Tenho testados varias tarifas e estou tentando entender o pu...
Última resposta
Tenho testados varias tarifas e estou tentando entender o publico para o meu loft
Última resposta
Como devo declarar os ganhos oriundos do programa? Carnê-leão? Declaração de Ajuste Anual?
Qual a fonte pagadora das recompensas pagas aos Anfitriões Superhost Embaixador?
No brasil quando vc tem rendimentos tem que declarar, e o carne leao è o programa que vc usa quando è vc que declara e nao uma empresa da qual vc è funcionaria.
Dito isso, se vc è embaixadora, vc esta ganhando uns rendimentos com seu trabalho, de fato vc esta sendo uma trabalhadora autônoma. Ai vc baixa o manual do carne leao, e ve como declarar rendimentos como autónomo. Em linha de principio, trabalhador autónomo pode usar o livro caixa do carne leao, onde sao permitidas alguns descontos ou abatimentos. E' tudo explicado direitinho no manual do carne leao
vc lanca mes a mes, e depois vc importa no IRPF em abril
@Brux0 obrigada pela pronta resposta.
Desculpe, não mencionei que o trabalho como Embaixador é voluntário, acho que não é enquadrado como autônomo pois o rendimento como embaixador é uma recompensa ou prêmio por produtividade
Para declarar via carnê-leão considera-se então que a fonta pagadora das recompensas é pessoa física, da mesma forma que já declaro os rendimentos de aluguel?
A minha dúvida da fonte pagadora surgiu ao ler os Termos de Pagamento do Anfitrião, aonde está claramente escrito que o Airbnb Payments é apenas um intermediador entre o hóspede e o anfitrião, e o hóspede é a fonte pagadora.
..."Cada Anfitrião, incluindo cada membro da Equipe de Hospedagem, concorda que o pagamento feito por um Hóspede através do Airbnb Payments será considerado o mesmo que um pagamento feito diretamente ao Anfitrião, e o Anfitrião prestará o Serviço de Anfitrião reservado pelo Hóspede como se tivesse recebido o pagamento diretamente do Hóspede. "
No entanto esta afirmação não aparece nos Termos de Pagamento do Embaixador. Lá apenas afirma que os pagamentos serão feitos através do Airbnb Payments, mas nada é dito se é o Airbnb a fonte pagadora ou é o anfitrião que eu ajudei.
Na realidade, o fato que o trabalho è voluntario, nao muda o cenário. Qualquer rendimento tem que ser declarado. O fato que neste caso especifico, airbnb enquadra o trabalho como voluntario, è porque nao quer estabelecer um vinculo trabalhista airbnb-----funcionário de airbnb. Vc presta um trabalho voluntario para ajudar novos anfitriões e recebe um compenso/premio/gratificação em troca disso.
So que existem dois territórios separados que nada a ver tem um com o outro.
1) O ministério do trabalho, è o que se importa no tipo de contrato, vinculo etc......
2) O ministério da fazenda, e no especifico a receita federal, nao se importa qual è o vinculo, ou tipo de trabalho. Vc recebe rendimentos tem que declarar e pagar impostos. Ponto.
Vc nao pode declarar como vc declara os alugueis porque existe uma coluna especifica para os alugueis, e o trabalho de embaixador nao è "ceder um espaço" è de fato uma prestação de serviço (que seja voluntaria ou nao).
Ai sobram dois possibilidades 1) vc è funcionaria de um cnpj, que declara e paga iRRF (imposto retido na fonte) e depois emite uma declaração de rendimento a fim de ano, que vc coloca na sua IRPF ou 2) vc esta prestando serviço (que seja a CNPJ ou a Pessoa Física) como trabalhador autônomo. Trabalhador autônomo no sentido que vc nao è funcionário de airbnb.
Concordo com voce que vc deveria saber quem è a fonte pagadora, se airbnb, ou se o anfitriao pessoa física. Isso vc precisaria esclarecer com o gerente dos embaixadores, acredito lucas, para melhor entender.
De qualquer maneira, se vc declarar como PF/exterior o campo onde pede o cpf pode ficar em branco. No seu caso o importante è declarar e pagar imposto sobre esses rendimentos, se vc errar a origem o amontar do imposto nao muda, ai vc esta tranquila de qualquer maneira. Vou anotar aqui o seu caso, e ver com alguem de airbnb, ja que tenho uma reunião sobre IRPF semana que vem
Pefeito o seu entendimento @Brux0 !
Agradeço imensamente se puder obter esta resposta sobre a fonte pagadora dos rendimentos com Embaixador, pois eu já tentei com a Central de Atendimento ao Superhost e não consegui, eles me orientaram a perguntar a um contador ou à Receita Federal 🙄
Eu venho declarando como aluguel somando aos valores das minhas acomodações, mas pelo que você me esclareceu, não esta correto, e realmente faz todo o sentido!
Fico na torcida para que você consiga esta informação para que eu possa fazer da maneira correta a partir de agora 🙌
se vc è embaixadora, vc tem um manager regional (que acredito seja lucas) com o qual vc fiz a intervista, ou vai nos encontros dos ambaixaodres, etc. Vc precisa perguntar a ele. eu vou colocar o assunto na pauta da minha reunião, mas a pessoa com a qual vou encontrar nao è especifica de embaixadores.