Falta de sanção maior ao hóspede que causa estragos - um incentivo a má conduta

Renata291
Level 2
Teresópolis, Brazil

Falta de sanção maior ao hóspede que causa estragos - um incentivo a má conduta

Olá pessoal,

Tive recentemente uma má experiência em relação a hóspedes causando estragos em minha propriedade. O ocorrido foi com um estrangeiro numa estadia de longo prazo: 6 meses. Recebi meu apto de volta em situações precárias de limpeza e decorrentemente disto muitos itens foram estragados, como sofá, lençóis, capa impermeável de colchão, além do colchão, panelas, etc.... a cozinha COMPLETAMENTE cheia de gordura, muitas teias de aranhas pela casa, insetos nos armários da cozinha, etc, etc... um grande desrespeito do hóspede em meu lar.

Fiz o pedido de ressarcimento por parte dos danos causados e 3 diárias de limpeza. O hóspede se recusou a pagar. Ainda assim, recebi através da Garantia do Anfitrião o montante referente aos estragos e as diárias da limpeza ficou por isto mesmo, pois o hóspede se recusou a pagar e fiquei no prejuízo quanto a isto. Penso que com a falta de uma maior sanção ao hóspede, por parte do Airbnb (além de uma má avaliação), nada mais é aplicado a ele e o hóspede continua "solto" para continuar a fazer o mesmo com outros anfitriões e pior, agora com a CERTEZA de que basta "não aceitar" as solicitações de cobranças extras e rindo dos anfitriões. Pra mim, o hóspede não ser obrigado a nada ou não ser punido de alguma outra maneira, é de certa forma um incentivo para que continue não se importando com os itens alheios e, nós anfitriões somos os únicos prejudicados. Apesar de ter recebido parte dos danos causados, estou indignada em saber que o hóspede não é obrigado a arcar com NADA e continua livre por ai 😞 Esta falta de sanção, de uma forma justifica o porquê dos casos de estragos estarem crescendo mais e mais (conforme observado em outros posts). Penso que o Airbnb deveria rever isto em sua política, de forma a ser mais justo com os anfitriões. Obrigada pela atenção.

Um abraço e boa sorte para nós anfitriões.

9 Respostas 9
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Renata291 

Imagino o desgaste e prejuizo que vc teve! Importante alertar  aqui ,para outros anfitriões o ocorrido.

Sugiro que dê a sua sugestão no feedback ,onde os atendentes do Airbnb verão o seu relato.

https://www.airbnb.com.br/help/feedback

 

Gostaria de pontuar  @Renata291 , a importância de se fazer um contrato de locação quando passa dos três meses (aluguel por temporada), e seguir as regras dentro  da Lei do Inquilinato,independente do meio que vem o inquilino, plataforma,imobiliária, e se é brasileiro ou estrangeiro.

Devemos seguir a lei, para nos assegurarmos,e no contrato  constar informações básicas,vistoria antes da locação,multas previstas, garantias, seguro fiança, garantindo que o imóvel seja entregue nas mesmas condições em que foi recebido pelo inquilino.

 

 

Beatriz
Renata291
Level 2
Teresópolis, Brazil

Boa tarde Beatriz, obrigada pelas dicas. Quanto ao feedback ao Airbnb, o fiz antes de escrever aqui tb 🙂

Boa tarde Beatriz! Tbm tive problemas com uma reserva! Os hóspedes estragaram a churrasqueira, a cafeteira e o portão eletrônico, quebrando a chave dentro da fechadura! O hóspede fez uma chave reserva sem me comunicar e não tive o feedback esperado do Airbnb! Disseram que eu deveria fazer a reclamação em até 72 hs! Mas não disseram que o caso se encerraria no mesmo prazo.. enfim achei que o Airbnb não foi claro comigo, ou seja fiquei no prejuízo! Vou tentar ver na justiça, uma vez em que o hóspede reconheceu os estragos porém se utilizou do Airbnb ter encerrado o caso para não me indenizar. Muito triste!

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Karla15 

Já tive alguns problemas tbm, o pior foi o hóspede que queimou uma parede de drywall com secador, e no momento estou com um processo na central de resoluções ,porque uma hóspede manchou um jogo de toalhas de um jeito ,  que  nem lavanderia  profissional conseguiu tirar  as manchas...Foram compradas há três meses!

Existe um passo a passo para solicitar dinheiro e prazo, veja o link abaixo.

É importante lembrar de fotografar , documentar, e relatar em solicitar dinheiro, e se o hóspede ignorar ou não quiser pagar, após 72 hs, tem que solicitar que o airbnb decida a disputa.Não é automático, tem que solicitar.

Veja o link que vai te ajudar : 

https://www.airbnb.com.br/help/article/767/o-que-%C3%A9-a-central-de-resolu%C3%A7%C3%B5es

Beatriz

Sim!! Eu fiz todo o passo a passo!Enviei fotos e tudo!  Só que o Airbnb disse que me enviou um e-mail e eu não respondi no prazo adequado.. daí encerraram o caso. Queria saber se posso reabri-lo? Vc sabe me dizer? O hóspede quebrou uma fechadura eletrônica, com a chave dentro, queimou uma churrasqueira portátil nova tornando-a indisponível para uso além da cafeteira elétrica! Ainda fez uma cópia da chave sem a minha autorização... está tudo relatado em conversa pelo WhatsApp. Depois me conta como está o seu caso?

obrigada!

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

No caso do estrago da parede, envolvi o Airbnb na disputa, porque o hóspede ignorou, e recebi certinho o valor para reparar o estrago, decidiram a meu favor.

O caso das toalhas está em andamento.

Nunca vi por aqui  a  possibilidade de reabrir casos  @Karla15 . 

Tire essa dúvida através do 0800 878 7918 

abraço

 

 

Beatriz
Karla15
Level 1
Niterói, Brazil

Ok! Muito obrigada pela dica!! Grande abraço!

Renata291
Level 2
Teresópolis, Brazil

Bom dia, como sugeri em meu post original, o maior problema que eu vejo, é o Airbnb não ter uma sanção maior do que um comentário negativo ao hóspede, e consequentemente ele sai com a certeza de que pode fazer o que bem entender e nada lhe acontecerá. Penso que como anfitriões, temos que cobrar isto do Airbnb, de forma que os hóspedes entendam que são sim responsáveis por qualquer estrago e passem a respeitar melhor o ambiente alheio.

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Renata291 ,

Concordo com vc , mas acho que a melhor maneira de cobrarmos do airbnb é  também entrando no feedback, apontando o que queremos que melhore, e participando aqui com sugestões, pois muitas vezes os administradores aqui, até pedem isso quando o airbnb está  revendo alguma ferramenta.

Acho que se lançassem o programa" superguest," muita coisa iria melhorar , passariam a ter mais cuidado com nossas acomodações, resultaria numa fidelidade maior  do cliente com descontos... 

Beatriz

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias