Uma boa comunicação é peça chave para uma boa hospedagem

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Uma boa comunicação é peça chave para uma boa hospedagem

Tuin.png

 

 

Olá pessoal,

 

Com a possibilidade de viajar - ou até mesmo se isolar em algum lugar - se tornando cada vez mais possível, hóspedes estão começando a fazer reservas. A maioria deles podem ter muitas perguntas antes e depois da reserva e uma boa comunicação ajuda a tornar tudo mais fácil e mais agradável.


Como você garante uma boa comunicação com seus hóspedes? 


Seria ótimo ouvir suas experiências e melhores dicas sobre este tópico!
Comente abaixo!

Um abraço,

May

 

23 Respostas 23
Eliana233
Level 3
São Paulo, Brazil

Eu me comunico com meus hóspedes pela plataforma mas principalmente pelo  whatsapp porque, infelizmente, pela plataforma não consigo saber quando o hóspede leu minha mensagem e também não posso enviar vídeos com orientações sobre a casa.

Há pouco tempo atrás recebi uma reserva onde o telefone do hóspede estava errado e ele não me respondia pela plataforma.

Entrei em contato com o Airbnb e disseram que não poderiam fazer nada.

Procurei o hóspede pelo instagram e por sorte o localizei.

Walter-Johon-Barbato0
Level 3
State of Minas Gerais, Brazil

Exatamente, tenho que fazer o mesmo

Fica a sugestao, um botao whatsapp gerenciado pelo site do AirBnb

Ricardo-M-M0
Level 3
São Francisco Xavier, Brazil

Todos os meios de comunicação são importantes para nós, por isso costumamos oferecer, além do box da comunidade airbnb, o contato direto pelo celular, pelo WhatsApp, pelo email e inclusive um ponto de encontro antes do trajeto até nosso chalé.

Compreendemos que as conversas no box atendem como referência para o Airbnb mas muitas vezes são lentas e complicadas quando comparadas a outras formas de trocar idéias e atender as demandas dos hóspedes.

Incentivar o uso de todas as formas possíveis aproxima o hóspede e permite que cada um faça sua escolha na forma mais confortável possível; sugiro que o Airbnb reveja esse tipo de atendimento.

sudações, Ricardo

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @May !

 

A comunicação entre as partes é salutar e de suma importância para uma hospedagem dar certo desde o seu início. 

 

Para que uma hospedagem seja exitosa para as partes envolvidas, procuro ter uma comunicação clara e objetiva com o hóspede, informando ao mesmo, dentre outras coisas, o que estou oferecendo e o que eu NÃO estou oferecendo no meu espaço. 

 

Também faço questão de me por à disposição do hóspede para dirimir qualquer dúvida,  antes, durante ou após a reserva efetivada. 

 

Para tanto, me comunico com o hóspede, preferencialmente, pela plataforma, via chat, quase não uso o Whatsapp, embora esse aplicativo seja melhor e mais ágil do que se comunicar via plataforma, posto que,  falta ao aplicativo do site recursos mínimos como uma confirmação de que sua mensagem foi visualizada pelo hóspede, gravação de vídeo e de áudio.

 

Futuramente, quando isso for resolvido pelo aplicativo do Airbnb, o tornando mais completo e ágil,  ninguém terá mais necessidades de utilizar outros meios de comunicação para que hóspede e anfitrião possam se falar, interagir e se entender. 

 

Fabrício:)

Rogério59
Level 1
Goiânia, Brazil

Como uma das premissas da comunicação é a de se fazer entender,  entender as necessidades do hóspede é fundamental, desta forma, antes de qualquer resposta, procuro contextualizar as dúvidas deles inserindo algumas informações, como as do perfil, conteúdo da mensagem que ele enviou, informações do contidas no anúncio,  a um cenário e assim compor uma resposta adequada, clara e verdadeira ao hóspede. É muito importante que a mensagem seja objetiva, direta e clara, para que não gere confusão nem interpretações dúbias, e assim criar um ambiente de confiança entre os interlocutores. 

Ser claro, direto e objetivo, pode parecer curto e grosso, mas sendo criativo é possível ser gentil e atencioso  atendendo estes quesitos, entendendo as necessidades do hóspede e colocando as respostas como se estivesse conversando com o cliente. 

É muito importante também,  detalhar e deixar claras as informações no anúncio de forma que o hóspede rapidamente entenda como é o meu espaço e  quais regras de convivência que ele vai se comprometer. As imagens do imóvel, bem como os textos descritivos do anúncio também fazem parte de uma boa comunicação na medida em que o cliente as usa para compor uma imagem sua, do imóvel e da hospedagem e optar ou não por você como anfitrião.

Obrigado

 

Rogério

Paulo845
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Olá! Faço exatamente como os anfitriões acima, quando algo importante tem de ser comunicado uso SEMPRE o aplicativo do Aibnb.

Utilizo os meios possível, converso através do proprio aplicativo,e depois confimada através Whatsapp 

A comunicação com o hóspede tem sido feita de forma mesclada entre a plataforma e o WhatsApp, sendo preferencialmente realizada pelo WhatsApp.

Acredito q o principal é vc ser objetivo e sincero nas respostas, e prefiro falar pelo zap ,vc fica mais íntimo da pessoa, isso tb ajuda.

Tereza93
Level 2
Brazil

Converso sempre pelo aplicativo. Procuro saber qual o motivo da viagem para poder adequar a estadia aos objetivos do hóspede e também para deixar algum mimo. Se é uma viagem a trabalho, curso , visita a parente ou visita surpresa para namorado (a), se vão para algum evento/festa. 

gosto de conversar pelo site, porque fica tudo muito bem esclarecido e notificado, mas os detalhes depois da reserva já resolvo através de WhatsApp porque a pessoa demora a ver a msg ou então não responde, e mais difícil de comunicar.

Fatima328
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

No momento só utilizo o aplicativo do AIRBNB. PORÉM ACREDITO QUE PELO WHATSAPP COMO COMUNICAÇÃO É MAIS INTERATIVA

Tento responder as dúvidas dos hóspedes o mais breve possível e tb tenho algumas mensagens já prontas.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias