Sugestão de como proibir visitas sem ser antipático

Teresa162
Level 4
State of Pernambuco, Brazil

Sugestão de como proibir visitas sem ser antipático

Olá pessoal,  

 

Estou num pequeno dilema pois meu flat é muito bonitinho mas tem um inconveniente: eu preciso ficar muiiiito atenta para evitar que ele seja alugado para fins de programa.  Hoje tive que recusar uma consulta de reserva que tinha todos os indícios de que seria de uma profissional do sexo. Pois bem, ao fazer a recusa, o airbnb questiona o motivo e coloquei que não me sinto confortável com o hóspede. Ao final fui orientada a fixar regras da casa mais claras. 

Pesquisei outros anúncios de flats e apartamento pequenos e não encontrei  nenhuma sugestão de como proibir que o hóspede receba visitas.

Fico com receio de ser antipática se colocar expressamente que é proibido receber visitas pois pode acontecer de algum hóspede ter amigos ou parentes na cidade.

O que vcs sugerem?

 

Obrigada 

70 Respostas 70

Estou com um hóspede com.uma reserva de 53 dias que entende que tem o direito de receber visitas para dormir, mesmo estando claro no meu anúncio que não poderia receber visitas. Nessa noite recebeu uma amiga à 00h15, que saiu às 10h45, ou seja, dormiu no local. Informei via watsup que não era permitido e o hóspede achou um absurdo. Passei o assunto ao airbnb para que me digam como proceder.

Olá @Valdecir5 , estou com o mesmo problema, me explica por favor como passar isso para o Airbnb, pois imagino que eles tenham que dar um suporte para o anfitrião nestes casos. 

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Se não pode coloca pra fora. Está nas regras que não pode e ele concordou ao reservar. Regra é regra. Até no motel tem regras. 

Sirlei11
Level 2
Sao Jose do Rio Preto, Brazil

Estou tendo esse mesmo problema. Vários hóspedes alugando para receber visitas. Não sei como resolver o assunto.

@Sirlei11 ,

Coloque nas regras que é proibido visitas.

veja o item que consta nos termos de serviço para o hóspede:

 

8.3.3 Você não pode levar quaisquer indivíduos adicionais para uma Experiência, um Evento ou outro Serviço de Anfitrião, exceto se o referido indivíduo for adicionado por você como um Hóspede adicional durante o processo de reserva na Plataforma Airbnb

Beatriz
Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Beatriz98 , me tira uma duvida

Tive um pronlema com uma hospede que inicialmente queria se hospedar em  4 pessoas, meu ap tem 3 dormitórios, que eu disponibilizo de acordo com a quantidade de hospede, em anúncios distintos. Um de 4 pessoas,  outro de 8 pessoas, tudo bem explicado. Esta oessoa me questionou sobre as camas, disse que não tinha fotos que só aparecia uma cama de casal e outra de solteiro em dois dormitórios, eu expliquei a ela que o apartamento é dividido conforme a quantidade de pessoas. Então ela fez a reserva , só que de duas pessoas apenas, aí eu imediatamente perguntei se setism 4 ou duas. Ela me respondeu que seria duas e depois receberia mais duas então disse que desta forma não era possível, ou ela colocaria quatro pessoas, ou eu lançaria a cobrança das duas adicionais. Aí ela deu umas desculpas,  dizendo que não sabia o dia em que as outras chegaria. E ficou por isso mesmo, eu alertei sobre não poder levar pessoas que não estejam reservadas e consta nas regras da casa. Chegando, me questionou porque o imóvel não tinha mais quartos, eu disse que foi disponibilizada quantidade de quartos para quantidade de pessoas na reserva. Ou seja tinha 4 camas para  2 pessoas, só que um dos quartos não tem porta. E sempre foi assim, sempre expliquei isso para as pessoas e todos entenderam. Mas ela chegou com ima amiga  e questionou porque o quarto não tinha porta, eu disse que está bem claro no anuncio e que para duas pessoas tinha camas até demais. Por varias vezes eu questionei sobre a quantidade e ela sempre com s mesma conversa, que não sabia quando as outras pessoas iriam chegar. Então eu fui incisiva. Não é possível colocar mais pessoas em uma reserva só para duas. A conversa começou a ficar estressante então eu pedi a ela pra entrar em contato com o suporte. Achei que seria defendida pelo suporte pois a hóspede claramente estava agindo de má-fé. Mas pra minha surpresa, a reserva foi cancelada e todo o valor devolvido a ela, pois ela tirou uma foto de um angulo que parecia que o quarto era a cozinha.  E só isso foi suficiente pra eu inclusive ser insultada pelo atendente que me disse que eu estava errada, e que meu apartamento não condiz com o anúncio, pedi pra ele verificar os diálogos desde o início pra ele entender que não era pelo quarto, e sim uma retaliação  por eu não cair  na conversa dela, que queria colicar mais pessoas sem pagar. Ele me disse que eu deveria provar que o apartamento tem 2 quartos e que sou obrigada a ilustrar os dois no anúncio. Enfim, perguntei a ele, porque não me comunicou isso antes de cancelar a reserva baseado apenas na versão dela. Embora eu já tenha mais de 30 hospedagens somente neste imovel bem sucedidas, e nunca houve reclamação neste sentido. E meu histórico de anfitriã é de 400 comentários com mais de 1000 hospedagens ao longo de três anos com nota 96%. E com apenas uma foto mau intencionada. Ele jogou tudo isso no lixo e ainda me chamou de mentirosa. O que você faria?

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Nossa, revoltante o relato. Já li outros similares com condutas que só validam a versão dos "hóspedes problema", fica claro que, apesar da taxa de comissão, a prioridade da plataforma são os clientes - não os proprietários. 

Alyson Lima
Sirlei11
Level 2
Sao Jose do Rio Preto, Brazil

@Beatriz98  Excelente! Acabei de atualizar meus anúncios, deixando bem claro que somente hóspedes identificados no momento da reserva poderão hospedar-se. Não sei o que aconteceu de 1 mês pra cá, mais a maioria das consultas que recebo questionam se tem porteiro e se podem receber “visitas”. Concluo que querem usar o apartamento ( que fica em prédio familiar) para programa. Isso me desagrada muito, porque antes disso eu não estava tendo esse tipo de problema.

Cíntia19
Level 3
São Paulo, Brazil

Bom só quero dizer que proibir visitas num meio de hospedagem é CRIME.
Primeiro porque se você aluga o espaço, você transfere o seu direito de uso, gozo e autonomia do local para terceiros. Segundo, com base no artigo XI da Constituição Federal, a casa é um asilo inviolável e você não pode ficar controlando, restringindo e nem proibindo visitas pois viola a autonomia do hóspede sobre o espaço o qual ele PAGOU
Terceiro prostituição no Brasil não é crime, então você pode espernear o quanto for que não vai poder impedir ninguém de cobrar por sexo, pois o corpo pertence à pessoa e ela faz o que quiser com ele.

Quarto proibir uma pessoa profissional do sexo de alugar seu espaço é o mesmo que proibir um negro, um homossexual, um deficiente, ou seja, é discriminatório. Além do que você não vai conseguir provar se a pessoa está recebendo dinheiro por sexo ou não a cada visita, ela pode gostar de sair com várias pessoas, ter vida sexual ativa e não cobrar por isso e se você acusa-la de prostituição sem conseguir provar pode ser acionada por calúnia e difamação, ter vida sexual ativa também não é crime no Brasil e nem em lugar nenhum.

Proibir visitas é inconstitucional, intimidatório e discriminatório.
E sua intimidação pode gerar um processo de danos morais, calúnia e constrangimento, enfim só aqui já listei uma lista de delitos que você pode estar cometendo e pagar bem caro por isso. Se quer restringir pessoas de alugarem seu espaço ou discriminar profissões, é aconselhável você não utilizar seu local para fim comercial.

Home4you0
Level 2
State of Bahia, Brazil

@Cíntia19  Creio que sua manifestação possui equívocos jurídicos que merecem reparos.
1. A hospedagem se dá por meio de um contrato no qual o hóspede se obriga a respeitar as condições impostas pelo proprietário (As regras da casa). Logo, se há descumprimento destas, lícita a Notificação do hóspede sobre as falhas e a rescisão unilateral do contrato, inclusive;
2. Proprietário e hóspede se submetem às regras do condomínio, por expressa convenção condominial;

3. Prostituição não é crime, mas seu favorecimento e a manutenção de casa de prostituição sim, nos termos dos artIgos  228 e 229 do Código Penal. E a prática pode ser imputada facilmente ao proprietário do imóvel. Portanto, é lícito sim que o proprietário recuse a hospedagem para Tais práticas. Eu, inclusive, só permito hospedagem de menores acompanhados dos pais, devidamente identificados.

 

Com minha manifestação pretendo apenas esclarecer os colegas anfitriões sobre a possibilidade de cobrar o cumprimento das regras da locação e impor limites ao uso da sua propriedade pois a cessão de tais direitos é limitada é condicionada ao contrato. 

Eu coloquei nas regras da casa, que é proibido uso do apartamento para fins de prostituição e o acesso ao apartamento por visitas, tem que ser identificado na portaria, RG, CPF.... endereço, telefone.. etc (norma do condomínio)

Concordo completamente com você, Cintia. Em primeiro lugar o anfitrião ficar “curiando” a vida do hóspede viola algo chamado PRIVACIDADE, em segundo lugar, é extremamente preconceituoso afirmar que alguém que você não conhece é garoto(a) de programa, a pessoa pode simplesmente ter uma vida sexual ativa, e mesmo que trabalhasse com sexo, isso não é crime. Acho o cúmulo do ridículo você alugar um apartamento pra se sentir em casa e não poder receber visitas, é mais fácil não alugarem então, ninguém passa dias isolado sem receber amigos em casa, se for pra ficar isolado mais fácil nem alugar ou viajar. A graça em viajar é justamente viver momentos junto dos amigos!

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Suas explanações tem um místico de contradições. “Casa” se refere a moradia familiar e não espaço de hospedagem, são situações totalmente distintas.  Aluguel por contrato de longo período se distingue de hospedagem de curta temporada.  Falta-lhe um pouquinho de conhecimento jurídico para opinar no assunto.. não se pode proibir  determinadas categorias de locar seu imóvel, mas pode-se aceitar ou não a reserva sem ter que explicar nada, afinal a propriedade também é inviolável.  No meu imóvel entra quem eu quero, minha casa minhas regras. 
É aconselhável você voltar aos livros jurídicos para adquirir um pouquinho mais de conhecimento. 

Sirlei11
Level 2
Sao Jose do Rio Preto, Brazil

@Cíntia19 @Caso não conheça as 

Regras que consta nos termos de serviço para o hóspede, segue:

 

8.3.3 Você não pode levar quaisquer indivíduos adicionais para uma Experiência, um Evento ou outro Serviço de Anfitrião, exceto se o referido indivíduo for adicionado por você como um Hóspede adicional durante o processo de reserva na Plataforma Airbnb

Regras não se sobrepõem à lei minha querida, proibir visitas é violação de autonomia do hóspede sobre o espaço. Bom hajam como quiserem porque depois vêm as consequências. Pode consultar qualquer advogado que ele vai lhe dizer que isso de proibir visitas não existe e que regra de condomínio nenhum fica acima da Constituição de um país. Já viu sobre um condomínio que colocou placa proibindo homossexual no prédio? Pois é, o prédio foi processado e multado em 100mil reais pela discriminação. Muito cuidado com suas regrinhas absurdas.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias