Ao anunciar um imóvel dentro da plataforma Airbnb, é muito i...
Última resposta
Ao anunciar um imóvel dentro da plataforma Airbnb, é muito importante se atentar a todos os detalhes, anúncios bem configurad...
Última resposta
Faça login com sua conta do Airbnb para continuar lendo, compartilhando e se conectando com milhões de anfitriões do mundo todo.
Qual valor que devo recolher, referente recebimentos de hospedagens?
O recolhimento do Carnê-Leão para aluguéis no Airbnb (Pessoa Física) é obrigatório se o rendimento mensal superar R$ 2.259,20 (referência 2025/2026).
O valor do imposto é calculado com base na tabela progressiva mensal do Imposto de Renda (até 27,5%), descontando-se as deduções permitidas, e o DARF deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte.
Regras e Alíquotas do Carnê-Leão (2025-2026):
Pontos importantes:
As regras de tributação podem ser alteradas pela Reforma Tributária, com incidência de novos impostos (como CBS) a partir de 2026, com alíquotas iniciais baixas, mas com possibilidade de aumento.
-
Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade
boa tarde,
Gostaria de saber porque o titulo da minha postagem foi alterada?
existe a opção de eu corrigir o titulo, como tinha configurado anteriormente?
@Christian3161 Essa regra é válida tanto para anfitrião, quanto para convidados anfitrião?
Como ficam as taxas de limpeza que recebemos para pagar a pessoa que faz esse serviço, lavagem do enxoval e compra de produtos de limpeza?
Boa noite,
Independentemente de ser o anfitrião principal ou coanfitrião, para a receita federal o que é levado em consideração é a conta no qual os valores estão sendo creditados os valores líquidos correspondente as hospedagens recebidas, seja CPF ou CNPJ.
Obrigado ao colega @Christian3161 por esclarecer essa questão importante e frequente.
Eu gostaria de acrescentar que não precisa se assustar ao ver a tabela de alíquotas e a mençao ao DARF.
Usar o site do Carnê Leão é super simples. Você informa o rendimento e as deduções e o sistema calcula automaticamente o imposto devido (não precisa quebrar a cabeça com as diversas alíquotas) . Aí é so premir o comando e o sistema gera o DARF para você pagar até o ultimo dia útil do mês subsequente ao do rendimento.
abs
Carlos
Bom dia,
Excelente seu complemento, acredito que a maioria das pessoas se assutam só pelo fato de pensar nos termos:
Carnê Leão
Imposto de Renda
Receita Federal
Olá Christian, tudo bem ?
comecei a alugar no airbnb ano passado e esse é o primeiro ano que tenho que fazer a declaração do IR considerando a renda dos aluguéis.
todos aluguéis fui lançando no carne leão, mas nao geraram nenhum DARF por conta do valor estar dentro dos limites, abaixo dos R$ 2.259,20.
entretanto agora na declaração do IR essa renda está constando como tributável, alguém saberia me orientar o porque se eu nao excedi os 2.200 por mês de rendimento?