Cobrança de energia elétrica: pode?

Theo61
Level 3
Pelotas, Brazil

Cobrança de energia elétrica: pode?

Pessoal, essa questão de energia elétrica já foi discutida aqui na comunidade, mas não ficou claro uma coisa: pode ser cobrado?

Um hóspede não pagou e argumentou que não está no contrato do Airbnb, porém está nas Regras da Casa. Teoricamente o hóspede concorda com as Regras da Casa quando faz uma reserva, porém há amparo legal junto ao Airbnb para realizar esta cobrança?

A grande maioria de meus hóspedes consumiram pouco, em média R$ 15,00 de energia. Muitos nem cobro. Porém, já teve hóspede que conseguiu consumir, não sei como, quase R$ 100,00 em energia em um final de semana. Daí se eu não cobrar, dado o valor da reserva, vou quase pagar para recebê-los.

Então esta é a dúvida: Podemos cobrar? O Airbnb vai realizar a cobrança ou acionar o seguro, caso o hóspede não pague?

Meu procedimento é tirar uma foto do registro de energia no check-in e no check-out, ver a diferença e então uso o site da companhia elétrica para calcular o valor, conforme a quantidade de kwh. É justo.

33 Respostas 33
Theo61
Level 3
Pelotas, Brazil

@Ricardo85, bom dia.

 

Eu coloco esta informação em dois momentos:

  1. Regra da Casa, onde aparece o seguinte texto dizendo de forma sucinta que é cobrado.
    "Energia elétrica cobrada separadamente (diferença de kwh do relógio)"
  2. Guia da Casa (pós reserva), onde aparece de forma detalhada como acontecerá a medição e cálculo.

Então sim, é explícita a informação.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Theo61

 

Então faça a solicitação do reembolso através da Central de Resoluções.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Sim, este é o procedimento que já fiz algumas vezes.

Mas a dúvida é: É permitido? O Airbnb me protege?

Ethy0
Level 3
São Luís, Brazil

Caríssimos Tenho a mesma dúvida e faço da mesma maneira que @Theo0 porém algumas vezes não fui bem atendida pela Central pois sempre orientam q inclua na hospedagem e não acho justo... Sempre citam que mesmo no anúncio os hóspedes não serão obrigados a pagar me sinto insatisfeita com isso é se aumentar a diária não seria justo e deixaria de locar pelo custo benefício 

Dilton3
Level 5
State of Bahia, Brazil

Os meus medidores são mais simples, comprei no mercado livre, a instalação seu eletricista de confiança faz tranquilamente, segue o link dos que comprei:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744664070-medidor-bifasico-110110220v-100a-hiking-2-fases-ne...

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692866072-medidor-consumo-de-energia-monofasico-110v-127v-65...

 

Segue uma reportagem onde deixa claro que é uma cobrança normal no Airbnb:
https://www.otempo.com.br/mobile/economia/anuncios-no-airbnb-limitam-uso-de-energia-e-cobram-taxa-ex...

E nessa outra entrevista, o Head do Airbnb da América Latina, Felipe Marcondes, deixa claro que a plataforma "apoia e comporta este tipo de cobrança" (palavras dele): https://youtu.be/UPq_2jObuY0

Nossos apartamentos são equipados com ventilador de teto e ar condicionado, e o hóspede escolhe qual oferece o melhor custo benefício para ele. Coloquei um medidor dentro do apartamento, o que traz conforto e transparência na cobrança, onde o próprio hóspede tira a foto do medidor no check-in e no check-out, e cobramos o valor 1,46 o KW, informado nas regras da casa.

 

Sabemos que hoje os perfis dos hóspedes variam muito. Tem o turista que muitas vezes consome muito pouco, tem o que vem a trabalho e já passa mais tempo no apartamento, utilizando muito o ar condicionado, entre outras variações. Assim, continuamos achando que essa forma é a mais justa, pois cada um paga pelo seu consumo.

 

@Ethy0 

Douglas93
Level 2
Natal, Brazil

Eu colouei um aviso no meu apartamento avisando que ao sairem desliquem o arcondicionado e as luzes,  motivo de multa.

Acreditem deu uma reduzida nos valores de energias.

AnaPaula35
Level 2
São Paulo, Brazil

Eu acho mais fácil embutir no preço é só voce fazer uma média e colocar um pouco a mais, com relação ao preço eu normalmente vejo os valores de hoteis da região e dou uns 50% claro hoteis onde tenha a hospedagem parecida com a minha explo nao tenho piscina em casa por exemplo.

 

Estou com um problema vou escrever aqui se puderem me ajudar ok se nao é so ignorar daqui para frente kkkk.  Aluguei meu apto na praia, na negociação dei um desconto, na descrição do apartamento sempre constou ventilador de teto, nas mensagens trocadas antes do fechamento descrevi tudo que o apartamento cadeiras de praia guarda sol ventilador de teto 2 na sala sendo estar e jantar e quartos ...... no dia do check in conversei com ele pelo telefone e ele me falou que o zelador deu as chaves e que estava no apto e que estava tudo bem, a estadia durou 4 dias, , no dia do check out mandei uma mensagem de agradecimento dando instruções para a entrega das chaves e ele respondeu a noite dizendo " deu tudo certo entreguei as chaves as 11hs", alguns dias depois recebi do airbnb uma solicitação de reembolso do hospede alegando que no anuncio constava ar condicionado, eu pensei ele confundiu o anuncio porque nunca coloquei ar condicionado no anuncio alugo a 5 anos pelo site nunca tive nenhuma reclamação, fui ver e tem um campo que constava ar condicionado se nao me engano onde voce clica comodidades da casa, trocamos mensagens expliquei que sentia muito se ele teve alguma duvida sobre isso mesmo sendo informado por duas vezes sobre o ar condicionado, e mesmo assim ele pediu mais desconto, eu nao concordei e disse que ja corrigi o erro no mesmo momento, e que deixaria para o site resolver visto que ele entrou no apartamento viu que nao tinha ar condicionado ficou ate o final da estadia sem reclamar e so depois de alguns dias apos o termino da estadia ele reclamou. Bom o aribnb na figura de uma portuguesa chamada Susana deu ganho de causa a ele, acho que mesmo ela falando portugues ela nao entendeu o que realmente aconteceu. Queira saber de voces estou errada? Porque ate onde sei, quando voce compra ou adquire algo com "vício erro " que nesse caso nem sei se pode ser configurado erro porque ele tinha ciencia do ventilador de teto, voce tem que rejeitar o bem ou coisa adquirida coisa que ele não fez, em nenhum momento durante sua estadia o que me leva a acreditar que ele esta agindo de má fé. O que voces sugerem que eu faça? detalhe o desconto pedido é metade do valor que recebi ou seja tirando a despesa com faxina de R$ 180,00 o vaor da estadia ficara 100,00 ou seja nem um quarto compartilhado em 6 pessoas em um hostel cobra esse valor por pessoa agora em alta temporada quanto mais 3 pessoas que foram. O que sugerem que eu faça?


@AnaPaula35  escreveu:

Eu acho mais fácil embutir no preço é só voce fazer uma média e colocar um pouco a mais, com relação ao preço eu normalmente vejo os valores de hoteis da região e dou uns 50% claro hoteis onde tenha a hospedagem parecida com a minha explo nao tenho piscina em casa por exemplo.

 

Estou com um problema vou escrever aqui se puderem me ajudar ok se nao é so ignorar daqui para frente kkkk.  Aluguei meu apto na praia, na negociação dei um desconto, na descrição do apartamento sempre constou ventilador de teto, nas mensagens trocadas antes do fechamento descrevi tudo que o apartamento cadeiras de praia guarda sol ventilador de teto 2 na sala sendo estar e jantar e quartos ...... no dia do check in conversei com ele pelo telefone e ele me falou que o zelador deu as chaves e que estava no apto e que estava tudo bem, a estadia durou 4 dias, , no dia do check out mandei uma mensagem de agradecimento dando instruções para a entrega das chaves e ele respondeu a noite dizendo " deu tudo certo entreguei as chaves as 11hs", alguns dias depois recebi do airbnb uma solicitação de reembolso do hospede alegando que no anuncio constava ar condicionado, eu pensei ele confundiu o anuncio porque nunca coloquei ar condicionado no anuncio alugo a 5 anos pelo site nunca tive nenhuma reclamação, fui ver e tem um campo que constava ar condicionado se nao me engano onde voce clica comodidades da casa, trocamos mensagens expliquei que sentia muito se ele teve alguma duvida sobre isso mesmo sendo informado por duas vezes sobre o ar condicionado, e mesmo assim ele pediu mais desconto, eu nao concordei e disse que ja corrigi o erro no mesmo momento, e que deixaria para o site resolver visto que ele entrou no apartamento viu que nao tinha ar condicionado ficou ate o final da estadia sem reclamar e so depois de alguns dias apos o termino da estadia ele reclamou. Bom o aribnb na figura de uma portuguesa chamada Susana deu ganho de causa a ele, acho que mesmo ela falando portugues ela nao entendeu o que realmente aconteceu. Queira saber de voces estou errada? Porque ate onde sei, quando voce compra ou adquire algo com "vício erro " que nesse caso nem sei se pode ser configurado erro porque ele tinha ciencia do ventilador de teto, voce tem que rejeitar o bem ou coisa adquirida coisa que ele não fez, em nenhum momento durante sua estadia o que me leva a acreditar que ele esta agindo de má fé. O que voces sugerem que eu faça? detalhe o desconto pedido é metade do valor que recebi ou seja tirando a despesa com faxina de R$ 180,00 o vaor da estadia ficara 100,00 ou seja nem um quarto compartilhado em 6 pessoas em um hostel cobra esse valor por pessoa agora em alta temporada quanto mais 3 pessoas que foram. O que sugerem que eu faça?


Ana Paula, bom dia! Infelizmente pelas regras do AirBNB está muito claro que o hóspede pode pedir ressarcimento parcial após a hospedagem caso algum item que conste na descrição do espaço não conste. O motivo disto é que as pessoas se programam para fazer a viagem e não é tão simples assim o hóspede conseguir outra hospedagem, não é igual ao Uber aonde conseguem enviar outro veículo rapidamente (isto também está escritos nas regras do AirBNB), por esta razão eles não te deram ganho na causa. O que você poderia ter conversado é que o valor do ressarcimento pedido seria muito elevado, como você mesmo disse o valor da estadia seria igual a de um quarto compartilhado. Eu tomo muito cuidado com as informações que escrevo para não dar problema e ocasionalmente eu confiro para ver, e se por um acaso aquele item pode não estar em condições ideais eu tiro do anuncio, e fica de surpresa para o hóspede.

 

Outra coisa, se você achou que o hóspede agiu de má fé, você pode pedir para não hospedar ele novamente, neste caso outros hosts que optarem que pessoas não recomendadas não reservem também não hospedarão esta pessoa.

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

@Theo61 , sua disputa pelo consumo da energia elétrica pelo hóspede com a

intervenção do airbnb foi favorável a vc?

Ninguém respondeu sobre a posição clara e objetiva do airbnb sobre a  cobrança de energia elétrica, fora da diária e diretamente ao hóspede ...

Carol5125
Level 2
State of Pernambuco, Brazil

Bom dia, pessoal

@Theo61, vc obteve resposta sobre o Airbnb permitir a cobrança a parte do consumo de energia?

Comecei este mês a cobrar a parte devido a possuir uma propriedade com piscina aquecida, que eleva bastante o valor da conta de energia. E a solução mais prática foi cobrar para estadias mIz longas o consumo, desta mesma forma que vc faz e para estadias menores uma taxa diária.

não sei se dará certo, porque tenho hóspedes de estadias longas a partir de outubro.

gostaria muito de saber o posicionamento do Airbnb a respeito 

 

Rosana194
Level 2
Salvador, Brazil

Boa noite!

Estou iniciando minha experiência como hospedeira e tenho dúvidas quanto cobrar energia a parte. Recebi ontem a primeira conta de luz pós hospedagem e o valor foi bastante elevado considerando os dias de ocupação, imagino que o ar condicionado tenha sido bastante utilizado. Editei agora meu anúncio e coloquei na descrição do espaço e nas regras da casa a cobrança de R$1,20/kw quando o consumo diário excedesse 10kw (considero um consumo diário razoável). A verificação seria por fotos do registro no check in e check out. Li as várias mensagens sobre este assunto e percebi que as dúvidas são as mesmas, mas neste momento estou optando por não reajustar o valor da diária. A posição do airbnb quanto a este tópico ainda não ficou clara para mim, não sei se há suporte legal da empresa. Se alguém tiver mais informação sobre o assunto agradeço a ajuda.

 

Olá @Rosana194 e @Carol5125 !

 

Suas dúvidas também são a de vários anfitriões e já foi minha também, mas através de pesquisas, consultas e de verificação da legislação pertinente, bem como, pelas inúmeras consultas feitas ao Airbnb por outras entidades ou sites, ficou claro e evidente que os anfitriões podem sim cobrar o consumo de energia elétrica a parte do valor da hospedagem, ou seja, a cobrança do consumo da energia elétrica na hospedagem é LEGAL, desde que, seguido alguns critérios de publicidade para tal cobrança e que a informação da cobrança seja dada ao hóspede antes que esse efetive a reserva.

 

Sendo assim, para que a cobrança tenha validade e legalidade, basta que os termos da mesma, incluindo valores, estejam explícitos nas regras da casa e que sejam informados antes da efetivação da reserva, para análise e concordância dos hóspedes. 

 

Corroborando com o acima dito, trago um link do site Reclama aqui, onde é mostrado uma resposta do suporte do Airbnb a um hóspede que reclamava por ter sido cobrado a energia elétrica à parte em sua reserva, o suporte do Airbnb, em resposta ao reclamante, disse que tal cobrança é possível desde que a mesma estivesse prevista no anúncio, essa reclamação foi do ano de 2018, portanto, já faz algum tempo que a plataforma permite a cobrança de energia elétrica à parte da hospedagem.

 

Vejamos o link:

 

https://www.reclameaqui.com.br/airbnb/cobranca-de-energia-eletrica-a-parte__zJsU4IY0YSYAarv/

 

Os anfitriões também têm outros respaldos legais, além do site, que os podem embasar na cobrança de energia elétrica à parte, é que a doutrina e a legislação sustentam que o OBJETO de uma locação tem de ser uma coisa móvel ou imóvel, então, alugam-se máquinas, carros, lojas, salas, residências, etc. Todavia, não se alugam energia elétrica, gás, água, calor, porque o seu uso os consome, então, energia elétrica, água, gás, por exemplo, não se alugam, portanto, ninguém pode alegar que um valor de uma diária, obrigatoriamente, tem que estar incluso esses itens, tal alegação não tem base legal, é um sofisma.

 

Tem mais, de acordo com a Lei do Inquilinato, a obrigação de arcar pelos consumos do imóvel, como energia elétrica, água e gás, é de natureza pessoal e não está atrelados ao imóvel em si.

 

Isso significa que o responsável pelo pagamento dessas despesas é aquele que está usufruindo dos serviços no momento, no caso, quem fez a reserva do imóvel, ou seja, o hóspede, vide o art. 23 da Lei do Inquilinato que dá embasamento ao aqui dito.

 

Art. 23. O locatário é obrigado a:

(...)

VIII  - pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto;

(...)

 

A cobrança de energia elétrica por vários anfitriões tem inúmeras justificativas, mas as altas dos preços, incluindo aí a energia elétrica, fez com que anfitriões passassem a cobrar o consumo de energia na estadia.

 

Como dito acima, o Airbnb tem se pronunciando favoravelmente sobre a realidade do anfitrião cobrar pelo consumo de energia na hospedagem.

 

Como exemplo, trazemos essa reportagem do UOL sobre o tema, mostrando a realidade insofismável da cobrança:

 

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/09/15/alta-da-conta-faz-proprietarios-aderirem-a-t...

 

Outros sites também abordam essa tendência que, ao meu ver, veio para ficar.  Vejamos:

 

https://www.otempo.com.br/economia/anuncios-no-airbnb-limitam-uso-de-energia-e-cobram-taxa-extra-1.2...

 

https://br.noticias.yahoo.com/inquilinos-terao-que-pagar-conta-de-luz-ao-alugarem-airbnb-205443996.h...

 

https://www.dci.com.br/servicos/energia/entenda-a-cobranca-de-taxa-de-luz-no-airbnb/177345/

 

Por derradeiro, vejam o vídeo publicado pelo pessoal do Escola de Anfitriões sobre o tema no Yuo Tube, é um tutorial de como se deve cobrar a energia elétrica à parte na hospedagem, fala da legalidade dessa cobrança também:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Y2kaltDDGTM

 

Espero ter ajudado e contribuído ao debate.

 

Fabrício:)

Rosana194
Level 2
Salvador, Brazil

Bom dia! Muito obrigada @Fabricio50 , bastante esclarecedora a sua resposta. 🙏

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Dilton3 ,  uma dica para futuras interações: utilize o @ para interagir com outros membros. Quando você marca uma pessoa, ela recebe uma notificação 🙂 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leonardo738
Level 1
State of Ceará, Brazil

Tenho uma casa em Guaramiranga q alugo por temporada mas nunca cobrei a energia pq a plataforma não permite.  Nuca vi nada a respeito na plataforma do site. Onde posso encontrar essa informação? Qual o valor que os anfitriões cobram no estado do Ceará o KW/H de consumo?

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias