Dicas para quem hospeda em condomínios

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Dicas para quem hospeda em condomínios

Screenshot 2020-09-21 at 12.12.47.png

 

 

Oi pessoal, 

Hospedar em condomínios é um assunto muito polêmico e bastante comentado em  grupos online e em encontros com anfitriões do Airbnb (se você tem interesse sobre esse assunto, sugiro ler essa conversa aqui na comunidade).

 

De acordo com o artigo da Central do Airbnb, a legislação brasileira não permite que os condomínios impeçam ou limitem o direito do proprietário de alugar sua acomodaçãoNo entanto, é importante que os hóspedes sigam padrões de boa vizinhança, evitando situações que possam prejudicar a tranquilidade, integridade ou segurança de outros moradores.

 

O Airbnb criou um guia com dicas para boa convivência em condomínios e com algumas explicações sobre o direito do anfitrião nesse cenário. Esse arquivo pode ser baixado aqui e está em formato PDF.

 

Aproveitando a iniciativa, eu gostaria de perguntar a todos vocês que hospedam em condomínio, qual é a sua experiência? alguma dica que pode ajudar outro anfitrião?

 

Um abraço,

May

3 Respostas 3
Jorge353
Level 2
Porto Alegre, Brazil

Prezados,

 

Apesar de existirem diversas decisões dando ganho de causa ao nosso direito de alugar por temporada, a abertura de processo contra os anfitriões geram custos, que pode custar meses de trabalho e imóveis fechados, sem remuneração.

 

Minha sugestão e reinvindicação é de que a empresa Airbnb ajude o anfitrião quando necessário, com assessoria jurídica especializada, trazendo ao seu parceiro de negócios (todos os anfitriões), segurança para manter e até mesmo ampliar a oferta de imóveis na plataforma.

 

Abraços,

 

Jorge Lansarin

Marta666
Level 6
State of São Paulo, Brazil

Olá, boa tarde!
Recentemente, aqui no nosso município, um anfitrião foi multado em mais de 5 mil reais em decorrência da aplicação da LEI DO SILENCIO.
A casa fica em um condomínio/bairro, numa praia, onde residem pessoas continuamente e outras só frequentam nas férias/feriados/etc. É um bairro bem extenso, na orla da praia, com portarias, vigilância e cuidados mantidos pela associação de moradores.
Pois bem, os hóspedes deram uma festa muito barulhenta, os vizinhos chamaram a polícia e o anfitrião ficou com a multa, pois, no Airbnb não tem socorro para esse tipo de dano.
Por essas e outras, temos CONTRATO e REGULAMENTO que devem ser aceitos e assinados pelas partes e, também, não aceito reservas instantâneas e em cima da hora. Mínimo de 02 dias de antecedência - para dar tempo de passar todas as normas e que os futuros hóspedes saibam como têm que se comportarem.

Atenciosamente

Marta M Beserra S
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Marta666 , sinto muito ler esse caso com esse anfitrião em relação à festa dada pelo hóspede.... ele procurou o suporte e mostrou evidências de que a festa foi feita na acomodação dele? Existe uma política bem rigorosa de proibição de festas .

O anfitrião chegou a chamar a polícia nesse caso?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias