Reservar fora do Airbnb: Hóspedes preferem utilizar formas de pagamento não aceitos pela plataforma.

Respondido!
Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

Reservar fora do Airbnb: Hóspedes preferem utilizar formas de pagamento não aceitos pela plataforma.

Olá CC todos bem?

Se você é como eu, que prefere recusar uma reserva do que aceitar fazer por fora da plataforma AIRBNB, vamos juntos navegar por esse caminho e avaliamos os resultados. Neste, discutiremos as formas de pagamento que o Airbnb não disponibiliza (e deve ter seus motivos para não aceitar).

Muitos de nós já recebemos a clássica pergunta: "Você aceita pagamento por fora do Airbnb?" Antes de prosseguir, é importante ressaltar que há anfitriões que optam por aceitar reservas fora da plataforma, e isso é perfeitamente aceitável. Não estamos aqui para julgar ou desencorajar essa prática, pois muitos anfitriões têm experiência em reservas por contrato ou utilizam outras plataformas. O objetivo é compartilhar a minha experiência e como estou lidando com essa situação, em um teste piloto para tentar converter o usuário na plataforma.

A grande quantidade de usuários que fazem essa abordagem é surpreendente. Ao receber tal pergunta, minha primeira ação é  denunciar o caso utilizando as opções fornecidas pelo Airbnb (conforme evidência abaixo). No entanto, em alguns casos, a denúncia não resulta em ações imediatas por parte do Airbnb, e os usuários conseguem realizar a reserva mesmo após a denúncia.

Ricardo1643_0-1698872748079.png Ricardo1643_1-1698872788791.png Ricardo1643_2-1698872837215.png

Uma possível solução para oferecer aos hóspedes mais opções de pagamento é o uso de Cartões de Presente (gift cards). Entrei em contato com o suporte para entender onde esses cartões podem ser adquiridos, e a resposta foi que os cartões são comprados em plataformas externas, como Pic Pay, Ba nco do B rasil, Ba nco In ter, Ameri canas e Sub marino. Além disso, as definições de valores dos cartões são feitas pelos próprios, não pelo Airbnb.

Ricardo1643_3-1698874862341.png

PÓS: Uma das vantagens desse cenário é que os hóspedes que não desejam usar cartão de crédito devido a limitações de crédito ou restrições de gastos, podem utilizar várias formas de pagamento fornecidas pelas lojas, como débito em conta, boleto, PIX e cartão de débito para adquirir um cartão de presente. Esse saldo pode ser usado para efetuar reservas no Airbnb, e não há limite de uso de cartões. Qualquer saldo não utilizado em uma reserva fica disponível no perfil do hóspede para ser utilizado em reservas futuras. Até o momento desta publicação, não há data de expiração para esse saldo.

CONTRA: No entanto, o Airbnb não facilita completamente esse processo, desafiando a paciência e a usabilidade dos hóspedes. Mesmo que o usuário não pretenda usar um cartão de crédito para fazer a reserva e deseje usar apenas o saldo do Cartão de Presente, ainda será necessário fornecer um número de cartão válido ao fazer uma reserva na plataforma. Isso pode ser visto como um inconveniente por alguns usuários, mas ainda assim é uma solução para que não precise utilizar o saldo do cartão de crédito.

Para obter mais informações sobre Cartões de Presente, você pode acessar o link: https://www.airbnb.com.br/giftcardsimage.png

Espero ter contribuido e que realmente seja uma solução para alguns hospedes.

Vou marcar aqui a @Laura para caso tenha algum anfitrião que utilizou esse caminho e tem funcionado, possa nos dar um feedback aqui.

Até breve CC.

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.
Melhor Resposta
Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

Oi @Ricardo1643 ..

Realmente a vida limitada apenas ao cartão de crédito é bem difícil... Esse ano tentei focar um pouco nos eventos, especificamente às equipes de organização dos eventos e rendeu excelentes frutos. Mas o meu problema era que essas empresas raramente operam com cartão de crédito. Algumas eu fiz contrato de locação por entender que era seguro, outras, eu insisti no Airbnb com essa ideia de Gift Card. 

O maior problema era de que "depois que compra o cartão presente, não há estorno". Eu tive que deixar muito claro isso, e um deles eu me comprometi reembolsar caso o evento fosse cancelado do meu dinheiro (e a pessoa me passava o direito de uso ao crédito para uma viagem minha). 

Tive casos de hóspedes que organizam a viagem para 10 pessoas e não possui limite para arcar com tudo, daí incentivamos a cada um comprar o cartão presente e uma única pessoa adicionava na conta dela e depois fechou a reserva pagando apenas a parte dela no cartão pessoal. 

Realmente a limitação de cartão de crédito atrapalha MUITO. Se não existisse a opção de cartão predente eu até poderia defender o Airbnb por focar em hóspedes com crédito na praça... Mas do momento que eles aceitam, e a pessoa pode adquirir usando qualquer forma de pagamento, cai o argumento e fica pra mim apenas a impressão de preguiça de oferecer formas específicas em cada país. 

Estamos aqui para ganhar dinheiro, assim como eles, gostaria que 100% das minhas reservas fossem dentro da plataforma, mas entre ficar ocioso ou encontrar outras formas seguras, obviamente vou optar por ganhar mais dinheiro sem eles. Uma pena. 

Exibir Melhor Resposta no post original

8 Respostas 8
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ricardo1643 , fantástica publicação, obrigada por compartilhar essa informação aqui conosco... que eu saiba, o @Leonardo798 já deu essa ideia para hóspedes comprarem o cartão e conseguiu garantir algumas reservas com isso.

Você já indico essa opção de pagamento para algum hóspede?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

Oi @Ricardo1643 ..

Realmente a vida limitada apenas ao cartão de crédito é bem difícil... Esse ano tentei focar um pouco nos eventos, especificamente às equipes de organização dos eventos e rendeu excelentes frutos. Mas o meu problema era que essas empresas raramente operam com cartão de crédito. Algumas eu fiz contrato de locação por entender que era seguro, outras, eu insisti no Airbnb com essa ideia de Gift Card. 

O maior problema era de que "depois que compra o cartão presente, não há estorno". Eu tive que deixar muito claro isso, e um deles eu me comprometi reembolsar caso o evento fosse cancelado do meu dinheiro (e a pessoa me passava o direito de uso ao crédito para uma viagem minha). 

Tive casos de hóspedes que organizam a viagem para 10 pessoas e não possui limite para arcar com tudo, daí incentivamos a cada um comprar o cartão presente e uma única pessoa adicionava na conta dela e depois fechou a reserva pagando apenas a parte dela no cartão pessoal. 

Realmente a limitação de cartão de crédito atrapalha MUITO. Se não existisse a opção de cartão predente eu até poderia defender o Airbnb por focar em hóspedes com crédito na praça... Mas do momento que eles aceitam, e a pessoa pode adquirir usando qualquer forma de pagamento, cai o argumento e fica pra mim apenas a impressão de preguiça de oferecer formas específicas em cada país. 

Estamos aqui para ganhar dinheiro, assim como eles, gostaria que 100% das minhas reservas fossem dentro da plataforma, mas entre ficar ocioso ou encontrar outras formas seguras, obviamente vou optar por ganhar mais dinheiro sem eles. Uma pena. 

Perfeito @Leonardo798 , realmente é estranho a não priorização do AIRBNB em incluir mais formas de pagamentos, ao menos que seja uma básica de Transferencia bancária ou pix, dado que em ambos o crédito é rápido e "sem taxas".

Começei fazer essa estratégia essa semana, vamos ver se vou conseguir converter algo.

Atualmente eu recuso por fora, porque esse espaço que fica na agenda eu estou abrindo para visitas  de corretores e pessoas que desejam Comprar ou fazer locação fixa por 30meses. 

Ricardo Santos QA

.
.
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leonardo798 , @Ricardo1643 , essa questāo sobre aceitar diferentes formas de pagamento tinha sido já levantada aqui na CC algumas vezes e eu já perguntei se existia alguma previsão de outras formas de pagamento serem aceitas. Não sei exatamente o motivo, mas sei que isso tem sido visto pelo time do Airbnb Brasil, espero que em breve tenhamos boas notícias sobre isso!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

SHow de bola @Laura, ótima notícia.
Eu sempre efetuo a denúncia, justamente pelo fato de existir a exata opção sobre formas de pagamento, na certeza que isso está gerando os dados necessários para que o AIRBNB possa perceber o impacto negativo que isso causa hoje, e poderem incluir essas formas. Dado que isso é uma iplementação que favorece o próprio AIRBNB ao converter mais hospedes.

Fico na torcida aqui, pois já atuei em inumeros projetos que existiam dados suficiente para ser feito melhorias e quem impactam positivamente empresas e pessoas, mas infelizmente não tinham pessoas focadas em tratar os dado e analiar para fazer seguir o melhor caminho e acabavamos atuando em features enviezada na percepção de negócios. Certamente não deva ser o caso do AIRBNB, mas seria muito bem vindo a priorização desse item.

Ricardo Santos QA

.
.
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu confesso que quem vê de fora pode parecer fácil implementar essas mudanças (pelo menos eu sempre me perguntei isso e achei que era algo relativamente simples de ser implementado), mas por não terem feito essas atualizações na forma de pagamento até hoje é porque algo mais deve ser avaliado, porque como empresa é do interesse deles fazer isso, então fico sempre na dude qual seria o maior impedimento nesse caso @Ricardo1643 ....

-----

Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

Sim @Laura, quando coloco esse

ponto é mais no sentido de entender mesmo o pq não atuar nesta frente, dado que convém a todos.

(Quem quiser aí me ajudar e ou corrigir, fiquem a vontade, é só minha perspectiva sobre o caso)

Vou tentar descrever, rs

De uma forma bem simplista em dizer o que pode ser a provável dificuldade ou impedimento é a questão internacional;

No geral, o pagamento com cartão de crédito é visto como uma forma internacional de meio de pagamento, “os outros são nacionais”. Tudo que envolva internacional para nacional e vise versa precisa de intermediário, o que gera mais custos para as empresas.

Ai entra todo time de negócio e TI para entenderem as leis e permissões de cada país, políticas de seguranças, garantias, análise de horas de desenvolvimento, para então conseguirem analisar melhor o ROI e tomarem a decisão frente a outras demandas.

Ricardo Santos QA

.
.
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu sempre achei que fosse isso também @Ricardo1643!!

Porque essas outras formas de pagamento são muito específicas do Brasil, PIX por exemplo não é algo que existe em outros países, então imagina a burocracia que deva ser para criar um sistema que aceite isso porém em somente um país? Devem ser várias barreiras mesmo para essas mudanças serem implementadas, porque deve vir tudo do time central!

-----

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias