[Entrevista] Anfitrião em Destaque de agosto 2017

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

[Entrevista] Anfitrião em Destaque de agosto 2017

 Entrevista com @Brux.png

 

Para nossa quinta edição do tópico Anfitrião em Destaque, tenho o prazer de postar a entrevista com o @Brux0

 

Eu fiz algumas perguntas para o Brunello e através da entrevista, teremos a chance de conhecê-lo melhor.  Fiquem à vontade para postar novas perguntas e comentários aqui no tópico. Tenho certeza que o Brunello vai gostar de responder suas perguntas extras. ツ

 

Agora é só sentar com um café ou chá e aproveitar o fantástico texto abaixo:

 

 

Como você se tornou anfitrião do Airbnb e quando você começou?

 

Em 2009 comprei um pequeno quarto sala em Ipanema exatamente com o proposito de alugar para temporada.  Fiz um projeto, e transformei ele em um pequeno Loft. Anunciei na craig’s list (que funcionava bem mas era o site mais básico na terra) e coloquei em uma agencia especializada em temporada.  Em 2010, foi convidado em São Paolo para um evento apos uma consultoria que tinha feito para uma empresa Italiana mas, infelizmente, todos os hotéis estavam lotados e, o que tinham quartos, tinham valores proibitivos.  Quase desisti da viagem....... ate que vi um banner do airbnb no facebook. Me cadastrei, fiz uma rápida pesquisa e em menos de 5 minutos reservei um quarto lindo em uma mansão no bairro de Jardins, praticamente a 3 minutos da casa onde o evento iria acontecer.  A proprietária era uma artista plástica que viajava pelo mundo, e a casa era sensacional.  Obviamente, quando voltei no Rio, decidi postar meu apartamento no airbnb.  Na época tinham 9 anúncios em Ipanema e 60 no Rio de Janeiro como um todo. Agora tem cerca de 50.000.  Lembro que a logomarca era azul e branca, tinha uma ferramenta para publicar nosso anuncio na craig’s list de maneira sofisticada, e lembro que quando escrevi uma review negativa para um hospede, ele mudou a review dele que era positiva se vingando (ainda não tinha esse limbo de 14 dias onde quem ainda não publicou não pode ver a outra).  Lembro que publiquei o anuncio, e no dia seguinte chegaram 4 reservas, nos seguinte outras 5, e assim para frente.  Em menos de 2 semanas eu enchi o calendário do loft nos 5 meses para frente.  Como não ficar entusiasta do site ??!!!!!!    

 

 

Fale um pouco sobre o seu anúncio.

 

Eu tenho um pequeno Loft no melhor ponto de Ipanema, na rua Joana Angélica esquina com a praça nossa senhora da paz. Bem no meio de tudo.  O apt é pequeno mas, pois foi projetado pensando em temporada, tem tudo que um viajante possa precisar. Principalmente, é para casais.  Nesse apartamento já hospedei cerca de 400 casais e desde que anunciei é raro que tenha alguma diária livre.  Claro, agora com 50.000 anúncios no rio, tenho que me esforçar mais, mudar valores de diárias, etc...... mas realmente o apartamento entrou nos gostos dos viajantes.  Uns anos apos listar o Loft, minhas 2 vizinhas me pediram para gerenciar os apartamentos delas, que estão exatamente de lado do meu.  Mesmo não sendo minha área de atuação, foi fácil para mim porque já tinha tudo organizado para o meu.  Atualmente, tenho recebido cerca de 880 reservas nos 3 apartamentos.  

 

 

Qual foi a sua melhor experiência como hóspede do Airbnb?

 

Definitivamente, foi quando por 3 anos seguidos foi para Londres 6 meses ao ano para fazer cursos na Central Saint Martins School of Art.  Airbnb me deu a possibilidade de ficar a cada período em um bairro diferente, ou no mesmo bairro mas em uma área nova. Foi super legal, me hospedei em 2 lugares diferentes em shoreditch, 2 lugares lindos em De Beuvoir Town, Chelsey, Hackney, Portobello Road e até na criativa Brick Lane...... vivendo como um vero east londoner. 

 

 

Qual foi a sua melhor experiência como anfitrião do Airbnb?

 

É difícil escolher uma de tantas reservas que já tive, e sendo que trata-se de apartamentos inteiros, a interação com os hospedes é limitada.  Mas a minha historia favorita é de um casal que se hospedou comigo em 2012.  Eram só amigos, mas começaram a namorar no meu loft.  Agora estão casados e ate me ofereceram de comprar o apartamento já que estavam procurando algo no rio e o meu tinha uma conotação afetiva para eles.

 

 

Qual é sua atividade favorita como anfitrião?

 

Adoro quando recebo hóspedes simpáticos.  No check in sempre fico uma meia hora explicando o apt., o bairro, lugares onde ir, passeios, caminhadas e dicas em geral.  Na maioria dos casos, apos o check in, nos continuamos a interação via mensagens, no caso eles precisem de algo.  Porém, em alguns casos, já no check in rola uma conversa, eu conto minha história eles contam a deles, e se transforma em uma nova amizade.  Saio do apartamento cheio de positividade e feliz para esse novo encontro.

 

 

Qual evento do Airbnb você mais gostou de participar?

 

Definitivamente quando foi convidado por Gaby e Gloria a participar do lançamento das experiências no Brasil.  Tinha vários executivos vindo de São Francisco, e foram três eventos: 1 evento onde um dançarino ensinou a dançar charme, 1 jantar no Cristo com visita noturna exclusiva, e uma press conference no aquário.  Achei super bacana conhecer alguém que faz parte da empresa em SF e o team de São Paulo, e participar de 3 experiências no dia do lançamento.  E nesse dia me pediram de ser um dos líder do clube de anfitriões do rio.  Adorei a confiança.  

 

 

O que você mais gosta aqui na Central da Comunidade?

 

Participo ativamente em vários grupos de facebook sobre airbnb no mundo, e tenho um newsfeed onde recebo todas as matérias sobre airbnb.  Por isso, acho interessante que o airbnb esteja começando a investir na Central da Comunidade. Definitivamente poderá ser cada dia mais um lugar para troca de informações, dúvidas, ajuda, etc..... Em termos de funcionalidades e arquitetura, acho que ainda estamos no começo mas já da para ver os frutos e a participação aumentando.  Por exemplo, no Brasil, desde que a Gaby e a Gloria chegaram na empresa, os Clubes de anfitriões estão bombando, e fazendo um trabalho excelente.  Acabei de organizar um meet up aqui no Rio semana passada sobre emergências e como resolvê-las.  Fiquei muito feliz em compartilhar minha experiências e achei muito bacana essa troca que agora nos podemos fazer nos clubes e na central de comunidade.

 

 

Quais são seus interesses e hobbies?

 

Essa pergunta é difícil para mim, porque o meu maior interesse é:  “aprender.”  Gosto de saber sobre como funcionam as coisas, como são feitas, qual é a origem, etc...... Sendo assim posso responder falando que meu maior interesse é saber o que não sei ainda...... rsrsrsrs ....... a curiosidade é um vício.

 

 

Se você pudesse voltar no tempo para quando começou como anfitrião, que conselho você ofereceria para você mesmo?

 

Ofereceria o mesmo conselho que dei aos participantes no meu encontro sobre “apagando fogos” : 

 

“Se você é novo no airbnb tem que ler TUDO no site, clicar em todos os links, navegar, testar etc...... Antes de ativar o anuncio. Airbnb é uma plataforma profissional de locação de temporada, tem milhares de funcionalidades e o site é muito complicado na própria arquitetura. Controle o pagamento, e veja os links que explicam como pagar ou ser pago, controle a diferença em reserva instantânea e reserva normal. Controle como mudar valor no calendário, adicionar requisitos etc........ Se um novo anfitrião não estudar antes, vai ter problemas contínuos.

 

 

Brux, muito obrigada por esse presente que é a sua entrevista. Fiquei feliz por você ter aceito o convite e por ter dedicado seu precioso tempo para fazer parte do nosso Anfitrião em Destaque. ☺

 

 

Não deixem de ler:

 

[Entrevista] Anfitrião em Destaque com a @Bárbara5.

[Entrevista] Anfitrião em Destaque de abril com @Lucio-Henrique0

[Entrevista] Anfitrião em Destaque de maio 2017 com @Priscilla + Gabriel.

[Entrevista] Anfitrião em Destaque de julho 2017 com @Jacqueline

 

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

9 Respostas 9
Rosani0
Level 2
São José dos Campos, Brazil

Parabéns Brunello!

O compartilhamento de experiências ajudam bastante.
Me cadastrei há alguns anos, mas nunca hospedei ninguém.
Recebi algumas consultas, mas não me senti segura e não efetivei.
Depois de muito tempo, hj recebi uma solicitação de hospedagem e aceitei.
Talvez receba o meu primeiro hóspede. Ainda não sei...

Deseje-me sorte Brunello! rs

Abraço e sucesso!

Rosani

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Muita sorte para voce nessa nova experiença.  E qualquer duvida è so postar aqui que a gente se ajuda.

Lucio-Henrique0
Level 10
Niterói, Brazil

Parabéns!! Bela entrevista, pricipalmente quando cita sobre o que os novos anfitriões devem fazer antes de anunciar.

 

Att, Lucio Henrique.

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Obrigado Lucio Henrique,

 

pois è, tem muita gente nova que nao conhece a plataforma e pode cair em erros e problemas.  Importante estudar tudo mesmo.  Eu a cada mes me atualizo e estudo tudo de novo.  Airbnb esta com muitas novidades e è bom ficar atualizados.

Virgínia0
Level 6
Rio de Janeiro, Brazil

Falou e disse Bru!!

Adoreeei!

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

voce è demais !!!! obrigado

Keila0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi! Minhas perguntas:

1. Como é ser um líder do Clube de Anfitriões do Rio? O que um anfitrião comum pode fazer pra chegar até onde você chegou e no que isso é diferente de como era antes?

 

2. Como é a aceitação do condomínio onde estão os apartamentos que vc aluga/administra? Sente que há boa recepção dos vizinhos ou já teve problemas de alguma natureza relativa à atividades por lá?

 

Obrigada!

Keila B.

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Keila,

 

muito obrigado pelas perguntas.  

 

Por quanto ao primeiro ponto "... o que um anfitriao comum pode fazer para chegar onde eu cheguei... " eu acho principalmente duas coisas:  1) Eu sou um anfitriao comum como todos os anfitrioes.  Nada mais do que isso.  O mundo, em geral, è feitos por pessoas que tem qualidades ou expertise diferentes, cada um com uma cor, cada um com uma religiao ou crenca, educacao ou ignorancia, cada um com um problema ou solução.  O mesmo funciona em todos os niveis de agregaçao de pessoas, que seja um continente, pais, estado, cidade, municipio, bairro, comunidade, clube.  Sempre terà alguem que sabe mais de um assunto e menos de outro, e vice versa.  Acho que o conceito de se sentir especiais ou fora do comun è errado, cria categorias que dividem as pessoas entre melhores e piores, e de consequencia divisao e discriminacao.  A unica coisa importante para mim è a bondade das pessoas. E quando vejo maldade simplesmente me afasto. 2) Eu não acho que cheguei em algum lugar e sou o mesmo de antes.  Ja foi VP of design e branding de uma das maiores empresas de moda de luxo do mundo e quando voce ve pessoas como Sofia Loren, Leonardo di Caprio, Steve Jobs, etc..... super humildes e accessiveis, voce entende que mais voce aprende... mais voce tem conhecimento que nao sabe de nada.  Mais voce chega em algum lugar.... mais tem lugares para descubrir e pessoas que chegaram mais longe de vc.  Isso so para dizer o seguinte: em uma comunidade todo mundo è igual, todo mundo pode aprender algo do outro, todo munto pode contribuir, mesmo com pouco.  E se tem alguem que da muito e outro que da pouco eles sao iguais.  Cada um faz o que pode e isso ja è bastante.  Essa corrida para exceller, ser acima dos outros, ganhar titulos nao è minha praia nao.  Eu fico feliz em aprender unicamente para eu mesmo melhorar, e se depois puder compartilhar meu conhecimento, ainda melhor.

 

Por quanto ao meu trabalho no clube, comecei em varios grupos de facebook do brasil, da italia, e dos estados unidos, respondendo e ajudando hospedes e anfitrioes que pediam ajuda. Ai a vontade de ajudar cresceu.  Nao tenho muito tempo para organizar eventos, mas quando puder entro na comunidade ou nos grupos dos quais faco parte, e ajudo como posso compartilhando conhecimento.  Nao è muito, mas acho melhor que nada.  Como voce sabe, recentemente estudei bastante para entender bem a lei tributaria brasileira e fiz uma postagem sobre imposto de renda que ajudou muitas pessoas.  Em seguida, tive 63 conversas via facebook messanger por pessoas que liram a postagem e me contataram para tirar umas duvidas.  Claro, foi muito tempo dedicado na pesquisa e nos telefonemas das pessoas que me procuraram, mas acho valeu a pena. Falando do Clube do Rio de Janeiro, como muitos anfitrioes do brasil, ate recentemente nem sabia existisse o site da comunidade.  Eu sempre foi focado em ser um bom host, ponto.   Sabia que de ves em quando airbnb organizava eventos, e tinha ido em alguns eventos no passado (um lembro foi na urca) mas achei muito fracos e definitivamente nao percebi um senso de comunidade de verdade.  Desde a chegada da Gloria e a Gaby tudo mudou e realmente a comunidade e os clubes estao crescendo de maneira neutra e transparente.  Muitas coisas estao sendo feita e isso è muito bom.  Tudo isso para falar, que o meu involvimento com os grupos de airbnb em qualquer meio, comecou muito antes de entrar na comunidade oficial ou no clube do rio.  E nao acho que nada mudou em quanto ao meu involvimento desde que entrei.   E quando observo todos os que sao lideres dos clubes de anfitrioes do brasil, a Barbara em Gramado, a Raquel em Sao Paolo, a Dani e Virginia no Rio e todos os outros, vejo pessoas que desde sempre ajudam, estudam e tem conhecimento, respondem no face, no whatsapp, na comunidade e dedicam tempo de graca para ajudar a comunidade ser receber nada em troca.  Eles eram lideres antes de ganhar o titulo e sempre serao.  Acho simplesmente que tem pessoas que gostam de ajudar, faz parte do DNA delas.  E isso è bom.  Saber algo e compartilhar.

 

Por quanto ao condominio è um problema delicado no Brasil principalmente por 3 razoes:  1) despreparacao dos sindicos em ambito juridico.  2) sindicos se acham superior a lei.  3) desconhecimento do funcionalmento do sistema judiciario e legislativo e da propria hierarquia pelos demais.

 

Por enquanto tiver a lei federal 8245/1991 que regulamenta a locacoes (que sejam de temporada ou de longo prazo), e a constitucao no direito de propriedade, nao tem muito que sindico, convencao, condominio, municipio possam fazer para impedir as locacoes.  Claro, por causa dos pontos acima, tem anfitrioes que estao vivenciandos vetos que nao caberiam na lei.  Porem, com a ajuda de pesquisa, um bom advogado, ou simplesmente ajuda aqui por pessoas que ja passaram por isso, tudo è resolvivel.  No meu caso especifico, no predio tinha ja varios apartamentos alugado por temporada bem antes do airbnb chegar, sendo assim nunca tive problemas.  Dito isso, claro que o sindico esta de olho e me avisa qualquer vez um hospede faz algo de errado ou incomoda, mas sendo eu muito pro-ativo no condominio, ele sabe que resolvo na hora e nunca tive problema algum, ao contrario as nossas asembleias sao muito pacificas e serenas.

 

O condominio è um assunto interessante que ja temos na pauta faz tempo para proximas publicacoes, webinars, ou encontros.  Jaja estaremos aprofundando o assunto.  A Dani ja tem muito material sobre isso, e eu ja estudei bastante acoes que aconteceram, liminares concedidas, etc..... 

 

Ja que voce mencionou o assunto, se vc tiver algo a contribuir ou uma experiencia para compartilhar faz uma postagem no clube por favor.  Com certeza muita gente vai gostar.

 

abs

 

BB

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

 

Oi @Brux0, bom dia!!

 

Seus números impressionam 😮

Você deve ser um excelente anfitrião, alguém que inspira confiança e segurança aos hospedes, pois realmente dedica-se a aprender, estuda, acumula conhecimento e tem capacidade de transmitir com facilidade os ensinamentos adquiridos. 

 

Meus parabéns por sua entrevista!!

 

Desejo sucesso e muitas felicidades na sua vida!!

 

Gladis

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias