IRPF 2017 - Ano Calendário 2016

Pedro137
Level 2
Curitiba, Brazil

IRPF 2017 - Ano Calendário 2016

À
Comunidade do Airbnb

Compartilho com todos os anfitriões minha pesquisa sobre o tema "Imposto de Renda de Pessoa Física - 2017 - Ano Base 2017"
O conteúdo abaixo foi obtido diretamente do programa da Receita Federal no item Ajuda.
Aproveito também para divulgar o nome empresarial no Brasil da Airbnb e seu CNPJ obtido também no site da Receita Federal.

Espero que sirva a todos !

===================================================================================================

Fonte:
Receita Federal do Brasil - Programa de Preenchimento da Declaração
IRPF 2017 -Versão 1.1

Rendimentos de Aluguéis

São assim considerados os valores recebidos pela ocupação, sublocação, uso ou exploração de
bens móveis e imóveis, royalties e os decorrentes de uso, fruição e exploração de direitos,
inclusive autorais, quando não recebidos pelo autor ou criador da obra.
Esses rendimentos, se recebidos de pessoa jurídica, devem ser informados nas abas Titular e/ou
Dependentes da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ, conforme o caso. Caso
recebidos de pessoa física, devem ser informados nas abas Titular e/ou Dependentes, "Outras
Informações", da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior.

Atenção

No caso de cessão gratuita de imóvel, exceto para cônjuge, pais ou filhos do
contribuinte, é considerado rendimento anual de aluguel, no ano-calendário, o
equivalente a 10% (dez por cento) do valor venal do imóvel. Para efeito desse cálculo,
pode ser utilizado o valor constante na guia do Imposto sobre a Propriedade Predial e
Territorial Urbana (IPTU), correspondente ao ano-calendário da declaração.

Exclusões de Rendimentos de Aluguéis

Podem ser excluídos os seguintes encargos, desde que o ônus tenha sido exclusivamente do locador:

a) impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento;
b) aluguel para pela locação de imóvel sublocado;
c) despesas pagas para cobrança ou recebimento do rendimento; e
d) despesas de condomínio.

===================================================================================================

Brasão

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CADASTRO NACIONAL DA PESSOA JURÍDICA

NÚMERO DE INSCRIÇÃO
14.546.674/0001-09
MATRIZ
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃO CADASTRAL
DATA DE ABERTURA
24/10/2011

NOME EMPRESARIAL
ACHE UM LUGAR PARA FICAR AIRBNB BRASIL SERVICOS E CADASTRO DE HOSPEDAGEM LTDA.

TÍTULO DO ESTABELECIMENTO (NOME DE FANTASIA)
ACHE UM LUGAR PARA FICAR - AIRBNB BRASIL LTDA.

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
55.90-6-99 - Outros alojamentos não especificados anteriormente

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
68.21-8-02 - Corretagem no aluguel de imóveis
63.11-9-00 - Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
64.62-0-00 - Holdings de instituições não-financeiras

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA
206-2 - Sociedade Empresária Limitada

LOGRADOURO
R ASPICUELTA
 NÚMERO
422
 COMPLEMENTO
ANDAR 5 CONJ 51-A 52-A E 53-A COND MIX 422

CEP
05.433-010
 BAIRRO/DISTRITO
VILA MADALENA
 MUNICÍPIO
SAO PAULO
 UF
SP

ENDEREÇO ELETRÔNICO
PARALEGAL.SP.MAZARS@MAZARS.COM.BR
 TELEFONE
(11) 3524-4500

ENTE FEDERATIVO RESPONSÁVEL (EFR)

SITUAÇÃO CADASTRAL
ATIVA
 DATA DA SITUAÇÃO CADASTRAL
24/10/2011

MOTIVO DE SITUAÇÃO CADASTRAL

SITUAÇÃO ESPECIAL
 DATA DA SITUAÇÃO ESPECIAL

Quadro Societário da Airbnb

Consulta Quadro de Sócios e Administradores - QSA

CNPJ:14.546.674/0001-09
NOME EMPRESARIAL:ACHE UM LUGAR PARA FICAR AIRBNB BRASIL SERVICOS E CADASTRO DE HOSPEDAGEM LTDA.
CAPITAL SOCIAL:R$ 70.000,00 (Setenta mil reais)

O Quadro de Sócios e Administradores(QSA) constante da base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o seguinte:

Nome/Nome Empresarial:AIRBNB, INC.
Qualificação:37-Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior
Qualif. Rep. Legal:17-Procurador
Nome do Repres. Legal:ADILSON ERNESTO DA SILVA
País de Origem:ESTADOS UNIDOS

Nome/Nome Empresarial:AIRBNB GERMANY GMBH
Qualificação:37-Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior
Qualif. Rep. Legal:17-Procurador
Nome do Repres. Legal:ADILSON ERNESTO DA SILVA
País de Origem:ALEMANHA

Nome/Nome Empresarial:ADILSON ERNESTO DA SILVA
Qualificação:05-Administrador

Nome/Nome Empresarial:RICARDO ROSATI
Qualificação:05-Administrador

Para informações relativas à participação no QSA, acessar o E-CAC com certificado digital ou comparecer a uma unidade da RFB.

Emitido no dia 15/03/2017 às 21:40 (data e hora de Brasília).

7 Respostas 7
Marina196
Level 1
São Paulo, Brazil

Olá Pedro,

Bastante util a sua informação. Só estou na dúvida se os pagamentos devem ser declarados como recebidos do aribnb ou do locatário em questão. Você tem esta confirmação?

Grata

Marina

Tenho a mesma dúvida. No meu entendimento de leiga, precisamos declarar como recebido do Airbnb. Pois a pessoa pagou ao Airbnb e esse foi quem pagou pra gente, certo? Os depósitos não vêm do CPF das pessoas. Mas também tenho dúvidas. Vou acompanhar a discussão aqui!

Nádia1
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Nao to tendo nenhum problema c o site, so nao sei se eles enviam algo p a gente declarar no imposto d renda ou nao. Enfim, vamos vendo as respostas p ver como funciona. Obrigada
Nadia

Telma3
Level 2
São Paulo, Brazil

Eu cai na malha fina do IR por causa de proventos advindos do Airbnb. Não estou conseguindo resolver sozinha, pois assim como uma empresa provedora, ela deveria enviar um extrato para usarmos como parâmetro para a declaração e saber exatamente o valor correspondente para pagar atraves de DARF. Nem sei o que fazer, a Receita não facilita o contato, é tudo eletronico e por aqui também não tem onde falar diretamente com a empresa

Moises2
Level 2
Campos do Jordão, Brazil

Eu nunca recebi um centavo de hóspedes, pois quem faz o pagamento/transferência para minha conta bancária é o Airbnb. Portanto, é fácil concluir que o rendimento é recebido de pessoa jurídica. Contudo, apesar de seu escritório no Brasil, pelo que sei quem processa as reservas e pagamentos para o Brasil é o Airbnb da Irlanda. Desta forma é rendimento é recebido de pessoa jurídica do exterior.

Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi pessoal. 

Fiz uma postagem recentemente sobre isso no Clube de Anfitriões do Rio. Link pra postagem aqui. 

Lá é possível baixar uma apresentação que fiz,  junto com a Haydee,  outra anfitriã aqui do Rio. Fomos na receita para tirar todas as dúvidas que tínhamos relacionadas a Airbnb. 

Espero que seja útil. 

Danielle
Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Aos que não conseguirem acessar...

Salvei tudo como imagem aqui.

Atualização de link

Danielle

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação