Como você cobra a taxa de limpeza?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você cobra a taxa de limpeza?

Screenshot 2021-06-07 at 13.02.15.png

 

Olá a todos,

 

O tempo e o custo da limpeza podem ser uma parte considerável do trabalho dos anfitriões, e geralmente há duas abordagens mencionadas aqui na Comunidade: incluir este custo na taxa diária da acomodação, ou implementar uma taxa de limpeza.

 

Como você optou por considerar este custo, e por quê? Quais você acha que são as vantagens ou desvantagens das diferentes maneiras de se fazer isso?

 

Sei que alguns anfitriões também aconselham contra as taxas de limpeza porque isso implicaria que os hóspedes poderiam deixar a acomodação suja, já que há taxas de limpeza...você viu alguma diferença no comportamento dos hóspedes em sua casa, dependendo se havia ou não essa taxa de limpeza?

 

Não deixe de colocar nos comentários a sua opinião e qual abordagem funcionou melhor com os hóspedes 😉

 

Um abraço, 

Laura 👩🏼‍💻

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

102 Respostas 102

Bom dia @Rafael1127, obrigada pela pronta resposta.

Para acionar a central de resoluções, e cobrar a diária a mais, é preciso enviar fotos do imóvel, após o check-out, algum termo de vistoria no check-out, recibo de valor pago a profissional de limpeza? Eu não cobro a taxa de limpeza no ato da reserva, mas a partir de agora, vou passar a cobrar. Sei o quanto é chato e desgastante tudo isso, mas com certeza, hóspedes que deixarem o espaço sujo e desorganizado, terão nota baixa, assim como os que descumprirem regras da casa, se fosse possível eu daria simplesmente NOTA ZERO, ou ABAIXO DA CRÍTICA!!!!!!!!!

Samara43
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Olá @Denise583 Denise, acho que no seu caso, em que você e seu marido tem tempo e disponibilidade para realizar a faxina por conta própria, realmente a taxa de limpeza é desnecessária. Mas pense que nem todos temos essa disponibilidade e tempo, ou por ser um imóvel grande, distante de onde moramos, e termos outras ocupações que não permitam isso. Precisamos pagar uma faxineira e essa taxa é fixa, independente de alugarem por uma noite ou por 10. Se não cobrarmos a taxa de limpeza, teríamos que estipular um número mínimo de noites pra poder compensar a locação. Por isso é importante que o Airbnb tenha essa opção, uma taxa que é paga diretamente para um prestador de serviços, sobre a qual não incorrem taxas nem para o hóspede nem para o anfitrião. É justo.

Oi @Samara43 ,

O post nos convidou a deixar nossa opinião. Não foi uma censura a ninguém, apenas a minha visão e realidade.

Receber alguém num ambiente limpo e salubre é civilizado e obrigação de qqr anfitrião, seja hospedagem paga ou não. Mesmo se, para isso, fizer uso do serviço de terceiros. 

Minha opinião...

Cada um com sua realidade!

 

Paulo845
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Olá! Na verdade moro um pouco distante dos imóveis que alugo no aplicativo, preciso incluir no preço o transporte e os produtos para deixar de acordo com as regras, até o momento não recebi nenhum feedback de reclamação. Tudo anda bem até o momento!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Paulo845 , você também inclui no preço da diária o valor da taxa de limpeza? Você que faz a limpeza da acomodação e todos os insumos para deixar o espaço pronto para os novos hóspedes?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Liane-Maria1
Level 2
State of Rio Grande do Sul, Brazil

A taxa de limpeza é cobrado de acordo com o valor que a pessoa cobra para fazer a faxina . Nunca nenhum do hóspede questionou ! 

Sara-Jane3
Level 2
São Paulo, Brazil

Perfeito esse comentário. Lembrei de citar sobre o assunto. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Sara-Jane3 , você calcula o valor da limpeza na reserva ou cobra separadamente? Você tem essa dúvida em como cobrar dos hóspedes?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Depende muito dos meus cálculos.  E Vc?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Sara-Jane3 , depende de como você percebeu esse comportamento dos hóspedes, tem muitos anfitriões que não cobram essa taxa pois não querem incentivar ao hóspede a deixar o espaço todo sujo, alguns não querem adicionar esse valor na diária para não aumentar muito o preço nas buscas.... 

Acho que esse debate é bem extenso e aberto à opiniões diversas aqui 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Simone1185
Level 2
Petrópolis, Brazil

Entendo que a taxa de limpeza é  para quem está chegando encontrar tudo limpo, higienizado e organizado.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Simone1185 , a @Denise583 levantou um ponto interessante: o Airbnb oferece uma proposta diferenciada, onde ele é incentivado a deixar o espaço limpo e organizado.... Você também acha que vai contra a proposta de acomodação diferenciada, de se sentir em casa, cobrando essa taxa do hóspede à parte?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Na minha opinião, sim, @Laura .

Mas minha fundamentação maior é que entendo ser um princípio básico, oferecer um local limpo e higienizado. 

Não concordo que o pagamento da taxa deva ser uma condição sine qua non para o local estar limpo para receber alguém.

É o que fazemos na nossa casa, né?

Não é mais uma comodidade oferecida, entende?

E seguindo o modelo do Airbnb, o hóspede deve deixar o ambiente limpo e organizado, como se estivesse em casa, principalmente se o enontrou assim.

É questão básica de Educação!!!

 

Larissa360
Level 4
Lauro de Freitas, Brazil

Eu faço a cobrança da taxa de limpeza desde o começo. O valor é suficiente para cobrir a diária de uma faxineira e os custos com a lavagem dos lençois e toalhas!
Eu acredito que essa é a melhor forma, pois independente da quantidade de dias ou hospedes,  o custo é fixo, então a taxa também é. 

Caso não cobrasse a limpeza, esse custo estaria embutido no valor da diária, e provavelmente em uma diária menor eu não conseguiria alcançar o valor necessário para cobrir esse custo. 

A minha experiência tem sido boa, nunca tive reclamações. E mesmo sendo cobrada a taxa, as pessoas normalmente deixam tudo nos conformes. Mas, da mesma forma, não vou ficar chateada se o hóspede deixar prato na pia. Faz parte.

Sempre disponibilizo no apartamento alguns produtos de limpeza, até mesmo para o caso de acontecer uma emergência e o hóspede precisar limpar algo. 
Mesmo cobrando a taxa, não é um incentivo para o hóspede deixar tudo sujo, até porque são avaliados quanto à limpeza também. É uma questão básica de educação, mesmo em um hotel onde tem camareira, não deixar o ambiente imundo. 
E, uso a taxa de limpeza também para incentivar os hóspedes que reservam por mais dias, uma vez que reservando uma diária ou dez, o valor vai ser o mesmo da taxa de limpeza. 

Larissa Leal
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Isso que você mencionou sobre o valor fixo da taxa de limpeza é super importante @Larissa360 , porque para uma reserva de menos dias esse valor sobressaltaria mais e o hóspede poderia achar um valor muito alto pela reserva.... quando a estadia é mas longa, de quanto em quanto tempo a limpeza no apartamento é feita?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias