Crédito: Divulgação
O nosso espaço fica na praia de Porto ...
Última resposta
Crédito: Divulgação
O nosso espaço fica na praia de Porto de Galinhas que é localizada em Pernambuco, no municipio de Ipoju...
Última resposta
Olá pessoal,
Eu notei que aqui na Central da Comunidade há alguns membros interessados em assuntos relacionados a sustentabilidade, especialmente quando se trata de sua casa. Eu tenho acompanhado notícias sobre o assunto e há muito sendo discutido sobre melhorias no desenvolvimento de carros elétricos e, até mais recentemente, o desenvolvimento de telhas solares (fotovoltaicas).
Eu achei muito legal esse conceito e estava aqui pensando sobre qual será o futuro das residências como fonte de geração e economia de energia e o que vocês acham disso. É algo que vocês já usam ou usariam na casa de vocês?
Abraço,
May
Olá @May
O que eu alugo são meus apartamentos, então muita coisa passa pelo condomínio. Não tenho como fazer muita coisa. Quem possui casa, tem mais flexibilidade, inclusive para adotar e criar estratégias bioclimáticas, que permitem um melhor comforto têrmicio e economia de energia. Acho este tema interessante e útil.
Oi @J-Renato0 com certeza, para quem tem apartamento é mais dificil alterar algo que seja no 'exterior'.
Mas, tem algum produto que você usa dentro de casa que ajuda a economizar energia, por exemplo? Eu estou revendo as questão de lâmpadas no meu apartamento, procurando medidas mais sustentáveis.
Uso somente lampadas de LED. Tenho também um pequeno filtro de carvão, opcional para quem não quer comprar agua mineral. Mas geralmente isto é uma decisão pessoal de cada um.
Já pensei no interruptor citado pelo @Mário28 , que desliga a energia ao sair. Na verdade, penso em um tipo de "hotel" que talvez seja a mesma coisa que o Mário diz. Mas é preciso desligar apenas alguns circuitos eletricos, como os que controlam as luzes e ar condicionado, para que não desligue a geladeira. Neste caso o circuito da geladeira precisa ser isolado.
@Mário28 , gostei de suas dicas do interruptor e sobre o controle do ar com tecnologia de controle via wi fi. Também sempre realço sobre o consumo responsável!
Abraços a todos
Bom dia, @May ! Assim como o @J-Renato0, eu também fico preso às amarras do condomínio. O que faço é optar por eletrodomésticos mais econômicos e, agora, estou em vias de instalar um interruptor que desliga toda a energia quando o hóspede sai. Ao comprar o ar-condicional, optei tb por um com tecnologia wi-fi, que me permite desliga-lo mesmo à distância. Bom para contornar eventuais esquecimentos :). No mais, vale o simples: uma cartãozinho de recepção sinalizando a importância ecológica do consumo sustentável e responsável de energia.
@Mário28 tem dicas de que eletrodomésticos você usa e que ajudam na economia de energia?
@May May, apenas opto pelo selo A de consumo de energia. E agora vou adotar tb os leds mencionados pelos amigos @Siyana-and-Khalam0 .
Olá @May e amigos
Esse assunto da sustentabilidade e tudo o que está relacionado nos interessa muito.
O conceito de desenvolvimento sustentável é muito amplo e engloba uma série de atitudes que incluem ações que podem ser consideradas ecologicamente corretas, viáveis economicamente e também de diversidade cultural e justiça social.
Aqui em casa desenvolvemos algumas ações que consideramos parte do processo de nos tornarmos sustentáveis, diminuindo o impacto no ambiente em que vivemos.
Alguns exemplos:
- Separamos todo o nosso lixo e possuímos composteira e minhocário em nosso jardim, gerando adubo para nossas plantas e diminuindo consideravelmente a geração de resíduos.
- Cultivamos uma pequena horta com algumas verduras de fácil cultivo, e com ervas e temperos que podem ser usados pelos hóspedes.
- Nossas casas possuem uma excelente iluminação natural o que praticamente elimina a necessidade de uso de lâmpadas durante o dia, além de ventilação cruzada que ajuda na climatização.
- Todas as lâmpadas que utilizamos são LED, o que segundo algumas fontes, pode gerar economia de até 80% em relação a outros tipos.
- Temos filtro de barro com velas com carvão ativado e que são esterilizantes - o que inibe a compra de água mineral - gerando economia e diminuindo o uso de embalagens plásticas.
- Quando vamos comprar ou repor algum eletrodoméstico buscamos sempre verificar o selo de economia de energia que indica os eletrodomésticos com melhores níveis de eficiência energética.
- Nossas calhas desembocam no jardim e assim conseguimos fazer a reutilização de água da chuva, de forma ainda parcial.
Sabemos que são pequenas ações e que ainda podemos crescer muito mais nesse sentido, mas são ações que podem ser implementadas aos poucos, muitas vezes atitudes simples como a troca das lâmpadas.
Espero ter contribuído.
Abraço
@Siyana-and-Khalam0 eu também tenho muito interesse nesse assunto e adorei as suas dicas 🙂
Adorei as dicas !
@Siyana-and-Khalam0 , moro em casa tbm e achei impressionante a diferença na conta de energia com a substituição das lâmpadas de led ! Troquei todas de uma vez e a conta reduziu absurdamente. Nos aps só uso led tbm.Vou atrás do filtro de carvão para os estúdios. Realmente o qto se economiza de embalagens plásticas!?!!! Será que os hóspedes aceitarão e entenderão ?! Tomara !
@Mário28 , não sabia da existência de ar cond com wi fi ! Adorei ! Vou pesquisar isso caso precise substituir alguma máquina.
@May , concordo com o @J-Renato0 , este tema é importante e útil, quem sabe alguma indicação até no anúncio de que a acomodação tem essa preocupação e atitudes relacionadas a sustentabilidade?!
Abraços a todos!