentário 😉
Oi, @Cazão0.. Agradeça à @Laura, pois sem a notificação, realmente não teria visto tão cedo seu comentário.
Eu tenho enormes problemas com os equipamentos de ar condicionado e hóspedes sem compaixão pelos nossos custos.
Tenho adotado estratégias diferentes de acordo com a acomodação. Apesar de todos terem esse disjuntor inteligente, alguns eu deixo livre, mas deixo muito claro a cobrança extra. Outros, pelo valor elevado da diária, só programo para desligar.
Esse modelo que uso, o da foto, é o mais simples que tem, e funciona bem. Consigo ver o consumo e desligar quando é necessário.
É possível programar para desligar pelo horário na própria tela de configuração dele, ou da pra usar as funções de automação para algo mais complexo como depois de ter gasto x kWh de energia.
Comprei um outro com visor que o próprio hóspede consegue ver em tempo real o consumo. E, nesse caso, determinei uma cota diária e a pessoa decide se vai usar mais e pagar o excedente ou economizar.
De qualquer forma, todas as situações eu consegui reduzir meu consumo de forma considerável. Que era o meu objetivo.
Olá @Leonardo798 agradeço pela agilidade na resposta. Obrigado @Laura por ter me alertado sobre o uso do @.
Leonardo, tenho um problema parecido com o
seu, alguns hóspedes não respeitam as regras da casa e deixam o ar condicionado ligado por muitas horas quando saem de casa.
Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
Sérgio
Eu também fiz controle através da aplicação com Wifi (smart home / casa conectada) controlada através da Alexa.