[Festival da Sustentabilidade 2022] Saneamento individual – minha escolha ecológica

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[Festival da Sustentabilidade 2022] Saneamento individual – minha escolha ecológica

Photo showing the reed receptacle in our homePhoto showing the reed receptacle in our home

 

Laura_1-1650622466867.png

Este tópico faz parte do Festival de Sustentabilidade da Central da Comunidade, clique aqui para saber mais!

O tópico original foi publicado na Central da Comunidade de língua francesa por @Delphine348 e foi traduzido abaixo.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Achères la Forêt fica localizada em uma reserva natural da biosfera (UNESCO), no maciço de Fontainebleau, um notável sítio ecológico Natura 2000 (União Europeia). Quando reformamos completamente a casa, foi necessário instalar um sistema de saneamento individual. Escolhi um sistema com fito-purificação, uma solução que respeita o meio ambiente e favorece a biodiversidade.

O objetivo é transformar a água poluída pela atividade humana doméstica em água que possa ser assimilada pelo meio ambiente natural. A água não é potável. É muito rica em minerais que podem ser assimilados pelo solo e pelas plantas, sendo comparável a um fertilizante.

 

Explicação da definição:

A fito-purificação (ou filtros plantados) é baseada no princípio da separação de sólidos e líquidos, assim como na degradação de partículas por bactérias.

Ela se baseia em três agentes:

– as bactérias, que degradam partículas orgânicas para torná-las assimiláveis pelo meio ambiente natural,

– o substrato, constituído por cascalho, sendo este o habitat da bactéria. É também um filtro que permite que a água passe enquanto bloqueia os resíduos maiores.

– as plantas, que estimulam a atividade bacteriana em torno de suas raízes e absorvem uma pequena proporção dos minerais.

 

Vantagens da fito-purificação:

-A fito-purificação é uma solução eficiente para a qualidade do tratamento de águas residuais. Ao contrário de outros sistemas, um filtro plantado não consome energia elétrica e não necessita de manutenção complexa, como drenagem de lodo e transporte para um local de tratamento. Por ser autônoma de forma tanto energética quanto logística, a fito-purificação é a solução de saneamento mais ecológica.

-Depois de instalados, os filtros recriam zonas úmidas, um elemento necessário para o desenvolvimento da vida. Muitos agentes auxiliares (insetos, pássaros, anfíbios...) estão retornando — um passo positivo em direção à biodiversidade. Como a fito-purificação não tem água na superfície dos filtros, mas cascalho, não há risco de proliferação de mosquitos.

-O sistema não requer manutenção por mão de obra qualificada, esvaziamento de poços ou energia (exceto nos casos que exigem uma estação elevatória para alimentar os filtros, mas isso custa apenas alguns euros por ano, se necessário).

 

A fito-purificação coletiva está se tornando o sistema de saneamento majoritário na França para cidades com menos de 1.000 habitantes — suas águas residuais já podem estar nutrindo as plantas!

 

Saiba mais – Fonte: LowtechLab

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

5 Respostas 5
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583 , lembrei muito de você com esse post! Você já tinha ouvido falar da fito-purificação?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Sim eu uso esse tratamento no meu sitio (levemente diferente do que mencionado no post). 

Não despejo água não tratada na natureza.

Na verdade pratico um conjunto de ações visando o menor impacto na natureza.

Além do que já exemplifiquei no meu post sobre o REUSO e o NÃO DESPERDÍCIO, tbm instalei aquecimento solar da água do banho, faço o uso sustentável de madeira da propriedade e não tenho animais doméstico para não espantar a fauna silvestre. Com isso tenho a visita de jacús, siriemas, cervos, lobo-Guará, tatus, porco-espinho, teiús, corujas e pássaros de montão. 

Abraços!!!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Denise583 ! Eu confesso que não entendo muito sobre a fito-purificação e como funciona o processo, e pensei se isso causa algum odor indesejável....

Achei interessante esse ponto do animal doméstico espantar a fauna silvestre! Super relevante de ser mencionado, pois cachorro e gato afasta a presença de outros animais da região mesmo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

É o tal de saneamento ecológico, uso de meios naturais para tratar as águas servidas (águas cinzas e negras) para que patógenos não sejam despejados na natureza, não comprometendo os lençóis freáticos. 

Há várias formas de fazê-lo, variações do mesmo objetivo: círculo de bananeiras, biodigestor, bacia de evotranpiração, filtros mineral e/ou vegetal...

São usados um conjunto deles para a instalação do seu sistema próprio.

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Esse processo parece ser bem trabalhoso ( e caro), para quem não entende muito do assunto parece algo muito complexo de ser feito... Eu quero começar pequeno, fazendo compostagem em casa, a minha prefeitura não aceita reciclagem de lixo, então infelizmente coloco tudo junto ( vidro, comida, plástico ....), mas consegui achar um saco preto que se degrada completamente então já é uma pequena vitória!

 

Agradeço a @Delphine348 pelo post inspirador! Eu adoro conhecer mais sobre esse processo, sou uma curiosa por natureza 🙂

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias