Sustentabilidade: produtos que economizam energia na casa?

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Sustentabilidade: produtos que economizam energia na casa?

300058e6.jpeg

 

Olá pessoal,

 

Eu notei que aqui na Central da Comunidade há alguns membros interessados em assuntos relacionados a sustentabilidade, especialmente quando se trata de sua casa. Eu tenho acompanhado notícias sobre o assunto e há muito sendo discutido sobre melhorias no desenvolvimento de carros elétricos e, até mais recentemente, o desenvolvimento de telhas solares (fotovoltaicas).

 

Eu achei muito legal esse conceito e estava aqui pensando sobre qual será o futuro das residências como fonte de geração e economia de energia e o que vocês acham disso. É algo que vocês já usam ou usariam na casa de vocês?

 

Abraço,

May

9 Respostas 9
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @May 

O que eu alugo são meus apartamentos, então muita coisa passa pelo condomínio. Não tenho como fazer muita coisa. Quem possui casa, tem mais flexibilidade, inclusive para adotar e criar estratégias bioclimáticas, que permitem um melhor comforto têrmicio e economia de energia. Acho este tema interessante e útil.

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @J-Renato0 com certeza, para quem tem apartamento é mais dificil alterar algo que seja no 'exterior'.

Mas, tem algum produto que você usa dentro de casa que ajuda a economizar energia, por exemplo? Eu estou revendo as questão de lâmpadas no meu apartamento, procurando medidas mais sustentáveis.

 

 

 

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@May 

Uso somente lampadas de LED. Tenho também um pequeno filtro de carvão, opcional para quem não quer comprar agua mineral. Mas geralmente isto é uma decisão pessoal de cada um.

Já pensei no interruptor citado pelo @Mário28 , que desliga a energia ao sair. Na verdade, penso em um tipo de "hotel" que talvez seja a mesma coisa que o Mário diz. Mas é preciso desligar apenas alguns circuitos eletricos, como os que controlam as luzes e ar condicionado, para que não desligue a geladeira. Neste caso o circuito da geladeira precisa ser isolado.

 

 @Mário28 , gostei de suas dicas do interruptor e sobre o controle do ar com tecnologia de controle via wi fi. Também sempre realço sobre o consumo responsável!

 

Abraços a todos

Mário28
Level 10
Brasília, BR

Bom dia, @May ! Assim como o @J-Renato0, eu também fico preso às amarras do condomínio. O que faço é optar por eletrodomésticos mais econômicos e, agora, estou em vias de instalar um interruptor que desliga toda a energia quando o hóspede sai. Ao comprar o ar-condicional, optei tb por um com tecnologia wi-fi, que me permite desliga-lo mesmo à distância. Bom para contornar eventuais esquecimentos :). No mais, vale o simples: uma cartãozinho de recepção sinalizando a importância ecológica do consumo sustentável e responsável de energia.

  

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Mário28 tem dicas de que eletrodomésticos você usa e que ajudam na economia de energia?

@May May, apenas opto pelo selo A de consumo de energia. E agora vou adotar tb os leds mencionados pelos amigos @Siyana-and-Khalam0 .

Siyana-and-Khalam0
Level 10
Imbituba, Brazil

Olá @May e amigos


Esse assunto da sustentabilidade e tudo o que está relacionado nos interessa muito.
O conceito de desenvolvimento sustentável é muito amplo e engloba uma série de atitudes que incluem ações que podem ser consideradas ecologicamente corretas, viáveis economicamente e também de diversidade cultural e justiça social.
Aqui em casa desenvolvemos algumas ações que consideramos parte do processo de nos tornarmos sustentáveis, diminuindo o impacto no ambiente em que vivemos.
Alguns exemplos:
- Separamos todo o nosso lixo e possuímos composteira e minhocário em nosso jardim, gerando adubo para nossas plantas e diminuindo consideravelmente a geração de resíduos.
- Cultivamos uma pequena horta com algumas verduras de fácil cultivo, e com ervas e temperos que podem ser usados pelos hóspedes.
- Nossas casas possuem uma excelente iluminação natural o que praticamente elimina a necessidade de uso de lâmpadas durante o dia, além de ventilação cruzada que ajuda na climatização.
- Todas as lâmpadas que utilizamos são LED, o que segundo algumas fontes, pode gerar economia de até 80% em relação a outros tipos.
- Temos filtro de barro com velas com carvão ativado e que são esterilizantes - o que inibe a compra de água mineral - gerando economia e diminuindo o uso de embalagens plásticas.
- Quando vamos comprar ou repor algum eletrodoméstico buscamos sempre verificar o selo de economia de energia que indica os eletrodomésticos com melhores níveis de eficiência energética.
- Nossas calhas desembocam no jardim e assim conseguimos fazer a reutilização de água da chuva, de forma ainda parcial.


Sabemos que são pequenas ações e que ainda podemos crescer muito mais nesse sentido, mas são ações que podem ser implementadas aos poucos, muitas vezes atitudes simples como a troca das lâmpadas.

Espero ter contribuído.
Abraço

Siyana
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Siyana-and-Khalam0 eu também tenho muito interesse nesse assunto e adorei as suas dicas 🙂

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Adorei as dicas ! 

@Siyana-and-Khalam0 , moro em casa tbm e achei impressionante a diferença na conta de energia com a substituição das lâmpadas de led ! Troquei todas de uma vez e a conta reduziu absurdamente. Nos aps só uso led tbm.Vou atrás do filtro de carvão para os estúdios. Realmente o qto se economiza de embalagens plásticas!?!!! Será que os hóspedes aceitarão e entenderão ?! Tomara !

@Mário28 , não sabia da existência de ar cond com wi fi ! Adorei ! Vou pesquisar isso caso precise substituir alguma máquina.

  @May , concordo com o @J-Renato0 , este tema é importante e útil, quem sabe alguma indicação até no anúncio de que a acomodação tem essa preocupação e atitudes relacionadas a sustentabilidade?!

Abraços a todos! 

Beatriz

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias