Seus hóspedes pedem para negociar o preço?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Seus hóspedes pedem para negociar o preço?

423772525_Day3_0492.jpg

 

Olá a todos, 

 

Negociações são muito comuns no dia a dia , e talvez algo que já tenhamos praticado nós mesmos em algum momento. Negociações ao comprar um carro, negociações ao comprar um imóvel, em uma viagem.... enfim, a lista prossegue.

 

Também sei que em algumas regiões a negociação de preço não é uma prática comum. Entretanto, todos têm um estilo diferente na forma de hospedar, e talvez estejam mais disponíveis para aceitar uma proposta de um valor menor em certas épocas do ano com menor demanda. 

 

Pensando nisso, como você vê os hóspedes que tentam negociar o preço com você? Você talvez já tenha negociado o valor da sua diária, e qual conselho daria a outros anfitriões?

 

Estou ansiosa para ler suas respostas.

 

Obrigada,

Laura👩🏼‍💻

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

30 Respostas 30
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

A luz vermelha já acende para quem pede de desconto  já no primeiro contato.

 

Pela minha experiência este tipo de hóspede tende a ser problemático.

 

Se existe alguma restrição orçamentária para pedir desconto, deveria fazer a busca por acomodações dentro de suas possibilidades.

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

@Ricardo85  Esses hóspedes que pedem desconto tendem a ser problemáticos, realmente. Não pedem desconto por restrições orçamentária, e sim com o intuito de levar vantagens, se acham muito espertos. E acham que os anfitriões são obrigados a satisfazer seus caprichos e vontades, e quando contrariados se vingam nas avaliações para prejudicar o anfitrião. Todo cuidado é pouco com esse tipo de gente. 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

A exemplo do colega @Ricardo85, também não olho com "bons olhos".

Não cobro taxa de limpeza, meus preços são fixos já estando num patamar mais baixo do que o praticado aqui em Carrancas por acomodações semelhantes, e não especulo com valores nos feriados ou fins de semana.

Qdo recebo este tipo de "proposta" , informo da ferramenta "faixa de preço" nos filtros de buscas e que Carrancas tem acomodações pra todos os gostos e bolsos e que, certamente, ele irá achar o que procura. 

No entanto estou aberta para outras negociações como um pedido de check-in antecipado, ou check-out tardio; já adaptei dois "espaços" independentes de trabalho remoto; um colchãozinho para uma criança de 3 anos dormir no mezzanino ao lado dos pais; e até um ajuste no café da manhã (quando recebia na suíte), para uma menina com intolerância à gluten.

É isso...

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Vou na mesma linha de pensamento da  @Denise583 e do @Ricardo85 , não acho legal logo de cara a pessoa pedir descontos na diária, pratico um preço justo e enxuto, levo em conta o que ofereço, a minha localidade, enfim, tudo, para finalmente colocar o preço da diária sem especulações. 

 

Quando dou descontos, já fica demonstrado, pois uso as ferramentas do site para tanto ( Promoções personalizadas, preço simplificado, descontos por duração de estadia, etc.).

 

Fabrício:)

 

 

É @Fabricio50 , bem lembrado. 

Tbm já dou desconto para estadia semanal.

Abraços!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Ricardo85 , @Denise583 , @Fabricio50 !

Esse tópico surgiu porque nos últimos 12 meses ouve um aumento considerável de procuras com "como negociar o preço" e outras combinações semelhantes na busca da Central da Comunidade.

 

O feedback de vocês com certeza vai servir de ajuda pra quem faz essa busca aqui, dando uma idéia realista do que eles devem esperar dos anfitriões, se eles a tentarem negociar quando reservarem 😉

 

Acho que os descontos semanais são uma boa forma de informar que esse já é o melhor que pode ser feito de redução de preço, agora se a oferta não vier com um benefício oferecido pelo hóspede, do tipo " vou sair mais cedo no dia do check out" acho que é isso mesmo, não vale a pena mesmo pro anfitrião aceitar a reserva! Vocês aceitam negociar quando o hóspede vai embora antes do horário do check out?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

O check-in antecipado ou check-out tardio é uma benesse pro hóspede por várias razões: mais tempo pra aproveitar os atrativos do lugar, praqueles que dependem dos horários de ônibus ou voo, etc.

Contudo, check-in mais tardio ou check-out antecipado não traz nenhum benefício ao anfitrião, pelo menos em termos de custos, que justifiquem uma redução do valor da diária. 

O espaço deverá ser limpo e higienizado do mesmo jeito, as roupas lavadas, os itens repostos e por aí vai...

E como muita coisa no Airbnb funciona tbm no "boca a boca", se vc der um desconto pra um... 🤦🏼‍

É isso...

Abraços!

Oi @Laura !

 

Nem check-in mais tarde ou check-out mais cedo, não faz diferença, o custo daquela hospedagem é o mesmo pra mim.

 

Uma coisa para ser boa nesse negócio, tem que ser boa para ambas as partes, como disse, pratico uma diária enxuta, então, não podemos dar descontos por impulso ou sem planejamento. 

 

Por agora, baixa temporada, tenho praticado a opção do preço simplificado, esse é o meu desconto, nem adianta pedir mais que não rola.

 

Inclusive, com a novidade dos impostos, optando pelo preço simplificado, o hóspede fica isento disso também, mais descontos do que isso, é fechar as portas... rsss...

 

Fabrício:)

 

 

Fabrício:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu fico pensando no caso do check out e check in do próximo no mesmo dia, que eu acho que tanto @Denise583 e @Fabricio50 não fazem não é? Se o hóspede sai as 6 da manhã, dá mais tempo de deixar o espaço pronto pro próximo hóspede, mas realmente, pedir para negociar mais o preço, ainda mais sendo tão razoável é impossível.... Já li comentários de anfitriões que receberam mensagens do tipo " eu perdi o meu emprego pelo Covid, posso ficar hospedada com um desconto maior?" 

Não vejo isso sendo feito muito no Brasil ( Ainda bem!)

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Exato @Laura , não pratico check-in no mesmo dia, esse estresse não tenho...rsss...

 

E pedir desconto porque perdeu emprego por conta do COVID???? 🤣🤣🤣🤣... coisa mais doida 🤪

 

Já dei desconto na cobrança de energia porque o pessoal disse que era baixa renda, trabalhador e pagava tarifa social na energia da casa deles e pediram o mesmo valor na tarifa e estavam querendo curtir um lazerzinho, o pedido foi feito antes da reserva, achei inusitado o motivo do pedido e dei o desconto... kkkk...

@Fabricio50  Eu tbm não costumo fazer entrada e saída de hóspedes no mesmo dia, mas às vezes acontece, em razão de alteração de horários de vôo, ou quando me pedem para prorrogar a estadia. Nessas situações, mesmo cobrando uma diária a mais, é muito estressante mesmo e em razão da correria, algumas falhas podem eventualmente acontecer. E quanto esses que choram por desconto, além do que já concedemos, é problema na certa, só o estresse e chateação, não compensa. 

Então @Elizabeth611 , hospedar não é fácil, exige muito jogo de cintura, atenção e uma dose de razoabilidade, dentre outros cuidados, para que assim, podermos nos manter no negócio...👍😉👍

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

@Laura e @Fabricio50 

Eu tenho deixado aberta essa opção, visto que sou eu e o maridão que fazemos a limpeza.

Um dos espaços fica dentro do sítio onde moro e o outro a 10 km de distância. 

Estipulei o check-out até as 11h e o check-in após as 14h, portanto tenho, no mínimo, 3 horas.

São espaços bem compactos, pouquíssimos utensílios e móveis e não aceito animais. Como somos em 2, normalmente leva em torno de 1h e meia.

Raríssimas vezes precisei das 3 horas inteiras, o que credito muito ao fato de enviar ao hóspede orientação a respeito e não cobrar taxa de limpeza. 

Pro trivial, dá e sobra kkk

Deixo para os dias sem reservas, as manutenções mais extensas como roçar a relva forrageira (uso amendoim forrageiro que tem o crescimento infinitamente mais lento que grama), cuidar do jardim, pintura ou algum conserto.

E caso prevejo que a coisa irá apertar, basta bloquear a data, em questão. 

É isso...

Temos que saber com o que estamos lidando, limites, tempos, cronograma, pessoal, sabendo disso, podemos programar o check-in, se podemos fazê-los no mesmo dia ou não. 

 

A @Denise583 relatou a logística dela, mostrando a viabilidade do check-in no mesmo dia, já a minha é diferente, dentre outras coisas, dependo de terceiros, tenho piscinas nos imóveis que, dependendo do uso, necessita de interdição de ao menos um dia para manutenção,  etc...

 

Então, só pela piscina, não dá para ter check-in no mesmo dia.

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias