Prejuízo com energia elétrica

Respondido!
Milton150
Level 2
Porto Alegre, Brazil

Prejuízo com energia elétrica

Boa noite! Pra quem puder e quiser me responder: Sou anfitrião de 1 apê pequeno (espaço inteiro) em P Alegre-RS. Recentemente tive um hóspede que ficou por 3 diárias, encerrando essas no domingo, 19-06, ontem.  Esse hóspede fez o check-out  ao meio dia e como eu não poderia estar presente, devido estar fora da cidade, recomendei que após a saída do prédio colocasse chaves do apê, na caixa de correio que está fora, na frente. Isso foi feito.  Ocorreu que só hj, um dia após,  as 12:00 que pude ir para verificar e fazer limpeza. Daí, ao entrar, me deparei com as janelas escancaradas e com o aparelho de Ar Condicionado ligado: um problema  porque esse se manteve funcionando por, no mínimo, 24 horas mais e consumindo muita energia devido tudo aberto.  Uma preocupação agora porque presumo que a próxima conta de luz será 3 vezes maior ou mais. Então, como sou anfitrião que pratica o benefício mútuo ao máximo (uma diária é cobrada em torno de R$ 65,00 incluindo taxas do Airbnb), tive um enorme prejuízo com esse hóspede.  Assim, pergunto: há alguma maneira de obter ressarcimento desses custos numa conta que ainda virá ?

1 Melhor Resposta
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Milton150 

 

O que seria "uso irresponsável dos aparelhos de ar condicionado e chuveiros elétricos"?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Exibir Melhor Resposta no post original

8 Respostas 8
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Milton150 !

 

A resposta para a sua pergunta é não, vc não tem como se ressarcir desse tipo de prejuízo, mas, vc pode cobrar a energia por fora, é uma forma de impor uma consciência energética ao hóspede gastão, como também, uma forma justa de cobrar pelo que o hóspede usou de energia efetivamente, com isso, não haverá mais desperdícios de energia e nem surpresas nas suas reservas. 

 

Aqui na CC tem vários tópicos discutindo e mostrando as formas de cobrar a energia por fora, a @Laura pode facilitar e colocar alguns links dessa discussão por aqui.

 

Bons negócios. 

 

Fabricio:)

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Oi, Fabrício! já conversamos um pouco aqui na comunidade sobre esse tipo de cobrança, como você bem pontuou. Como você faz essa logística do pagamento pelo consumo? você procura os hóspedes após o check out e envia os valores junto com a forma de pagamento ? 

 

No meu imóvel investi em aparelhos de ar condicionado econômicos e inteligentes (tenho como visualizar o consumo e quantas horas eles passam ligados e até hoje só um locatário "sem vergonha" deixava o aparelho ligado durante o dia enquanto estava ausente - mas ainda assim se manteve na média de consumo que calculo por diária. 

 

Uma solução para inibir esse tipo de conduta é colocar no contrato de locação que o uso irresponsável dos aparelhos de ar condicionado e chuveiros elétricos acarretarão em cobrança e que faço a medição sempre antes e após check out.

 

 

Alyson Lima
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Milton150 

 

O que seria "uso irresponsável dos aparelhos de ar condicionado e chuveiros elétricos"?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Olha, a situação que relatei é quanto ao uso do ar condicionado. Apesar de aviso,  no interior do apê para hóspedes desligarem todos os aparelhos antes de saírem, esse que referi, ao sair após o meio dia do último domingo, deixou o aparelho de Ar ligado e o pior; com as janelas escancaradas. Fez-se grande prejuízo porque só pude ir ao apê na segunda no começo da tarde e aí deparei-me com a situação, essa agravada porque atualmente fazem dias bem frios em Porto Alegre e ficou ligada a calefação por mais 24 horas e com janelas abertas.  Então, isso não é uso irresponsável? Entendo que mais, que é intenção de prejudicar mesmo ou o hóspede é alguém incapaz de perceber o que é correto e recomendável.  Nisso tudo o que mais me desanima é que  creio praticar ao máximo a preconização de benefício mútuo, não tenho quase nada de lucro e os valores da hospedagens são apenas para manterem o apê, ou seja, cobrirem as despesas relativas a um imóvel de condomínio.

Oi @Milton150 

Apesar de não ser o padrão do hóspede Airbnb, sempre deve-se antever todas as situações possíveis. Algumas são possíveis de prever, outras vão surgindo e a gente vai aprendendo a lidar com elas. 

Existem fechaduras eletrônicas (senha e/ou tags) que funcionam conjuntamente com um "economizador de energia".

Não tenho meiores detalhes, mas a coisa funciona mais ou menos assim: O circuito de luzes e tomadas (ar condicionado, forno elétrico e o que mais vc decidir incluir no circuito), só funciona mediante o tag ou liberando a porta pra entrar, ou seja, o hóspede precisa estar dentro do imóvel. Uma vez que o hóspede saia do e trave a porta por fora, o sistema automaticamente  desligará o circuito. 

Pesquise, acho que seria uma boa pra vc.

Espero ter ajudado 

 

Oi @Alyson48 !

 

Então, toda a sistemática de cobrança da energia por fora explico ao hóspede, quando perguntado, através do contato pelo chat, já tenho uma reposta salva na ferramenta RESPOSTA RÁPIDA, mas é de suma importância essa cobrança está clara e prevista no anúncio, coloco na descrição e nas regras da casa.

 

Segue a informação que dou ao hóspede quando da consulta me perguntam como se dá a cobrança e a média que se paga em um final de semana:

 

Sobre a energia elétrica, valor e medição do consumo:

 

A energia elétrica consumida será paga, em dinheiro ou via pix, ao final da hospedagem, ao preço de R$ 1,00 (um) real o KWh.

 

Uso esse critério como forma de cobrar uma diária mais em conta e como estímulo a um consumo racional e consciente da energia elétrica por parte do hóspede.

 

A verificação do consumo se dará da seguinte forma:

 

=> As partes vão ao contador de energia e fotografam ou anotam o que estiver marcando, ao final da hospedagem, voltam ao contador de energia e verificam a nova marcação, a diferença entre a marcação da chegada com a marcação da saída, resultará no consumo da energia feita pelo hóspede.

 

Exemplificando, se o contador estiver marcando 100 KWh no início e ao final estiver marcando 150 KWh, a diferença a ser paga é de 50 kWh, ou seja, 50 reais.

 

A média que pagam no consumo de um fds varia de 60 a 80 reais.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Milton150 e @Alyson48 , 

 

nesse tópico aqui os anfitriões discutiram sobre a cobrança de energia elétrica de acordo com o consumo, vou marcar o @Dilton3 pois ele tem um medidor interno e repassa esse valor ao hóspede, espero que ajude vocês!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Dilton3
Level 5
State of Bahia, Brazil

Olá @Alyson48 e @Milton150  @Laura , uso os medidores internos nos meus aptos, esse é o monofasico https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692866072-medidor-consumo-de-energia-monofasico-110v-127v-65...

 esse é o bifasico https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744664070-medidor-bifasico-110110220v-100a-hiking-2-fases-ne...

Toda a cobrança esta descrita nas regras da casa, e isso começõu por termos ar condicionado e ventiladores em todos os imóveis, então o hóspede escolhe o que vai usar e qual o custo que vai ter.

Mas acho que o problema do Milton é muito serio, você deveria envolver o setor de resoluções do AIRBNB para tentar reduzir seu prejuízo.

Qualquer coisa estou a disposição 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias