Preço Inteligente X Preço Básico

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Preço Inteligente X Preço Básico

Olá

 

Qual a opção vocês acham melhor e estão usando?

 

Optar pelo preço inteligente, ou optar pelo preço básico?

18 Respostas 18
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @J-Renato0

 

Eu uso preço básico. Coloco um preço padrão e na alta temporada (ou na baixa) altero manualmente para mais ou para menos. Vi algumas pessoas reclamando do preço inteligente que ele acaba usando muitas vezes o valor mínimo, sem contar que se você não for muito atento ao seu calendário corre o risco do preço inteligente colocar valores baixos para feriados ou épocas de alta temporada! Mas enfim, acho que você tem que testar e ver o que prefere...

 

só dei a minha opinião!

 

Boa sorte

 

Bárbara

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Obrigado pelo comentário.

 

Eu também uso Preço Básico, que para mim torna mais fácil o gerenciamento quanto à diferentes preços para datas e períodos especificos.

 

Já experimentei o Preço Inteligente por uns dias, mas protegendo algumas datas e períodos importantes. Mas cheguei à conclusão que para mim a opção Preço Básico ainda se torna mais adequada.

 

Pena que que outros não opinaram. A idéia era fazer um debate em torno deste tema, compartilhando experiência e ver se alguém usa o Preço Inteligente com sucesso ou utilizando novos recursos.

Olá. Sou novo por aqui.

 

No meu caso o preço inteligente mínimo  ficou acima do básico, mas não consegui saber se aquele preço é para a locação de toda a propriedade (oito leitos) ou somente um hóspede. 

Olá @J-Renato0! uso o preço básico também porque se for aceitar o preço inteligente vou trabalhar praticamente de graça. Prefiro sempre ajustar meu calendário, e mesmo assim o Airbnb, sempre sugere valores abaixo do nosso custo e nivelando com outras propriedades inferiores. 

 

Abraço.

Berenice36
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Bom, vi que a questão foi levantada há 3 anos. Contudo, ela permanece atual. Não gosto do preço inteligente, pois não considera os feriados. Ainda assim, o manual é melhor. Outra questão, não alugo por menos de 3 noites. Não vale a pena, devido aos gastos com lavanderia, faxineira etc

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Para quem chegar a este tópico futuramentes, deixo aqui também outros dois link direcionando para outros tópicos onde o assunto foi discutido.

  1. https://community.airbnb.com/t5/Ajuda-da-Comunidade/Pre%C3%A7o-inteligente/m-p/97143/highlight/true#...
  2. https://community.airbnb.com/t5/Ajuda-da-Comunidade/O-Pre%C3%A7o-inteligente-cobrou-muito-pouco/m-p/...

Na Comunidade em Inglês o assunto foi bem mais discutido.

Segue o link com vários tópicos.

https://community.airbnb.com/t5/forums/searchpage/tab/message?filter=location&q=smart+pricing&locati...

Marcia13
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Optei por este topico  Preço intelig. x basico pq nao vi a opçao para o tema: " Comparaçao de Preços"  em lugar algum do site. Gostaria da opiniao de vcs pq tenho recebido sugestoes do Airbnb para colocar preços mais baixos sob alegaçao de que imoveis similares ao meu e na mesma localidade os preços sao mais atrativos do que os preços que estipulei. Acontece que a comparaçao sao de produtos diferentes, exceto um dos imoveis poderia vir ate ser comparavel  pq é mais bem cuidado,  mas os outros dois ou sao mal localizados ou nao mt bem cuidado ou sao minusculos ou sem so tem uma janela, caso chova o ambiente fica uma sauna. Att @marcia

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Marcia13

Vou colocar a @Bárbara5 também nesta resposta pois ela também opinou neste tópico, e talvez queira opiniar de novo.

Marcia, respondendo sua questão, concordo com você que a comparação do Airbnb parece errar muito.

Compara aptartamentos com tamanhos diferentes, e parece basear-se mais no número de hospedes para considerar "anúncio similar".

Pessoalmente acho que não devemos abaixar sempre o preço como sugerido, pois isto levaria a uma uma "liquidação sem fim".

Estas comparações aparecem para todos, e se cada um seguir a lógica de abaixar sempre seu preço para ficar cada vez mais baixo que os outros anúncios, dentro de algum tempo chega-se a ZERO e depois o anfitrião vai acabar saindo devendo 🙂 ou pagando para fornecer um espaço para o guest 🙂

Creio que o Airbnb deveria ter também uma lógica de "atividade SUSTENTÁVEL" para os anfitriões.

Se forem criados mecanismos que somente estimulem a queda de preços, esta atividade ou modelo de negócio pode se tornar insustentável para muitos anfitriões.

Existem outros sites de reservas de acomodações que não estimulam a super-desvalorização de preços, ou concorrência selvagem, e ao contrário, tentar puxar mais os preços para cima, levando também em conta que, quem fornece espaço para hospedagem ou aluguel temporário também que ser bem remunerados para ter uma atividade "SUSTENTÁVEL" a longo prazo.

Peço desculpas ao Airbnb se eu estiver errado em meu ponto de vista, mas minha crítica é construtiva.

@J-Renato0, Tudo bem? Sempre sensato em suas colocações no que se refere alguns tópicos do Airbnb. Concordo com tudo que expõe nesse assunto. 

Não uso o preço inteligente e edito meus valores sempre que acho que está dentro daquilo sugerido pela plataforma e no que acho justo cobrar pelo meu espaço. 

Att, Lucio Henrique Cunha.

 

@Lucio-Henrique0 @Gabriel104 @Claudio38 @Marcia13

 

Olá amigos(as)

 

Eu gostaria de acrescentar algo.

Não sei se vocês notaram, mas o Airbnb sempre tende a sugerir que se abaixe mais ainda o preço quando estamos mais próximos da data atual, ou seja, dentro de um espaço de 2 semanas para a reserva. Neste caso falo da sugestão de preços manuais, e não apenas pelo preço inteligente.

Nem sempre este raciocínio funciona na prática. Muitas vezes, quem deixa para última hora, ou para reservar muito perto da chegada, nem sempre encontra muita oferta necessariamente. Então podem aceitar pagar um preço mais alto ou justo.

Por teste, eu já insistí em não abaixar o preço de datas vagas próximas da data atual e acabei fazendo bom negócio. 

 

Gabriel, você precisa fazer testes. Não é 8 ou 80, do tipo ou ganha muito ou cobra pouco e somente paga as contas.

Não entre nesta de alugar para pagar custos. Se cobrar barato demais, para quem não dá valor no imóvel, pode até atrair clientes problemas, e que ainda por cima fazem reviews ruins. Encontre um meio termo. 

 

A lei da oferta e procura é validade, e é importante ver os preços correntes, mas não podemos também pensar somente em competir por preço.

Ter bons reviews, ou seja, muitos e bons comentários é um diferencial e que pode ajudar a conseguir pessoas que querem alugar seu imóvel por um preço justo.

 

Lúcio obrigado pelos seus comentários. Também aprecio muito suas opiniões sensatas.

O mesmo se estende a você Claudio, as vezes você é meio radical, mas também aprecio muitos de seus comentários bastante francos.

 

Abraços a todos!

Gabriel104
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

@J-Renato0, acho que você falou de maneira bem ponderada. Estou ajustando o preço da reserva de acordo com a média dos estabelecimentos que estão no mesmo padrão que o meu, desconsiderando os que não estão e os que estão usando o preço inteligente. Sou novo ainda na caminhada e estou percebendo que o Airbnb é furada mesmo! Pra que eu considere como parâmetro tem que ter pelo menos uns 5 com o preço desejado para que eu considere.


Eu desejo diferenciar pela qualidade, mas antes vou ter que usar uns preços mais baixos antes de conseguir os primeiros reviews. Mas mesmo assim meu preço está entre 2 a 3 vezes maior do que era no preço inteligente. E quando eu fizer os melhoramentos que tenho em mente e coletar bons reviews, vou aumentar mais ainda.

 

E é interessante esse raciocínio pra em cima da hora. Bate uma ansiedade de não reservar, mas se o preço for justo o que provavelmente vai acontecer é que todo mundo que alugou com preço muito baixo já vai ter alugado e o seu espaço vai ficar bem atrativo. 

 

OBS: A lei da oferta e da demanda é geralmente analisada mais em termos de demanda, mas a questão da oferta é importante também. Pode ser que a partir de um momento não seja mais interessante nem alugar, daí o melhor é manter o preço mais alto.

Gabriel104
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Opa, complementando, olha esse apartamento em Viena, gente, 175 reais a diária! Risível, sério.

https://www.airbnb.com.br/rooms/10201545?check_in=2017-06-18&guests=1&adults=1&check_out=2017-06-23

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

 

Oi J Renato, tudo bem?

Bom dia a todos!!

 

Cheguei bem atrasada nessa discussão que se iniciou em 2016 e talvez de lá pra cá tenha ocorrido melhorias por parte do Airbnb nessa questão.

 

Foi muito bom ter lido sobre os problemas que todos passaram ao adotar o Preço Inteligente, pois também tive surpresas bem ruins nas primeiras reservas que fiz, onde estipulava um valor para a diária utilizando o Preço Inteligente e o valor final ficava muito abaixo do esperado. 

 

Achava que o erro era meu por ainda não saber lidar direito com a ferramenta. Assumia o prejuízo e muitas vezes cheguei a pensar em desistir de alugar por temporada, achando que isso não daria certo.

 

Concordo plenamente com J Renato que, quanto mais próximo da data da reserva, maior deveria ser o valor, pois é o “ônus” que se paga por deixar pra reservar em cima da hora, muitas vezes correndo o risco de não haver mais espaços bons disponíveis.

 

No entanto, me parece que para o Airbnb o que vale é alugar, ainda que para isso o preço caia a míseros reais, onde muitas vezes pagamos do próprio bolso para atender bem. 

 

Com o tempo, passei a estudar a ferramenta e editar os preços manualmente no calendário todas as noites. 

E é incrível como em questão de horas as dicas mudam!

Daí a importância de mantermos o calendário atualizado diariamente.

 

Outra alternativa é bloquear o calendário para datas futuras, pois isso impede que o hospede reserve ainda que com reserva instantânea. É forçado a perguntar o valor e assim conseguimos editar o período.

 

Claro que isso só é possível quando estamos disponíveis para respondermos rapidamente, pois corre-se o risco do hospede mudar a sua escolha por espaço que consiga reservar de imediato. 

 

Primeiramente consulto as dicas de preço e quando considero-as convenientes, aceito-as, em especial nos períodos de baixa temporada onde a procura cai consideravelmente. 

 

Dessa forma tenho conseguido reservas com certa frequência. 

 

Em compensação me chamou a atenção as dicas para novembro e dezembro de tão altas. A semana entre Natal e Réveillon a diária chega à casa dos R$600. Não sei se será fácil alugar por valor tão alto. Como há muito tempo ainda até lá, vou seguir mantendo as dicas.

 

Quero aproveitar para agradecer a J Renato por trazer tema de extrema importância a todos nós anfitriões. 

Agradeço também a todos que participaram com seus comentários, sempre úteis à comunidade. 

 

Grande abraço a todos e bom início de semana. 

 

Gladis 

 

 

 

Claudio38
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Eu só uso preço básico e altero as datas importantes do calendário (carnaval, reveillon, verão, etc.) na mão, no proprio calendário.

 

Acho que o tal "Preço Inteligente" é um tiro no nosso próprio pé pois as tarifas vão tender sempre a nivelar pelo mínimo na mesma proporção que mais anfitriões se disponham a usar. Acaba virando um canibalismo.

 

Eu mesmo já ví bons apartamento na Zona Sul do Rio, em locais nobres e pertissimo de praias por 59,00 a diária para casal! E com variação de um dia para o outro (59, 120, 70, 215 reais...), bom isso com certeza é porque o anfitrião estava usando o preço inteligente pois ninguém fica editando o calendário inteiro com valores direrentes em períodos curtos.

 

Bom, já viu né? Para conseguiur hóspedes vou ter que colocar o valor tão baixo que fica inviável a manutenção do apartamento. Bom, quem gosta, ok.  Minha opinião é essa, que é um tiro no pé para nós.

 

 

Claudio Correia
Prazer em receber bem!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias