O Airbnb parou de me pagar

Vinicius137
Level 2
São Paulo, Brazil

O Airbnb parou de me pagar

Olá,

Gostarei de saber se alguém mais está tendo problemas para recebimento das diárias. Sou superhost há 5 anos e este mês de Novembro meus pagamentos foram interrompidos quando adicionei uma nova forma de pagamento. Estou conversando com eles há vários dias e ninguém me passa uma posição sobre o que está realmente acontecendo.

Estou bancando pagamentos de diaristas, lavanderia, manutenção.

Reclamo diariamente e eles dizem apenas para eu esperar para uma equipe técnica entrar em contato.

Nunca havia acontecido antes. Uma empresa de tecnologia devia resolver questões assim em horas.

 

25 Respostas 25

Oi @Laura!

 

Pegando o bonde andando, então vou responder o que acho que entendi:

 

1 - PIX é uma forma de uma pessoa pagar ou receber dinheiro como se fosse à vista, como se a pessoa estivesse fazendo uma transação em dinheiro vivo, precisa que as partes tenham qualquer tipo de conta bancária, por exemplo, poupança ou conta corrente, em bancos físicos ou virtuais e uma chave, esta, essencial para validar ou fazer uma transação. 

 

2 - O Airbnb não utiliza o pagamento ou recebimento via PIX porque não quer, não existe nenhum impedimento ou dificuldade legal, o que pode ocorrer, dentre outras coisas, é que para o Airbnb não interessa esse tipo de operação, porque, no mínimo, eles teriam que alterar vários itens dos Termos de Serviço de Pagamento, sei lá se eles querem isso.

 

3 - Nos Termos de Serviço de Pagamentos, na cláusula 2.3, explica bem porque eles preferem o cartão de crédito como forma de pagamento pelo hóspede e se utilizassem o PIX, não poderiam fazer isso, vejamos:

 

2.3 Autorização de Pagamento. Você permite que o Airbnb Payments efetue cobrança na sua Forma de Pagamento (incluindo cobrança de mais de uma forma de pagamento), direta ou indiretamente, por todas as taxas devidas (incluindo quaisquer impostos aplicáveis) em conexão com sua conta do Airbnb, incluindo valores de Reivindicação de Danos de acordo com os Termos e com a Cláusula 6.

 

4 - Quando o hóspede faz uma reserva e cadastra um cartão de crédito, automaticamente ele está aceitando os Termos de Serviço de Pagamentos, que implica em várias coisas, inclusive o mencionado na cláusula 2.3 do referido Termos, com o PIX não existe esse tipo de vinculação.

 

5 - O PIX é uma forma de pagamento ou recebimento à vista e a chave PIX, quando informada, serve somente para a pessoa ser creditada e NUNCA cobrada. 

 

Indico a leitura dos Termos de Serviço de Pagamentos para que cada um possa fazer melhor o seu juízo de valor. 

Resumindo aqui a coisa amigo @Fabricio50, bastaria uma adequação, correto?

Sim, o Airbnb teria que mudar parte dos "Termos e Serviços", coisa que já faz regularmente qdo do seu interesse 

Sim, a chave PIX serve pra "creditar", o que seria para o caso de algum reembolso ao hóspede 

E existe o código PIX para efetuar as cobranças, código este que vincula o Airbnb ao valor devido.

Acho que dá pra cobrir as transações efetuadas pelo Airbnb 

 

Então @Laura , penso que são adequações válidas e pertinentes ao mundo atual, à tecnologia atual. 

O Airbnb como uma empresa de tecnologia de ponta, certamente tem meios de adequar, não só o PIX como outras formas de pagamento. 

E um cartão de crédito não é referência de histórico de bom pagador, até porque o hóspede pode usar cartão de qqr outra pessoa, não necessariamente o dele.

Uma vez o pagamento efetuado corretamente, o quê importa se foi por cc, por PIX e etc.?

O importante é o pagamento kkkk.

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Sabia que o @Fabricio50 ia saber explicar para gente @Denise583 😅

 

Acho que o ponto mais importante levantado foi em relação à falta de vinculação do PIX e oque eu acho que seja a maior questão para o Airbnb não permitir esse tipo de pagamento. 

 

Pelo oque parece as formas de pagamento aceitas tendem a ser iguais no mundo todo, com algumas exceções, então acho que se introduzissem esse tipo de pagamento ou até começar a aceitar cartão de débito, eles provavelmente teriam que fazer isso para o resto dos países.

 

Agora uma coisa que eu fiquei pensando foi: por um período curto de tempo foi aceita o pagamento por boleto bancário (que não deu certo) e isso é algo só do Brasil ( já tentei explicar isso para gringo mas eles não entendem 😅) ....porque será que eles lançaram essa forma de pagamento, e ainda mais, porque não deu certo?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Falta de vinculação com o quê?

O PIX é vinculado a uma conta corrente. 

Qual outro vínculo seria necessário?

 

Confesso que não lembro do pagamento por boleto. 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583 , os hóspedes que fazem as reservas aqui na plataforma precisam cadastrar a forma de pagamento primeiro....como eles fariam isso com o PIX? 🤨

 

E outra pergunta ainda mais pertinente- esse tipo de pagamento não existe nem parecido aqui no Reino Unido ou Europa ( não posso afirmar sobre os EUA mas acredito que também não tenha por lá)... será que não é algo que funcione especificamente para o Brasil pelas taxas de pagamento dos bancos com transações anteriormente? Porque como não existe esse tipo de taxa por aqui, o PIX não tem nenhuma vantagem já que qualquer transferência já é quase um PIX!

 

Acho que o boleto bancário foi aceito por muito pouco tempo ( acredito ter sido um caos) e acho que desde 2019 que não é aceito....

mais ou menos na mesma época que você e o @Fabricio50 entraram aqui não foi?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura 

Como disse, não entendo de sistema financeiro, mas sei que o PIX está atrelado a uma conta corrente e o hóspede cadastraria essa conta.

Tbm creio ser possível ele cadastrar a sua chave para quando fosse necessário algum reembolso ou ressarcimento e, uma vez sua conta corrente cadastrada, bastaria o Airbnb enviar um código PIX para essa conta qdo fosse necessário algum pagamento por parte do hóspede.

 

O fato de não haver essa modalidade fora do Brasil não vejo como um problema, uma vez que qqr pagamento de reserva é feito, no ato do fechamento, diretamente ao Airbnb e é este que repassa para o anfitrião diretamente em sua CONTA CORRENTE cadastrada (não há cartão de crédito nas transações com os anfitriões). 

Então se é possível usar outra forma de pagamento que não o cartão de crédito, para o anfitrião, por que o mesmo não pode ser possível com o hóspede?

É questão de vontade.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ponto importante esse que você levantou @Denise583 sobre a diferença do pagamento do hóspede na plataforma e do Airbnb para o anfitrião!

 

Pensando por esse viés a única resposta plausível é de que eles não querem correr o risco com os hóspedes por algo que somente é possível com o pagamento por cartão de crédito mesmo! Porque se tem uma coisa que as empresas querem hoje em dia é atrair todo e qualquer tipo de público!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Acho muito difícil existir algo que só possa ser pago através de cartão de crédito.

Já é meio que uma tecnologia ultrapassada, mais e mais estão preferindo opções mais dinâmicas e, principalmente, isentas de taxas. Qdo muito, optam pelo cartão de crédito virtual, oque tbm não dá certo com o Airbnb. 

 

E aí entra uma grande contradição, porque essa coisa "amarrada" da forma de pagamento tem é afastado muitos hóspedes.

Na verdade, nos últimos meses,  o que mais tem acontecido é o Airbnb perder usuários para outras plataformas (que, inclusive, usam PIX). 

@Laura e @Denise583 , quando entrei em 2019 no Airbnb, já não existia a forma de pagamento via boleto, forma essa que só existia no Brasil e dava muitos problemas, vejam aí nesse vídeo do link 👇:

 

https://youtu.be/1tOnX-6XIHE

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu gosto muito dos vídeos desse canal @Fabricio50 ! A explicação foi muito clara e explicativa.... deve ter sido um caos essa forma de pagamento de boleto!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Nádia21
Level 2
Brazil

Olá....sim...eu estou....hóspede chegou diaz28 dez e hoje 5 jan não recebi pagamento....site sacaneando muita gente...vou tirar meu imovel daqui....todo mundo deveria fazer isso, escolher outra plataforma e ferrar com esses sanguessugas 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias