Como transferir os rendimentos da pessoa física - PF - para uma empresa - PJ - e pagar menos impostos.

Respondido!

Como transferir os rendimentos da pessoa física - PF - para uma empresa - PJ - e pagar menos impostos.

Amigos,

Gostaria de transferir os recebimentos do meu anúncio para a minha empresa (atualmente alugo como PF), pois meu contador avaliou que eu pagaria muito menos impostos. 

Li aqui no fórum que substituir a conta bancária por uma vinculada à empresa seria suficiente, mas imagino que o Airbnb tenha que informar à Receita Federal o CPF ou CNPJ de quem está alugando, juntamente com os rendimentos.
Se for assim, a Receita irá cobrar o Imposto de Renda da pessoa física que está cadastrada e não da empresa cuja conta bancária esteja vinculada.  
Alguém tem alguma informação contrária ao meu entendimento? Tomara que sim! rsrsrs
Melhor Resposta

@Antônio92 

bom dia,

Complementando a informação que minha querida amiga @Beatriz98 enviou anteriormente, a partir do momento em que você altera as configurações de PF (pessoa física) para PJ (pessoa jurídica), é importante revisar as configurações de taxas em que estarão seu anúncio, tenho percebido que alguns anfitriões PF, após alterar as configurações para PJ, as configurações de taxas se alteraram automaticamente para "Taxa apenas para anfitriões".

Se você não utiliza um "channel manager", onde você mesmo mantêm os anúncios diretos em seu perfil no Airbnb, você continua com a opção de escolher dentre as duas modalidades:

Taxa Dividida Padrão

O Airbnb desconta do anfitrião 4% + 0,5% de IVA (imposto sobre valor agregado) do valor da reserva (subtotal da hospedagem e taxas extras). 

O hóspede paga para o Airbnb uma taxa de serviço adicional, geralmente em torno de 14% a 14,2% + 0,5% de IVA (imposto sobre valor agregado) que varia dependendo da localização e do serviço de atendimento. 

ou

Taxa Apenas para Anfitriões

O Airbnb desconta do anfitrião como taxa de serviço de 15% + 0,5% de IVA (imposto sobre valor agregado) sobre o subtotal da reserva. 

Hóspede: Não paga taxa de serviço adicional, o que pode tornar a experiência mais barata e atrair mais reservas, pois o valor total é claro no ato da reserva. 

Como alterar para 15%: O anfitrião pode alterar essa opção nas configurações da sua conta do Airbnb, em "Pagamentos e Recebimentos" -> "Taxa de Serviço", e mudar a comissão de 4% para 15%. 

Segue artigo que irá te ajudar a entender melhor o funcionamento de cada taxa e pode configurar como achar melhor:

https://www.airbnb.com.br/help/article/1857

Vale lembrar que se você estiver utilizando um "channel manager" ou for uma empresa de gestão PJ, ficará disponível somente a taxa específica de 15% + 0,5% de IVA (imposto sobre valor agregado), que pode chegar até 25% da renda do aluguel, dependendo dos serviços oferecidos.

Exibir Melhor Resposta no post original

7 Respostas 7
Beatriz98
Top Contributor

Como vc já leu em foruns, é só adicionar a sua conta PJ para recebimento . O Airbnb informa os valores que são depositados nas contas bancarias indicadas , e não informações sobre o seu perfil na plataforma. 

Beatriz

@Antônio92 

bom dia,

Complementando a informação que minha querida amiga @Beatriz98 enviou anteriormente, a partir do momento em que você altera as configurações de PF (pessoa física) para PJ (pessoa jurídica), é importante revisar as configurações de taxas em que estarão seu anúncio, tenho percebido que alguns anfitriões PF, após alterar as configurações para PJ, as configurações de taxas se alteraram automaticamente para "Taxa apenas para anfitriões".

Se você não utiliza um "channel manager", onde você mesmo mantêm os anúncios diretos em seu perfil no Airbnb, você continua com a opção de escolher dentre as duas modalidades:

Taxa Dividida Padrão

O Airbnb desconta do anfitrião 4% + 0,5% de IVA (imposto sobre valor agregado) do valor da reserva (subtotal da hospedagem e taxas extras). 

O hóspede paga para o Airbnb uma taxa de serviço adicional, geralmente em torno de 14% a 14,2% + 0,5% de IVA (imposto sobre valor agregado) que varia dependendo da localização e do serviço de atendimento. 

ou

Taxa Apenas para Anfitriões

O Airbnb desconta do anfitrião como taxa de serviço de 15% + 0,5% de IVA (imposto sobre valor agregado) sobre o subtotal da reserva. 

Hóspede: Não paga taxa de serviço adicional, o que pode tornar a experiência mais barata e atrair mais reservas, pois o valor total é claro no ato da reserva. 

Como alterar para 15%: O anfitrião pode alterar essa opção nas configurações da sua conta do Airbnb, em "Pagamentos e Recebimentos" -> "Taxa de Serviço", e mudar a comissão de 4% para 15%. 

Segue artigo que irá te ajudar a entender melhor o funcionamento de cada taxa e pode configurar como achar melhor:

https://www.airbnb.com.br/help/article/1857

Vale lembrar que se você estiver utilizando um "channel manager" ou for uma empresa de gestão PJ, ficará disponível somente a taxa específica de 15% + 0,5% de IVA (imposto sobre valor agregado), que pode chegar até 25% da renda do aluguel, dependendo dos serviços oferecidos.

Olá @Christian3161 

é impressão minha ou a opção de Taxa apenas para Anfitriões é mais atrativa?

@Kalyta1 

bom dia,

Conforme  descrito na mensagem anterior, a taxa apenas para anfitriões pode tornar a experiência mais barata e atrair mais reservas, pois o valor total é claro no ato da reserva. 

Neste caso, é recomendável revisar os valores praticados por noite em cada anuncio que optar pela "taxa apenas para anfitriões", uma vez que, o Airbnb desconda de nós anfitriões as seguintes taxas:

Taxa dividida: 4%

Taxa apenas para anfitriões: 15%

espero tê-la ajudado

Ola @Kalyta1

Se coloca sempre no lugar do cliente! 😉

Se você divulga isso em algum local, isso pode ser usado como estratégia diferenciada!!

Eu particularmente, prefiro que o preço ja seja total para o cliente, assim, não cobro taxa de nada e dou descontos para diárias de mais dias. Então quanto mais tempo o cliente fica em minha casa, me or será o valor de sua diária. Assim estimulo a locações de mais dias, até porque, toda vez que alugo, sou eu quem vai finalizar a arrumação do imóvel, sempre com o foco no perfil do cliente, e isto é custo para mim porque tenho que me deslocar 100km para esta verificação.

olá @Kalyta1 

A airbnb cobra taxas diferentes dos hóspedes que reservam dependeno do país onde moram e em geral essas taxas são acrescidas de impostos locais como o IVA que na Europa chega a 25%.

Ou seja, se você opera usando a taxa dividida, para alugar o seu imóvel um hósdede que mora na Alemanha  pagará uma taxa bem mais alta que um hóspede que mora no Brasil. O seu imóvel portanto sai mais caro para o alemão que para o brasileiro,  você não ganha nada com isso e ainda arrisca perder a reserva para um imóvel mais barato porque o hóspede não quer pagar tanto.

Com a taxa simplificada o preço será o mesmo para hóspedes de todos os países. Para você não fará diferença no valor líquido se tiver ajujstado seus preços corretamente, mas aumerntará as chances de alugar para hóspedes dos países com altas taxas.

Isso ocorre principalmente porque no Brasil os impostos diretos que incidem sobre a renda do anfitrião e sobre a renda da própria Airbnb são mais baixos que na maioria de outros países.

Até recentemente optar pela taxa simplificada podia te prejudicar na comparação de preços de diferentes anúncios naquele mapinha que aparece com os balões de preço, porque a airbnb não incluia a taxa total nesses preços e quem tinha taxa simplificada saia prejudicado. Mas quando em julho a airbnb passou a sempre e só informar o preço já com tudo incluído esse problema acabou.

Espero ter esclarecido

abs

Carlos

olá @Antônio92 

Não acho que a questão chave aqui seja a taxa simplificada (16,5% só para o anfitrião) ou a dividida, já que como PF vc pode optar por uma ou outra. Para mim a questão é outra e bem mais séria.

Acredito, mas gostaria de saber o que opina o colega @Christian3161, que no Brasil, para que uma PJ possa alugar/receber legitimamente o aluguel de um imóvel precisa ser proprietária desse imóvel a menos que se trate de uma empresa de administração de imóveis que portanto retira uma comissão e repassa o resto do aluguel para o proprietário, o que por si só não apresenta vantagem fiscal nenhuma para o proprietário. Se for o único sócio da empresa até pode ser, mas se tiver outros sócios precisa levar em conta que uma vez colocado o imóvel no nome da empresa todos os sócios passarão e ser donos do imóvel na proporção de suas participações na empresa. 

A airbnb naturalmente não se involve nisso, não exige nem verifica. Se você pede para que depositem o aluguel na conta de uma PJ eles farão isso. Cabe ao anfitrião/proprietário então lidar com o fisco e com as implicaçõe fiscais e legais disso.

Seu contador pode até ter razão ao dizer que pagaria menos impostos, mas isso depende da natureza da atividade da empresa (CAE) e do regime fiscal atual e futuro. Ele deveria porém saber/dizer que é necessário transferir a propriedade para a empresa, operação essa que equivale a uma venda estando sujeita ao pagamento do ITBI, do lucro sobre imóveis e várias burocracias.

Se receber o aluguel na empresa sem assegurar a devida estruração fiscal, poderá prejudicar a si mesmo e a empresa o que pode vir a custar muito caro.

abs

Carlos

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.