Como você vê outros anfitriões, concorrentes ou parceiros?

Priscilla---Gabriel0
Level 10
São Paulo, Brazil

Como você vê outros anfitriões, concorrentes ou parceiros?

1st airbnb open - sf.JPG

 

Especialmente quando a gente começa um anúncio, é super natural a gente ver todos os anúncios da vizinhança. Saber quanto cobram, quais os diferenciais, etc. Afinal, o nosso anúncio está “competindo” com esses outros. Sim, esse é o primeiro pensamento!

Mas.... os outros anfitriões também não são parceiros? Uma prova disso é a própria Central da Comunidade! Aqui a gente se ajuda cotidianamente. E, além disso, faz amigos também. Eu mesma já conheci – ao vivo – várias pessoas que antes só falava on-line aqui na CC.

 

E mais, quando vamos nos encontros, puxa vida.... quanta gente bacana que a gente conhece!!! Além do oba-oba do encontro, recebemos dicas, falamos dos nossos anseios, compartilhamos histórias e fazemos novos amigos.

 

Na minha opinião, os outros anfitriões estão bem mais pra parceiros do que pra concorrentes. E pra você?







Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
10 Respostas 10
Carla_0
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Adorei o tópico @Priscilla---Gabriel0, acho que é bem normal, principalmente no comecinho, tentar absorver o máximo de informações possíveis através de outros hosts. É lindo de ver como o pessoal troca informações, dá dicas e se une para ser cada vez melhor. Eu não sou anfitriã, mas como hóspede adoro essa atmosfera de comunidade que rola em torno do Airbnb todo.

 

O que será que os outros anfitriões pensam?

@João33, @Sirley0, @Maria-Emília-E-Antônio0, @Lucio-Henrique0, @Márcia-Freitas0,@Natália2, @Francisco65 @Tina91 @Arthur-Luís0 @Danielle0 @Beth56 @Raquel45, @Bárbara5

 

 

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Priscilla---Gabriel0 e @Carla_0

 

Com certeza vejo muito mais como parceiros do que concorrentes. Aqui na Serra Gaúcha mesmo estamos tentando conhecer e agregar mais anfitriões inclusive para ser possível a troca de hóspedes (porque muitas vezes a gente não tem mais datas disponíveis, ou o nº de pessoas não é o adequado para o seu anúncio). Então é importante conhecer outros anfitriões pra poder fazer essa indicação. No último domingo mesmo fiz um encontro com alguns anfitriões e eu e a @Natália2 passamos várias dicas...(se enxergássemos como concorrência não teríamos feito isso).

 

Lógico que é importante saber quem é a "concorrência" pra aprender com eles também, ver quanto estão cobrando, como está a ocupação, etc

 

Abraços

 

Bárbara

Olá, boa tarde! Vejo outros anfitriões como parceiros. Acredito haver hóspedes pra todos. O fato de um hóspede preferir outro ambiente para se hospedar não me deixar triste. Simplesmente há questões como localização, quantidade de acomodações etc que faz o hóspede escolher outro local. Aprendo com outros anfitriões e procuro melhorar cada vez mais minhas acomodações para que o site mantenha um padrão de qualidade e não de concorrência entre anfitriões. Estou muito feliz com os hóspedes que tenho recebido no meu apto. Abraços
Beth56
Level 10
Florianópolis, Brazil

Sério, pessoal, ser concorrente não é sinônimo de ser inimigo, nem ser parceiro é o antônimo de ser concorrente.

Claro que um anfitrião que oferece uma cobertura no Leblon não é meu concorrente, pq eu ofereço um quarto com banheiro em Botafogo. Mas outros que têm ofertas parecidas com a minha são, sim, meus concorrentes.

O que me parece haver no Airbnb e, talvez, em todas as plataformas de "compartilhamento", é uma concorrência colaborativa.

Se o mercado cresce é bom para todos, se eu tenho um pedido e não posso atender, melhor que alguém do airbnb (amigo meu) atenda e bem. Por isso, diferente da concorrência tradicional, ninguém quer, exatamente, esconder seus diferenciais do outro e muito menos quer que o outro se dê mal. Isso gera uma mudança na forma de compreender a palavra concorrência.

Porém, sempre que fico sabendo qeu pessoas que têm oferta parecida com a minha estão com reservas e eu não, me sinto concorrendo e, pior, perdendo a concorrência. E se pintar um hóspede que eu possa atender, vou valorizar o meu espaço e atende-lo para ser escolhida em detrimento de outros.

Obviamente, como pessoa, fico feliz  quando todos têm hóspedes, mas como anfitriã que precisa do dinheiro do aluguel, vou analisar pq uns têm e outros não tem hóspedes e vou torcer por mim primeiro.

Isso não significa que eu não serei amiga dos outros anfitriões (realmente, os encontros são fantásticos e as pessoas todas muito generosas), também não significa que não vou ajudar outros anfitriões com dicas, sugestões e qualquer outra coisa que precisarem de mim (adoro ajudar), mas é preciso ver o mundo menos cor de rosa e, também, menos dicotômico, como falei no iníco do texto.

Colaboração, sempre! Concorrência colaborativa é perfeito. Amizades são sempre bem vindas. Apoio e troca também.

Mas somos, sim, concorrentes. Assim como somos parceiros.

 

Arthur-Luís0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Beth56 

 

Ótima resposta concordo plenamente! E também vejo por este lado. 

 

Beijos

VivaLá Airbnb

Oi @Beth56

 

Excelente ponto de vista, concordo plenamente!! 😉

 

Abraços

 

Bárbara

Excelente Beth !

Traçou um perfil real e otimista !

Gostei e concordo.

Abraço,

Vanessa.

Raquel45
Level 8
Rio, Brazil

Não vejo como concorreentes, vejo como pessoas que tem objetivos semelhantes aos meus.

Na verdade o clima não é esse de concorrência e sim de colaboração. Alguns anfitriões nem se fala! Ajudam tanto com sua experiência, sabem tanto de certas questões que parece até uma consultoria profissionalizada.  A troca é certa entre a comunidade e isso é o mais legal.

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Priscilla---Gabriel0 

Olá, 

A primeira vista, sob uma ótica restrita, Relação de Parceria é a que temos com o Airbnb ou a que um Host tem com o co-Host.

Penso que os anfitriões são pessoas que tem objetivos comuns e portanto se identificam dentro de um ambiente amigável e colaborativo.

Embora possa existir amizade entre concorrentes, nem todo afitrião é concorrente de outro.

Não vejo como concorrente um anfitrião de outra cidade ! 

E mesmo que estejam na mesma cidade, muitos tem seus espaços em bairros diferentes.

E mesmo que estejam na mesma cidade, existem diferenças entre os tipos de hospedagens e caracteristicas de cada espaço.

O perfil de hospedes que procuram um determinado espaço, muitas vezes tem caracteristicas diferentes mais apropriadas a determinados espaços. Exemplo: número de pessoas, local, estilo do espaço, guest que procura mais ou menos autonomia, etc.

São inúmeras sutilezas, que ao invés de dividir apenas somam e criam um ecossitema de acomodação com grande variedade.

É como aquelas ruas onde existem inúmeros bares e restaurantes. Podem até ser concorrentes, mas cada um pode ter seu estilo e peculiaridades, e esta variedade acaba atraindo muitas pessoas para o local como um todo, devido a riqueza de opções. Se visto sob a ótica deste último exemplo, poderiam até ser considerados "parceiros na criação de uma oferta eclética em termos de opções".

Jamil3
Level 2
São Paulo, Brazil

Sem dúvida , encarar outros anfitriões de sua região ou não , como parceiros é evoluir como empreendedor.

 

Na mesma região pode-se , ao juntar forças, interagir melhor com o poder público ( vias de acesso, placas, etc) , com prestadores de serviços ( piscineiros , jardineiros , faxineiras etc) , além de indicações que podem ou não sugerir comissionamentos ....

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias