[GUIA] Qual valor que devo recolher, baseado nos recebimentos de hospedagens?

[GUIA] Qual valor que devo recolher, baseado nos recebimentos de hospedagens?

Qual valor que devo recolher, referente recebimentos de hospedagens?

O recolhimento do Carnê-Leão para aluguéis no Airbnb (Pessoa Física) é obrigatório se o rendimento mensal superar R$ 2.259,20 (referência 2025/2026).

O valor do imposto é calculado com base na tabela progressiva mensal do Imposto de Renda (até 27,5%), descontando-se as deduções permitidas, e o DARF deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte.

Regras e Alíquotas do Carnê-Leão (2025-2026): 

• Isento: Renda mensal até R$ 2.259,20.
  • 7,5%: Base de cálculo de R$ 2.259,21 até R$ 2.826,65 (dedução de R$ 169,44);
  • 15,0%: Base de cálculo de R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 (dedução de R$ 381,44);
  • 22,5%: Base de cálculo de R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 (dedução de R$ 662,77);
  • 27,5%: Base de cálculo acima de R$ 4.664,68 (dedução de R$ 896,00).

Pontos importantes:

• Deduções: Podem ser deduzidas despesas essenciais para a locação, como taxas de administração (Airbnb), condomínio e IPTU, desde que o ônus seja do locador.

• Como pagar: O recolhimento é feito via emissão de DARF no portal e-CAC da Receita Federal.

• Risco: O não pagamento gera multas e juros, além de penalidades da Receita Federal.

As regras de tributação podem ser alteradas pela Reforma Tributária, com incidência de novos impostos (como CBS) a partir de 2026, com alíquotas iniciais baixas, mas com possibilidade de aumento.

8 Respostas 8
Bella
Community Manager
Community Manager

@Christian3161 muito obrigada pela sua contribuição e pelo tempo dedicado para compartilhar seu conhecimento e experiência sobre este tema! Destaquei esta publicação na aba Gerencie seu negócio. 😉

-

Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade

@Bella 

Boa noite,

Fico feliz em poder contribuir na CC, muito obrigado 

@Bella

boa tarde,

Gostaria de saber porque o titulo da minha postagem foi alterada?

existe a opção de eu corrigir o titulo, como tinha configurado anteriormente?

@Christian3161 Essa regra é válida tanto para anfitrião, quanto para convidados anfitrião?

Como ficam as taxas de limpeza que recebemos para pagar a pessoa que faz esse serviço, lavagem do enxoval e compra de produtos de limpeza?

@Aline764 

Boa noite,

Independentemente de ser o anfitrião principal ou coanfitrião, para a receita federal o que é levado em consideração é a conta no qual os valores estão sendo creditados os valores líquidos correspondente as hospedagens recebidas, seja CPF ou CNPJ. 

Obrigado ao colega @Christian3161 por esclarecer essa questão importante e frequente.

Eu gostaria de acrescentar que não precisa se assustar ao ver a tabela de alíquotas e a mençao ao DARF.

Usar o site do Carnê Leão é super simples. Você informa o rendimento e as deduções e o sistema calcula automaticamente o imposto devido (não precisa quebrar a cabeça com as diversas alíquotas) . Aí é so premir o comando e o sistema gera o DARF para você pagar até o ultimo dia útil do mês subsequente ao do rendimento.

abs

Carlos

@Carlos-Alberto64 

Bom dia,

Excelente seu complemento, acredito que a maioria das pessoas se assutam só pelo fato de pensar nos termos:

Carnê Leão

Imposto de Renda

Receita Federal

Olá Christian, tudo bem ? 
comecei a alugar no airbnb ano passado e esse é o primeiro ano que tenho que fazer a declaração do IR considerando a renda dos aluguéis.
todos aluguéis fui lançando no carne leão, mas nao geraram nenhum DARF por conta do valor estar dentro dos limites, abaixo dos R$ 2.259,20.
entretanto agora na declaração do IR essa renda está constando como tributável, alguém saberia me orientar o porque se eu nao excedi os 2.200 por mês de rendimento?

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.