Estadias curtas ou longas: qual é o ideal para você?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Estadias curtas ou longas: qual é o ideal para você?

20160720_Business_Jen_Portland_Elliott_0075.jpg

 

Olá a todos, 

 

Existem pontos positivos e negativos em ambas as estadias longas ou curtas, e cabe à cada anfitrião decidir qual delas se adequa melhor ao que desejam oferecer na acomodação.

 

Alguns anfitriões não gostam de ter hóspedes por longas estadias, já que conseguem um retorno maior por serem capazes de mudar os preços em épocas de alta estação em áreas mais turísticas. Por outro lado, há outros anfitriões que preferem um modelo mais relaxado, com menos preocupações com check-ins e check-outs, não tendo que se preocupar constantemente com limpeza e manutenção, e que preferem longas estadias porque torna diminui a rotatividade na acomodação.

 

Entretanto, com as recentes mudanças no padrão de viagem dos hóspedes, é cada vez mais comum o desejo dos hóspedes de se hospedar por mais tempo em alguma acomodação.

 

Agora quero saber a sua opinião: Quantos dias de estadia é o ideal para você?  Está disposto a hospedar por mais tempo ou somente oferecer estadias mais curtas no seu anúncio?

 

Deixe sua opinião nos comentários e as vantagens e desvantagens de cada um ☀️ 🌧

 

Um abraço,

Laura

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

78 Respostas 78
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Paula-Andrade0 , realmente esse comentário de baixa nas reservas tem aumentado por aqui na CC, acredito que seja uma junção de diversos fatores mas que com as férias do meio do ano tendam a melhorar.  Você continua recebendo hóspedes mesmo no inverno?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim @Laura @! Recebo sempre. Mas desde maio está tudo parado. Nem o feriado de Junho, agora, trouxe clientes. Já reduzi o preço e não sei mais o que fazer. É desanimador. Estou bem preocupada. Nunca fiquei com o calendário tão vazio assim.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Paula-Andrade0 , com as férias do meio do ano se aproximando, as reservas tendem a aumentar nessa época? 

 

Alguns anfitriões comentaram a baixa na procura em outras CC's de outras línguas, resta saber se é somente o fim de um ciclo de baixa procura porque Maio tende a ser uma mês mais tranquilo mesmo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim, @Laura , como mencionei, sempre temos hospedes mesmo em baixa temporada, este ano foi a primeira vez que ficamos fechados por 50 dias sem procura, e é muito assustador. Na época de ferias de julho, geralmente temos demanda, vamos ver se melhora agora no final de junho. Não sei se foi o aumento do combustível, ou inflação, pois mesmo em lockdown, tinhamos procura durante o pico da pandemia. Mas, como disse maio de 2022 foi um vazio impar. Estou remanejando preços e vendo o que fazer por aqui. De toda forma, gostaria de continuar. Espero ter mais sorte daqui pra frente. 😉

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Paula-Andrade0 , acho que esse é um período de muitas mudanças e adequações do mercado, ontem saiu um post sobre a volta do título dos anúncios e algumas outras atualizações!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Muito bom saber disso @Laura , já que o meu titulo desde sempre foi convidativo e fala da localização do bairro na praia. Acredito que isso venha a ajudar muito a dar um boost na procura dos clientes e nos trazer mais visibilidade. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Depois nos conte se a procura aumentou depois da volta dos títulos @Paula-Andrade0 😊

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim! Atualizei o novo titulo otem, falando da proximidade do mar. Vamos ver se resulta bem. Grata pela dica! 

Mauro280
Level 2
São Paulo, Brazil

Pela minha experiência de três anos anunciando dois aptos em São Paulo na plataforma Airbnb, prefiro estadias mais curtas (de dois a 30 dias) sem nenhuma dúvida, em razao de proporcionar melhor acompanhamento do espaço e fazer as manutenções necessárias, considerando a diversidade de pessoas no aspecto social e educacional, a maioria sem o cuidado que se espera. Com isso, conseguimos manter os espaços sempre em ordem e lindo. 

Digo, sempre em ordem e limpo.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Mauro280 , você chega a oferecer uma visita da faxineira para estadias de mais de uma semana parra avaliar como está o apartamento ou deixa para o dia do check out?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Karin1811
Level 3
São Paulo, Brazil

Vi muitos comentários de pessoas que escolhem o tipo de estadia. O próprio site do airnb tem várias dicas, mas eu nunca consegui escolher. Pra mim o mercado escolheu qual tipo de estadia terei. A procura aqui é sempre para estadias longas, por volta de 45 a 60 dias. Já mexi em preços, em descontos, etc e a procura não muda. Creio que a localização é o que manda, assim como uma casa na praia dificilmente terá estadias longas. Eu preferiria estadias curtas, de no máximo 1 semana porque assim fica mais fácil controlar a limpeza, os pequenos reparos, reposição de tudo. Entretanto o perfil de hóspedes para mim é sempre o mesmo: homens sozinhos, entre 25 e 35 anos, que vem para a cidade a trabalho. Alguns estão de mudança para a cidade e procuram um local pelo airbnb até conseguirem conhecer a cidade e alugar um lugar da forma convencional. Outros são o que chamamos de nômades virtuais, ficam de 60 a 90 dias num lugar e depois mudam. Como meu imóvel é bem localizado, central, com acesso fácil de transporte público para a cidade toda e é um lugar simples, mas confortável, acabo tendo muitas reservas para esse público. A vantagem desse tipo de reserva é que você tem um ganho bem mais estável, com poucos dias livres no calendário, já que nas estadias curtas você perde dias para limpeza. A maior desvantagem é a limpeza. A maioria não quer uma faxineira por semana. Dizem que fazem reuniões pela internet e a faxineira vai fazer barulho e atrapalhar. Daí quando saem a limpeza tem de ser sempre profunda e leva um dia inteiro. Cozinha é sempre o pior. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Karin1811 , obrigada pelo o seu feedback, você levantou pontos muito importantes sobre a procura por um espaço e a demanda, pois realmente o local influencia profundamente o perfil dos hóspedes que vão reservar o local....acho que com as recentes mudanças algumas regiões tiveram maior procura por estadias mais longas, principalmente locais de praia e menores. 

Em São Paulo imaginei que a busca era bem eclética e tinham todos os tipos de hóspedes buscando por um apartamento, como turistas de final de semana.

Em relação à faxineira, os hóspedes não preferem alguém que vá semanalmente para limpar? Talvez se for fora do horário de trabalho seja mais aconselhado...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Karin1811
Level 3
São Paulo, Brazil

Olá @Laura ,

Turismo de fim de semana em São Paulo?! Isso é bem raro por aqui. Tanto que grandes redes hoteleiras têm montado pacotes de fim de semana e/ou alugado suas instalações como piscina, sauna e massagistas para moradores da própria cidade a fim de diminuir a ociosidade dos quartos nos finais de semana. Sempre que peguei turistas, foram pessoas que vieram  por períodos de 1 semana ou mais. 

Meu espaço está localizado no bairro do Cambuci, região central, e graças à Cracolândia e à deterioração do centro histórico, tenho tido dificuldades  para reservar. As pessoas perguntam muito, querem fotos da rua, querem o endereço para poder olhar por satélite, no Google.  

Daí que por ser central e bem servido de transporte público, acabo conseguindo reservas de longa permanência para gente que vem a trabalho.  Normalmente homens sozinhos, de 25 a 35 anos de idade.  Mulheres ficam com medo. 

Quanto à faxina, esse pessoal trabalha até tarde durante a semana e no sábado não quer acordar cedo e/ou ficar preso em casa por causa de faxineira.  Sei que parece inverossímil, mas é assim mesmo.  Já nem discuto mais. Cobro taxa de limpeza pesada para as estadias longas e vida que segue.  

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Karin1811 , eu sou natural do Rio e de uns anos para cá tenho visto um aumento de colegas e amigos se mudando para a cidade ou para passar o final de semana, visitar museus, comer em restaurantes diferentes, e conhecer programas que o Rio não oferece. Acho que por isso fiquei com a impressão de que existia um turismo de final de semana na cidade....

Eu fico pensando pelo ponto de vista do hóspede, se eu pudesse ter alguém que limpasse o apartamento sem eu precisar me preocupar iria ser o ideal, mas imagino que quem trabalha o dia todo não quer ter a preocupação da faxineira fazendo barulho ou atrapalhando, mas imagina quem se hospeda por um mês? A pessoa só vai ter o apt limpo no moment do check out? Eu como hóspede iria preferir muito mais ter o espaço limpo de tempos em tempos, mas como você disse, isso já é de costume....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias