Qualificação negativa injusta

Adriano14
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Qualificação negativa injusta

Pessoal,

Aluguei minha casa pelo AirBNB pela segunda vez e achei muito injusto o hospede dar uma estrela.

O hospéde em si conhece bem a região e tem um lote no mesmo condomínio da minha casa que ele alugou.

Temos casa lá a mais de 15 anos e nunca houve um caso de roubo a mão armada dentro do condomínio, o hospede aluga minha casa por 3 dias e o primeiro caso em 15 anos acontece justo com ele.

Ele avaliou bem a casa, os anfitriões, o lugar e deu nota 1 por ter sido assaltado, reforço que foi o primeiro caso desde que construimos a casa que já deve ter uns 15 anos.

Como faço para solicitar um parecer ou uma reavaliação do airbnb? Pois agora meu anuncio ficou com avaliação ruim devido a esta nota, o que não retrata a verdade como é demonstrado nos comentários.

Nós anfitriões não somos responsáveis pela insegurança de nosso Brasil e não deveriamos ser penalizados com isso.

No meu caso, é um condominio fechado e ainda foi a primeira vez que ocorreu tal fato dentro do condomínio.

10 Respostas 10
Flavia18
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

 Oi @Adriano14,

Eu acho que não tem como o Airbnb interferir e deletar o comentário de um hóspede.

Mas você pode deixar uma resposta pública explicando a situação.

Ou, caso seja seu primeiro comentário, apagar o anúncio e criar outro.

Abraços,

Flavia

Inez7
Level 2
Arraial do Cabo, Brazil

Boa tarde! Vim exatamente discutir esta situação e saber se tem como o Airbnb interferir numa avaliação injusta e muito severa.

O hóspede pagou as diárias em pleno carnaval em Arraial do cabo e eu só fiz aceitar a reserva. Não me consultou de nada e o anuncio explana exatamente como a casa é. Nunca disse que tinha wifi no anúncio e ele ficou aborrecido com isso, com as dificuldades locais de acesso pela super população na cidade que é pequena e turística , ele se desagradou e avaliou tudo por baixo . Porem, em cada justificativa ele se contradisse da própria avaliação que fez. Deixou a casa imunda e reclamou que teve formiga, claro . é uma casa e a sujeira deles atraiu. Quando estou lá ,até açucar deixo e não vejo formiga. Os outros comentários , são todos 5 estrelas. Não aceito que o Airbnb não possa interferir, tenho como me defender de cada acusação feita por ele, e aqui ele não reclamou de nada, ficou quietinho para garantir uma boa avaliação. Muito triste com isso!

Eliane0
Level 2
Santo André, Brazil

Ines, sei que é dificil, mas deixa pra la, quem semeia vento colhe tempestade, vira a pagina, siga em frente. Com outras avaliacoes positivas a nota dele vai desaparecendo, ja aconteceu isso comigo,  fiquei muito triste, depois virei a pagina e so tive 5 estrelas. Bola pra frente!

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Inez7

Como disse a @Eliane0 as demais avaliações positivas superam as negativas. E isto acontece vez ou outra com nós, os proprietários e anfitriões.

 

Creio que o Airbnb não vai retirar a avaliação pois foi a opinião do hospede, e ele mesmo admite que muitos problemas aconteceram devido a um período de movimento. Ele relatou a realidade do que aconteceu, algumas coisas que fogem ao seu controle, e outras por descuido ou ignorância dele. E você respondeu bem lá, explicando sobre a bomba de água e formigas.

 

Entretanto, me estranhou o fato de você ter avaliado o hospede muito bem para os demais anfitriões, quando você diz que na verdade deixaram a casa imunda.

Enfim, quando se faz uma avaliação, da mesma forma que o hospede diz o que ele pensa, você também deveria ter sido franca e dito a verdade, pois você está fazendo uma recomendação de alguém cujo comportamento não foi exemplar em termos de limpeza.

Nestes casos, você até poderia recomendar, mas pelo menos dizer que a casa foi entregue muito suja. Assim ele ficaria avisado, e outros anfitriões também ficariam cientes para aceita-lo ou não como hóspede.

Enfim, se ele tivesse feito uma boa avaliação para você, então o fato de ele não ter sido um bom hóspede (sob o ponto de vista da sujeira) não teria importância, e deste modo você o recomendou.

 

É por causa destes fatos que reviews ou avaliações devem ser fiéis de ambas as partes.

Não creio que o Airbnb vá mudar avaliação alguma, mas quem sabe, se você tivesse feito um review super sincero e não recomendado o hospede, e além de tudo falado da sujeira, quem sabe haveria a possibilidade de cortar a parte das formigas e falta de água no reveiw ou avaliação dele, já que poderia ser entendido como uma crítica talvez desleal quanto às estes itens.

 

Desculpe se não concordei em 100% com você, mas pelo menos dei uma opinião 100% honesta.

Raquel599
Level 2
São Paulo, Brazil

Oie @Inez7 ,por experiência própria, por mais que seu anúncio seja cocompletíssimo, com todas as informações,  a maioria  não lê o anúncio todo. Então é sempre bom reforçar alguns pontos. Eu criei um arquivo em pdf com tudo que disponibilizo e oq o hóspede precisa levar e envio 1 semana antes da locação. Mas sempre que entra uma reserva é bom questionar se leram todo o anúncio e sem resta alguma dúvida. É chato pq já colocamos tudo no anúncio pra poupar esse incômodo mas infelizmente muitos não leem o anúncio todo e às vzs leem mas não prestam atenção. 

LuisHenrique1
Level 1
Natal, Brazil

No meu caso o hóspede baixou a nota da limpeza por eu ter esquecido de avisar que o lixo externo do prédio fica a 5 mts do apto no hall da escada, por isso ele marcou errado desqualificando minha limpeza, o que acredito pode me prejudicar, falei com o mesmo, ele quer corrigir mas não sabe como, alguma dica?

*Incrível o cara não ligar para a portaria e perguntar, né?

Lucia1819
Level 1
Balneário Camboriú, BR

Em 17/01/20 hospedei um rapaz que não cumpriu as regras da casa. Fez festa barulhenta,convidou mais gente estranha, os vizinhos reclamaram, relatei ao Airbnb enviando as gravações dos vizinhos, os hóspedes foram expulsos pela plataforma. Mas a avaliação negativa e com mentiras no relato permaneceu na plataforma! é muito injusto! minha nota baixou e o Airbnb não apagou! me senti prejudicada...

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Lucia1819 , 

Tive um problema parecido , veja na resposta do link

https://community.withairbnb.com/t5/Novidades-da-Comunidade/Uma-novidade-nas-avalia%C3%A7%C3%B5es-in...

 

Acho que hóspedes que descumprem regras ou que causaram danos nem deveriam ter a possibilidade de pontuar a acomodação na avaliação, poderiam somente comentar, visto que temos a chance de resposta. Entre no feedback e dê sugestões.

https://www.airbnb.com.br/help/feedback

Beatriz
Fernanda756
Level 3
State of Santa Catarina, Brazil

Acho que o pior é a pontuação, pois pode tirar o status de superhost e isso sim causa um estrago. Eu como hóspede, em locais com muita oferta sempre acabo usando  o filtro superhost, por isso agora como host meu objetivo é ser bem avaliada para conseguir esse selo e ter boas visualizações. Agora, o comentário em si, caso vc já tenha muitos comentários positivos, não acho tão ruim. Quando pesquiso locais para ficar é comum ter um ou outro Comentários ruins e eu sempre relevo (baseada nos outros muitos comentários bons), pois é possível ver se foi uma situação atípica (tipo faltou luz ou internet e isso acontece eventualmente) e também dá pra perceber se o comentário foi feito por uma pessoa sem noção, que cobra o que não existe. 

Julio33
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

@Adriano25  Em outubro de 2020, consegui que uma avaliação notoriamente revanchista de um distinto cidadão que se hospedou aqui em casa fosse apagada. Além dele ter escrito coisas horrorosas sobre o meu espaço, me chamou de "mal caráter" pra baixo e, ainda, me deu 1 estrela em TODOS os quesitos. Tudo isso porque o mesmo, simplesmente, não gostou do café da manhã que gentilmente sirvo como um mimo a quem se hospeda comigo. Mas, enfim. Entrei em contato com o Airbnb, eles analisaram a minha solicitação e excluíram o comentário deste infeliz. No e-mail enviado pelo Airbnb a mim, diziam que a avaliação dele descumpria com algumas regras. Certamente foram os insultos dirigidos a mim que pesaram na decisão ao meu favor. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias