Cobrança de serviços pelo anfitrião

Renato-E-Analía0
Level 2
Alfredo Wagner, BR

Cobrança de serviços pelo anfitrião

 

Olá:
Tenho uma observação a fazer. Algumas hospedagens cobram serviços depois que o hóspede já se hospedou sem que este saiba. Por exemplo, a lenha para o fogão a lenha ou a lareira. Sei por outros hóspedes e vi também eu mesmo. Acontece que o hóspede só fica sabendo da cobrança da lenha depois de ter pago a reserva ou até mesmo depois de entrar na hospedagem. No meu caso, observei no anúncio da casa onde me hospedei que cobravam R$ 25 pela caixa de lenha. Um absurdo, se pensarmos que em lugares muito frios no inverno a lenha é indispensável. No meu caso, não fui cobrado, porque o proprietário não morava ali, uma pessoa abriu a casa para nós e decerto se esqueceu de cobrar pela lenha. Se eu tivesse sabido antes da cobrança, não teria reservado essa hospedagem. Minha observação é: qualquer serviço que o anfitrião cobrar DEVERIA SER PUBLICADO NO ANÚNCIO, PARA O HÓSPEDE PODER LER ANTES DE DECIDIR A RESERVA. Do contrário, o hóspede cai numa armadilha, e isso, a meu ver, configura uma enganação do anfitrião. A Airbnb deveria obrigar o anfitrião a publicar no anúncio todas as possíveis cobranças de serviços. 

4 Respostas 4
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Renato-E-Analía0

 

"Minha observação é: qualquer serviço que o anfitrião cobrar DEVERIA SER PUBLICADO NO ANÚNCIO, PARA O HÓSPEDE PODER LER ANTES DE DECIDIR A RESERVA."

 

Isto já está previsto nos Termos de Uso, item 7.1.1:

 

"7.1.1 Ao criar um Anúncio através da Plataforma Airbnb, você deve (i) fornecer informações completas e precisas sobre seus Serviços de Anfitrião (tais quais descrição do anúncio, localização e disponibilidade de calendário), (ii) divulgar quaisquer deficiências, restrições (como as regras da casa) e exigências que se apliquem (como uma idade mínima, proficiência ou porte físico necessários para uma Experiência) e (iii) fornecer quaisquer outras informações pertinentes solicitadas pela Airbnb. Você é responsável por manter as informações do seu Anúncio atualizadas a todo o momento (incluindo a disponibilidade de calendário)."

 

 

"Do contrário, o hóspede cai numa armadilha, e isso, a meu ver, configura uma enganação do anfitrião."

 

É por isto que existe o sistema de avaliação.

 

"A Airbnb deveria obrigar o anfitrião a publicar no anúncio todas as possíveis cobranças de serviços."

 

No Brasil não se permite cobrança de serviços para Aluguel de Temporada, pois descarateriza a finalidade do imóvel (moradia).


Ricardo

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

 

@Renato-E-Analía0, bom dia. 

 

Seguindo o exemplo da lenha, costumo deixar um cesto com todo o material para a chegada. Mas não é obrigação do anfitrião fornecer lenha ao hospede. 

Esse é um dos mimos que ofereço, que não consta na descrição do meu anúncio, justamente para evitar a obrigatoriedade. 

 

Concordo e entendo a sua colocação, mas penso que quando nos hospedamos num hotel, esperamos ter o café da manhã, porém, não se pode contar com almoço e janta sem um custo adicional.

 

Minha pergunta é a seguinte:

- Você deixaria de alugar o espaço caso não oferecesse lenha?

Pelo visto não, pois você alugou sem contar com o item. 

 

O fato do anfitrião oferecer essa comodidade, não te obriga a comprar dele. Você pode ir até o mercado local e comprar toda a lenha necessária à sua estadia.  

 

Penso que nesse caso o anfitrião só está facilitando um pouco as suas ferias, mas não é justo esperar que ele forneça, sem custo algum, a quantidade de lenha que você precisa. 

 

Por isso é importante a troca de mensagens pelo chat. Esclarecer todas as dúvidas antes de reservar o espaço, ainda é o melhor caminho para não ter aborrecimentos. 

 

Boas hospedagens!

 

Gladis

 

 

Vera237
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Concordo com a Gladis,

Fica bem mais simpático oferecer facilidades e não concordo que tais facilidades precisem ser ofertadas como cortesia.

Quanto a descaracterizar o aluguel por temporada eu discordo totalmente.

O airbnb trabalha bem diferente de uma imobiliária e por isto não podemos nem enquadrar os aluguéis dentro da lei do inquilinato, quando tratamos de alugueis no Brasil,  pois uma imobiliária aqui é obrigada a ter CRECI, fornecer à receita federal, anualmente, a lista de locações por apartamentos e nada impede que o proprietário agregue transfers in and out, arrumação das unidades, passeios pelas cidades, lavanderia, dentre outros, mediante cobrança a parte e terceirizando tais serviços.

Oferecer serviços de forma opcional, apenas atrai mais clientes!

Eu penso desta maneira.

Anuncio no airbnb e tenho imobiliária, como foco em aluguel de unidades mobiliadas, portanto sei bem do que estou falando.

O propósito é atender e dentro deste conceito existe um leque muito grande.

 

abraços.

Bons Negócios.

Vera

 

Negativo. Numa casa isolada, num lugar onde você não sabe onde tem lenha para vender e, sobretudo, num lugar que simplesmente é o mais frio do Brasil, a lenha deve estar disponível na casa. Agora, se o anfitrião cobra ou não a lenha, é uma opção dele, e o hóspede aceitar ou não se hospedar lá e pagar a lenha é uma oção também. A questão é outra: a venda dessa lenha na casa do anfitrião dever ser informada aos hóspedes no anúncio. Exatamente para o hóspede poder decidir se quer essa hospedagem ou não. Como o pagamento desse serviço, necessário num lugar como o que eu citei, só aparecia, no caso que citei, para o hóspede DEPOIS QUE ELE PAGOU A RESERVA, se trata de má-fé. Tanto é assim, que reclamei com a Airbnb, e eles me confirmaram que um anfitrião não pode fazer isso. Os serviços pagos na hospedagem devem estar publicados no anúncio.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias