Avaliação de Hospedagem deveria ser obrigatório

Kirky0
Level 4
São Paulo, Brazil

Avaliação de Hospedagem deveria ser obrigatório

Acho que a política do Airbnb deveria ser mais rígida sobre isso,  Meus dois últimos hóspedes não fizeram avaliação, embora eu tenha feito deles. No ramo de hospedagem toda avaliação é importante e muito bem-vinda principalmente para o anfitrião e para avaliar a casa que é exposta no site. Também não acho que temos que lembrar o hóspede de fazer a avaliação, já que ele recebe as mesmas notificações do app que o anfitrião recebe.

Agora eu só não sei se o Airbnb só envia uma vez o e-mail lembrando que tem que fazer a avaliação, pq eu sei que tem 14 dias, mas eu faço o mais rapido que posso, pq ambos serão benficiados, anfitrião  e hospede !

Deveria ter um tipo de insentivo para que todos participassem...

16 Respostas 16
Salete7
Level 1
Cachoeirinha, Brazil

Bom dia! Acho  que o que torna difícil a avaliação é que quem aluga fica exposto, e se algo não é bom a pessoa fica com receio de avaliar. Pelo menos isso já aconteceu comigo. Porque quando tem muitos pontos negativos acaba estragando o anfitrião, ai a pessoa se inibe de  comentar, deveria ter um canal específico pro hóspede poder reclamar e ai o airbnb ver o que faz com o anfitrião ou o hóspede. 

Mas eu sempre que vou aos lugares faço minha avalição.

Kirky0
Level 4
São Paulo, Brazil

@Salete7  Mas isso é importante tb,  não apenas elogiar, mas se tiver criticas que faça para que a anfitrião possa melhorar em suas proximas locações. Eu acho de muita importancia ter os comentarios pq neles vamos avaliar o que estamos alugando, a experiencia de outros hospedes.

Agora  de que adianta agente alugar varias vezes e a pessoa não comenta nada, fica parecendo que agente não tá alugando a casa, ai quem visita o site vai em busca de anuncios que tem mais locações e comentarios....

Bem, pelo menos a nossa parte agente faz né Salete ? kkk Abraço

Marilia33
Level 1
Nova Lima, Brazil

Kirina , concordo plenamente com vc. Já tive  dois hóspedes que não fizeram a avaliação e na ocasião,eu dependia delas para me  Tornar superhost . Entrei em contato pelo whastup dizendo que era importante para mim , mas como  eles continuavam em viagem , afirmaram que fariam assim que retornassem a cidade de origem . O prazo expirou e acabei ficando sem as avaliaçoes.  Tenho certeza absoluta que apreciaram muitíssimo minha hospedagem , pois uma família me deixou flores com agradecimentos e o outra me chamou para um café da manhã delicioso na minha própria  hospedagem .  Por que  então não fizeram a avaliação? creio que  simplesmente não entenderam o quanto era importante para mim . 

Siyana-and-Khalam0
Level 10
Imbituba, Brazil

@Kirky0e amigos da comunidade.

Creio que esta questão é parte do processo de hospedagem.

Eu tive 2 hóspedes que nunca me avaliaram:
Meus primeiros hóspedes, e um este ano que era - pasmem - superhost - sendo que escrevi para ele pedindo a a avliação e lembrando o quanto é impactante para nós.

Acho que nossa atitude principal de ajuda, neste caso, é conversar com eles antes de sua partida, lembrando o quento o comentário é importante para nós.
Uma das coisas que pergunto antes da saída dos hóspedes é se eles tem algum feedback sobre melhorias necessárias ou segestões de aprimoramento. Sinto que tendo este contato direto abrimos um canal para que o comentário seja mais fluido.

Espero ter colaborado.
Abraço
Siyana

Siyana
Kirky0
Level 4
São Paulo, Brazil

@Marilia33 @Siyana-and-Khalam0 Pois é amigas como vocês, eu tb faço de tudo para que a hospedagem seja a melhor possivel, me ponho a disposição para qualquer coisa que precisem, na partida converso, pergunto se eles tem alguma queixa, sugestão, peço desculpas por qualquer coisa que derrepente não o agradaram etc... E falo o qto é importante fazer a avaliação, pq agente faz a nossa tb referente a estadia deles, pena que nem todos colcaboram, e olha que o prazo para avaliar é bastante, por isso que acho que o site deveria insentivar mais tb, enfim existem hospedes e existem hospedes kkk Abraços...

Vera279
Level 1
Montenegro, Brazil

Olá pessoa ! Sou novíssima por aqui. 

Certamente darei uns furos mas me corrijam !

acho importante o retorno na hospedagem

para que o anfitrião poder ser visto como excelente, bom, ou não!

coloquei meu ap em canela no AirBnB e nas primeira horas do anúncio já estava locado. 

Meu acho que ânsia de saber o que os hóspedes tinham achado, eu os lembrei varias vezes da im

portancia da avaliação deles em relação ao ap e a mim.  Outras licaçoes vieram. Todos têm feito, mas acho que eles acham isto meio chato mesmo, tipo assim, “To perdendo tempo”.  Posso estar enganada, mas acho quero motivo principal de não avaliarem é por falta de tempo e se interesse mesmo. 

Abração a todos !

Paula802
Level 2
Itatiaia, Brazil

Boa tarde!

Também vivencio esse problema do hóspede não comentar e avaliar a hospedagem , mesmo após eu entrar em contato e reforçar o pedido. Também tento deixar meu comentário o mais rápido possível para incentivar e ajudar o hóspede no seu perfil. Minha sugestão para o Airbnb é que para quem não comenta, tanto anfitriões como hóspedes, o comentário recebido pode ser apagado pela pessoa que comentou caso ela não receba um comentário de volta, como uma punição para quem não comenta e ignora os pedidos. O que vocês acham?

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Kirky0

O Airbnb envia emails aos hospedes incentivando a fazer avaliação. Isto acontece no dia do checkout, alguns dias depois, e quando faltam apenas 2 dias para encerrar o prazo.

 

Quanto à obrigatoriedade do hóspede ou anfitrião fazer uma avaliação, penso não ser uma boa idéia.

Avaliações devem ser espontâneas de ambas as partes.

Tudo que é forçado (obrigatório) pode trazer péssimos resultados.

Eu gosto de avaliar os lugares onde me hospedo,  mas  não gostaria de fazer avaliação por "obrigação". Gosto de fazer avaliação se eu sentir vontade e quiser.

 

Nenhum site de reserva obriga usuários a fazer avaliações. Isto pode "queimar" a imagem do site e afastar os usuários.

 

Algumas pessoas não querem fazer avaliação simplesmente porque não tem tempo e podem achar chato passar por um processo de responder a inúmeras perguntas. O processo atual de avaliação do Airbnb é tido como longo e demorado. Estamos em uma época que nos pedem feedback para tudo. Nem todos estão dispostos a fazer avaliação ou feedback.

Imagine uma pessoa que viaja muito, ou que está em férias e sem tempo, ser forçada a avaliar algo. A pessoa pode até fazer um review ruim por ficar mal humorada em decorrência da "obrigação".

 

Existem pessoas que também não gostam de fazer avaliações porque não querem serem rastreadas na internet ou deixar um "roteiro" de viagem. Isto pode ser por motivos de discreção e privacide, ou também no caso pessoas importantes.

 

Esta é apenas minha opinião dentro deste universo controverso 🙂

@J-Renato0 Eu até entendo seu ponto de vista, mas como eu mencionei a importancia de comentar é em beneficio dos hospedes mesmo, tenho certeza que se um hospede entra em um anuncio ele vai ver a reputação do anfitrião nos comentarios, e isso o ajudará na escolha da locação ou não.

Se um hospede entra em um anuncio que não tem muitas locações e nem comentarios, com certeza ele vai buscar outros.

Te dou como exemplo o site de compras Mercado Livre, lá o vendedor tem um grafico na cor verde com qualificações positivas, amarela neutras e vermelha negativas e os comentarios sobre de quem comprou, e então qdo vc vai buscar um produto, em qual vc se sente seguro em comprar ? Naquele que tem mais qualificações positivas, não é mesmo ?

 

Mas entendo que nem todos gostam de ajudar e até mesmo se expor e se manter no anonimato como vc mencionou, é uma pena, mas o jeito é entender e respeitar...

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Kirky0

 

O fato de não ter comentários ou ter ZERO reviews não é um "empecilho".

Todos no Airbnb e em todas as outras plataformas de reservas, começaram com ZERO comentários, inclusive eu começei com ZERO comentários.

 

A vida é assim mesmo. É saber enfrentar desafios, superar e crescer.
Para construir uma casa é preciso colocar tijolo por tijolo.
Quando um jogador de futebol começa sua carreira ele tem ZERO goals. Com o tempo pode ter 10, 100 ou 1000.

 

O Airbnb quando começou, quando apresentou o primeiro anúncio também não tinha nenhum review, nem na plataforma e nem no anúncio!

 

Reviews são o reflexo da atividade dos host/anfitriões.
É algo que deve vir naturalmente.

Com o tempo o anfitrião que oferece uma boa experiência de hospedagem atrairá cada vez mais e mais reviews, mesmo que alguns não gostem de fazer avaliações ou simplesmente se reservem no direito de não se manifestar.

 

@Paula802
Sendo honesto, penso que sua sugestão não é uma boa ideia.

Comentários devem ser espontâneos, faz quem quer.
Isto seria estimular a "troca de comentários" do tipo "faz aí" que eu "faço aqui".

E quem garante que um hospede estará "querendo" comentários?

 

Sei de caso de hóspede que ligou para o Airbnb e pediu para removerem um excelente comentário recebido no perfil dele, alegando motivos de sigilo e profissionais.

 

Pergunta para @Kirky0 e @Paula802

Se você tiver um péssimo hóspede e você fizer um comentário ruim para ele, não recomendando para outros anfitriões, vocês gostariam que ele fosse obrigado a fazer um comentário em seu perfil? Ou preferiria deixar por conta dele comentar ou não?

 

No mais o que tenho a dizer é que, repetindo, segundo comentários que lí, o sistema de comentários do Airbnb se tornou um pouco "moroso" e complicado (segundo dizem excesso de perguntas), o que desincentiva alguns hóspedes de deixar comentários. 

@J-Renato0 Respondendo sua pergunta, eu não fugiria da verdade, o que eu não quero para mim não quero para os outros, se o hospede se hospedou em minha casa e aprontou eu tenho que falar da experiencia dele para que outros anfitriões fiquem em alerta ao recebe lo.

Não me importo com criticas não, se são contrutivas, se é para melhorar, estamos ai.

Já tive pontuação negativa em minha pagina da casa no facebook, na ocasião tivemos um problema com o chuveiro da casa e o hospede foi lá e botou a boca no trambone, e deixou a opnião dele não recomendando minha casa. Fazer o que, opnião dele, realmente tivemos um problema na hospedagem dele, nada mais justo ele expor e desabafar.

Bem é isso, não vamos mais se alongar sobre esse assunto, pois cada um tem um modo de pensar e temos que respeitar. Abraço - Tudo de bom !

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@ Kirk

O ponto não é este. Se um hospede é ruim, certamente eu faço o review ou comentário para avisar.

Entretanto, o que anfitriões sabem é que, hóspedes ruins tendem a mentir e também não são pessoas razoaveis.

Obrigar que hospedes ruins escrevam comentários não é uma ideia inteligente.

Da mesma forma que sob meu ponto de vista é absurdo "obrigar" pessoas adultas a escrever comentários, sejam hospedes bons ou fantásticos!

Enfim, escrever comentários deve ser sempre uma opção pessoal sob meu ponto de vista e do Airbnb.

 

Eu não me hospedaria através de um site onde eu fosse obrigado a escrever comentário.

Simplesmente porque não gosto de ser obrigado a nada, como milhares de pessoas no mundo.

Mas gosto de ter escolhas e opções! E uma destas é a escolha e opção de comentar ou não.

 

Avaliar, debater sugestões e ideias, é uma das funções desta comunidade.

Como host tenho minha opinião, e a manifesto (educadamente e dentro das regras da comunidade). 

Penso não ser muito bacana sugerir à alguém para parar de se manifestar em uma comunidade, quando a conversa é cordial, simplesmente porque discorda de uma proposta ou sugestão.

Discordar não é desrespeitar opinião alheia, faz parte da dialética que leva ao sugirmento de soluções. 

 

Penso que se um anfitriáo ao invés de querer "obrigar", pensar em "atrair" comentários, terá muito mais sucesso com comentários em sua página.

Não sou eu quem digo, mas é tido como certo que, a "Lei da Atração" dá mais resultado que "Lei da Obrigação"! 🙂

 

Abraço - Tudo de bom ! 🙂

@Genilson3 E oque dizer das avaliações falsas?

Kirky0
Level 4
São Paulo, Brazil

@Vera279 Nós fazemos de tudo para receber eles bem, mas infelismente nem todos dão importancia a esse acolhimento.

 

@Paula802 Adorei sua idéia, nada mais que justo....

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias