O melhor de nossas vidas acontece por acaso

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

O melhor de nossas vidas acontece por acaso

Era o ano de 2014; em meio a protestos políticos que sacudiam o Brasil, teria início, finalmente, a Copa do Mundo.

 

Embora eu seja um ardoroso fã de futebol, jamais pensei que este evento teria algum impacto na minha vida fora alguns jogos e festas legais em minha cidade.

 

Porto Alegre é uma pacata cidade do sul do Brasil; embora tenha 1,5 milhão de habitantes, pode-se dizer pacata pelos hábitos de interior e aparente tranquilidade que persistem em muitos bairros. Não é um lugar em que se vê muitos estrangeiros e, portanto, este era um evento que trazia muitas expectativas.

 

Na época um simples estudante de direito e estagiário em escritório de advocacia, ainda morando com os pais, pensei: "como eu posso ganhar algum dinheiro com isto tudo?". A ideia de hospedar turistas foi a primeira a vir à mente.

 

Sem nunca ter ouvido falar em algum serviço deste tipo - sempre viajava me hospedando em hostels - escrevi no google algo como "como hospedar pessoas em sua casa". O site logo no topo parecia interessante - AIRBNB.

 

Para horror dos meus amigos e parentes, resolvi que seria uma boa ideia deixar que desconhecidos entrassem na minha casa e dormissem no quarto ao lado - e inclusive na minha própria cama. E meus pais, para minha própria surpresa, concordaram com a ideia.

 

Veio então o grupo de dois casais uruguaios, viajando de Montevideo a Porto Alegre em um Ford Ka dos antigos. Depois brasileiros e peruanos.

Para espanto dos meus amigos, nenhuma das terríveis previsões de que minha casa seria saqueada, destruída ou de que eu seria esfaqueado à noite se cumpriram. Então, por que não continuar hospedando após a Copa do Mundo?

 

Esta foi a decisão mais sábia da minha vida; em pouco tempo, ver sua mãe animadamente conversando com um colombiano sobre cinema, uma garota australiana chorando de coração partido ou uma família do País de Gales celebrando o casamento da filha mais velha - na sala da própria casa - passam a ser cenas comuns e esperáveis.

 

Após 6 anos e mais de 400 reservas, há dezenas de boas histórias para contar e nenhum único problema a relatar. A verdade é que notícia ruim vende mais, mas a maior parte das pessoas é boa e honesta.

 

O slogan do Airbnb é "belong anywhere" - pertença a qualquer lugar, em tradução livre. A ideia mais óbvia é pensar que se trata de o hóspede pertencer a qualquer lugar quando viaja e é fraternalmente recebido por um anfitrião desconhecido. Obviamente isto é verdade mas, não tenho dúvidas, todo anfitrião se sente pertencente ao lugar do qual aquele hóspede vem.

 

Nos anos seguintes, deixei de ser advogado, passei a anunciar outros imóveis meus, virei co-anfitrião de diversas pessoas, virei um Expert e, agora, sou o representante em língua portuguesa dos anfitriões Airbnb no Conselho Consultivo de Anfitriões . Penso e vivo o mundo Airbnb desde que acordo até dormir. Foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida e, vejam só, quase por acaso.

 

Quero que todos os anfitriões me conheçam e se sintam à vontade para me contatar sempre que for necessário. Não sou ninguém especial, senão um simples anfitrião que ainda vive o dia a dia normal do nosso ofício, com todos os problemas e alegrias que isso traz.

 

Sou um ferrenho defensor da marca Airbnb - entendo e respeito anfitriões que trabalham com outras plataformas, mas não é o meu caso - e creio que a empresa deve ser parceira e apoiadora dos anfitriões. O nosso negócio depende da plataforma e o deles depende que haja anfitriões dispostos e felizes em abrir seus imóveis, mas seguros de que terão todo o apoio necessário.

 

O ano de 2020 foi o mais difícil de nossas vidas e, ao que parece, 2021 também não será fácil.Mas tenho certeza que sairemos mais fortes do que nunca.

Um fraterno abraço a todos os anfitriões, deste colega que espera poder bem representá-los.

 

WhatsApp Image 2021-03-01 at 15.38.47 (1).jpeg

 

Vinicius De Franceschi

- Airbnb Superhost in Porto Alegre, Brazil 

- Airbnb Expert 

- Airbnb Host Advisory Board Member 

76 Respostas 76
Maria13111
Level 2
Porto Alegre, Brazil

Oi Vinícius ! Seja Bem vindo!  Parabéns por ser um representante do AIrbnb  em Porto Alegre!  Sou gaúcha também, e sou fiel ao Airbnb,  sou grata aos hóspedes e me emociono com elogios que recebo! Sucesso para você! 

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Olá @Maria13111 ! Você já faz parte do nosso Clube de Anfitriões de Porto Alegre?

Não! Como participo ou é só p os executivos?

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

É para todos os anfitriões. Me envia teu número de Whats.

[Info privada removida de acordo com as regras da comunidade]

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Quem for responder ao @Vinícius0 com o número do Whatsapp, por favor, responder via mensagem privada.

A CC é pública e qualquer um pode ter acesso e usar maliciosamente seus dados pessoais.

Claudia2504
Level 2
Maceió, Brazil

Bacana ver como começou e mais ainda por ser um cara tão novo! Este ano já mostrou que será mais um dificil, Janeiro hospedei muito bem, fev diminuiu e agora as reservas pararam..... as pessoas estão com medo da pandemia, igual ano passado... e amo sua terra!  Tenho amigos em POA e Caxias do Sul. Da próxima vez que for por aí, quero me hospedar com vc!

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Não vai ser um ano fácil, mas vamos sair mais fortes do que nunca!

 

Quando vier, me chama que será um prazer te receber @Claudia2504 !

Jorge1367
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Parabéns! Que você tenha muito sucesso. Obrigado por nós representar.

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Eu que agradeço, forte abraço @Jorge1367 !

Karen2374
Level 2
Florianópolis, Brazil

Seja muito bem-vindo, @Vinícius0. É muito bom saber que temos um representante. Sua história é sensacional. Eu também virei anfitriã por acaso em 2019 e isso vem transformando minha vida e até meus desejos para o futuro. Sucesso e conte comigo!

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Muito obrigado e fico à disposição @Karen2374 !

Marcia468
Level 2
Paraty, Brazil

Parabéns! Que boa notícia termos um  representante. Tbm comecei por acaso e como nossa casinha fica no Centro Histórico de Paraty, recebemos hóspedes de todo o mundo. Sempre uma troca de experiências e é muito bom conhecer novas pessoas.Estamos muito satisfeitos com a plataforma e sou resistente em aderir à outras.

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Sous suspeito para falar, sempre trabalhe exclusivamente com o Airbnb! Pra mim não tem igual sob qualquer aspecto. Forte abraço @Marcia468 !

Geandra1
Level 1
Furnas, Brazil

Obrigada @Vinícius0 por nos representar e  muito interessante sua história! Acredito muito na marca também, tanto como anfitriã e como hóspede. Eu fui a pinoneira na minha região e hoje minha hospedagem me colocou em contato com muita gente legal, além de ser a fonte de renda que complementa a aposentadoria da minha mãe. Fato curioso é que comecei alugando apenas uns comodos da casa, que ainda se encontrava numa situação bem ruim e como percebemos que tinha demanda resolvemos reformar e é um sucesso. Essa renda e a manutenção da casa nos permitiu não vender a casa que tem um valor sentimental pra gente e ainda usufruir do espaço quando não tem hóspedes. Só tenho a  agradecer também.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias