Cobrança de energia elétrica: pode?

Theo61
Level 3
Pelotas, Brazil

Cobrança de energia elétrica: pode?

Pessoal, essa questão de energia elétrica já foi discutida aqui na comunidade, mas não ficou claro uma coisa: pode ser cobrado?

Um hóspede não pagou e argumentou que não está no contrato do Airbnb, porém está nas Regras da Casa. Teoricamente o hóspede concorda com as Regras da Casa quando faz uma reserva, porém há amparo legal junto ao Airbnb para realizar esta cobrança?

A grande maioria de meus hóspedes consumiram pouco, em média R$ 15,00 de energia. Muitos nem cobro. Porém, já teve hóspede que conseguiu consumir, não sei como, quase R$ 100,00 em energia em um final de semana. Daí se eu não cobrar, dado o valor da reserva, vou quase pagar para recebê-los.

Então esta é a dúvida: Podemos cobrar? O Airbnb vai realizar a cobrança ou acionar o seguro, caso o hóspede não pague?

Meu procedimento é tirar uma foto do registro de energia no check-in e no check-out, ver a diferença e então uso o site da companhia elétrica para calcular o valor, conforme a quantidade de kwh. É justo.

33 Respostas 33
Allan362
Level 1
Bahia, Brazil

Olá Pessoal. Estamos com o mesmo problema. É um apartamento grande com 3 quartos com ar-condicionado e agora as pessoas tão vindo muito pra fazer home-office viajando e o consumo aumentou muito. Nós aqui resolvemos instalar um medidor wi-fi no quadro interno que gera através de um App um relatório de consumo nas datas da hospedagem. Vamos utilizar ainda, quando tiver resultados deste experimento posto aqui pra vocês.

Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Olá @Allan362 !

A cobrança de energia na hospedagem, mais do que nunca, é fato.

Acima nos posts vc vai encontrar várias justificativas, base legal e a necessidade de se adequar aos novos tempos. 

Bons negócios e bem-vindo a discussão. 

Fabrício:)

Dilton3
Level 5
State of Bahia, Brazil

Sim, desde que conste nas regras da hospedagem @Theo61 .

Soraya50
Level 4
Belo Horizonte, Brazil

@Theo61 Ainda em relação à Cobrança de Energia qual a forma usada para receber o excesso de energia, se houver? 

Soraya

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias