Mais anúncios = Maior dificuldade de manter o SuperHost = Menos reservas

Luxury-Flat1
Level 2
Natal, Brazil

Mais anúncios = Maior dificuldade de manter o SuperHost = Menos reservas

Olá, sou anfitrião ha mais de 7 anos. Até ano passado eu cuidava apenas de um único espaço e SEMPRE ganhava superhost. Esse ano 2023 adicionei 9 unidades e hoje aou anfitrião de 10 espaços em Cidade diferentes (Natal e Londrina). Após aumentar a minha exposição as avaliações com essas 10 espaços eu perdi o Superhost e anúncios que nunca tiveram uma baixa avaliação estao tendo problemas. O exemplo é o meu espaço em Natal que hoje diminuiu muito as reservas por não ser mais super host. Acredito que avaliar o anfitrião e não o espaço seja um erro. É como uma empresa que é ótima ser prejudicada devido a outra empresa apenas por ter um sócio em comum. A plataforma com essa forma não motiva o anfitrião a adicionar mais espaços. Fora que hoje por não ser super host não tenho um canal de atendimento com prioridade mesmo sendo proprietário de 10 espaços. Enfim…acho que a plataforma deveria dar uma atenção 

7 Respostas 7
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Luxury-Flat1 

Sua colocação está um pouco confusa.

Há dois tipos de avaliação, uma da acomodação e da experiência do hóspede (nota e comentários) e a outra referente ao título de Superhost, cujos critérios dizem respeito exclusivamente ao anfitrião, nada alí é relacionado à acomodação.

Ao fazer a Busca, o hóspede visualiza os dois, tendo ambos para lhe embasar.

Evidente que o status de Superhost acaba tendo alguma influência na decisão, afinal, é primeiramente com o anfitrião que o hóspede tem que lidar, são dele os cuidados dispensados à acomodação.  

Acaba sendo um critério que traz mais confiabilidade.

Além disso vc teve alguns problemas de manutenção e  comodidades como mau funcionamento da televisão e do Wifi, problemas na informação da senha, barulho na geladeira, limpeza deficient além de falta de material de limpeza, ventiladores insuficientes, máqualidadeda roupa de cama e colchão velho e desgastado...

Enfim, são quesitos que dependem e necessitam do "olho" do anfitrião 

De qqr forma a quantidade de acomodações ou a maior "exposição", à priori não influencia nos quesitos de Superhost e sim seu desempenho. 

Se pensar bem, ter mais espaços até ajuda a alcançar o critério do mínimo de 10 reservas ao ano. 

Talvez fosse o caso de vc repensar se está mesmo preparada pra dar conta de 10 espaços em cidades diferentes.

Espero ter ajudado. 

Obrigado pela resposta. Mais pessoas me avaliando automaticamente aumenta a minha exposição para receber nota baixa e consequentemente perder a nota básica requisito para o super host. Dias antes da última avaliação eu estava com 4.8 porém uma hospede aqui em Londrina se chateou por um galo no vizinho e me deu 2 estrelas que automaticamente baixou a minha nota geral e não me fez voltar a ter superhost no dia da verificação. Sem o selo o meu anúncio em Natal que sempre teve mais de 95% de ocupação não aparece nas páginas iniciais. Em Dezembro vou adicionar mais 16 unidades e muito provavelmente vai ficar impossível de reaver o superhost não devido a falta de cuidado ou desleixou. Mas sim a maior exposição. Eu como usuário vou locar um espaço X e vou avaliar o espaço X. Pôr que o espaço Y tem que ser prejudicado. Tudo bem que é o anfitrião mas dessa forma perdemos a singularidade de cada espaço sem falar que dessa forma o usuário não se motiva a adicionar mais. Conheço pessoas que estão evitando adicionar espaço justamente para não prejudicar outro já bem ranqueado pelo selo. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

@Luxury-Flat1 

Se mais pessoas te avaliando aumenta o risco de notas baixas, na mesma proporção aumenta a chance de notas altas. E na mesma proporção a nota baixa terá maior diluição pois se trata de uma média proporcional. 

Uma nota 2, sozinha em meio à mais de duzentas avaliações, não seria suficiente pra baixar sua nota geral a ponto de perder seu título (a coisa da diluição). Ocorre que, como vc mesmo disse, sua nota já estava no patamar mínimo para Superhost (4,8) e com ela e talvez algumas outras, não teve jeito.

Poderia ser uma nota 4 que daria no mesmo.

E seguindo o mesmo raciocínio, se a perda do título pode prejudicar uma acomodação bem avaliada, da mesma forma a aquisição do título acaba elevando aquela acomodação com nota mais baixa. 

É tudo uma via de duas mãos 

No entanto pude observar que sua nota geral voltou a 4,8. Mas é aquela coisa, tá com a corda no pescoço. 

Porém, o que vai determinar a nota é a qualidade do serviço ofertado. Sabemos que sempre haverá aquele "carne de pescoço" a dar uma nota baixa por retaliação, mas não são recorrentes e, repito, acabam se diluindo em meio às notas altas (qto mais notas altas, melhor).

O que deu pra perceber é que vc liberou acomodações sem a devida checagem qto à oferta e funcionamento de vários itens e comodidades.

Vc mora em Natal e tem acomodações em Londrina!!! 

Fica claro que nem sempre vc consegue garantir aquilo que é ofertado no anúncio.

Grande chance de dar errado!!! 

E o hóspede não perdoa!

Nada disso é novo pra vc. Como bem disse, vc é anfitriã há 7 anos!!!

Vc correiu o risco em agir assim.

Tem um antigo ditado que diz "macaco que muito pula de galho em galho, leva tiro".

Reitero meu conselho, reveja suas prioridades

Muitas vezes, menos é mais.

Abraços!

Esse racional de quanto mais avaliação mais proporcionalidade não se aplica a essa métrica da plataforma pois o ponto de corte para o superhost não é a media que seria 2.5 estrelas e sim 4.8 logo a avaliação baixa tem muito mais peso que uma alta. Errou, eu moro em Londrina e não em Natal. O hospede quando aluga o espaço ele vai dormir no espaço e não comigo o anfitrião. Logo a nota referente as minhas hospedagens em Londrina prejudicar Natal não julgo correto. Se o empresário dono de 3 times futebol anda com um time ruim o que tem haver prejudicar o outro? Obrigado pela sua contribuição. Ótimo dia

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

@Luxury-Flat1 

Novamente vc está confundindo tudo.

Nunca mencionei uma métrica de 2, 5*, apenas apontei sua afirmação de que sua nota geral já estava no mínimo aceitável para garantir o título de Superhost. Com a nota 2, obviamente que a nota geral baixou de 4,8 e vc perdeu o título. 

Como disse, ocorreria até com um 4.

E sim, a nota geral é uma media aritmética, portanto qto mais notas, mais diluição haverá. 

E te digo com propriedade pois uma vez tive, por retaliação, nota 1* em tudo baixando Instantâneamente minha nota geral.

Mas não cheguei a perder o título pois minha nota geral era 5* e já tinha mais de 100 avaliações, à epoca.

A nota 1 dilui-se.

o mesmo não aconteceria se eu tivesse, por exemplo 10 avaliações, mesmo que nota geral 5*.

Na média aritmética, a nota 1* faria minha geral bsixar a menos que 4,8, me fazendo perder o título. 

É isso.

Tampouco se trata de um "time" (acomodação), prejudicando outro e sim a avaliação do "técnico" (anfitrião) servindo de referência e influenciando no conceito geral.

Outra coisa, eu não errei. A informação que vc mora em Natal, consta no seu perfil, tanto no daqui como no cadastro do Airbnb (não fui eu que preenchi o cadastro).

Tampouco disse que o hóspede vai dormir com vc.

De onde vc tirou isso???!!!

Enfim...

Tá dada minha contribuição.

Aproveite (ou não) o que achar pertinente. 

Abraços!

Felipe908
Level 1
Paris, France

Concordo com o colega que o respondeu. A nota é apenas uma ilustração de toda a experiência. Ainda que o problema do galo não esteja no seu controle, a forma como você vai reagir para ajudar, pode influenciar positivamente. Concordo que o critério para cálculo das estrelas é estranho as vezes (uma avaliação negativa tem muito peso se comparada com 10 positivas). Mas como você vai lidar com isso em 10/20/30 anúncios só vai te ajudar a melhorar. Quanto mais anúncios mais fácil atingir um status de super host, pq são vários s anúncios trabalhando para isso. Mas eles só te ajudam se você performar. Da mesma forma que ajudam, podem te apresentar mais desafios multiplicados por 10/20/30.

Carlos-Alberto64
Level 7
Santiago Maior, Portugal

Olá Luxury Flat,

Normalmente anfitriões têm nome o que os torna "mais humanos".

Eu concordo totalmente com @Denise583 porque como anfitrião você é avaliado pela média dos seus desempenhos em cada alojamento. Se a Airbnb só quisesse promover a excelencia entre os alojamentos faria o que você gostaria que fizesse, separando as coisas, mas a Airbnb quer promover a excelencia entre anfitriões e por isso os avalia pela sua performance através de todos os alojamentos geridos. 

Agora, se você quiser evitar o "problema" coloque outras pessoas como anfitriãs (distribua os alojamentos entre familiares) e continue gerenciando você mesmo.

Afinal Luxury Flat poderia ser qualquer um né?   pisc!

abs

Carlos

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias