Conta de Energia Elétrica: principais discussões da Central da Comunidade

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Conta de Energia Elétrica: principais discussões da Central da Comunidade


Oi pessoal,

 

Tenho lido no noticiário e aqui na comunidade sobre contas de energia estarem mais altas no Brasil. Fora as dúvidas frequentes de como repassar esse custo para o hóspede e melhores práticas que são amplamente discutidas por aqui.

 

Leia aqui o que já foi publicado na Central da Comunidade sobre contas de luz. Se tiver novas dúvida, inicie uma nova conversa para maior visibilidade.

 


Como vocês estão se adaptando ao aumento da conta de luz?

Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

Abraços,

May

13 Respostas 13
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá  @May !

 

Bem pertinente essa discussão sobre cobrança do consumo da energia elétrica utilizada na hospedagem.

 

As altas dos preços, incluindo aí a energia elétrica, fez com que anfitriões passassem a cobrar o consumo de energia na estadia.

 

O Airbnb está se pronunciando em entrevistas em vários sites favoravelmente sobre a realidadele do anfitrião cobrar por fora o consumo de energia na hospedagem. 

 

Como exemplo, trazemos essa reportagem do UOL sobre o tema, mostrando a realidade insofismável da cobrança:

 

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/09/15/alta-da-conta-faz-proprietarios-aderirem-a-t...

 

Outros sites também abordam essa tendência que, ao meu ver, veio para ficar. 

 

Fabrício:)

Vivianne20
Level 1
Feira de Santana, Brazil

Bom dia, sou anfitriã de um apartamento e Aracaju (Se), devido ao aumento das contas de energia e a tendência atual de estadias mais longas, quero cobrar o consumo de energia, tenho dúvidas de como fazer esse cálculo, alguém mais experiente poderia detalhar pra mim?

 

 

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Vivianne20 !

 

Não é complicado essa cobrança, veja o valor do kWh que vc paga em sua conta de luz, levando em conta: o valor do kWh que consta em sua conta de luz + taxas + impostos =  ao valor que vc deve cobrar pelo kWh nas reservas. 

 

Tal cobrança, obrigatoriamente, deve estar previstas nas regras da casa.

 

Eu coloco da seguinte forma:

 

"A energia elétrica é cobrada separadamente, no valor de R$ 1,00 (um) real o kWh consumido, pagos em dinheiro ou via pix, na saída. A medição do consumo será vista pelas partes no contador, no dia da entrada e no dia da saída."

 

Além de colocar a previsão de cobrança do consumo de energia nas regras da casa,  também coloco lá nas observações do anúncio, aquela parte que vc descreve o imóvel. 

 

Coloco assim: Cobramos pelo consumo de energia elétrica (Nas Regras da Casa falo como).

 

Fabrício:)

Quando não aluga o espaço inteiro fica mais difícil essa cobrança, como fazer esse cálculo @Fabricio50 ?

Olá @Shirlei2 !

 

Cada aparelho elétrico/eletrônico, certificado pelo INMETRO, vem com uma etiqueta mostrando o consumo de energia do aparelho,  daí vc faz os cálculos por quantas horas o hóspede usa, em média, tal aparelho. 

 

Por exemplo: em uma etiqueta mostra que o ar-condicionado em uma hora gasta 2 kWh,  daí vc veria em média quantas horas um hóspede gasta com o ar ligado, se 10h, 10x2= 20 kWh.  Vc faria isso com todos os aparelhos ou com os aparelhos que vc acha que gasta mais e tiraria uma média segura de uso de energia pelo hóspede em um dia de hospedagem.

 

Então, vc sabendo que um hóspede gasta, em média, 15 kWh por dia de consumo de energia, vc já diria no anúncio que cobra por dia uma taxa de energia de 15 reais, por exemplo e daí vai.

 

Mas lembre-se, tal cobrança deve ser prevista nas Regras da Casa, como mencionei no post acima.

 

Fabrício:)

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Aumenta a diária, mais simples e efetivo. Quem não aumentar estará pagando para trabalhar. Não foi só a energia que aumentou. Tudo vem aumentando exageradamente. Desinfetantes, sabão em pó, alcool. (Antes da pandemia era 2,50, hoje está 9,00) roupas de cama está muito mais caro, um dia terá que repor. Agua está mais caro. Gasolina batendo em 9,00. Tem gente alugando quarto por 50,00 a diária, não sabe fazer conta, só pode. 

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Shirlei2 👆👆👆

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Eu acredito que tudo se resume a aumentar o valor das diárias, ninguém vai deixar de consumir energia se for avisado de que será cobrado. É só calcular o aumento medio da tarifa paga mensalmente e aumentar a diária proporcionalmente. Ej tive que aumentar minhas diárias este ano em 10% e já estou pensando em aumentar mais 10%. Aquele que não o fizer estará pagando para trabalhar. Não é só a energia que aumentou. Tem a tal taxa extorsiva de escassez hídrica de 25% sobre a energia. Infelizmente tá ficando difícil sustentar a corrupção neste país. Salve-se quem puder.  

Gabi185
Level 2
Florianópolis, Brazil

Eu dou anfitriã de imóvel próprio e também presto esse serviço para outros proprietários. 

O tema aborda uma decisão delicada, cobrar do hóspede o consumo de energia é justo mas antipático e pode reduzir em muito o número de reservas, imagino pq nunca fiz. Aqui na minha região as diárias da alta temporada contemplam esse custo, porém agora entrando na baixa com diárias custando menos de 50,00 por pessoa pode mesmo tornar inviável para alguns proprietários. Também é importante lembrar aqui na minha região as temperaturas baixam significativamente não havendo mais a necessidade de ar condicionado  o que também pode a não necessidade dessas medidas. Enfim, estou ponderando sobre cobrar a parte e como não tenho uma opinião definida gostaria que quem já está cobrando manifestasse seus resultados por favor. Obrigada 

Olá @Gabi185 !

 

Eu cobro o consumo de energia da hospedagem, nunca tive problemas e nunca deixei de locar por conta disso, vide meus anúncios e/ou avaliações, não tem nenhuma insatisfação pela cobrança. 

 

Agora, tudo é bem claro nas tratativas com o hóspede e bem explicado no anúncio, ninguém reserva comigo sem saber o que está pagando ou que será cobrado, acho que não tem nada de antipático na cobrança, haja vista, que já está tudo acertado e combinado entre anfitrião e hóspede, não há surpresas.

 

Também ressalto para os anfitriões que a cobrança é legal, convido a vc e aos outros anfitriões a darem uma olhadinha acima nos meus post neste tópico sobre o assunto, digo como cobro, inclusive mostro um link com manifestação do site concordando com a cobrança dos anfitriões. 

 

Eu pondero o seguinte, para quem cobra o consumo da energia no valor da diária, além de não ser justo para os que tem consciência no consumo de energia e não devem pagar para os que não estão nem aí, também a conta não bate, penso que é uma fábula, por exemplo, vc faz a média de consumo de energia elétrica em uma hospedagem, divide esse consumo por dia, daí verifica o valor diário do consumo e aplica esse valor no seu valor da diária, vc achou um consumo diário de energia de 30 reais, partindo do princípio que foi o valor mais alto que vc achou do consumo da energia por dia de hospedagem, o valor da sua diária é 200 reais, é o que vc pretende receber, daí, somados os valores vc praticaria uma diária de 230 reais, ok?

 

Só que, quase sempre o consumo de energia para quem não paga é exponencial, aumenta constantemente e vai englobar e passar o que vc cobra embutido no valor da reserva, é tão verdade o aqui dito que o post é sobre cobrança de energia na hospedagem.

 

 A forma que faço cobrando, imponhe um consumo consciente da energia elétrica na hospedagem e não penaliza/pune os conscientes no consumo elétrico, não há desperdícios ou abusos no uso da energia elétrica fornecida, tanto é assim que, por exemplo, em um final de semana, no meu imóvel, o consumo de energia fica entre 60 a 85 reais, para 8 pessoas, com 3 ares-condicionados, 3 chuveiros elétricos, microondas, geladeira, cafeteira elétrica, sanduicheira elétrica, piscina com filtro e bomba elétrica, etc.

 

Espero ter contribuído ao debate, trazendo novas ponderações. 

 

Fabrício:)

Oi @Fabricio50 .

Concordo com você. 

O anfitrião pode cobrar taxa de limpeza, taxa de pet, tem a taxa do Airbnb, por que não pode cobrar o consumo de energia elétrica?

E tem uma coisa ainda mais importante no que vc disse, isso força o uso consciente da energia elétrica, portanto é uma atitude sustentável. 

Abraços!

@Denise583 é com essa lucidez que vc fala que se deve ser tratado o assunto, aliás, recorrente nesta CC.

 

Minha cara Denise e anfitriões, em outro tópico que trata do mesmo assunto, tive a oportunidade de demonstrar que anfitriões contam com respaldo legal, além do site, que os embasam na cobrança de energia elétrica à parte, se quiserem.

 

Os especialistas e doutrinadores que tratam do assunto de locação de imóveis, afirmam que o objeto de uma locação tem de ser uma coisa móvel ou imóvel, alugam-se carros, bicicletas, máquinas, quartos, casas, apartamentos, etc.

 

Mas, não se alugam energia elétrica, gás, água, calor, porque o seu uso os consome, portanto, energia elétrica, água, gás, por exemplo, não se alugam, se consomem.

 

Por evidente, o valor de uma diária, não tem que incluir obrigatoriamente o consumo de energia elétrica, de água ou gás, para ficar somente nestes.

 

Tem mais, os especialistas afirmam que energia elétrica, água e gás são de natureza pessoal, não estão atrelados ao imóvel em si, sendo assim, podem ser cobrados à parte.

 

A Lei do Inquilinato, aliás, lei que é utilizada pelos anfitriões e pela plataforma, diz que a obrigação de arcar pelos consumos do imóvel, como energia elétrica, água e gás, é do inquilino.

 

Então, o responsável pelo pagamento dessas despesas é aquele que está usufruindo dos serviços no momento, no caso, quem fez a reserva do imóvel, ou seja, o hóspede, vide o art. 23 da Lei do Inquilinato que confirma o aqui dito.

 

Art. 23. O locatário é obrigado a:

(...)

VIII  - pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto;

(...)

 

Como dito alhures, o Airbnb vem se pronunciando favoravelmente sobre a realidade do anfitrião cobrar pelo consumo de energia na hospedagem, seja pelas altas nos preços, seja por ser de direito. 

 

Fabrício:)

Gabi185
Level 2
Florianópolis, Brazil

Oi @Fabricio50 agradeço muitíssimo a sua atenção e por ter compartilhado a sua experiência. Com certeza eu vou testar essa prática e o que mais me agrada é a consciência que desperta na experiência Airbnb. Eu tenho refletido muito sobre consumo consciente e a necessidade de orientar o hospede para um experiência Airbnb não descartável. A sua ideia me ascendeu uma grande luz nessa direção!

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias