Quais práticas você utiliza para controlar o custo de energia elétrica dos hóspedes?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Quais práticas você utiliza para controlar o custo de energia elétrica dos hóspedes?

380421_91ef9367_original.jpg

 

Olá a todos, 

 

Recentemente temos visto um aumento significativo nos custos de energia , o que levou à tarifas e contas de energia mais altas para todos.

 

Esses gastos também são repassados muitas vezes aos hóspedes, seja pelo aumento do valor da diária ou a cobrança de energia elétrica à parte da hospedagem.

 

Resolvi então colocar algumas dicas e sugestões de outros anfitriões já mencionados aqui na CC para economizar energia e diminuir os custos:

 

1)Adquira aparelhos elétricos eficientes - Eletrodomésticos mais antigos tendem a ser menos eficientes, por isso invista em modelos e potências mais eficientes, verificando o Selo Procel de Economia de Energia, que indica o nível de eficiência dele com letras de A a G. Aparelhos com a letra A gastam menos.

2)Escolha lâmpadas LED - Elas consomem até 80% menos comparada com as lâmpadas convencionais, e alem disso têm um tempo de vida útil maior pois são eficientes e gastavam menos energia.

3)Passe as roupas de uma única vez - O ideal é juntar a maior quantidade possível de roupas para passar, sempre checando qual é a temperatura indicada para cada tipo de tecido, e por último deixar as roupas leves para passar com o ferro desligado.

4)Confira os fios de casa -  Os fios desencapados ou expostos contribuem para perda de energia e podem causar danos aos aparelhos.

5)Use sensores e termostato para as acomodações - A instalação de sensores de presença evita que os hóspedes deixem as luzes acessas quando não estiverem no ambiente. 

6)Cobrar o consumo de energia dos hóspedes - Instalar um medidor de consumo de energia para facilitar o controle dos gastos, e repassar esse valor ao hóspede 

7)Orientar os hóspedes para economizar energia - É sempre válido lembrar aos hóspedes sobre a importância de desligar as luzes e o ar-condicionado ao deixar a acomodação e não deixar o chuveiro ou a torneira ligado sem necessidade. 

8)Lavar o máximo de roupas possível de uma só vez - Também é indicado utilizar sempre o ciclo mais adequado para as lavagens e lavar peças com tecidos e cores similares , mantendo o filtro da máquina sempre limpo , evitando a repetir o enxágue desnecessário

 

Estou curiosa para saber quais práticas vocês utilizam para manter os custos de energia elétrica dentro do orçamento, e sobre como você pode incentivar seus hóspedes a fazer o mesmo.

 

Compartilhe suas idéias nos comentários!

 

Um abraço,

Laura

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

26 Respostas 26
Julio614
Level 2
Fortaleza, Brazil

Energia cobrada à parte afasta hóspedes.  Teme-se surpresas desagradáveis. Impede planejamento preciso por parte do hóspede. Se não é aluguel mensal, faço diferente. Coloco uma regra de usar o ar condicionado apenas 10 horas por dia. Explico a influência do custo da energia no preço da diária. Se o hóspede precisa de ar condicionado além das 10 horas diárias precisa pagar um valor extra.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Julio614 , e como você calcula o valor extra se o hóspede quer usar por mais de 10 horas por dia?

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Luciane68
Level 2
São Paulo, Brazil

Olá boa noite,  sou nova por aqui, recebe minha primeira hóspede essa semana, o perfil da minha hospedagem é quarto e alguns cômodos da casa,  lendo referente as regras de vc, as primeiras coisas que mencionei foi exatamente o bom senso no uso do chuveiro e não deixar luzes acesas, porém minha casa bem minimalista, não uso microondas, não tenho cafeteira, não tenho máquina de lavar, porém tenho uma sacada grande que pega sol e muito vento, mas lendo as dicas de vcs e super válido ter uma noção de como passar as regras para os anfitrião!

 

Obrigada:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Luciane68 , seja muito bem vinda aqui!

@Denise583 e o @Denise583 são mais do que de casa e com certeza as sugestões dos anfitriões podem te dar uma direção de como comunicar o uso consciente de energia para o hóspede.... veja o que funciona melhor para a sua acomodação já que você oferece um quarto dentro da sua casa, então tem mais controle do consumo do hóspede.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leandro345
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Olá pessoal! Como meu imovel é de veraneio para muitas pessoas prefiro dar o máximo de conforto para o hóspede e considero o consumo médio dos hóspedes na diaria. Tenho aparelhos modernos e eficientes e led em tudo. Por fim sempre peço o cuidado para não haver desperdício. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leandro345 , que linda a sua acomodação!A vista é de tirar o fôlego....Isso é em Angra dos Reis?

A sua casa é bem grande, então imagino que o consumo seja mais elevado, você já foi surpreendido com uma conta de energia elétrica muito mais alta do que o normal?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leandro345
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Obrigado Laura! É Angra sim! Já espero um aumento de energia na alta e quando alugado por grupos, e esse aumento vem conforme esperado, de certa forma procuro repassar na diária. Estou colocando ar em todos os quartos e pelo meus calculos o aumento da diária será ainda maior que o aumento do consumo de luz. Como disse quero simpificar e dar o máximo de conforto ao hóspede que paga quase 2000 uma diária.

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leandro345 , eu sou natural do Rio mas nunca fui para Angra, adoraria conhecer!

Você chega a alugar a casa na baixa estação, como por exemplo no inverno, e diminui o valor repassado pelo consumo de energia? Porque com certeza é menos gasto de ar condicionado...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leandro345
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Laura! Angra é um dos lugares mais bonitos do mundo pelo mar! Vc deve visitar e procurar navegar por lá! São 365 ilhas, uma para cada dia do ano e temos a deslumbrante Iha Grande bem próximo! O valor da diária é ponderado com os períodos de altas e baixas, feriados e até previsão do tempo. No inverno é mais barato a exceção de julho mês de férias, mesmo assim é sensivelmente mais barato que a alta do verão!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu não sabia que tinham tantas ilhas em Angra @Leandro345 !

Com certeza em épocas de feriado e verão a procura deve ser imensamente grande. 

Você também diminui o valor médio de consumo de energia elétrica no inverno?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Roberto-Dos-Santos0
Level 2
State of Pernambuco, Brazil

Boa tarde Laura, tudo bem?

 

Suas dicas para minimizar o consumo de energia são muito boas. Realmente me chama atenção, porque não exerço nenhum controle sobre essa demanda, kkkkk.

Queria saber mais detalhes apenas como fazer para instalar/usar o medidor de energia. 

 

DICAS DE RECEPTIVIDADE

-  Para dar uma chamada de boas vindas aos meus hóspedes no check-in, ofereço sempre  uma  rodada de agua de coco  para descontrair. Todos gostam desse fruto abençoado da nossa terra..

 

- Na ocasião do check-out, peço-lhes que deixe uma música que mais gosta nós, anotada de próprio punho numa agenda que temos para esse fim. Tambem oferecemos uma música que é sempre a mesma para todos, chama-se Leão do Norte (Elba Ramalho).

 

Grande abraçp,

Roberto Bezerra

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Roberto-Dos-Santos0 , fico feliz que as dicas compartilhadas aqui possam ser úteis para você, com certeza essa preocupação com os gastos de energia tem sido muito mais frequente nos últimos meses devido ao aumento dos preços....

 

Pelo oque sei aqui dos anfitriões, o @Dilton3 e o @Fabricio50 fazem uso desse medidor de energia. Aqui na CC você também pode encontrar outras conversas sobre esse tema que podem ser bastante relevantes para te ajudar nisso 😉

 

Adorei essa ideia da música no momento do check out, você pede para que os hóspedes escrevam na agenda qual música eles mais gostam? Adoro a Elba Ramalho, já coloquei Leão do Norte na minha playlist de músicas para ouvir, essa música levanta a moral de qualquer um!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias