Reverse charge/mod​elo 21 RFI

Reverse charge/mod​elo 21 RFI

Olá boa noite

Venho por este meio solicitar que me enviem o formulário 21-RFI-Reverse Charge, por forma a justificar perante as autoridades fiscais portuguesas a não retenção na fonte de 25% sobre as vossas comissões, uma vez que são uma entidade não residente sem estabelecimento estável e tal é necessário para justificar a não retenção por dupla tributação.

Neste momento emito fatura aos hospedes pela totalidade da estadia (incluo a vossa comissão), no entanto a parte que vocês me retêm como comissão, é uma receita vossa, que vocês me faturam, que pelo facto de estar colectada estou obrigada perante a autoridade fiscal portuguesa a efetuar a retenção na fonte, excepto se possuir o citado formulário.

Informo também que perante as regras fiscais portuguesas, sou obrigada a declarar mensalmente através da modelo 30, os valores das comissões pagas a entidades estrangeiras, facto que não me permite precindir de efetuar a retenção, já que permite o cruzamento de informação.

Agradeço que tenham em consideração estas questões, já que constato que outros hospedes têm mencionado esta situação, não tendo obtido da vossa parte a melhor resposta, não devendo ser os anfitriões nem os hospedes a pagar ou a arcar com as responsabilidades que também cabem à airbnb.

Caso não obtenha resposta favorável da vossa parte, serei obrigada a prescindir dos vossos serviços, optando por outras plataformas que já agem em conformidade com a legislação portuguesa, nomeadamente a booking.

Atentamente

Isaura

6 Respostas 6
Ellen0
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Isaura3,

Eu te aconselho a entrar em contato com a equipe de Suporte, porque aqui na Central da Comunidade somos todos anfitriões ou hóspedes e não temos como acessar os teus detalhes de perfil...

Se tu puder liga para o telefone aí de Portugal +351 30 880 3888.

Acredito que tu pode obter mais esclarecimentos conversando com a equipe de suporte.

Abraços!

Clique aqui  e conte para a gente quem foram os seus primeiros hóspedes!! 
Não esqueça de clicar no "CURTIR" quando gostar de um post 😄

HOST VOICE está online! Tem uma ideia para um novo produto ou melhorias no site? Clique aqui e sugira ao Airbnb.

Bruno-and-Xana0
Level 2
Lisbon, Portugal

Olá Isaura,

Conseguiu algum resultado? 

Há imensas pessoas que dizem nunca conseguir resposta por parte dos websites de reserva relativamente a este assunto.

Olá Isaura,

Eu também estou na mesma luta.

Concordo que é muito grave o Airbnb não cumprir com as responsabilidades fiscais perante as Autoridades Portuguesas, levando a que os anfitriões fiquem em incumprimento sem terem meios de resolver a questão perante o fisco Português.

Contactei o Airbnb pelo telefone +351 30 880 3888, pedi para me porem em contacto com o responsável máximo legal e fiscal do Airbnb na Irlanda.  Contactou-me por email o Ali G. da Equipe de Customer Experience do Airbnb com a resposta "Lamentavelmente, Airbnb não emite / fornecer um Modelo RSI 21 aos nossos anfitriões portugueses. Em alternativa, pode aceder às suas facturas de IVA em sua conta Airbnb para imprimir em seus registros e / ou necessidades fiscais".

Contactei a ALEP para me auxiliar no assunto e a Direção da ALEP respondeu-me: "Em relação ao modelo 21 RFI da Airbnb é uma longa guerra sem frutos até agora. Eu pessoalmente já tentei explicar a um responsável financeiro internacional deles, mas parecem não entender ou não querer entender o problema. Alegam que o tipo de serviço que prestam não está sujeito a retenção. Vamos tentar insistir novamente numa próxima reunião, mas é um problema de todo o mercado já que  preencher o modelo 30 com pagamentos ao exterior sem ter um RFI é quase criar uma prova de culpa de incumprimento."

Com a ajuda da comunidade Airbnb a reclamar talvez consigamos que o Airbnb admita o erro e corrija a postura.

Obrigada pela ajuda!

Boa tarde,

Gostaria de avisar que o Airbnb já está a disponibilizar o Formulário Modelo 21 RFI. besta entrarem em contacto com o apoio ao cliente que eles enviam por email.

Olá Isabel 

O Airbnb já lhe emitiu o Formulário 21 RFI?

Qual o email que usou para pedir?

Muito obrigada

Ana 

Bom dia,

Informo que também estou a tentar obter o formulário RFI21 da airbnb há já alguns dias e não consegui ainda que me enviassem o mesmo.

Se alguém souber realmente a melhor forma contacto para pedir o mesmo, agradecia que me informassem.

Obrigado,

Rui

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias