Pagamento por fora do airbnb

Raquel67
Level 1
Brazil

Pagamento por fora do airbnb

Pessoal, gostaria de obter orientações sobre pagamentos e negociações fora do airbnb. Não é a primeira vez, mas recebi um pedido de reserva e o hóspede pede para pagar o valor em dinheiro no momento do check in - o motivo seria a falta de cartão de crédito. Obviamente eu não aceitei este tipo de negociação, mesmo porque a reserva não é formalizada via site e imagino o risco que poderia ser. Procurei no forum algum relato parecido, mas não encontrei. Alguém já passou por isso?

24 Respostas 24
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Raquel67

 

Comigo nunca aconteceu, mas ja vi relatos de outros anfitriões sobre isso. Muitas vezes o hóspede fica chorando desconto, ou pedindo telefone, e-mail, pra poder conversar e fechar por fora. Mas não faça isso. Se você fechar por fora não terá garantia nenhuma e você ainda pode ser banida do site.

 

Se ele não tem cartão de crédito pode pagar por boleto. Se quiser, pode sugerir isso..

 

Boa sorte

 

Bárbara

Obrigada pelo retorno, Bárbara! Isso mesmo, tem hóspede que pede para resolver dessa forma, mas de fato acho a maior furada. Fico impressionada com a falta de compromisso com as regras. Se é assim, porque veio até o airbnb né?

@Raquel67

Primeiramente que lindo o seu apartamento!

 

Sobre o que a @Bárbara5 sugeriu, com relação ao pagamento no boleto, vale lembrar que no seu caso (que tem reserva instantânea, pelo que eu vi), a opção de boleto não irá aparecer para o hóspede num primeiro momento.

Você precisará desabilitar temporariamente a reserva instantânea para então ele peça para reservar.

Você também não pode enviar uma pré-aprovação ou oferta especial.

Às vezes também recebo a mesma proposta. O importante é não ceder, pois existem questões envolvidas, como seguro, comprovação da identidade do hóspede, etc...

Melhor perder a hospedagem do que fazer "por fora".

Sueli10
Level 3
São Vicente, Brazil

Eu recebi também porque a pesoa não conseguia pagar por boleto Tentamos por hora. Daí eu chequei os dados da pessoa e creio que não seja bom para o Airbnb e pela necessidade eu aceitei por uma noite, antes dei uma vinvestigada nas redes sociais, etc. foi tudo tranquilo. Mas agora já sei que tem que desativar a reserva temporária, mesmo a moça tendo feito com mais antecedência não conseguimos resolver pelo site.

A hóspede é uma graça, educativa, politizada e cliente da airbnb.

Não mais acontecerá, assim espero, pois corremos sim riscos.

 

Sueli10
Level 3
São Vicente, Brazil

Pessoa. Desculpe ero de grafia, escrevi correndo.

Estou passando por essa situação hoje, o cara quer pagar em dinheiro no check in.

Tem acontecido com muita frequência esses pedidos de consulta pedindo para negociar por fora do Airbnb. Eu não aceito, de jeito nenhum. Estou denunciando sem dó nem piedade esses espertinhos. E estou fugindo tbm desse pessoal que chora desconto. Fazem a reserva para 4 pessoas, aparecem com mais pessoas do que a acomodação permite, avisam em cima da hora. E se você for cobrar, acham um absurdo, e nas avaliações detonam com o anfitrião. Passei por uma experiência muito desagradável, recentemente, pois o infeliz que fez a reserva, chorou desconto, trouxe hóspedes extras, se fez de cego, pois sabia muito bem que está muito claro no anúncio que meu apartamento atualmente comporta até 4 hóspedes. Além do descumprimento das regras da casa, deixaram o apartamento imundo, e o "distinto hóspede" metido a esperto, quase não se comunicava comigo, sequer respondeu as mensagens que enviei, antes do check-out, e só na hora que saiu me perguntou se podia deixar as chaves na portaria. Ficou mudo, com medo, talvez de que eu fosse cobrar alguma coisa. De agora em diante, não vou mais tolerar esses abusos!!!!!!

Rafaela17
Level 2
Goiânia, Brazil

Boa noite, pessoal! Sou nova no site e ainda não fechei nenhuma reserva, justamente pq cerca de 70% (ou até mais) das msg que recebo são propondo estes "por fora"...
Respondo que a política do site não é essa, as pessoas insistem, mantenho a minha posição e clico lá no "denúncia"... Mas fica a pergunta: que tipo de providência o airbnb anda tomando quanto a isso? Pq acabei concluindo que, pelo menos na minha cidade, esta deve ser uma prática recorrente, tamanha a insistência das pessoas 😕

Guta0
Level 10
Rio de Janeiro, BR

Já aconteceu comigo.

Não aceitei. Não da para receber alguém sem nenhuma garantia de pagamento, nem dados de cartão.

Esse é motivo de vários assaltos aos motoristas do Uber.

Hoje em dia existem até cartões de crédito pré pagos, então não há motivo pra pessoa não pagar antes.

 

Já rolou também da pessoa reservar errado e querer pagar um dia só por fora, nesse caso acho até mais ok aceitar, mas o ideal é fazer pelo site mesmo.

 

Mas, uma coisa que já precisei fazer é hóspede extra por um período menor do que a reserva total, aí não tem como fazer pelo Airbnb pq a plataforma não aceita isso.

 

 

Maya42
Level 2
São Vicente, Brazil

Também não hospedei ninguem e a primeira pessoa que me procurou falou sobre o fato de não ter como pagar com cartão fui verificar e fez seu perfil ainda essa semana então nem considerei a oferta. Porém ja recusei mas continuo recebendo email alertando que devo responder ao pedido e estou sem saber exatamente como agir... Não abrirei mão disso em hipotese alguma seria arriscar demais ... sera que o sistema demora a reconhecer que recusei ou fiz algo errado? Estou meio perdida ainda 😞

Oi @Maya42

 

Você tem o direito de aceitar (e recusar) quem você quiser, mas tem que sempre responder em no máximo 24h. Caso a pessoa faça uma consulta você tem que pré-aprovar ou recusar, e se for um pedido de reserva também, aceite ou recuse. Não deixe nada pendente.

 

Boa sorte

 

Bárbara

Não é preciso aceitar a reserva, mas é preciso responder ao cliente clicando no bate papo, mensagens, assim o sistema considera que você deu atendimento ao cliente.

Não é preciso aceitar a reserva, mas é preciso responder ao cliente clicando no bate papo, mensagens, assim o sistema considera que você deu atendimento ao cliente.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias