Dúvida sobre nova política de taxas obrigatórias a partir de maio de 2025

Destino-BSM0
Level 2
Curitiba, Brazil

Dúvida sobre nova política de taxas obrigatórias a partir de maio de 2025

Olá, anfitriões! Tudo bem?

Estou ajustando meus anúncios com base na nova política de transparência de taxas do Airbnb, que entra em vigor agora em 10 de maio de 2025. A nova regra exige que todas as taxas obrigatórias (como limpeza, energia, taxa de resort etc.) estejam incluídas no preço por noite ou configuradas como “Cobranças adicionais” no calendário — não sendo mais permitido cobrar essas taxas separadamente fora da plataforma.

No meu caso, aplico uma taxa de eletricidade proporcional à duração da estadia. Isso significa que o valor ideal seria cobrado por diária, e não como uma taxa fixa para toda a reserva. Porém, a plataforma atualmente só permite configurar esse tipo de cobrança como um valor total por estadia.

Isso gera dois desafios:

1. Como manter essa cobrança proporcional, de forma clara para o hóspede?
  2. Como garantir previsibilidade financeira, evitando que esse valor — que representa um custo direto — seja afetado pelas tarifas cobradas pela plataforma?

Se incluirmos no valor da diária, ele entra no bolo geral e sofre o desconto da comissão. Se colocarmos como taxa única, não reflete o consumo proporcional em estadias mais longas. E como não é uma cobrança opcional, não conseguimos tratar isso via Central de Resoluções.

Alguém aqui já enfrentou algo parecido ou encontrou uma forma de estruturar esse tipo de tarifa de maneira justa e transparente, dentro das diretrizes?

A troca aqui pode ser útil pra muitos anfitriões que estão reorganizando seus custos operacionais. Agradeço desde já a todos que puderem compartilhar experiências!

2 Respostas 2
Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Olá @Destino-BSM0 !

Vide esse post que fiz, onde explico porque o AirBNB não pode impedir essa cobrança de consumo de energia elétrica à parte e fiz um guia a respeito também para, se necessário, utilizá-lo com o suporte, vale a pena dar uma olhadinha,  clica no link abaixo:👇

https://community.withairbnb.com/t5/C%C3%ADrculo-de-Anfitri%C3%B5es/Direito-do-anfitri%C3%A3o-de-cob... 

Olá Fabrício

Duas coisas.

1. O que você sabe sobre que despesas podem ser abatidas no carnê leão. Tenho visto informações muito contraditórias na Internet.
  2. Entendo seu argumento sobre a airbnb não poder impedir a cobrança de consumos e o suporte jurídico que você menciona mas se um anfitrião entrar em conflito e, no limite, na justiça, que medidas retaliatórias a airbnb poderá tomar, explícitas ou não? Serpa que vale a pena entrar nessa batalha e ter nosso anúncio mandado pra escanteio? 

Abs

Carlos

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.