Avaliações negativas e suspensão por 30 dias. Desabafo.

Antonio-Carlos1
Level 2
Vila Velha, Brazil

Avaliações negativas e suspensão por 30 dias. Desabafo.

Meu nome é Antonio Carlos.

Minha parceria com o Airbnb vem desde 2019.

Tenho 10 aptos anunciados no site do Airbnb.

 

Aconteceu comigo e fatalmente vai acontecer com vocês.

 Estes fatos foram informados ao atendente Airbnb, via telefone, no ato dos acontecimentos.

 

  • Um hospede aluga o apto para terceiros.  Esses não cumprem as normas, usam drogas ilegais e bagunçam o apto. Informamos  ao responsável o acontecido. Este não acredita e não aceita o que ocorreu, além de deixar na avaliação, comentários negativos como eu fosse um bandido. O Airbnb não me deu chance de defesa e me penalizou com suspensão de 30 dias. As avaliações ficam lá como eu fosse o bandido.
  • Um hospede ultrapassa o horário de entrada que é até as 22 horas. Chega à meia noite. Por cortesia vamos abrir. Notei o hospede muito alterado. Ele não fala português. Começa a quebrar as coisas. Ligamos para o Airbnb. Eles recomendam que caso eu não sinta a vontade com isto para eu chamar a polícia. Foi feito. O hospede vai embora. No dia seguinte ele me qualifica negativamente nas avaliações,  mentindo sobre tudo isto. Me dá nota zero. Sem poder me defender, o Airbnb me penaliza com outra suspensão.
  • Um hospede aluga o apto para uma só pessoa. Check-in normal é a partir das 14 horas. Chegam em 5 pessoas na portaria às 6 de manhã e começam a fazer bagunça. Não querem pagar a taxa para hospedes extras. Para não criar confusão aceitamos. Na mesma noite criam tanta confusão e gritaria que outros hospedes começam a ligar para mim. Eu peço a eles para ajudarem e diminuírem o barulho. No dia seguinte vão embora e deixam o apto destruído. Deixam nos comentários avaliação zero. Sem defesa, fico no prejuízo com despesas e com outra avaliação negativa com comentários medonhos e mentirosos. O Airbnb não me dá chance de me defender e me penaliza com outra suspensão de 30 dias.

O Airbnb não deixa você se defender, nem retira os comentários negativos absurdos.

Não importa se você tem muitas outras avaliações super positivas.

Vai ficar na minha ficha. Quem lê os comentários, só vê os absurdos. Pena.

16 Respostas 16
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Antonio-Carlos1 

 

Reveja o valor de suas diárias.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Elson1
Level 3
Niterói, Brazil

Antônio,  infelizmente já passei por uma situação semelhante, embora muito menos grave da vivenciada por você.


Devido à chuvas e quedas de algumas árvores na região, o provedor de internet teve problema de rompimento de cabos. E quando os hóspedes chegaram para o fim de semana (sexta à domingo) não havia internet disponível. O problema só foi reestabelecido no domingo pela manhã. 

 

Em função disso o hóspede pediu metade dos valores das diárias de volta, e deu nota 1 para a hospedagem. A pior nota que já recebi até hoje.. A AirBnb não avaliou a situação, nem tampouco considerou as minhas justificativas, e a óbvia impossibilidade de resolução do problema, ocasionado por um fornecedor de um serviço externo, que teve problemas por motivos externos de intempérie.

 

Minha única opção, além do protesto, foi recomendar a esse hóspede que optasse por se hospedar numa Lan House ao invés de procurar o AirBnb e buscar uma residência particular.

Camerino0
Level 2
Catanduva, Brazil

Recomendo você pesquisar o nome da pessoa nas redes sociais e tentar avaliar previamente antes de aceitar qualquer um no seu ambiente, infelizmente se o AIR

BND estiver falhando contigo tenta se proteger de hospedar esses vândalos. Tenta ver o perfil aqui no app também.

Bom dia!

 

Estou me cadastrando agora e lendo esses relatos fico muito na duvida sobre as possibilidades. Mas acho super valido estar ciente dos riscos antes de iniciar o processo.

Eu estou a pouco tempo, cada hóspede uma surpresa , confesso que as pessoas estão me assustando com a falta de higiene e educação

Marileia2
Level 2
State of Bahia, Brazil

Jesus,comecei agora estou mto insatisfeita com minha primeira esperiencia

 

 

Suely52
Level 1
Caraguatatuba, Brazil

Eu ja estou a 5 anos no app . Mais nós últimos anos  estou muito insatisfeita com a plataforma que não  se preocupa😁 com o anfitrião e prioriza o hóspede sem prova. Qdo um hóspede dá uma nota zero por motivos pessoais o airbnb sem hou o anfitrião e sem pedir prova para o hóspede imediatamente suspende seu anúncio mesmo vc tendo inúmeras avaliar possetiva. Lamentável

 

Lamentável mesmo. Estou vivendo isso em minha primeira experiência como anfitriã

Claudia2819
Level 2
Brasília, Brazil

Sou anfitriã de primeira viagem. Recebi uma reserva para 60 dias e, por motivos fora do meu controle (energia caiu uma vez, um espelho de um dos banheiros caiu) a hóspede saiu após 54 dias após encontrar a carcaça de escorpião mesmo eu fazendo dedetização regularmente.
A hóspede saiu da casa, alterou a reserva solicitando 3 diárias de reembolso e só queria devolver a casa 7 dias após o checkout sem qualquer custo sob a justificativa de indisponibilidade para retirar seus pertences pessoais. Fui hostilizada pelo esposo da hóspede e mesmo assim para  evitar mais desgaste ainda concedi 3 dias para que retirasse seus pertences sem custo algum. A hóspede fez uma péssima e rancorosa avaliação e eu me senti desamparada pelo Airbnb. Tive meu anúncio suspenso e a hóspede não satisfeita ainda fez novo contato para me prejudicar com informações mentirosas. 
Estou bastante chateada por apenas o meu papel na comunidade ter sido levado em conta. A hóspede saiu ilesa!

@Claudia2819 @Antonio-Carlos1 @Suely52 @Marileia2 @Renata464 , e todos os demais que, por alguma razão foram prejudicados pelo Airbnb, sem provas ou direito à defesa.

Eu tbm passei por isso 

E os relatos só vêm aumentando.

Sugiro que cada um faça um feedback ao Airbnb, relatando o acontecido. 

Eu já enviei o meu.

Somos parceiros e queremos tratamento justo. 

Temos que ser ouvidos.

 

 

 

