O melhor de nossas vidas acontece por acaso

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

O melhor de nossas vidas acontece por acaso

Era o ano de 2014; em meio a protestos políticos que sacudiam o Brasil, teria início, finalmente, a Copa do Mundo.

 

Embora eu seja um ardoroso fã de futebol, jamais pensei que este evento teria algum impacto na minha vida fora alguns jogos e festas legais em minha cidade.

 

Porto Alegre é uma pacata cidade do sul do Brasil; embora tenha 1,5 milhão de habitantes, pode-se dizer pacata pelos hábitos de interior e aparente tranquilidade que persistem em muitos bairros. Não é um lugar em que se vê muitos estrangeiros e, portanto, este era um evento que trazia muitas expectativas.

 

Na época um simples estudante de direito e estagiário em escritório de advocacia, ainda morando com os pais, pensei: "como eu posso ganhar algum dinheiro com isto tudo?". A ideia de hospedar turistas foi a primeira a vir à mente.

 

Sem nunca ter ouvido falar em algum serviço deste tipo - sempre viajava me hospedando em hostels - escrevi no google algo como "como hospedar pessoas em sua casa". O site logo no topo parecia interessante - AIRBNB.

 

Para horror dos meus amigos e parentes, resolvi que seria uma boa ideia deixar que desconhecidos entrassem na minha casa e dormissem no quarto ao lado - e inclusive na minha própria cama. E meus pais, para minha própria surpresa, concordaram com a ideia.

 

Veio então o grupo de dois casais uruguaios, viajando de Montevideo a Porto Alegre em um Ford Ka dos antigos. Depois brasileiros e peruanos.

Para espanto dos meus amigos, nenhuma das terríveis previsões de que minha casa seria saqueada, destruída ou de que eu seria esfaqueado à noite se cumpriram. Então, por que não continuar hospedando após a Copa do Mundo?

 

Esta foi a decisão mais sábia da minha vida; em pouco tempo, ver sua mãe animadamente conversando com um colombiano sobre cinema, uma garota australiana chorando de coração partido ou uma família do País de Gales celebrando o casamento da filha mais velha - na sala da própria casa - passam a ser cenas comuns e esperáveis.

 

Após 6 anos e mais de 400 reservas, há dezenas de boas histórias para contar e nenhum único problema a relatar. A verdade é que notícia ruim vende mais, mas a maior parte das pessoas é boa e honesta.

 

O slogan do Airbnb é "belong anywhere" - pertença a qualquer lugar, em tradução livre. A ideia mais óbvia é pensar que se trata de o hóspede pertencer a qualquer lugar quando viaja e é fraternalmente recebido por um anfitrião desconhecido. Obviamente isto é verdade mas, não tenho dúvidas, todo anfitrião se sente pertencente ao lugar do qual aquele hóspede vem.

 

Nos anos seguintes, deixei de ser advogado, passei a anunciar outros imóveis meus, virei co-anfitrião de diversas pessoas, virei um Expert e, agora, sou o representante em língua portuguesa dos anfitriões Airbnb no Conselho Consultivo de Anfitriões . Penso e vivo o mundo Airbnb desde que acordo até dormir. Foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida e, vejam só, quase por acaso.

 

Quero que todos os anfitriões me conheçam e se sintam à vontade para me contatar sempre que for necessário. Não sou ninguém especial, senão um simples anfitrião que ainda vive o dia a dia normal do nosso ofício, com todos os problemas e alegrias que isso traz.

 

Sou um ferrenho defensor da marca Airbnb - entendo e respeito anfitriões que trabalham com outras plataformas, mas não é o meu caso - e creio que a empresa deve ser parceira e apoiadora dos anfitriões. O nosso negócio depende da plataforma e o deles depende que haja anfitriões dispostos e felizes em abrir seus imóveis, mas seguros de que terão todo o apoio necessário.

 

O ano de 2020 foi o mais difícil de nossas vidas e, ao que parece, 2021 também não será fácil.Mas tenho certeza que sairemos mais fortes do que nunca.

Um fraterno abraço a todos os anfitriões, deste colega que espera poder bem representá-los.

 

WhatsApp Image 2021-03-01 at 15.38.47 (1).jpeg

 

Vinicius De Franceschi

- Airbnb Superhost in Porto Alegre, Brazil 

- Airbnb Expert 

- Airbnb Host Advisory Board Member 

76 Respostas 76
Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Linda história @Geandra1 ! O Airbnb nos permite financiar nossos objetivos muitas vezes!

Vânia30
Level 2
Minas Gerais, Brazil

Oi Vinicius. Que bom conhecer nosso representante. Este canal será importante para tirar nossas dúvidas. Está bem complicado essa onda de covid. Precisamos de ajuda.

Vânia MG

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Realmente vai ser mais um ano difícil, mas vamos sair mais fortes do que nunca. Forte abraço @Vânia30 !

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Um prazer receber o carinho de todos. São temos difíceis, mas vamos sair mais fortes disso. Conte comigo @Vânia30 !

Germana24
Level 2
Paraíba, Brazil

Que história inspiradora! Obrigada por compartilhar e por nos representar! São muitos aprendizados que temos nesses tempos difíceis,  e todos eles nos ajudarão em nosso ofício!

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Um prazer receber o carinho de todos. São temos difíceis, mas vamos sair mais fortes disso. Conte comigo @Germana24 !

Sonia-Cristina0
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Parabéns @Vinícius0.  Entendo que devemos ser parceiros sempre.  O que é bom pra mim também tem que ser para o Airbnb. Hoje, o meu rendimento com os aluguéis por temporada complementam a minha renda familiar.  Sou grata ao Airbnb.

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Fico feliz @Sonia-Cristina0 ! Vamos manter esta parceria!

Felipe642
Level 3
Brasilia, Brazil

Bem vindo mestre
Conta comigo qq coisa

[Info pessoal removida]

 

Abs

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Obrigado @Felipe642 !

Mariangela99
Level 2
São José dos Campos, Brazil

que DEMAIS!!!!

eu tb tenho tido somente gratas surpresas depois que passei a fazer parte da comunidade airbnb!

uma baita empresa! agora estou investindo na bolsa de valores com airbnb! estou comprando cotas da empresa, tamanho é minha crença nesse novo modelo de negocio que é sociedade compartilhada. o conceito de ter as coisas apenas para deleite pessoal sem dividir com ninguem, está com dias contados! Bora!!! construir relacionamentos e uma vida cheia de experiencia boa pra contar! 

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Uma boa ideia também @Mariangela99 ! Também acredito que a economia do futuro está apenas começando!

Gabriel2891
Level 2
Santos, Brazil

Muito legal seu testemunho @Vinícius0 e obrigado por compartilha-lo conosco. Atualmente tenho dois anúncios cadastrados aqui, me dedico inteira e unicamente ao Airbnb e num futuro próximo pretendo expandir o número de hospedagens. Concordo com suas premissas e é muito gratificante fazer parte dessa comunidade. Fraterno abraço a si e todos e todas. 

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Obrigado @Gabriel2891 ! É antes de tudo gratificante ser parte desta empresa!

Show, @Vinícius0 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias