Como comecei como anfitriã no Airbnb

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Como comecei como anfitriã no Airbnb

IMG-20220527-WA0006.jpg

 

Meu primeiro hóspede foi na época de Copa do Mundo, em 2014, jogos realizados no Brasil, muita gente chegando, procurando reservas em hotéis...

Eu desempregada, endividada, lascada e com medo de fazer Airbnb como anfitriã.

 

Não sabia nem como começar, mas tinha um amigo que me ajudou com dicas. Ele já era anfitrião desde 2012 e me disse que era seguro. Eu morava sozinha numa quitinete do tamanho de um ovo. Só cabia eu e eu. Eu morava no Pituaçu que nem é bairro turístico em Salvador, mas era pertinho da praia. Enfim, quando chegou nas oitavas de final da Copa, resolvi entrar no Airbnb. Fiz tudo conforme o figurino: tirei fotos, fiz a descrição do espaço, coloquei o menor preço possível só pra começar.

 

Daí coloquei o meu quarto de quitinete no anúncio pra 1 hóspede. Assim que o anúncio ficou ON, apareceram uns 2 interessados. Fiquei besta com a rapidez. Ô...época boa de Copa do Mundo, né?! Os 2 dizendo a mesma coisa no chat que tava difícil achar lugar em Salvador para dormir. Os 2 no aeroporto. Aceitei 1 deles que queria pra 3 dias. Mas não reservei dentro do Airbnb não. Fiquei com medo do Airbnb não me pagar, óia rs...

 

Combinamos dele me pagar quando chegasse. Aí minutos depois ó ele na porta. Era um rapaz holandês que não falava nem espanhol pra 'tapiar'. Aí foi na base do Tradutor do Google e mímica. A comunicação deu certo.Ele chegou de noite, se acomodou no quarto, numa cama de solteiro e eu fui “dormir” na sala num colchão de ar.

 

Detalhe:

O banheiro era no quarto, ele se trancou por dentro. E eu sempre me levanto no meio da noite pra fazer xixi. Como é que faz xixi??? Ó a bagaceira

aí ó, como é que mija?! Aí dei uma de 'MacGyver'. Peguei um balde, fui lá fora no corredor de acesso para as quitinetes, lá no final tinha um ralo, fiz meu xixi, joguei ali mesmo, voltei e limpei o balde na pia de lavar roupa, tudo às 3h da manhã.Eu acho q só fui dormir mesmo na hora de levantar. Levantei bem cedo, depois de uma noite praticamente sem dormir nada pq eu fiquei com medo de acontecer qq coisa...sei lá, ser estuprada pelo holandês. Novata ainda no Airbnb e sem saber de nada.

 

Os 3 dias de hospedagem com ele foram tranquilos, graças a Deus. O rapaz se comportou muito bem e de lá ele continuou em Salvador, dizendo q iria encontrar amigos na Barra e tal. Então foi assim minha primeira vez em hospedar alguém. Ao longo dos tempos fiz algumas adaptações do espaço, já que era apenas uma quitinete apertada. Uma delas foi colocar uma cortina blackout dividindo o quarto da passagem do banheiro. A orientação era não trancar o quarto por dentro. E daí passei a usar o banheiro também de noite. Esse lance só incomodou um único hóspede q veio da Índia com sua mulher (certo

tempo passei a aceitar 2 hóspedes tb – cama de solteiro e +1 colchão de ar solteiro). Disse nos comentários que não sabia da cortina. Foi daí que fui entendo cada dia mais como lidar com os hóspedes desde do chat. E claro, melhorando a descrição e fotos no anúncio, fazer ficar muuuito claro que era um espaço minúsculo, q eu morava lá e tal... eu fiquei 1 ano morando lá e foi assim, até me mudar pra Barra num apto um pouco melhor e numa localização muito

boa.

 

Segue as fotos do lugar que eu morei em 2014 :

 IMG-20220527-WA0013.jpgIMG-20220527-WA0001.jpgIMG-20220527-WA0008.jpgIMG-20220527-WA0007.jpgIMG-20220527-WA0012.jpgIMG-20220527-WA0010.jpgIMG-20220527-WA0011.jpg.  IMG-20220527-WA0002.jpg

59 Respostas 59
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu amo ler as suas histórias e experiências como anfitriã @Ana23204 🥰

Você tem uma forma leve e divertida de dividir a sua trajetória com a gente e eu te agradeço muito pelo humor e leveza que você traz aqui pra Comunidade!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Valeu @Laura , muito obrigada 😉👍🏾❤️❤️❤️

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Pois é @Laura 

Cadê aquele espaço só pra anfitriões que uma vez vc mencionou que iria ser criado?

Estamos aguardando pra deixarmos nossos Contos e Causos.

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pois é @Denise583 , eu já to me mordendo para lançar o redesign da CC, era pra ser em abril mas hoje por acaso eu perguntei sobre isso e vão lançar até o final desse ano! 

Eu não fazia ideia de quantos processos existem para algo ser lançado 🥹

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Ana23204 

Minha primeira experiência com o Airbnb foi na suíte da minha casa na roça. 

Na época era a suíte em que dormíamos e uma vez em que fazia a faxina, me dei conta que o espaço é tal e qual um chalezinho tradicional, tem até uma varanda com entrada independente. Trancando a porta que faz comunicação com o restante da residência, ela tem total privacidade.

Na época nunca havia ouvido falar em Airbnb, então procurei uma amiga que tem uma Corretora, foi ela que me falou do Airbnb. Curiosamente ela nunca fez uso da plataforma até o ano passado e fui quem a ajudou a montar o anúncio e entender um pouco da dinâmica kkkk.

Então armada de um velho notebook, passei uma tarde inteira na casa de outra amiga que tem Internet (na roça isso não existe 🤦🏼‍♀️).

Fiz meu anúncio e me organizei para oferecer o café da manhã pois o espaço é apenas uma suíte.

Confesso que não fazia lá muita fé pois é um espaço na zona rural, localizado fora da parte turística da cidade, 10 km, estrada de chão,  sem cozinha...

Mas me surpreendi quando, 3 dias após a publicação do anúncio, recebi minha primeira reserva, um casal jovem que procurava justamente a lonjura da roça. 

Fui "tia de Jardim de Infância" durante 32 anos, nunca trabalhei com hospedagem, mas sendo mãe, avó e dona de casa, sempre adorei receber, nem que seja para um bolo e café. 

Fiz tudo do jeito que sempre fiz para receber os amigos e a família. 

O café da manhã passou a ser um grande diferencial, pois é aquele café de roça feito e servido no fogão de lenha.

Além de nos manter mais ativos, a graninha que entra veio complementar nossa aposentadoria. E com ajuda do maridão, levamos numa boa. 

Gostamos tanto que construímos uma microcasa na cidade, a Casa do Canto, num lote que havíamos comprado com o Fundo de Garantia do maridão.

Depois construímos a Ypotyra, aqui mesmo no sítio e agora arrumamos mais sarna pra coçar 🤦🏼‍♀️, compramos parte do sítio do vizinho com uma pequena casinha de campo.

Estamos agora metido em obras, pegados em dar "nossa cara" à casa.

E vamos que vamos!!!

 

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Oi @Denise583 gostei de ler sua experiência. Fiquei me imaginando no seu lar na roça, deve ser muito da paz por lá! E seu café rsrs...velho não tem coisa melhor que aquele café feito a moda da roça. Eu amo d+. Um dia chego lá.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Vamos organizar uma viagem pra Carrancas @Ana23204 🥰

Des quando a @Denise583 começou a contar do café da manhã caseiro, da paz na roça, de ouvir os passarinhos cantarem.... eu lembro de ficar horas contando pro meu marido o quanto eu queria passar uns dias na roça, e o coitado perdido porque não fazia ideia do porquê de eu estar falando tudo aquilo....ai mostrei pra ele as fotos de Carrancas e ele entendeu 😊

Agora só falta dirigir pra ir sempre que possível ( se a @Denise583 permitir 😂)

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Combinado, todos na casa da @Denise583 , @Laura , @Ana23204, eu, para comer os quitutes que ela fala com tanta preciosidade e paixão, nos deixando com água na boca, ainda mais eu que adoro comer e traço tudo e, se a comida for boa, me acabo...rssss..😋

Gente, vou adora receber todos vcs @Fabricio50 , @Ana23204 , @Laura , @Loni56. @Beatriz98...

Agora que comprei a casinha de campo, tenho mais espaço pra acomodar kkk

Só me deem tempo de terminar a reforma.

Bjcão 💋

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Denise583 isso seria muito bom😊😊

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

@Fabricio50 comer é um TUDO, amo❤️

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu vou brigar com o @Fabricio50 pela comida já logo no café da manhã 😂

Sou boa de garfo também 😅

E amoooo uma comidinha caseira, imagina a memória afetiva que deve ter a comida da @Denise583 , @Fabricio50 , @Ana23204 , @Loni56 ?

Acho que a @Denise583 deveria começar uma Experiência aqui no Airbnb ensinando a fazer os pratos que ela serve no café da manhã.... eu iria adorar aprender a fazer o meu próprio yogurte ou manteiga....hmm, já me dei fome só de pensar!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Kkkk... comida mineira e caseira, penso que a @Denise583 faz que nem casa de nordestino, mesa farta, então @Laura , não vamos precisar brigar pelos quitutes...rsssss...👍😉👍

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura

Teria que ser presencial, pois a Internet daqui... (mais um motivo pra vcs virem kkkk).

E ninguém vai brigar pelas "quitandas", (aqui em Minas não se chama quitutes,  @Fabricio50),  aqui tem fartura (carioca "da gema" como se diz, tbm come e serve bem).

Abraços!!!

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias