Estava achando interessante a experiência de ser anfitriã e integrar a comunidade do Airbnb, mas nas últimas 24h tenho vivido uma situação que não desejo a nenhum anfitrião: Houve a aprovação "direta" de uma hospedagem para uma Sra. chamada Julianna, para apenas uma hóspede, no caso, ela. Poucas horas depois recebi uma ligação confusa de uma terceira pessoa exigindo que eu a recebesse em horário diferente do que o meu anúncio propõe. Eu não estava na cidade, portanto, o check in seria realizado por uma amiga, também anfitriã, e fiquei d etentar viabilizar essa antecipação.
Tudo foi bem confuso e simplesmente chegou à minha casa uma pessoa diversa da Sra. Julianna, aos berros, fazendo escandâlo em frente ao prédio. Chamou a atenção dos vizinhos que saíram para prestar socorro à minha amiga que estava sendo constrangida por essa Sra. A situação foi tão absurda que minha amiga ficou assustada e simplesmente deixou essa pessoa estranha na casa, ainda discutindo com vizinhos, e se recolheu a um lugar seguro para me ligar. Foi quando viu também acessarem o apartamento alguns homens, carregando caixas e objetos estranhos, até uma TV e ventilador (mas meu apartamento é todo mobiliado).
Essa Sra., desconhaceida, se indispôs com outros vizinhos do prédio, e me ligou exigindo uma roupa de cama e banho diferente por dia, e foi quando entrei em contato com o Airbnb para solicitar que retirassem essas pessoas da minha casa e cancelassem a reserva.
Fiquei com medo e fui à polícia, que informou que não poderia ir ao apartamento, o Airbnb se limitou a tentar entrar em contato com a Sra. Julianna, que não respondeu as mensagens, nem as ligações. Após o que essas pessoas que estavam no apartamento me ligam novamente, fazendo ameaças e dizendo que não vão sair da casa.
Fui novamente à delegacia e liguei para a polícia, mas como nenhuma autoridade policial concordou em nos acompanhar, precisei pagar a alguem que pudesse oferecer um pouco de segurança e me dirigi ao apartamento. As pessoas que estavam lá dentro (sim, apesar de ser uma hospedagem para um hóspede, mais de um nos respondeu) se recusaram a abrir a porta (tem trancas internas), e apesar de termos nos apresentado e solicitado educadamente que abrissem a porta para que pudéssemos conversar... se limitaram a gritar coisas sem sentido de dentro do apartamento.
O airbnb cancelou a reserva e me mandou e-mail informando que contactou a hóspede, essa informou que não está na cidade mas que são familiares dela que estão la dentro. E ficou por isso, não houve nenhuma iniciativa eficaz por parte do Airbnb. Vários vizinhos me ligaram reclamando do escandâlo que essas pessoas causaram, e que não se sabe quem são, mas certamente pessoas suspeitas e que não coadunam com os principios de respeito e mínimo bom senso que o Airbnb deveria exigir.
O atendente do Airbnb disse que o documento estava "gerado", que bastava eu TIRAR UM PRINT do aplicativo que seria suficiente para a Polícia entender que a reserva foi cancelada e que seria necessário a retirada "forçada". Mas não é verdade, um "print" ou a mudança de status interna da hospedagem no app não são suficientes para a polícia emrpreender esse tipo de abordagem.
Agora está fazendo 24h que tudo isso começou, eu precisei voltar às pressas à Natal. Não comi nem dormi direito desde ontem, meus vizinhos estão temerosos, e não me sinto segura em voltar ao apartamento, mesmo que essas pessoas saiam, pois não sei que tipo de conduta tiveram lá dentro, tampouco se fizeram cópias das chaves, por exemplo.
Podem ser pessoas envolvidas com crimes, tráfico, prostituição... eu simplesmente não sei quem são, e é a esse risco que estamos expostos ao abrir nossas casas para hospedagem por temporada. Contudo, esperava que o Airbnb oferecesse um suporte mais eficaz, justamente porque é exatamente aí que reside sua função. Estou certa de que a integridade do apartamento em si já foi maculada, tenho certeza que não foram respeitadas as regras de utilização e de higiene do espaço, pois as pessoas que foram vistas entrando não demonstraram entender isso. E estou certa de que a tolerância dos meus vizinhos já não será a mesma. E, mais, certa de que não quero mais passar esse tipo de situação, e sofrer tantos prejuízos, desamparada.
Agora estou precisando ir em busca de um advogado, pagar pelo seu serviço, para ver se conseguimos uma ordem judicial para reintegração do meu apartamento, e o Airbnb sequer responde aos meus e-mails e mensagens.