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Claudia2819 @Denise583 @Antonio-Carlos1 @Suely52 @Marileia2 , lendo as experiências de cada um, me vem a certeza dd que o AirBnb, se tornou uma maquina de destruir reputações, enquanto você der lucro é bem vindo, se precisar acionar o seguro (fictício) de 1 milhão de dólares, vai ficar ma saudade. O Aircover é só mais um discurso pra pegar os incautos. 
vai umas dicas, não hospede ninguém por mais de 28 dias. Estou diminuindo para 15 dias o prazo máximo. As pessoas tendem a ficarem mais ousadas e abusadas por períodos longos, e fica muito difícil controlar o que se passa no imóvel. Pode vir a ter grandes prejuízos. Não forneça maquina de lavar roupas(sua conta de água e energia vai para  as alturas, as pessoas lavam uma única peça de roupas porque não é elas que vão pagar a conta.(hotéis nunca disponibilizam, então porque nós vamos disponibilizar?) existem lavanderias a preços razoáveis. Cobre a mais pelo ar condicionado no verão (as pessoas tendem a deixar o ar ligado quando saem para manter o ambiente fresco quando voltam, isso é fato comprovado, a maioria dos hotéis estão afotando o sistema de desligamento automático por catão a rede liga somente com a introdução do cartão, que é o mesmo utilizado para abrir a porta. quando o hóspede sai desliga tudo.  Não permita checkin antes da hora ou checkout depois da hora, isso vai te trazer maior despesa, pois no horário extra  ele vai cozinhar, tomar banho e ligar o ar condicionado. Não permita visitas ao hospede, de pessoas estranhas. Nunca se sabe quem está visitando o mesmo. Além de gerar despesas extras com banho, tv ar etc. faça um check list de tudo que há no imóvel e cole na parede, confira sempre que o hospede sair. Não forneça toalhas. Este ponto já foi contestado por outro anfitrião, mas analisem bem. A toalha é um item super pessoal, eu quando viajo levo as minhas, e uso as do hotel somente como tapete de banheiro, não por ser abusada, mas porque são tão duras e maucheirosas, que só servem mesmo pra tapete. Se você for manter toalhas decentes para seus hospedes, provavelmente vai precisar de bons amaciantes e pessoas para trabalhar, e muito tempo para cuidar delas, seu lucro vai lá embaixo e pode se tornar prejuízo. Por fim, não reduza seu preço, mesmo que por fora do app, no meu caso eu cobro mais. Pous o risco aumenta, apesar de todas as falhas da plataforma para com os anfitriões, as pessoas serão identificadas facilmente em cado de problemas. 
espero ter ajudado.

@Denise1365 , muito do que vc disse eu já adotei, até por antever possíveis problemas. 

Meu limite tbm são 15 dias, prefiro ter contato regular com os imóveis, adentrá-los, verificar manutenções, manter a limpeza e etc.

Meus espaços são tipos "chalés"  construidos com o único propósito de hospedagem por temporada. 

Tenho várias comodidades, porém restringi ao mínimo habitável, sem abrir mão da qualidade e conforto. 

Fogão 2 bocas (sem forno), eletrodoméstico somente geladeira/frigobar, liquidificador e secador de cabelo. Nada de micro-ondas.

Sanduicheiras daquelas de fogão e mancebo com coiador de café de pano.

O clima não pede ar condicionado (🙏), basta um bom ventilador. 

Aquecimento solar para a água do banho (com apoio elétrico no chuveiro para os dias sem sol).

Capas protetoras impermeáveis nos colchões (novos, molas ensacadas, excelente qualidade) e travesseiros (novos, penas e plumas de ganso)

E forneço roupa de cama e banho de qualidade branca 100% algodão, que eu mesmo lavo, assim como faço a faxina com ajuda do maridão. 

Espaço pequeno, sem luxo, móveis e decoração de material reciclado (pallets, caixote, bambu - baixíssimo custo se sofrer dano), porém com elementos principais  de excelente qualidade e conforto, facilmente identificados e muito apreciados pelos hóspedes (colchão, travesseiros, banho, harmonia do espaço...)

Até o momento só tive copos (deixo daqueles de requeijão) e taças de vinho quebradas (estas os hóspedes fizeram questão de avisar e deixar um valor para cobrir o gasto).

E assim minimizo perdas e danos.

 

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Legal, a gente aprende do jeito mais difícil , com as perdas né.😂😂

Eunice137
Level 1
Maceió, Brazil

Vejo que problema é frequente dentro do Airbnb quando se trata de avaliações negativas indevidas pelos hóspedes e o setor de mediação do Airbnb inoperante através do abono ao hospede em dar notas negativas infundadas com o argumento de estarem dentro da política da empresa. Hóspede que deixa o imóvel antecipadamente reinvindica ressarcimento e não leva se acha com o direito de efetuar avaliação ruim como forma de retaliação e inventando situações justificando nota ruim. Mesmo que no histórico nunca houve uma reclamação. O que resta é frustração por parte de quem faz parte da proposta da Airbnb. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias