Como comecei como anfitriã no Airbnb

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Como comecei como anfitriã no Airbnb

IMG-20220527-WA0006.jpg

 

Meu primeiro hóspede foi na época de Copa do Mundo, em 2014, jogos realizados no Brasil, muita gente chegando, procurando reservas em hotéis...

Eu desempregada, endividada, lascada e com medo de fazer Airbnb como anfitriã.

 

Não sabia nem como começar, mas tinha um amigo que me ajudou com dicas. Ele já era anfitrião desde 2012 e me disse que era seguro. Eu morava sozinha numa quitinete do tamanho de um ovo. Só cabia eu e eu. Eu morava no Pituaçu que nem é bairro turístico em Salvador, mas era pertinho da praia. Enfim, quando chegou nas oitavas de final da Copa, resolvi entrar no Airbnb. Fiz tudo conforme o figurino: tirei fotos, fiz a descrição do espaço, coloquei o menor preço possível só pra começar.

 

Daí coloquei o meu quarto de quitinete no anúncio pra 1 hóspede. Assim que o anúncio ficou ON, apareceram uns 2 interessados. Fiquei besta com a rapidez. Ô...época boa de Copa do Mundo, né?! Os 2 dizendo a mesma coisa no chat que tava difícil achar lugar em Salvador para dormir. Os 2 no aeroporto. Aceitei 1 deles que queria pra 3 dias. Mas não reservei dentro do Airbnb não. Fiquei com medo do Airbnb não me pagar, óia rs...

 

Combinamos dele me pagar quando chegasse. Aí minutos depois ó ele na porta. Era um rapaz holandês que não falava nem espanhol pra 'tapiar'. Aí foi na base do Tradutor do Google e mímica. A comunicação deu certo.Ele chegou de noite, se acomodou no quarto, numa cama de solteiro e eu fui “dormir” na sala num colchão de ar.

 

Detalhe:

O banheiro era no quarto, ele se trancou por dentro. E eu sempre me levanto no meio da noite pra fazer xixi. Como é que faz xixi??? Ó a bagaceira

aí ó, como é que mija?! Aí dei uma de 'MacGyver'. Peguei um balde, fui lá fora no corredor de acesso para as quitinetes, lá no final tinha um ralo, fiz meu xixi, joguei ali mesmo, voltei e limpei o balde na pia de lavar roupa, tudo às 3h da manhã.Eu acho q só fui dormir mesmo na hora de levantar. Levantei bem cedo, depois de uma noite praticamente sem dormir nada pq eu fiquei com medo de acontecer qq coisa...sei lá, ser estuprada pelo holandês. Novata ainda no Airbnb e sem saber de nada.

 

Os 3 dias de hospedagem com ele foram tranquilos, graças a Deus. O rapaz se comportou muito bem e de lá ele continuou em Salvador, dizendo q iria encontrar amigos na Barra e tal. Então foi assim minha primeira vez em hospedar alguém. Ao longo dos tempos fiz algumas adaptações do espaço, já que era apenas uma quitinete apertada. Uma delas foi colocar uma cortina blackout dividindo o quarto da passagem do banheiro. A orientação era não trancar o quarto por dentro. E daí passei a usar o banheiro também de noite. Esse lance só incomodou um único hóspede q veio da Índia com sua mulher (certo

tempo passei a aceitar 2 hóspedes tb – cama de solteiro e +1 colchão de ar solteiro). Disse nos comentários que não sabia da cortina. Foi daí que fui entendo cada dia mais como lidar com os hóspedes desde do chat. E claro, melhorando a descrição e fotos no anúncio, fazer ficar muuuito claro que era um espaço minúsculo, q eu morava lá e tal... eu fiquei 1 ano morando lá e foi assim, até me mudar pra Barra num apto um pouco melhor e numa localização muito

boa.

 

Segue as fotos do lugar que eu morei em 2014 :

 IMG-20220527-WA0013.jpgIMG-20220527-WA0001.jpgIMG-20220527-WA0008.jpgIMG-20220527-WA0007.jpgIMG-20220527-WA0012.jpgIMG-20220527-WA0010.jpgIMG-20220527-WA0011.jpg.  IMG-20220527-WA0002.jpg

59 Respostas 59
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu já fiquei imaginando aquelas mesas de café da manhã de novela das 9 @Fabricio50 , a única diferença é que ao invés de tomar um gole de suco de laranja como eles fazem na novela, eu e o @Fabricio50 iriamos comer tudo até dar a hora do almoço @Denise583 😂

Já estou louca pelas quitandas mineiras @Denise583  ( pra mim quitanda é como se chama lojinha de rua, agora fiquei confusa 🧐) !

Na verdade acho que é fome mesmo e vontade de comer uma comidinha caseira.... hmmmm 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

E não é que acontecia isso mesmo qdo eru servia o café da roça pros hóspedes da suíte???!!!

A turma ficava no conversê, beliscando aqui, experimentando ali e dava 11h e eles ainda na mesa. 

Tinha que "expulsá-los" para que pudessem aproveitar um pouco Carrancas tbm kkkk.

 

Pois é, eu tbm fiquei confusa a primeira vez que vim a Minas. No Rio, quitanda é aquele comércio, geralmente pequeno e familiar, que vende principalmente vegetais, ovos e grãos (coisa que, infelizmente, não se acha mais).

Mas aqui quitanda é o que conhecemos como quitute mesmo, como bem disse o amigo @Fabricio50 . Biscoitos, bolachas, roscas, pães, bolos, broas, tranças e tudo o que antigamente se comia no café da manhã ou na merenda da tarde (como se dizia antigamente).

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ai como eu amo uma roça ... aquela calmaria, todo mundo sem pressa, só comendo, conversando e trocando ideia, ai daqui a pouco um tira o violão debaixo do braço e começa um sarau despretensioso.... Pra mim isso é viagem de verdade! O maridão gosta de produtividade e rapidez até nas férias ( afinal ele é inglês e não pode fugir às origens 😅)  Eu já sou bem relax, adoro parar e descansar da vida agitada do cotidiano ....

 

Para uma carioca, você está uma ótima mineira @Denise583 😂 já está totalmente inserida no minêires!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura 

Aqui em casa é moda de viola kkk

Quitanda ou quitute, o que vier eu traço @Denise583 , não importa o nome...🤣🤣🤣🤣

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Vamos simbora pra Carrancas  @Fabricio50 !

Eu já estou com a malinha pronta, só esperando as férias chegarem pra encher o bucho...

E o queijo minas que eu como em uma 'sentada', com pão beeeem fresco...... hmmmm, eu começo a escrever aqui e já fico com fome!!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Hummnm!!! Só em pensar nessa comilança toda @Laura , já engordei uns 20 quilos...😋🤣🤣🤣🤣... pão de queijo, queijo de minas, tutu à mineira, torresmo... venhaaaaa! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu também @Fabricio50 😂

E a minha amiga que viu no Wikipedia que até 96 tinha um trem de passageiros entre os estados do RJ e Minas e Carrancas era uma das paradas? 

Imagina se ainda tivesse isso? Eu fiquei chocada quando li!

Corre aqui @Denise583 😎

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carrancas 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Morava fácil em Carrancas @Laura e @Denise583 , agora, tinha que ter internet boa para eu assistir meus streaming...🤣🤣🤣🤣

 

Gosto de lugares tranquilos e sou muitooooo caseiro, um mofo..kkkk, gosto de tá em casa, de paisagens bonitas, sem multidões, pelo senso de 2010, Carrancas tinha um pouco mais de 3 mil habitantes, vamos dizer que hoje dobrou os habitantes, ainda assim, tá ótimo pra mim... vou morar em Carrancas...🤔😁

Amigo @Fabricio50 

Na área urbana já tem Internet por fibra ótica  (máximo de 100 Gb),  a dificuldade está justamente pra quem, como eu, mora na zona rural.

*censo e não senso...hehehe...😅...

 

Bom @Denise583 , a área urbana deve ser tranquila também, tá valendo...😉

 

Mas, tenho vontade mesmo de morar num interior tranquilo, mas com alguns confortos mínimos, penso em Triunfo, cidade distante mais de 400 km de Recife, minha esposa e filha piram quando digo isso, morar em Triunfo, põe no Google e vê que cidadezinha legal...😍

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Essa daqui @Fabricio50 ? Gostei da carinha dela sabia.... 

 Cine_Teatro_Guarani.jpeg

 

Eu adorei o "eu sou um mofo" 😂😂😂

Eu digo que sou bipolar, um dia eu só quero uma rede e ouvir a cantoria dos passarinhos e comer a comida que eu plantei, e no outro quero ir no shopping fazer compras e experimentar as comidas de rua no centro cercada de gente do mundo todo! Tanto é que Tóquio é minha cidade favorita.

Nem eu me entendo...... 🧐

 

Agora sobre as linhas férreas no Brasil, eu sou 110% a favor de revitalizarem todas elas e construírem novas rotas.... o Brasil é tão grande, imagina que delícia um trem que te levasse de um canto para outro @Denise583 ? 🥰

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

É essa cidadezinha mesmo @Laura , ela é um encanto, é considerada um oásis no Sertão, pelo seu clima, vegetação e rios, é uma cidade serrana, mais de mil metros de altitude, clima ameno, com frio à noite, com matas e rios, grutas, montanhas e picos, uma joia...

 

Sou uma pessoa de índole cosmopolita, gosto das tecnologias e de saber o que está ocorrendo pelo mundo, mas trocaria a cidade grande, por um interior pequeno, porém estruturado e quando batesse a vontade de ir para a cidade grande, bastava pegar o carro e seguir, busco mais qualidade de vida...

 

Em relação as linhas férreas, a história de seu desmonte no Brasil é antiga e envolve várias políticas equivocadas, faltas de conservação e investimentos, sucessivos governos que preferiram o transporte rodoviário ao ferroviário, os equívocos são e foram muitos, daí não temos um transporte de passageiros por ferrovia satisfatória e não sabemos se um dia vamos voltar a ter.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que eu me lembre @Fabricio50  foi o JK que aceitou investimentos internacionais, principalmente dos EUA para construção de rodovias não é?

 É realmente uma pena porque esse investimento de ferrovia no Brasil ia ser uma mão na roda, imagina poder pegar um trem ao invés de dias no ônibus ou carro?

Ai eu iria te visitar em Triunfo! 🥰

Eu também tenho índole cosmopolita, morei a vida toda em cidade grande, não sei como seria me mudar de uma vez só pro campo, mas tenho vontade de tentar sabia. Mas seria com acesso rápido e possível para a cidade grande, porque vai que dá um desespero no meio d sábado entediado no campo? 😂

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura , a implantação das ferrovias começaram com Dom Pedro II e a primeira ferrovia foi feita pelo Barão de Mauá, Rio-Petrópolis, no governo de JK já existia uma malha ferroviária de milhares de quilômetros no Brasil, ele implementou a industrialização do país, o lema dele era 50 anos em 5, trouxe as indústrias automobilísticas, construiu Brasília, mudando a capital do país do Rio para Brasília e implementou as rodovias em detrimento das ferrovias. 

 

Então, foi de Juscelino até hoje que deixaram de investir nas ferrovias e, pior, não conservaram as que já tinham e foram, gradativamente, desativando vários trechos, no Recife, tínhamos uma ferrovia que ia de Recife ao Rio São Francisco e hoje não existe mais...🥺

 

Seria bom sim @Laura , se todo o país fosse ligado por trens, passagens mais baratas, menos acidentes, mais economia de combustíveis, paisagens lindas para se ver, sonho...

 

Rindo litros...🤣🤣🤣... vc entediada num sábado, no meio do campo, sem um shopping...kkkk

 

Laura, quando vamos fazer uma mudança de vida assim, temos que nos preparar de todas as formas, psicologicamente, estruturalmente e espiritualmente, não podemos tomar uma decisão dessas de rompante, né? Quando tivermos saudades de agitos, correrias, etc, nas férias faz o caminho inverso, do campo para a cidade e assim seguimos até o fim...

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias