O valor estabelecido para a pré-reserva do meu hóspede mudou.

Renata90
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

O valor estabelecido para a pré-reserva do meu hóspede mudou.

Olás. Eu havia acabado de inserir meu anúncio e um hóspede pré-reservou. Eu aceitei, claro, e bloqueei para ele. Quando vi que estava FIXADO o valor da pré-reserva, e tive certeza que não mudaria o que combinei com o futuro hóspede, continuei trabalhando no meu anúncio, pois ao anunciar não me apareceram várias opções, por exemplo, incluir taxa de limpeza, incluir valor de desconto para maior período, etc. Acontece que quando ele foi confirmar, no dia seguinte, já faltando poucos minutos para a pré-reserva expirar, me escreveu dizendo que o valor estava maior. Isso não deveria acontecer, certo? Eu estava em trânsito, não pude retirar o valor da taxa de limpeza a tempo, e ele acabou perdendo pq outro hóspede fez a reserva instatânea logo em seguida. Ficou chato para mim e para ele. Expliquei o ocorrido, não posso cancelar a reserva instantânea do hóspede seguinte, mas gostaria de entender esses procedimentos do airbnb. Obrigada desde já.

6 Respostas 6
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Renata90

Só para eu entender: você deixou um anúncio disponível para reserva sem antes ter terminado de configurá-lo?

Algumas informações me parecem estranhas: o que você quer dizer com "hóspede pré-reservou". Até onde eu sei ou o Hóspede faz uma consultou ou faz uma reserva.

Na consulta as datas continuam liberadas para reserva. Já quando é feito a reserva o calendário fica bloqueado para aquelas datas.

Imagino então que o hóspede tenha lhe feito uma consulta e você tenha bloqueiou as datas. Foi isso?

Caso tenha realmente ocorrido isso, o segundo Hóspede não poderia ter feita a reserva por que as datas haviam sido bloqueadas por você, certo?

Você deveria ter enviado uma "Oferta Especial" para o hóspede no momento em que vocês acertaram os valores.

Verifique se realmente vocẽ quer continuar trabalhando com RI. Imagina-se que quem está disposto a trabalhar assim não poderia, a princípio, ficar acertanto valores com um Hóspede enquanto o anúncio está disponível para reservas sem seu consentimento.

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Renata90
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Ricardo. Obrigada pelo retorno. Vou detalhar aqui os acontecimentos. Lá vem textão.

Respondendo sua primeira pergunta: "você deixou um anúncio disponível para reserva sem antes ter terminado de configurá-lo?"

Segui o passo-a-passo do Airbnb para publicação. Inseri todas as informaçoes que me foram solicitadas e depois cliquei em "publicar" sim, pq era isso que tinha que ser feito, pela lógica do site.

Em seguida uma pessoa (A) fez reserva instantânea. Ótimo. Reserva e valor estabelecidos.

Continuei vendo meu anúncio. Fui editar a frase principal e, então, apareceram para mim as opções de desconto para grandes temporadas, seguros, taxa de limpeza (que não apareceram durante meu passo a passo de publicação - isso precisa estar bem claro!!! me parece um erro forte do site), etc

Enquanto isso, outra (B) me consultou - esse que mencionei. Parei de editar, salvei. Fui falar com ele.

A pessoa (B) me consultou e pediu para eu bloquear para ele:

"Renata, houve um problema no servidor do Airbnb o que nao permitiu que a reserva fosse feita. Temos muito interesse no aluguel do AP. Você poderia bloquear a data para a gente?"

Fiz o bloqueio, o valor era de 560.

Então, depois de pre-reservar e bloquear para B, tendo a certeza de que o valor estava estabelecido conforme ele havia visto, fiz as alterações que precisava.

IMPORTANTE: Não lembro de ter visto opção de retirar anúncio enquanto edita. Adoraria que tivesse por que depois vi que muita coisa não apareceu para mim no momento da inserção do anúncio.

No dia seguinte, faltando 30 minutos para o término do bloqueio, o futuro hóspede B me escreveu dizendo que só pôde entrar para fechar naquela hora e que o valor tinha aumentado. Eu estava em trânsito, pude responder pelo celular, mas não pude alterar o valor (retirar a taxa de limpeza, pois concluí que a diferença de valor tinha a ver com isso, só podia..)

Enfim, a reserva do B caiu e em seguida uma outra pessoa (C) reservou instantaneamente.

Sobre a opção "oferta especial", só conheci ela depois. Ontem aprendi a utilizar, de todo modo, obrigada pela dica.

Quanto a sua colocação - "Verifique se realmente vocẽ quer continuar trabalhando com RI. Imagina-se que quem está disposto a trabalhar assim não poderia, a princípio, ficar acertanto valores com um Hóspede enquanto o anúncio está disponível para reservas sem seu consentimento."

- realmente não entendi o que quer dizer. Acho que é esse exatamente o ponto. Não fiquei acertando valores com o hóspede - o valor estava dado, definido, fechado na reserva / bloqueio - com o consentimento e pedido dele.A reserva estava bloqueada com um valor X. A reserva foi liberada 24 horas depois e outra pessoa reservou instantaneamente.

Resumindo:

uma pré-reserva bloqueada com valor X, estabelecido, jamais poderia ter sido alterada, pois eu inseri a taxa de limpeza DEPOIS desse pré-reserva/bloqueio. Isso ficou chato para mim e para o B.

Agora ficou claro? Isso me parece bug do airbnb..

Grata,

Oi @Renata90

Realmente algumas opções de configurações só aparecem depois do anúncio já estar no ar. Concordo que é uma falha do site. No entanto, tenho alguns conselhos:

- Se você não quer correr o risco de estar negociando com um, e outro fechar, melhor retirar a reserva instantânea. E quando um hóspede faz uma consulta, você pode pré-aprovar (e daí o hóspede tem 24h para pagar). A não ser que você marque lá que não quer receber reserva instantânea para essas datas, você corre o risco de receber uma reserva nesse meio tempo. Mas eu nunca bloquearia (manualmente) as datas porque um hóspede pediu, até porque ele pode desistir, te enrolar, e daí você perde a chance de outra pessoa reservar.

- Eu pré-aprovo todo mundo, a reserva é de quem pagar primeiro. Não fico segurando pra ninguém. Uma vez fiz isso e acabou que no final das contas ninguém fechou 😞

- E sobre a alteração de valor,  realmente não sei como funciona. Com certeza uma reserva fechada não muda, mas talvez uma pré-aprovada apenas possa mudar (não sei, nunca fiz esse teste). Mas nesse caso, é só fazer uma oferta especial com o valor que você acha adequado.

Boa sorte

Bárbara

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Bárbara5

"Consulta" não segura valor.

Já aconteceu comigo de no meio de uma consulta eu ter que corrigir o valor da diária e esta alteração refletiu no valor da consulta.

O valor só fixa quando o Anfitrião envia uma "pré-aprovação".

Até lá vale qualquer mudança. Da mesma forma que consulta não bloqueia calendário.

Ricardo

Meu Perfil.

Oi @Ricardo85

Eu sei que consulta não segura valor, nem bloqueia calendário. O que eu falei pra @Renata90 é que eu não sabia se o valor poderia alterar depois de pré-aprovada a consulta. Segundo ela foi isso que aconteceu, o valor alterou depois da pré-aprovação...

Abraço

Bárbara

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Renata90

Acho que o primeiro passo para qualquer nova empreitada é conhecer bem onde estamos pisando. Em função disto, é de extrema importância que você estude o conteúdo deste endereço: https://www.airbnb.com.br/help/topic/197/deciding-to-host

Com ele você entenderá melhor como o Airbnb funciona e compreender alguns conceitos. Por exemplo, no Airbnb não existe o que você chama de "pré-reserva". Ou o Hóspede faz uma consulta ou o Hóspede faz a reserva.

Quando se adiciona novos anúncios é feita uma sequência de perguntas que auxiliam na configuração do mesmo. Em um determinado momento é perguntado o seguinte:  "Veja aqui como os hóspedes farão uma reserva com você". Se você não ler todo o conteúdo da página e clicar em "Próximo" o seu anúncio será configurado com RI. Mas se você ler todo o conteudo verá que no final há o link "Exija que todos os hóspedes enviem pedidos de reserva", onde você poderá ter um controle maior em como os Hóspedes farão a reserva de seu espaço.

Então é dada a opção de se colocar o anuncio em RI ou não no momento em que ele o configura inicialmente. Acredito que você tenha pulado esta parte e não percebeu esta opção.

De fato, nem todas as configurações estão presentes neste primeiro momento em que se adiciona um anúncio ao site. Realmente deveria existir em algum lugar a informação de que outras opções se encontram disponiveis para configurar mais detalhadamente o anúncio.

Mas voltando ao seu relato e procurando entender o que ocorreu.

(1) Assim que o Hóspede "A" fez a RI as datas ficaram bloqueadas.

(2) Como você fez o bloqueio de determinadas datas, este bloqueio foi "manual". Então, no meu entendimento, não faz sentindo falar  "...faltando 30 minutos para o término do bloqueio..."

Só faria sentindo falar assim se você tivesse enviado uma "pré-aprovação" para a consulta do Hóspede "B". Mas isto (pre-aprovação) não poderia ocorrer, pois as datas estavam bloqueadas manualmente. E o Anitrião só pode pré-aprovar datas disponiveis no calendário. De uma certa forma, você inviabilizou a reserva do Hóspede "B" quando fez o bloqueio. Seria necessário desbloquear previamente as datas para poder dar prosseguimento a todo o processo de reserva.

Talvez o erro a que se refere o Hóspede "B" seja a indisponiblidade das datas no calendário.

(3) "... a reserva do B caiu ..."

Como a reserva do Hóspede "B" caiu se a mesma nunca foi concluída? Outro ponto é que você nunca desbloqueiou as datas. Pelo menos em sua mensagem você não menciona isso. Assim, com as datas ainda bloqueadas, não teria como o Hóspede "C" ter feito uma RI. Entende?

Está faltando alguma informação para compreender melhor o que ocorreu de fato.

-----------

Depois de reler algumas vezes seu ""textão" acho que você está usando alguns termos que estão causando alguma confusão.

Me parece que ocorreu o seguinte: (me corrija se eu estiver errado)

. O Hóspede "A" fez uma RI e as datas X ficaram bloqueadas.

. O Hóspede "B" fez uma consulta e o valor apresentado para o período Y solicitado foi de R$560,00.

. Mesmo na consulta, se você alterar valores do anúncio (por exemplo, colocar Taxa de Limpeza), o valor final da consulta também se altera.

. Você enviou uma "pré-aprovação" (PA) com valores atualizados. Quando se envia uma PA as datas ficam bloqueadas por 24h por uma questão de segurança. Justamente para não aparecer alguém e reservar o mesmo período.

. Expirou as 24h da PA e o período Y ficou disponivel no calendário.

. O Hóspede "C" fez uma RI no período Y e concluiu o pagamento (provavelmente ele fez via Cartão de Crédito que é imediato). Assim o período Y ficou indisponivel para o Hóspede "B".

Veja se faz sentido para você a minha percepção do que ocorreu.

Ricardo

Meu Perfil.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias