Como comecei como anfitriã no Airbnb

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Como comecei como anfitriã no Airbnb

IMG-20220527-WA0006.jpg

 

Meu primeiro hóspede foi na época de Copa do Mundo, em 2014, jogos realizados no Brasil, muita gente chegando, procurando reservas em hotéis...

Eu desempregada, endividada, lascada e com medo de fazer Airbnb como anfitriã.

 

Não sabia nem como começar, mas tinha um amigo que me ajudou com dicas. Ele já era anfitrião desde 2012 e me disse que era seguro. Eu morava sozinha numa quitinete do tamanho de um ovo. Só cabia eu e eu. Eu morava no Pituaçu que nem é bairro turístico em Salvador, mas era pertinho da praia. Enfim, quando chegou nas oitavas de final da Copa, resolvi entrar no Airbnb. Fiz tudo conforme o figurino: tirei fotos, fiz a descrição do espaço, coloquei o menor preço possível só pra começar.

 

Daí coloquei o meu quarto de quitinete no anúncio pra 1 hóspede. Assim que o anúncio ficou ON, apareceram uns 2 interessados. Fiquei besta com a rapidez. Ô...época boa de Copa do Mundo, né?! Os 2 dizendo a mesma coisa no chat que tava difícil achar lugar em Salvador para dormir. Os 2 no aeroporto. Aceitei 1 deles que queria pra 3 dias. Mas não reservei dentro do Airbnb não. Fiquei com medo do Airbnb não me pagar, óia rs...

 

Combinamos dele me pagar quando chegasse. Aí minutos depois ó ele na porta. Era um rapaz holandês que não falava nem espanhol pra 'tapiar'. Aí foi na base do Tradutor do Google e mímica. A comunicação deu certo.Ele chegou de noite, se acomodou no quarto, numa cama de solteiro e eu fui “dormir” na sala num colchão de ar.

 

Detalhe:

O banheiro era no quarto, ele se trancou por dentro. E eu sempre me levanto no meio da noite pra fazer xixi. Como é que faz xixi??? Ó a bagaceira

aí ó, como é que mija?! Aí dei uma de 'MacGyver'. Peguei um balde, fui lá fora no corredor de acesso para as quitinetes, lá no final tinha um ralo, fiz meu xixi, joguei ali mesmo, voltei e limpei o balde na pia de lavar roupa, tudo às 3h da manhã.Eu acho q só fui dormir mesmo na hora de levantar. Levantei bem cedo, depois de uma noite praticamente sem dormir nada pq eu fiquei com medo de acontecer qq coisa...sei lá, ser estuprada pelo holandês. Novata ainda no Airbnb e sem saber de nada.

 

Os 3 dias de hospedagem com ele foram tranquilos, graças a Deus. O rapaz se comportou muito bem e de lá ele continuou em Salvador, dizendo q iria encontrar amigos na Barra e tal. Então foi assim minha primeira vez em hospedar alguém. Ao longo dos tempos fiz algumas adaptações do espaço, já que era apenas uma quitinete apertada. Uma delas foi colocar uma cortina blackout dividindo o quarto da passagem do banheiro. A orientação era não trancar o quarto por dentro. E daí passei a usar o banheiro também de noite. Esse lance só incomodou um único hóspede q veio da Índia com sua mulher (certo

tempo passei a aceitar 2 hóspedes tb – cama de solteiro e +1 colchão de ar solteiro). Disse nos comentários que não sabia da cortina. Foi daí que fui entendo cada dia mais como lidar com os hóspedes desde do chat. E claro, melhorando a descrição e fotos no anúncio, fazer ficar muuuito claro que era um espaço minúsculo, q eu morava lá e tal... eu fiquei 1 ano morando lá e foi assim, até me mudar pra Barra num apto um pouco melhor e numa localização muito

boa.

 

Segue as fotos do lugar que eu morei em 2014 :

 IMG-20220527-WA0013.jpgIMG-20220527-WA0001.jpgIMG-20220527-WA0008.jpgIMG-20220527-WA0007.jpgIMG-20220527-WA0012.jpgIMG-20220527-WA0010.jpgIMG-20220527-WA0011.jpg.  IMG-20220527-WA0002.jpg

59 Respostas 59
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Óia eu aqui @Laura 

Existia esse trem e ainda existe a estação, mas não sei por qual motivo, ela fica a mais de 20 km da cidade de Carrancas 🤦🏼‍♀️.

Parece que o Governo atual está negociando a revitalização de várias linhas férreas e acho que Carrancas está incluída. 

Vamos ver...

 

Então @Laura , quitanda ( aqui também é sinônimo de mercearia, venda, barraca, mercadinho), íamos encher o bucho...rssss...😋, na brisa da serra, depois, só depois, íamos conhecer a natureza de Carrancas...👍🤭👍

Bianca156
Level 10
São Paulo, Brazil

Muito obrigada! Sim, é na praia do Rio, há duas semanas quando o Airbnb fez a reunião anual de todos os Embaixadores Superhost da América do Sul. Foi muito legal . Eu realmente amo o ser anfitriã. Sou apaixonada pelo que faço.

Mauricio572
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Sou do Rio de Janeiro mas perdi o evento.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Mauricio572 , bem vindo de volta 😊

 

Conta pra gente: você também faz parte do programa de embaixadores? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

@Laura bora 😉

Mauricio572
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Como é legal um casal descobrir caminhos tanto de solução financeira quanto de compartilhamento de experiências dentro do matrimônio @Denise583 . Estou aos poucos fazendo algo semelhante mas ainda dando os primeiros passos...

Oi @Mauricio572 

Uma vida compartilhada a dois, em família, só funciona qdo todos trilham os caminhos de mãos dadas, pra nenhum ficar pra trás.

Eu e o maridão fizemos este ano 40 anos de casados e desde ainda namorados tínhamos uma poupança em conjunto.

Fico feliz que tenha achado o seu caminho e que já o estejam trilhando. 

Feliz tbm por minha experiência estar, de algum modo, lhe sendo útil. 

O que precisar de mim e outros tantos colegas aqui como a @Laura , @Ana23204 , @Fabricio50 , @Beatriz98 , @Loni56 e tantos outros, é só gritar kkkk.

Boa sorte e vá nos botando a par das duas conquistas, aqui nós torcemos junto com vc.

 

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Mauricio572 

concordo com @Denise583. dois e melhor do que um  quando um cai o outro ajuda a levantar tenho 52 anos de casado

três filhos e sete netos família linda!

mais cada um tem sua vida !

e no final ficamos nos dois um ajudando o outro😊😊

 

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Ana23204. ola

Ana amei sua historia simples😊

isso faz me lembrar de muitas situações 

que ja passei e no fundo e divertido

como e bom ver alguém melhorar e vencer cada obstaculo 💋

 

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

@Loni56 ❤️🙏😉

Bianca156
Level 10
São Paulo, Brazil

Oi Comunidade Maravilhosa!

 

Eu sou a Bianca, de Campinas e hospedo desde 2018. Infelizmente parei de frequentar a comunidade, e foi uma pena, porque a troca é sempre muito boa. Mas estou voltando. Irei achar um tempinho todos os dias para vir aqui e falar oi. 

 

O airbnb é minha vida. Me encontrei como profissional quando pela primeira vez fiquei sabendo sobre a existencia da plataforma. Fui tripulante de navio de cruzeiro por quase 20 anos, e a comunicação é sempre  muito precaria para quem não tem acesso total a internet. Sobra só tempo para falar com a familia e amigos. Acabei tendo contato com o Airbnb em 2017, quando procurava um lugar para alugar para que tivessemos chance de curtir como se estivessemos em casa. Naquele momento eu sabia que era isso que eu queria fazer para o resto da vida. 

 

Eu já tinha um apartamento e estava alugado. Pensei, ano que vem me organizo e vou reformar meu ap e transformar em um Airbnb! Nossa! As forças do universo nem esperaram o ano seguinte, minha inquilina entregou meu imóvel e ele não relocava de jeito nenhum. E simplesmente resolvi pegar todo o meu dinheiro, reformar e montar o meu  Airbnb. E depois disso foi história. Na época não existia tanta informação sobre Airbnb. Quase ninguém falava no Brasil sobre o assunto, diferente de hoje, que tem tanta gente ensinando o que fazer. Enquanto a reforma rolava, eu estudava com os gringos, assisti uns 1000 videos. Dia e noite sabendo o que eu precisava fazer e como fazer. 

 

Me tornei Superhost em 1 mês. E o resto é história. O Airbnb foi minha única fonte de renda pelos últimos 4 anos! Hoje, tudo o que está acontecendo em minha vida envolve Airbnb. 

 

No ultimo ano me tornei Embaixadora Superhost, e hoje ajudei centenas de novos anfitriões a começarem suas histórias com a Comunidade e já tenho vários Apredizes que estão se tornando Superhost. É um sentimento muito bom! 

 

Contem comigo!

 

Abraço

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Bianca156 , seja muitíssimo bem vinda (de novo 😅) aqui na Comunidade 🥰

Eu posso dizer com toda certeza que o nosso grupo de anfitriões aqui é muito especial, a @Ana23204 é uma anfitriã maravilhosa, mulher super forte, ela teve a mesma garra e determinação que você e tantos outros aqui também. 

 

Muito obrigada por dividir a sua história com a gente, e muito mais que merecida as suas conquistas. Inclusive, adorei a foto do perfil! É na praia do Rio não é? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Anailza0
Level 2
Goiânia, Brazil

Bom dia! Sou Ana de Goiânia e li seu depoimento, acho que estou igual a vc , com medo 😟 tenho uma Kitnet e então mobilie comprei tudo parcelado rsrs precisava falar conversar com alguém por telefone WhatsApp para tira algumas dúvidas preciso ouvir alguém falar pra me . Será que é possível eu te ligar ou vc me ligar e permitido ??? Ficaria muito grata pela ajuda .

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Anailza0 , para que o seu comentário tenha mais chances de ser lido não esqueça de usar o símbolo @ para que eles possam receber uma notificação para ler a sua mensagem....

 

Nos conte quais sāo as suas dúvidas para que a gente possa te ajudar 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias