Olá, anfitriões! Tudo bem?
Estou ajustando meus anúncios com base na nova política de transparência de taxas do Airbnb, que entra em vigor agora em 10 de maio de 2025. A nova regra exige que todas as taxas obrigatórias (como limpeza, energia, taxa de resort etc.) estejam incluídas no preço por noite ou configuradas como “Cobranças adicionais” no calendário — não sendo mais permitido cobrar essas taxas separadamente fora da plataforma.
No meu caso, aplico uma taxa de eletricidade proporcional à duração da estadia. Isso significa que o valor ideal seria cobrado por diária, e não como uma taxa fixa para toda a reserva. Porém, a plataforma atualmente só permite configurar esse tipo de cobrança como um valor total por estadia.
Isso gera dois desafios:
- Como manter essa cobrança proporcional, de forma clara para o hóspede?
- Como garantir previsibilidade financeira, evitando que esse valor — que representa um custo direto — seja afetado pelas tarifas cobradas pela plataforma?
Se incluirmos no valor da diária, ele entra no bolo geral e sofre o desconto da comissão. Se colocarmos como taxa única, não reflete o consumo proporcional em estadias mais longas. E como não é uma cobrança opcional, não conseguimos tratar isso via Central de Resoluções.
Alguém aqui já enfrentou algo parecido ou encontrou uma forma de estruturar esse tipo de tarifa de maneira justa e transparente, dentro das diretrizes?
A troca aqui pode ser útil pra muitos anfitriões que estão reorganizando seus custos operacionais. Agradeço desde já a todos que puderem compartilhar experiências!