Imposto de Renda para o Programa Superhost Embaixador

Claudia2988
Level 2
Vila Velha, Brazil

Imposto de Renda para o Programa Superhost Embaixador

Como devo declarar os ganhos oriundos do programa?  Carnê-leão?  Declaração de Ajuste Anual?

Qual a fonte pagadora das recompensas pagas aos Anfitriões Superhost Embaixador?

8 Respostas 8
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Claudia2988 !

 

Acho que o @Brux0 pode te ajudar nessa, ele manja muito sobre isso.

Obrigada @Fabricio50 !

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

No brasil quando vc tem rendimentos tem que declarar, e o carne leao è o programa que vc usa quando è vc que declara e nao uma empresa da qual vc è funcionaria.

 

Dito isso, se vc è embaixadora, vc esta ganhando uns rendimentos com seu trabalho, de fato vc esta sendo uma trabalhadora autônoma.  Ai vc baixa o manual do carne leao, e ve como declarar rendimentos como autónomo.  Em linha de principio, trabalhador autónomo pode usar o livro caixa do carne leao, onde sao permitidas alguns descontos ou abatimentos.  E' tudo explicado direitinho no manual do carne leao  

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

vc lanca mes a mes, e depois vc importa no IRPF em abril 

@Brux0 obrigada pela pronta resposta.  

 

Desculpe, não mencionei que o trabalho como Embaixador é voluntário, acho que não é enquadrado como autônomo pois o rendimento como embaixador é uma recompensa ou prêmio por produtividade

 

Para declarar via carnê-leão considera-se então que a fonta pagadora das recompensas é pessoa física, da mesma forma que já declaro os rendimentos de aluguel?

 

A minha dúvida da fonte pagadora surgiu ao ler os Termos de Pagamento do Anfitrião, aonde está claramente escrito que o Airbnb Payments é apenas um intermediador entre o hóspede e o anfitrião, e o hóspede é a fonte pagadora. 

 

..."Cada Anfitrião, incluindo cada membro da Equipe de Hospedagem, concorda que o pagamento feito por um Hóspede através do Airbnb Payments será considerado o mesmo que um pagamento feito diretamente ao Anfitrião, e o Anfitrião prestará o Serviço de Anfitrião reservado pelo Hóspede como se tivesse recebido o pagamento diretamente do Hóspede. "

 

No entanto esta afirmação não aparece nos Termos de Pagamento do Embaixador.  Lá apenas afirma que os pagamentos serão feitos através do Airbnb Payments, mas nada é dito se é o Airbnb a fonte pagadora ou é o anfitrião que eu ajudei.

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Na realidade, o fato que o trabalho è voluntario, nao muda o cenário.  Qualquer rendimento tem que ser declarado.  O fato que neste caso especifico, airbnb enquadra o trabalho como voluntario, è porque nao quer estabelecer um vinculo trabalhista airbnb-----funcionário de airbnb.  Vc presta um trabalho voluntario para ajudar novos anfitriões e recebe um compenso/premio/gratificação em troca disso.  

 

So que existem dois territórios separados que nada a ver tem um com o outro.  

 

1) O ministério do trabalho, è o que se importa no tipo de contrato, vinculo etc......  

 

2) O ministério da fazenda, e no especifico a receita federal, nao se importa qual è o vinculo, ou tipo de trabalho.  Vc recebe rendimentos tem que declarar e pagar impostos.  Ponto.  

 

Vc nao pode declarar como vc declara os alugueis porque existe uma coluna especifica para os alugueis, e o trabalho de embaixador nao è "ceder um espaço" è de fato uma prestação de serviço (que seja voluntaria ou nao).

 

Ai sobram dois possibilidades 1) vc è funcionaria de um cnpj, que declara e paga iRRF (imposto retido na fonte) e depois emite uma declaração de rendimento a fim de ano, que vc coloca na sua IRPF ou 2) vc esta prestando serviço (que seja a CNPJ ou a Pessoa Física) como trabalhador autônomo.  Trabalhador autônomo no sentido que vc nao è funcionário de airbnb.  

 

Concordo com voce que vc deveria saber quem è a fonte pagadora, se airbnb, ou se o anfitriao pessoa física.  Isso vc precisaria esclarecer com o gerente dos embaixadores, acredito lucas, para melhor entender. 

 

De qualquer maneira, se vc declarar como PF/exterior o campo onde pede o cpf pode ficar em branco.  No seu caso o importante è declarar e pagar imposto sobre esses rendimentos, se vc errar a origem o amontar do imposto nao muda, ai vc esta tranquila de qualquer maneira.  Vou anotar aqui o seu caso, e ver com alguem de airbnb, ja que tenho uma reunião sobre IRPF semana que vem 

Pefeito o seu entendimento @Brux0 !

 

Agradeço imensamente se puder obter esta resposta sobre a fonte pagadora dos rendimentos com Embaixador, pois eu já tentei com a Central de Atendimento ao Superhost e não consegui, eles me orientaram a perguntar a um contador ou à Receita Federal 🙄

 

Eu venho declarando como aluguel somando aos valores das minhas acomodações, mas pelo que você me esclareceu, não esta correto, e realmente faz todo o sentido!

 

Fico na torcida para que você consiga esta informação para que eu possa fazer da maneira correta a partir de agora 🙌

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

se vc è embaixadora, vc tem um manager regional (que acredito seja lucas) com o qual vc fiz a intervista, ou vai nos encontros dos ambaixaodres, etc.  Vc precisa perguntar a ele.  eu vou colocar o assunto na pauta da minha reunião, mas a pessoa com a qual vou encontrar nao è especifica de embaixadores.  

 

@Claudia2988 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias