O conselho que daria a quem está iniciando no Aibnb? Se imag...
O conselho que daria a quem está iniciando no Aibnb? Se imagine um hóspede, pense em você e sua família, buscando aconchego, ...
Faça login com sua conta do Airbnb para continuar lendo, compartilhando e se conectando com milhões de anfitriões do mundo todo.
Saudações anfitriões.
Estou identificando diversas irregularidade na cobrança do percentual do IVA nas minha locações.
Utilizando uma formula que apliquei de acordo com históricos de reservas, utilizo o percentual de 2,989% calculado sobre a Taxa de serviço do Airbnb.
Porém nas últimas locações que fiz todos os valores foram divergentes.
Fiz contato com o suporte, não souberam me responder os percentuais desses cálculos deles, de uma forma muito estranha.
Sigo em contato com o suporte, porém mais uma reserva sofreu divergências nos cálculos., totalizando 5 reservas com valores diferentes.
Alguém mais com esse tipo de questionamento?
Olá @Roberta1318
Tudo bem?
Que eu saiba não existe IVA ainda no Brasil. O projeto de reforma tributária que contempla a criação do IVA começa a vigorar em 2026 e será implementado por etapas até 2033.
Não está claro ainda qual será a alíquota para atividades como a nossa na airbnb nem quando entraria em vigor.
Atualmente sobre a taxa cobrada dos anfitriões pela airbnb (3%) a "taxa de serviço do anfitrião" incide ISS que varia de município a município mas oscila entre 2 e 3%. do valor da taxa airbnb.
abs
Carlos
Ola Carlos!
perfeita a sua colocação.
Acho que não me expressei bem na minha pergunta.
O IVA no Brasil = impostos federais e municipais, no entanto, calculei um percentual, baseado nos valores fornecidos pelo airbnb, cheguei ao número 2,898%
Porém esse númeo oscila e em algumas reservas os valoresz tem demonstrado muita divergência.
esse valor que você calculou é o ISS, imposto municipal, que incide sobre o aluguel + taxas várias + taxa da airbnb. Nada a ver com IVA.
A pequenas diferenças provavelmente se devem a arredondamento e/ou o efeito de taxas de câmbio.
Olá Carlos, vocês em Portugal também estão retirando dos hóspedes a taxa de 3% e nos anfitriões pagando os 15%.? Isso foi recomendado, porem Não sei se isso está afetando os anúncios e busca em geral. O valor fica mais barato e transparente para o hóspede, porém o anfitrião passa a pagar mais para a plataforma.
Ola!
eu faço o pagamento integral dos impostos e taxas e tenho tido bons resultados.
Acaba impactando nosso caixa, mas tento compensar no valor diária.
E a transparencia para o hospede funciona beeem melhor
Olá @Bianca914
Eu moro em Porgtugal mas meus alojamentos ficam no Rio de Janeiro.
Essa questão da taxa de 15% é controversa. Mas não faça confusão. Se você optar por você pagar a totalidade da taxa airbnb deve ajustar seu preço de forma a compensar. A vantagem é que os hóspedes vão ver um preço só (que se você calcilar bem será o mesmo que teriam visto normalmente), sem adição de taxas. Outra vantagem, um pouco maior que a primeira, é que as taxas que a airbnb cobra do hóspede variam de país a país e em certos países podem passar dos 15% perfazendo uma taxa airbnb total (a sua mais a do hóspede) superior a 18%. Optando pela taxa única de 15% paga por você, seu preço torna-se mais acessível para hóspedes nesses países sendo que você não perde nada se tiver calculado seu novo preço para recuperar os 12% a mais que você vai pagar.
Porém, a menos que a airbnb tenha mudado, quando você opta por essa forma o preço que aparece para o seu anúncio numa pequisa vai ser o total com os 15% enquanto o preço dos anúncios concorrentes que não optaram pela taxa única vão parecer mais baratos porque só incluem os 3%.
Carlos
Exato também tive essa surpresa , e conforme foi me passado em abril teve mudança começaram a cobrar no IVA : CONFINS,ISS e PIS antes de abril era só cobrado ISS no IVA.
O ruim que não especifica o valor da taxa do airbnb e valor do IVA; apenas vem o total TAXA + IVA
Conforme passado pelo airbnb tamben observei valores diferentes no IVA antes era só ISS depois de abril Confins, iss e pis o ruim que os valores não são bem especificados TAXA + IVA deveria ser separado