Guia completo sobre Imposto de Renda PF 2025 para Anfitriões

Josmar0
Level 2
Vitoria, Brazil

Guia completo sobre Imposto de Renda PF 2025 para Anfitriões

Guia completo sobre Imposto de Renda PF 2025 para Anfitriões. 😀

Meu nome é Josmar, sou anfitrião do Airbnb há mais de 10 anos. Administrador de formação com registro CRA-ES. Gravei uma aula de 50 minutos para colaborar com a Comunidade. Dúvidas, podem registrar nesse post, responderei tudo o que estiver ao meu alcance. 

Josmar0_0-1747226845846.png 

Josmar0_1-1747226873101.png

Josmar0_2-1747226904053.png

Josmar0_3-1747226916261.png

Josmar0_4-1747226926807.pngJosmar0_5-1747226937573.png

Josmar0_6-1747226965444.pngJosmar0_7-1747226977758.pngJosmar0_8-1747226998223.pngJosmar0_9-1747227012056.png

8 Respostas 8
⁨Luiz-F-⁩0
Level 1
Curitiba, Brazil

Olá Josmar, tudo bem?

vc tem o link do seu vídeo no youtube?
E tem alguma planilha de apoio para cálculo do imposto?

Olá @⁨Luiz-F-⁩0, sou professor Josmar. O link que inseri foi removido devido as políticas da comunidade. Vou postar outro link do gmail sem alguns QR CODE do vídeo de meu canal no youtube e no instagram. Esses itens não são permitidos. 

O vídeo foi inserido na postagem. Verifique se você consegue assistir. 

@⁨Luiz-F-⁩0 O link do vídeo está na descrição do Guia. Você me encontra como Professor Josmar. 

Alexandre1734
Level 2
Uruguaiana, Brazil

Boa tarde Josmar! Sou CLT e tenho um apartamento para uma renda extra, e no cadastro do carne leão tem a pergunta " autônomo" sim ou não, neste caso eu marco autônomo? coloquei inicialmente como não, assim me pediu o Nit e pis Pasep, preenchi os meses de março e abril, fiquei em duvida e tentei reverter e colocar como autônomo, mas até na questão da atividade não encontrei algo relacionado, apenas hotelaria ou algo parecido. Assisti seu vídeo, achei show, seria interessante realizar um com a explicação de como fazer o cadastro inicial no carne leão, com situações para quem já possui renda, assalariada clt ou estatutário.

Boa noite @Alexandre1734, não marque como autônomo, pois as receitas do Airbnb são decorrentes do pagamento de pessoas físicas. O Airbnb apenas transfere os recursos para os anfitriões, lá tem o campo CPF, mas não é obrigatório. Você deve somar todos os rendimentos que recebeu do primeiro dia do mês até o último. Esse DARF tem que ser pago até o último dia útil do mês seguinte. 

Pedro2147
Level 2
Salvador, Brazil

Olá, @Josmar0! Assisti seu vídeo ontem e encontrei essa postagem aqui pesquisando mais sobre o assunto. Fiquei com dúvidas em algumas coisas, se fosse possível esclarecer, acredito que muitos se beneficiariam:

1) Para lançamento do IPTU pago em cota única, deve-se dividir por 12 meses e lançar o correspondente em cada competência?

2) Em caso de ter co-anfitrião, como recebo o valor do aluguel já abatido desde montante, devo fazer o carnê com esse valor pago ao coanfitrião já deduzido, correto?

Agradeço desde já pela ajuda com essa aula!

Olá @Pedro2147

1-  Caso você tenha pago o IPTU em cota única, vc poderá lançar em um único mês. Por exemplo, seu IPTU foi de 1 mil reais e condomínio de mais 1 mil reais, seu ganho com Airbnb foi de 500 reais em determinado mês. Sua base de cálculo será de zero e vc terá um crédito de 500 reais (do IPTU) + 1 mil reais (valor não utilizado do condomínio). 

2- Como co-anfitrião, você recebe o valor integral, isso deverá ser informado no carnê-leão. Você está recebendo de pessoa física (no caso o anfitrião) 

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.