Quais práticas você utiliza para controlar o custo de energia elétrica dos hóspedes?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Quais práticas você utiliza para controlar o custo de energia elétrica dos hóspedes?

380421_91ef9367_original.jpg

 

Olá a todos, 

 

Recentemente temos visto um aumento significativo nos custos de energia , o que levou à tarifas e contas de energia mais altas para todos.

 

Esses gastos também são repassados muitas vezes aos hóspedes, seja pelo aumento do valor da diária ou a cobrança de energia elétrica à parte da hospedagem.

 

Resolvi então colocar algumas dicas e sugestões de outros anfitriões já mencionados aqui na CC para economizar energia e diminuir os custos:

 

1)Adquira aparelhos elétricos eficientes - Eletrodomésticos mais antigos tendem a ser menos eficientes, por isso invista em modelos e potências mais eficientes, verificando o Selo Procel de Economia de Energia, que indica o nível de eficiência dele com letras de A a G. Aparelhos com a letra A gastam menos.

2)Escolha lâmpadas LED - Elas consomem até 80% menos comparada com as lâmpadas convencionais, e alem disso têm um tempo de vida útil maior pois são eficientes e gastavam menos energia.

3)Passe as roupas de uma única vez - O ideal é juntar a maior quantidade possível de roupas para passar, sempre checando qual é a temperatura indicada para cada tipo de tecido, e por último deixar as roupas leves para passar com o ferro desligado.

4)Confira os fios de casa -  Os fios desencapados ou expostos contribuem para perda de energia e podem causar danos aos aparelhos.

5)Use sensores e termostato para as acomodações - A instalação de sensores de presença evita que os hóspedes deixem as luzes acessas quando não estiverem no ambiente. 

6)Cobrar o consumo de energia dos hóspedes - Instalar um medidor de consumo de energia para facilitar o controle dos gastos, e repassar esse valor ao hóspede 

7)Orientar os hóspedes para economizar energia - É sempre válido lembrar aos hóspedes sobre a importância de desligar as luzes e o ar-condicionado ao deixar a acomodação e não deixar o chuveiro ou a torneira ligado sem necessidade. 

8)Lavar o máximo de roupas possível de uma só vez - Também é indicado utilizar sempre o ciclo mais adequado para as lavagens e lavar peças com tecidos e cores similares , mantendo o filtro da máquina sempre limpo , evitando a repetir o enxágue desnecessário

 

Estou curiosa para saber quais práticas vocês utilizam para manter os custos de energia elétrica dentro do orçamento, e sobre como você pode incentivar seus hóspedes a fazer o mesmo.

 

Compartilhe suas idéias nos comentários!

 

Um abraço,

Laura

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

26 Respostas 26
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá CC, Olá @Laura !

 

A consciência energética devemos ter sempre, por N motivos que já sabemos.

 

Mas, por experiência, a consciência no consumo de energia, somente se dá ou nasce, quando é o hóspede quem paga o seu consumo na hospedagem. 

 

Desde que sou membro da plataforma,  cobro o consumo de energia à parte, tem funcionado e sem reclamações, não existe desperdícios nas reservas que fazem comigo.

 

Fabricio:)

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Tô com o amigo @Fabricio50 
Consciência é a palavra chave, aliás pra tudo, né?

Minha estratégia foi me "antecipar" a possíveis "gastos" e problemas, por isso optei por equipar meus espaços com o mínimo de aparelhos elétricos/eletrônicos.
Geladeira, secador de cabelo, liquidificador, chuveiro "híbrido" (só liga se não detectar água quente do aquecimento solar) e lâmpadas de led, são os únicos equipamentos elétricos que disponho.
Roteador da Internet e ventilador, somente na casinha da cidade (o clima daqui não exige ar condicionado 🙏).
Mesmo contando com o computador trazido pelos hóspedes, o custo é ínfimo.
Deixo também nas Regras da Casa o aviso: "Não permitimos o uso de quaisquer eletrodomésticos de alta amperagem como microondas, fritadeiras, sanduicheiras e etc. A instalação elétrica não está dimensionada para isso. HÁ RISCO DE INCÊNDIO!!!!
E pensando em outras fontes de energia, optei por fogão de 2 bocas sem forno, churrasqueirinha tipo "bafinho" à carvão e lareira à lenha.
Qto à passar roupa, é um hábito há muito abandonado (já mencionei como faço no Artigo
"Tudo sobre roupa de cama" - https://community.withairbnb.com/t5/Hospedagens/Tudo-sobre-roupa-de-cama/m-p/602946#M6398), e lavar o máximo de roupas possível de uma vez, qqr dona de casa consciente já faz desse jeito. Também uso um varal ao sol para secar as roupas.
É isso...

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

 

 

Presta atenção aí CC! 👀

 

Para quem não cobra o consumo da energia, é só seguir as dicas da amiga @Denise583 , que além de ensinar uma consciência energética aos hóspedes, através de utilização de aparelhos e utensílios que não consomem ou consomem pouca energia elétrica,  também mostra que, o baixo consumo de energia elétrica, não é sinônimo de desconforto na hospedagem

 

Se liguem nas dicas dela...🔌😉

 

Fabricio:)

Amigo @Fabricio50 , sempre um gentleman 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Hahahaha o @Fabricio50 e eu fazemos propaganda de graça pra @Denise583 , e está à 1000 anos luz em termos de sustentabilidade 'real' , impregnado no modo de viver 🌺

Dessas práticas que você faz nas suas acomodações @Denise583 , qual que seriam válidas também pra quem oferece acomodação na cidade grande?Porque se alguém oferece uma estadia em São Paulo por exemplo, tem que tem microondas , ar condicionado, e todos os aparatos tecnológicos ....e secagem ao sol também é mais difícil ....  

Essa dica de cobrar energia dos hóspedes é ótima @Fabricio50 , quer consciência melhor do hóspede do que ele saber que vai pagar pelo oque está usando? Acho que essa postura é muito bem vinda para evitar desperdício 🧐... o @Dilton3 instalou o medidor de consumo e o hóspede sabe o quanto está consumindo.... essa ideia é ótima para dar tranquilidade e é super prático!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

A @Denise583 é uma expert em sustentabilidade, como também, na integração homem meio ambiente...👏👏👏👏... Fato.

 

@Laura , faço a aferição do consumo da energia de uma forma bem simples, sem que para isso necessite de maiores gastos com instalações de aparelhos.

 

No check-in, hóspede e anfitrião vão no relógio de marcação de energia e tiram uma foto ou anotam os números de kWh que estão marcados no relógio, no check-out, voltam ao relógio e fazem a mesma coisa que fizeram no check-in, daí a diferença da marcação da entrada com o da saída será o consumo, muito simples. 

 

Vide foto do relógio de energia marcando os kWh, tira uma foto no início e no final, vê a diferença, sendo esta o consumo da hospedagem:

 

Screenshot_20220519-084124_WhatsApp.jpg

 

Fabricio:)

Dilton3
Level 5
State of Bahia, Brazil

Fiz a opção de medidor interno aos apartamentos, pois a localização dos medidores nos prédios é bem mais complicado, e alguns condomínio dificultam o acesso.

A maioria dos hóspedes aceitam a cobrança da energia a parte, mas as vezes alguns não lêem as regras da hospedagem e tentam não pagar, mas muito raro.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Fabricio50 , eu se fosse anfitriã ( e hóspede também) iria ser a primeira a esquecer de tirar foto do medidor 😅 ainda mais como o @Dilton3 disse que a localização dos medidores nos prédios às vezes é mas complicada....

Qual é em média o valor pago de energia para uma estadia de 10 dias por exemplo? Tem hóspede que reclama quando o valor para pagar é irrisório?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura , ninguém esquece não, nós lembramos...rssss, é uma das primeiras coisas que fazemos no nosso check-in, junto com a vistoria no imóvel, o mesmo só é entregue depois dessas providências, isso virou rotina nas minhas hospedagens, quando trata-se de dinheiro 💰 💳, todos têm interesse que tudo esteja claro, antes, durante e depois...😉

 

Em relação aos medidores de prédios, também não vejo problemas e nem complicações, já disse em outro post, já fui síndico do meu prédio, ele tem 52 apartamentos, o acesso dos medidores é fácil, aliás é norma para que um habite-se seja liberado, eles não podem ser escondidos e são instalados seguindo normas determinadas pelas autoridades para que, se necessário, haja fiscalizações, etc., aliás, os medidores do meu prédio ficam próximo a minha garagem, por exemplo, muito fácil de acessar. 

 

Tudo é questão da comunicação com o hóspede e sua disposição de fazer as coisas, estamos num negócio que tem suas peculiaridades, temos que estar preparados.  Quando se vai ao teatro, por exemplo, a pessoa enfrenta uma fila para assistir ao espetáculo, ninguém reclama porque já estava preparado para isso. 

 

Os medidores das minhas 🏠, são logo na entrada, fáceis de ver e acessar, tudo é questão de estar preparado para se fazer o que nos propomos a fazer e o que se combinou a fazer.

 

Em relação aos gastos de 10 dias, não tenho parâmetros exato, porque, como já disse outras vezes, minhas locações são mais de final de semana, entram na sexta-feira e saem no domingo, pagam em média 50 a 85 reais de energia, para 8 pessoas, quase de graça...rsss, ninguém reclama, porque, como disse, já estavam preparados antes da hospedagem para essa despesa. 

 

Fabricio:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

É aquele ditado @Fabricio50 , combinado não sai caro, então se o hóspede já chega no lugar sabendo que vai ter que pagar pelo consumo de energia, ele não tem passar pela situação desagradável de descobrir um gasto extra na hora do check out...

Eu fui tirar o medidor de energia do meu apartamento e não incluímos o zero à esquerda, ai recebemos um email da empresa de energia dizendo que o nosso consumo foi altíssimo e para checar os valores de novo porque não estavam corretos 😳

Se eu fosse hóspede iria pagar R$1000 por um final de semana 😂 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Então @Laura , a verdade é que não tem certo ou errado, bom ou ruim, vantagem ou desvantagem, apenas vc deve saber como vai compor seus gastos com os lucros, saber quem é seu público e como aplicar as suas estratégias de negócios para fidelizar esse público ou continuar atraindo seu público alvo. 

 

Não deixo de ter clientela por cobrar energia, por exemplo, tenho uma hóspede que já reservou 7 vezes comigo pagando a energia e isso não foi uma hóspede isolada,  já tive outros de 4 e 3 vezes de retorno.

 

Então, penso que, no meu caso, cobrar a energia tá de boa.

 

Mas, cobro a energia porque creio que os benefícios ofertados na hospedagem e o custo da diária  compensam, não cobro energia para ganhar mais, aliás, o preço cobrado é aquele pago a companhia fornecedora. É isso.

 

Fabricio:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Concordo com essa postura @Fabricio50 , eu como hóspede ficaria mais tranquila sabendo que estou pagando pelo oque consumo do que ter 100, 150, 200 reais adicionado no valor da minha diária pois outros hóspedes simplesmente não desligam o ar condicionado e a luz...

 

Mas como você disse, cada anfitrião tem uma maneira de avaliar oque funciona melhor!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então @Laura 
Aí entra aquilo que nosso amigo @Fabricio50  sempre fala.

É importante identificar o seu público.
Porém, ainda dentro de cada realidade e suas peculiaridades, sempre dá pra arrumar estratégias conscientes, nem que seja por "livre e espontânea pressão" kkk, como bem faz o Fabrício.
Considero qye a melhor das estratégias é fazer com que o hóspede pague seu consumo de energia.
Tem que doer no bolso kkkk.
Mas dá pra associar outros procedimentos. Entendo a praticidade de um micro-ondas para o hóspede de Sampa mas, em contrapartida, dificilmente ele necessitará de forno e eu poderia equipar o espaço com o mesmo fogão de 2 bocas que instalei nas minhas. Também não vejo problema em substituir a torradeira e sanduicheira elétrica pelas de fogão; leva o mesmo tempo pra fazer um sanduíche e dá o mesmo trabalho. O mesmo vale para bule e coador, no lugar da cafeteira elétrica.
Para evitar o uso abusivo do ar condicionado (que certamente teria que instalar), pode-se fazer uso de soluções tecnológicas como os aparelhos chamados de "economizadores de energia", cuja instalação está associada à fechadura eletrônica. Escolhe-se os circuitos que deseja integrar (ar condicionado, lâmpadas e etc.) cuja energia será desligada automaticamente assim que a chave eletrônica detectar a saída de alguém, sendo religada no momento da digitação da senha para entrar.
E no final das contas, o valor da diária será um grande diferencial. Se essa economia representar um mínimo de 100,00 a menos numa diária, tenho certeza que, para muitos, a sanduicheira de fogão e a cafeteira "manual" serão muito bem-vindas kkkkl.
Acho que há público pra tudo.
Aqui mesmo em Carrancas, tem acomodações com jacuzzi, cafeteira "Nespresso", e todo o tipo de parnafenálhas eletrônicas, mas que custam o dobro das minhas.
Nem por isso recebem mais hóspedes que eu.

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Perfeita colocação @Denise583 , tem hóspedes para todos os gostos em todos os lugares....até na cidade grande tem os apartamentos mais 'simples' , com o preço mais em conta para atender os hóspedes que não fazem questão (ou não querem pagar à mais) por microondas, tostadeira, máquina Nespresso....

Eu tenho a chaleira elétrica em casa, e sempre fica o dilema do que gasta menos: esquentar. a água na chaleira elétrica ou no fogão?🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias